Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Crianças Invisíveis - 05/09/2006
A infância perdida

'

Imagens-de-varias-criancas

Crianças Invisíveis é uma produção encomendada pela Unicef e realizada pelas mãos hábeis de oito diretores consagrados de diferentes nacionalidades. A realidade dos continentes tem recortes de suas crianças transpostos para as telas a partir do olhar sensível e diferenciado de nomes como os do inglês Ridley Scott e de sua filha Jordan Scott, da brasileira Katia Lund (co-diretora de Cidade de Deus), do norte-americano Spike Lee, do chinês John Woo, do italiano Stefano Veneruso, do bósnio Emir Kusturica e do argelino Mehdi Charef.

Há, evidentemente, para cada diretor uma produção. O filme é, então, uma colcha de retalhos que nos coloca a cada momento num paralelo específico, a observar o que está acontecendo, nesse exato momento, com algumas crianças em seus respectivos países/continentes. A qualidade dos trabalhos é marcada pela instabilidade. Mesmo levando-se em conta o currículo recheado dos cineastas que estão envolvidos no projeto, alguns filmes são melhores e mais tocantes enquanto outros parecem carecer de um pouco mais de brilho e empenho de seus realizadores.

Há histórias que nos atingem mais profundamente e nos fazem sentir a dura realidade das crianças ali retratadas como se estivéssemos no lugar delas. Outras são um pouco mais frias e distantes, mas também se prestam a denunciar irregularidades, erros, descaminhos e problemas que abreviam a infância e forçam muitas e muitas crianças a amadurecer prematuramente às custas de grandes sofrimentos.

Sem patriotadas é possível definir o filme de Kátia Lund como a melhor realização entre os curta-metragens que compõem Crianças Invisíveis. Parecemos caminhar pelas ruas de São Paulo ao lado das crianças que protagonizam o filme. Cada detalhe das ruas paulistanas parece muito familiar aos espectadores brasileiros, mesmo para aqueles que moram no Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte ou Recife.

Imagem-de-crianca-segurando-boneca
O episódio de John Woo confronta a infância

rica e a pobre da China contemporânea.

A decepção maior fica por conta do trabalho do oscarizado Ridley Scott, em parceria com sua filha Jordan Scott. A Grã-Bretanha dos Scott não nos parece real, como também as crianças que ali aparecem. O projeto poderia ter uma resposta melhor se a questão das minorias étnicas fosse o foco do projeto de cineastas europeus como Scott. Questões primordiais relativas a esse tema têm sido discutidas em nações prósperas e socialmente bem estabelecidas como a França, a Alemanha e a própria Inglaterra e seriam enriquecedoras caso incluídas no filme.

O filme sobre a Itália também decepciona e se mostra frágil em seus argumentos ao destacar a marginalidade dos adolescentes e seu envolvimento com cigarros e drogas ilícitas. Seria possível explorar dentro do universo europeu o envelhecimento de sua população e a solidão das crianças que vivem em países com PIB elevado e seguridade social garantida. Que infância têm esses meninos e meninas?

A inclusão da África e de suas guerras civis, o episódio norte-americano falando sobre a exclusão a que estão submetidos os aidéticos (com um olhar particularmente devotado a comunidade negra, bem ao estilo de Spike Lee), os reformatórios na Bósnia-Herzegovina e na Sérvia a nos colocar em contato com as crianças marginalizadas e violentas (o que pode nos fazer lembrar da Febem...) e o contraste da infância rica e da pobre na China dos novos tempos (num ótimo trabalho de John Woo) nos permitem uma ampla e interessante visão global da infância perdida.

Ficamos órfãos, no entanto, de uma voltinha pela Oceania, pelos cantos do Oriente Médio, de tão competentes cineastas, e pelas cercanias da Índia (e sua prolífica Indústria Cinematográfica, que poderia nos legar capítulos interessantes nesse volume). Quem sabe essas histórias não ficaram para uma nova e necessária versão do filme, uma continuação que valeria a pena fazer...

