Matemática
Andréa Cristina Sória Prieto Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia

Aprender é sempre um desafio - 26/09/2006
Estimule e respeite as diferenças entre as crianças

'

Estamos nos aproximando do último bimestre escolar. Esta é uma época do ano que pode ser um momento tranqüilo para alguns ou de muita expectativa para outros. Tudo depende de como estão as notas dos nossos filhos ou dos nossos alunos na escola...

Na fase escolar dos 7 aos 12 anos, espera-se que as crianças tenham seus interesses voltados para a vida social e a vida escolar. Nessa fase, a criança vai adquirindo autonomia com relação aos pais, disposição para aprender e maior responsabilidade, já que aprende a lidar com tarefas escolares e outros compromissos do seu dia-a-dia.

Sendo assim, nos perguntamos: se este é o momento próprio para aprender, por que muitas crianças apresentam tanta dificuldade ao fazê-lo? Por que para alguns aprender é tão sofrido?

Inicialmente é preciso investigar o que pode estar interferindo no processo de aprendizagem. Algumas crianças podem ter problemas de visão, audição ou até mesmo anemia. Esses problemas interferem de forma direta na aprendizagem.

Muitas crianças podem estar passando por problemas familiares. Os fatores emocionais também influenciam grandemente na aprendizagem. Pode ser o nascimento de um irmãozinho, a separação dos pais, brigas familiares, agressões, morte de algum parente próximo e tantos outros...

Sabemos que mudanças, crises, frustrações fazem parte da vida e levam ao crescimento, porém se forem intensas podem alterar todo o processo de construção do conhecimento, bloqueando assim a aprendizagem.

Não podemos nos esquecer de que as pessoas são diferentes, portanto o que é suportável para uns, pode não ser para outros. É preciso investigar como a criança está enfrentando sua realidade escolar, como está a sua relação com seus colegas, com os professores e se as características e valores da escola são compatíveis com as características e valores dessa criança e sua família.

É importante que os pais avaliem se as suas exigências estão adequadas ao desempenho escolar de seu filho. As necessidades das crianças precisam ser respeitadas, pois o fato de não corresponder às expectativas dos pais pode deixá-las ansiosas, frustradas e até desmotivadas.

Se seu filho apresenta dificuldade escolar, valorize seus pontos positivos em outras áreas, além da escolar. Em hipótese nenhuma compare seu filho com o filho do vizinho, o colega de classe, os outros irmãos ou até com você mesmo quando tinha a idade dele, pois essa atitude só vai agravar ainda mais a situação. Estimule-o sempre! Procure o apoio da escola e, se for o caso, de algum especialista.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










2 COMENTÁRIOS

1 Maria Jesiane - São Paulo
Gostei do artigo, mas faltou abordar a desmotivação sofrida pelos alunos provocada pelo tipo de aula aplicada pelo professor.
19/08/2009 19:00:36


2 dorotea - belo horizonte - MG
Excelente o artigo. Concordo plenamente que cada ser humano tem seu tempo de aprendizado e muitas vezes as expectativas e cobranças dos pais deixam as crianças muito ansiosas e bloqueadas para a alfabetização e outras tarefas escolares. Seria interessante que as escolas estivessem mais perto dos pais para que ambos, pais e escola possam se aliar na ajuda a,os alunos principalmente os do ensino fundamental.
12/09/2007 19:42:34


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.