Precisamos abrir os olhos e dar mais atenção a essa infância desperdiçada, violentada e desesperançada. Tem nos faltado a devida sensibilidade para que essa nobre causa ganhe mais e mais defensores em todo o planeta. O filme certamente queria abrir não só os nossos olhos, mas também os nossos corações,...

Imagem-de-crianca-trabalhando-carregando-tijolos-e-parte-de-uma-parabolica
Ao desnudar São Paulo e seus caminhos tortuosos acompanhamos as crianças
que vivem pelas ruas das metrópoles brasileiras ao lado da cineasta Kátia
Lund num belo e sensível retrato da infância perdida em nosso país.

O Filme

Os morros africanos nos introduzem nas mazelas das crianças e nos transportam para as disputas políticas que geram as guerras civis africanas. Crianças travestidas de soldados que se escondem no meio de plantações à espreita de soldados que representam ditadores e opressores que controlam tudo a mão de ferro. O medo não parece acompanhar os meninos. O ódio, por sua vez, é ingrediente que nutre cada um de seus passos sem lhes dar um só instante de trégua...

Como num passe de mágica, que só o cinema nos permite, viajamos milhares de quilômetros e atravessamos o Atlântico para chegar às ruas da Grande São Paulo. Acompanhamos os passos de duas crianças pelas ruas da opressora metrópole. Catadores de papelão, latinhas e sucatas em geral, os irmãos João e Bilú, sofrem com o trânsito, a disputa por espaço em seu “mercado de trabalho”, a violência e o desdém com que são tratados por tantas pessoas e até mesmo com o clima e a poluição. Tudo isso sem perder a esperança, a fé e o bom humor...

Do norte do continente migramos para os bairros de Nova Iorque. Não é o lado rico e charmoso da cidade que nos acolhe. São os bairros mais simples, que para muitas cidades do mundo pobre seriam considerados até mesmo privilegiados diante da tamanha miséria em que vivem. Dentro de um desses apartamentos acompanhamos a triste realidade de uma menina aidética e de seus pais viciados. Há luz no fim do túnel para essas pessoas?

Da América vamos para a Europa, chegamos num reformatório Bósnio. Meninos que burlaram a lei estão todos reunidos sob a tutela de um pretenso educador/diretor de instituição correcional. Será possível reverter a história desses meninos marginalizados pela sociedade e pelos desmandos de suas próprias famílias?

Imagem-de-quatro-criancas-armadas
A África das guerras civis que transformam meninos em
soldados também está presente em “Crianças Invisíveis”.
Onde está o Oriente Médio? E a Índia?

Ainda na Europa passeamos pela Inglaterra e os traumas das crianças que sobrevivem às guerras na orfandade. Com os pais mortos nos conflitos e a economia de seus países arruinada pelas bombas lançadas dos céus, que destino existe para essas crianças e adolescentes?

Na Itália o nosso foco passa a ser o desvio provocado pelos vícios e pela desestruturação familiar. Crianças, pré-adolescentes e adolescentes que perambulam pelas ruas atrás de vítimas distraídas que possam ter suas carteiras furtadas ou relógios caros roubados. De suas rápidas desventuras surge o necessário dinheiro para pagar os vícios do cotidiano...

O episódio mais tocante fica, porém, para o final. Para tanto migramos para a China. A opulenta economia chinesa e seus altos índices de crescimento nos colocam em contato com uma emergente parcela de sua sociedade que tem automóveis de luxo, casas amplas e dinheiro suficiente para comprar muitos brinquedos para suas crianças. Do outro lado da cidade, em casebres lúgubres que nos lembram os cortiços de Aluísio de Azevedo, vivem milhões de pessoas que lutam somente para sobreviver. Sua busca não é pela riqueza, mas pelo pão de cada dia. Entre elas há muitas crianças...

Cada história traz várias imagens fortes. A tristeza no rosto das crianças é uma das mais marcantes. Nos diferentes países há uma evidente amargura expressa na face desses menores. Apesar disso o que mais me tocou com profundidade foram as lições de esperança dos protagonistas das histórias brasileira e chinesa. Seus exemplos e otimismo parecem nos dizer que ainda dá tempo de virar o jogo.

Apesar da irregularidade dos episódios, Crianças Invisíveis é um gol de placa da Unicef. Pena que a distribuição do filme nos cinemas e nas locadoras tenha sido tão restrita. Temos que levar a produção para as salas de aula e despertar nossos alunos para o flagelo que devora as infâncias de tantas e tantas crianças mundo afora...

Imagem-de-menina-sentada-na-cama-de-seu-quarto-sozinha
A aids que atinge as crianças em virtude da contaminação de seus pais
viciados ou promíscuos também é tema de“Crianças Invisíveis”.
O que está sendo feito para resgatar essas crianças?

Para Refletir

1- Apresente o filme a seus alunos. Depois disso inicie uma discussão com os estudantes sobre a infância. O que é? Como deve ser vivida? De que forma pode ser feliz? Quais são as histórias da infância de cada um deles? O que foi inesquecível (pontos positivos e negativos)? Faça gravações das conversas e debates para criar um arquivo. Transforme esses depoimentos em textos. Promova o surgimento de um Site, Blog ou Fotoblog sobre o tema.

2- Leiam a declaração universal dos direitos das crianças e adolescentes. Comparem com o filme. Façam uma atualização dos itens previstos nessa declaração. O que poderia ser reformulado? Como melhorar esse documento? Elaborem um documento da escola sobre o assunto.

3- Estimule os alunos a conhecer projetos de ONGs que se articulam em favor de crianças desfavorecidas. Verifiquem com as autoridades públicas o que está sendo feito em favor dessas crianças abandonadas a própria sorte em sinais de trânsito, sem escola, a mendigar ou que são exploradas no trabalho escravo. Mexam-se, não há tempo a perder...

4- Depois de discutir o tema, busque fomentar ações que modifiquem a triste realidade da infância, ao menos em sua comunidade. Arregimente seus alunos e crie forças-tarefa para visitar bairros menos favorecidos ou orfanatos; arrecadem alimentos, roupas ou remédios para doar; cedam parte de seu tempo para ajudar essas crianças/adolescentes. Muitas vezes a presença, as palavras e a atenção são os ingredientes vitais para que vidas possam ser salvas...

Ficha Técnica

Crianças Invisíveis
(All the invisible children)

País/Ano de produção: Itália, 2005
Duração/Gênero: 116 min., Drama
Direção de Kátia Lund, Spike Lee, Ridley Scott, Jordan Scott,
Stefano Veneruso, John Woo, Mehdi Charef e Emir Kusturica
Roteiros de Mehdi Charef, Diogo da Silva, Stribo Kusturica, Kátia Lund
Cinqué Lee, Joie Lee, Spike Lee, Qiang Li, Stefano Venerusco, Jordan Scott
Elenco: Francisco Anawake, Maria Grazia Cucinotta, Damaris Edwards, Vera Fernandez, Hazelle Goodman, Hannah Hodson, Zhao Ziann, Wenli Jiang, David Thewlis, Jake Ritzema, Kelly Mcdonald, Rosie Perez, Andre Royo, Qi Ruyi, Lanette Ware.

Links

- http://www.adorocinema.com.br/filmes/all-the-invisible-children/all-the-invisible-children.asp
- http://epipoca.uol.com.br/filmes_ficha.php?idf=11402

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










93 COMENTÁRIOS

1 leinha - toritama
O documentário: crianças invisiveis, traz uma reflexão muito importante para os que ja são educadores e os que serão educadores. Pois quem são essas crianças? Será que elas estão tão distante de nossas salas de aula?
14/11/2012 20:38:09


2 jose ricardo soares machado - uberaba mg
gostaria saber se esse filme é indicado para crianças assistirem e qual a faixa de idade. onde posso adquirir? obrigado!
17/10/2012 12:46:19


3 jose ricardo soares machado - uberaba mg
gostaria saber se esse filme é indicado para crianças assistirem e qual a faixa de idade. onde posso adquirir? obrigado!
17/10/2012 12:46:14


4 Amanda - São Paulo
É inevitável a emoção durante o filme a reflexão após, essas curta metragens nos mostram a dura realidade e nos abrem os olhos para isso que chamamos de sociedade. Como conclusão, não coloco a culpa, mas digo que as causas das crianças serem invisíveis no sentido literal, são dos ADULTOS, são eles que sempre estão no comando, no governo, por cima e as crianças coitadas tem que se rebaixar para aquilo que são mandadas,k pois elas são menores ainda não tem uma capacidade para pensar por todos, e os adultos eles sim tem que pensar num grupo, na humanidade, mas não, isso não querem, os adultos querem ter um emprego, um status social e o resto? O resto que se dane. Triste :
05/10/2012 15:23:37


5 Suzane - São Paulo
Quando a professora de português resolveu passar um filme para a classe, imaginei que o filme seria um verdadeiro porre, que me daria vontade de dormir ou sair da sala. No entanto, apesar de não tratar de assuntos levianos, esse filme criou em mim a vontade de entender a situação de quem também sofre. Me fez sentir a curiosidade e despertou em mim a empatia. Apesar de achar que alguns filmes ficaram com lacunas que poderiam ser melhor explicadas, gosto bastante da produção e acredito que essa tenha sido uma boa iniciativa para quem sabe despertar algumas pessoas de seus mundinhos particulares.
21/09/2012 14:19:59


6 maria sampaio pasquini - campo mourão pr
Maravilhoso o filme, precisamos mostrar a todos escola, igrejas, associações em geral. O povo deve saber o que o poder público anda fazendo com os impostos. NADA!!!! parabéns
14/08/2012 10:39:30


7 osiete - maanaus
esse filme pode mudar vida e o pessamento maldoso de muito ser humano.
07/06/2012 18:54:32


8 edite sebastiana - CUIABA
sou academica do serviço social e cada vez que me deparo com essas situações fico bastante triste,e fico me perguntando porque existe tanta desigualdade?O mundo poderia ser bem melhor se tivessémos gestores públicos com mais responsabilidades que fossem verdadeiros e humanos pois há tantos recursos,que são liberados para serem aplicados para a população carentes, carentes de tudo e muitos acreditam em alguns politizados,ou seja, políticos com interesses individuais, somente para si próprio, fico muito indignada com isso.
07/06/2012 01:50:44


9 gabriel do nascimento - Sao Paulo
ese e o melhor site que entro hoje
09/05/2012 20:24:14


10 gabriel do nascimento - Sao Paulo
bem, em primeiro lugar, gostaria de comentar que os temas estao fora de ordem, e o tema que preciso nao esta no site, entao procurem arrumar o site e tirando tudo isso o site esta bom comentando de tudo que acontece
09/05/2012 20:22:53


11 ana claudia - lauro de freitas/bahia
VI O TREILE JOÃO E BILÚ ACHEI MUITO CHOCANTE E INTERESSANTE POS SE TRATA DE DUAS CRIANÇAS INOSCENTES QUE TEM QUE ARRISCA SUAS VIDAS PARA TRABALHAR
17/04/2012 20:47:25


12 kleberson - pau no cu
esse filme mostra a realidade das ruas
09/04/2012 13:40:05


13 thayse nayarA DA SILVA - MUNDO NOVO MS
OLA MEU NOME E THAYSE,MINHA MÃE QUER UM BEBE PODE SER COUQUER COR. ELA QUER PODE SER MORENA LOIRA BRANCA RASa negra não emporta a cor. eu também cthau
06/01/2012 01:32:22


14 Vitor -
Não adianta sem ofensa mais na minha sala os adolescentes deboxaram das crianças do filme por exemplo o são paulino eles disseram que mereciam apanhar por ser são paulino!T.T mundo triste essi
23/11/2011 19:48:10


15 Doraci Gobbi Schpallir - Santa Mariana Pr
Adorei e gostaria de adquirir. Como faço?
01/11/2011 13:29:43


16 sidneia garcia - sao paulo
este filme me emocionou muito,pois esta é a realidade de muitas crianças hoje, as crianças sao jogadas no mundo e tem que aprender a sobreviver na garra na coragem, trocam a escola e os brinquedos para achar meios de sobrevivencia na rua, é lamentavel! temos que fazer algo por estas crianças,mas, por onde começamos? infelizmente quem pode fazer algo realmente estao em suas casas comendo, bebendo, dormindo, cuidando de suas proprias vidas, é muito triste! vale a pena assistir para refletir.
26/09/2011 19:29:57


17 Imaculada Vale lorenawicca@yahoo.com.br - Santa Rita do Sapucaí, MG
Gostaria de comprar o filme. Alguém me ajuda? Agradeço. Imaculada
25/07/2011 21:40:37


18 Maria Clara - Barueri
Gostei muito do filme, me emocionei demais, sem duvida é um modo diferente de se ver as realidades desse mundo
10/07/2011 20:06:57


19 carina - miirassol
odorei esses videos comuve muito com nos adorei
25/05/2011 23:38:08


20 carina - miirassol
odorei esses videos comuve muito com nos adorei
25/05/2011 23:08:37


21 lucas - osasco
gostei muito do filne quero assistir denovo
16/05/2011 17:11:56


22 VITÒRIA - carapiciubasp
Eu assistir o filme na escola e gostei muito,o filme mostra a realidade qe muitas vezes a gente não ver.
15/05/2011 11:09:45


23 aninha - osasco
eu gostei bastente do filme e vi o q muitas pessoas não vem, as crianças invisiveisq sofrem com tantas coisas,enquanto nós mesmos não valorizamos oq temos! bjss
12/05/2011 18:05:24


24 WASHINGTON GEOVANI BARBOSA DE NOVAIS - Arenápolis
Eu assisti esses filmes quando fazia faculdade de Pedagogia e fiquei muito chocado com cada cena que vi. Todos mexeram comigo principamente a menina pobre que foi deixada num viaduto e foi adotada por um senhor que lhe deu amor mas infelismente ele é vitima de um acidente e a menina tem que ir para um orfanato de lá ela é explorada com trabalhos para poder sobreviver ela tem que vender flores e aguentar todo tipo de humilhação eu gostaria muito de adquirir esse dvd como que eu faço para trabalhar na minha escola onde sou coordenador pedagógico onde eu compro esse dvd por favor passe no meu imail onde adquiri obrigado e repassa o valor também.
22/02/2011 11:17:12


25 Alba valeria adaes - Salvador/BAHIA
Gostaria, filmes sobre AIDS,para que possa, nas escolas, e leva nas oficinas,que acontece nas associaçoe na comunidade. OBRIGADA ALBA.
24/01/2011 17:09:59


26 Luciana - Santos
Gostaria de saber como adquirilo. Abraços
25/12/2010 21:45:37


27 cristina - santa maria
vi o filme em sala de aula,a abordagem é emocionanteembora os países sejam de culturas diferentes,a história das crianças é praticamente a mesma...são vítimas de preconceito,não são amadas e muitas vezes passam dificuldades, pais se drogam,crianças abandonadas que moram nas ruas...isso tudo que se passa no filme é uma triste realidade,e infelizmente como no filme ninguém toma providência alguma.
21/10/2010 14:35:05


28 ADRIANA DINIZ - viamao rs
Olá, sou professora de Lingua Portuguesa, já assisti ao filme e gostaria de comprálo, pois trabalho com a interdisciplinaridade em minhas aulas. Obrigada pela atenção.
17/10/2010 14:52:43


29 jaqueline dias - Belo Horizonte
gostaria de saber onde encontro este filme !!
20/08/2010 11:17:50


30 Eneida - BPirai
Excelente filme, nos transporta para uma profunda reflexão. Trabalho com o filme na graduação. Mas, como emprestei fiquei sem a cópia. Como adquirir? Obrigada!
15/08/2010 01:41:01


31 MARIA LÚCIA - CAMPOS SALES CE
Onde encontro esse filme para comprar? Coordeno uma ONG e gostaria de exibilo na Sala Cine, cuja ação é apoiada pelo Programa Cine Mais Cultura do MINC
10/08/2010 23:03:07


32 manuella - groelandia
gostei
12/07/2010 15:58:48


33  Alexandra Carolina dos Santos - jaragua do sul
Ameii ESse FiLmE POr qUE MoSTRA QUaNtO E iMporTaNtE PArA O NoSSO fUtUrO......... 33 XANdAH
07/07/2010 11:24:47


34 Anágela - TS SP
Muito interessante, gostei demais.
01/07/2010 21:43:32


35 zaira caroline maas - jaraguá do sul
adorei o filme foi muito interessante,aprendemos muito,adorei a história da aids,é um exemplo de superação
30/06/2010 08:31:41


36 Sílvia - ColatinaES
Sou conselheira municipal e gostaria muito de adquirir esse filme para q possamos trabalhar com ele.Desde já agradeço.
23/06/2010 14:49:32


37 IVONETE LAPA - RIO DE JANEIRO
GOSTEI DA INDICAÇÃO DO FILME. ONDE CONSIGO COMPRÁLO?
14/06/2010 17:21:59


38 Hilana Menezes Miranda - Capim Grosso Bahia
Como façooo pra assistir o filmee no youtube , ja procurei um dos episodios e ñ axeii me ajudem!
23/05/2010 18:36:14


39 karla vivian silva - são paulo
sou coodenadora pedagogica e gostei muito gostaria de saber onde posso encontrar esses filmes
29/04/2010 09:24:09


40 Caroline - Jaguarao
Vi esse filme e achei muito interessante,pq essa é a realidade em que vivemos e nao fazemos nada para tentar mudar enquanto se preucupamos com coisas futeis esquecemos do mundo la fora que é bem pior do que imaginamos !
21/04/2010 21:40:50


41 Aline - São João delrei MG
Esse documentário, foi muito importante para meus estudos, pois mostra a realidade atual do nosso país e de vários outros países. Há muita coisa que deve ser mudada a partir de nós educadores!!!!!!!!
08/04/2010 19:33:07


42 Janete Leal - guarapuava
O filme retrata da realidade que ainda acontece no Brasil e tbem nos outros países.MAs oque mais decepciona é que ninguem luta pra que isso mude,nem a comunidade ,nem os pais e muito menos os governantes do país.Muito se fala mas nada se faz.
08/04/2010 17:22:25


43 joana - sp
disponível para baixar grátis legendado http://www.downslivre.com/2009/05/downloadfilmecriancasinvisiveis.html
01/04/2010 22:25:25


44 Gabriela Araújo - Maragogi AL
Sou etudante de Pedagogia, o filme foi indicado pela profa, de Fundamnetos da Educação Infatil. Esse filme me fez refletir sobre a prática educativa execultada por mim e pela instituição educacional onde trabalho. De que forma devemos e podemos trabalhar com nossas crianças e como fazer para que elas não sejam invisíveis.
28/01/2010 03:52:15


45 Marta Helena - Porto Alegre
Realizo um trabalho com crianças no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre.Havia assistido ao filme e quando tive a idéia de levar um filme para que as crianças não tive dúvidas leveio e foi o maior sucesso.As crianças não desgrudaram os olhos da tela tamanha é a empatia com as histórias retratadas.É sem dúvida um filme que todas as criançasjovens e adultosdevem ter a oportunidade de assistir.
04/01/2010 19:04:02


46 ALessandra Henrique - peruibe
sou professora do estado e tive contato com este filme pelo projeto luz, camera educação ... um dos filmes mais bonitos que assisti esse filme deveria chegar nas mãos de todos Bom se depender de mim todos meus alunos assistirão até o fim deste ano parabéns pelo blog
08/11/2009 16:21:04


47 ketllen - serraes
as crianças de hoje precisan de ser mais reconhecidas.
01/11/2009 15:01:43


48 Felipe Viegas Tameirao - Belo Horizonte
Ola. Me interesso imensamente pela discussão provocada pelo filme. Como faço para adquirilo em Belo Horizonte ou em qualquer cidade do Pais. Se alguem souber , por favor me envie. Obrigado
06/10/2009 12:26:58


49 Patrícia Brito - Manaus
Um trabalho muito interessante esse das Crianças Invisíveis, nos faz refleir sobre como estamos tratando nossas crianças.
26/08/2009 15:06:00


50 Brígida De Vico Bianchi - Santo Antônio da Platina PR
Como faço para adquirir o filme Crianças invisíveis? Sou professora de filosofia e estou muito interessada. Obrigada.
20/07/2009 17:19:10


51 Anita Soares Salinas Melo - GuarujáSP
Na aula de Filosofia, assistir três episódios deste documentário gostei muito, pois trata de um assunto que a maioria das pessoas preferem ignorarem, que é o caso destas crianças que vivem em condições precarias, sofrendo pressão psicológica, abandono, frustações e preconceitos. Gostaria de saber onde posso encontra este filme.
05/06/2009 19:06:19


52 agda sueid - salvador ba
Sou professora e já trabalhei com esse filme em minhas aulas pois, acredito ser um filme muito rico, muito bom mesmo!!!! Infelizmente a copia que tenho esta com problemas, como poderia encontrar aqui na minha cidade outra cópia do filme? Necessito com urgência! Por favor!!!!! Sueid
18/05/2009 09:02:15


53 Fábio José Barbosa - Vista Alegre do Alto SP
Ola, sou estudante de licenciatura em matemática, em aulas de práticas pedagógicas fomos orientados a assistir ao filme e debater sobre o mesmo. Não há dúvidas que o brasileiro foi o mais marcantepois somos na maioria das vezes sensibilizados com esses casos mesmo, porém, creio que foi o fato de ter chamado atenção.Outros fatos evidenciados também que me chamou a atenção foi o da menina com Aids, pois a falta de conhecimento das pessoas fazem com que seja cometido um ato de preconceito.E também a chinesa,que nos retrata uma china dividida entre dois mundos,onde a felicidade reina em lares menos favorecidos pelo dinheiro. Adorei o filme e quero ver se consigo montar um Projeto referente ao mesmo para ser aplicado na Escola da Familia. Saudações a todos. Abraços!!!
20/04/2009 22:29:07


54 Luana Mayara Palmeira Lobato - Uniflor Paraná
Sou estudante do curso de Pedagogia da FANP Faculdade do Noroeste Paranaense Ao longo do fime, observei como a realidade das crianças, mesmo sendo em países diferentes, tem práticamente um mesmo fato que auxilia para essa triste realidade que é a desestrutura familiar e a infância perdida.
17/04/2009 21:50:48


55 luciana sp - monte alegre do sul
gostei muito do fime pois trabalho com cças e estou cursando o cursndo de pedagogia foi de arrepiar.Recomendo para que leem A história trágicomarítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI de Fabio Pestana Ramos e comparem a hitórias.
16/03/2009 21:22:04


56 lagus - guarulhos
muito legal o filme
05/03/2009 10:47:49


57 MARCIO FERNANDO BOTI - VITORIA ES.
QUERO SABER AONDE ENCONTRO AS OUTRAS MINI SERIES ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE O FILME.
20/11/2008 16:13:58


58 Rafael Sosa - Santo Domingo, Republica Dominicana
Hola, estoy haciendo un documental de 10 minutos, de los niños que trabajan en la basura, y como introduccion voy a poner algunas imagenes de niños de diferentes nacionalidad, para relacionarlo con los niños que trabajan en el mundo y dejan de ir a la escuela. Me gustaria por favor, si no es molestia para ustedes que me puedan facilitar algunas fotografias de niños que trabajan y/o son utilizados para el trabajo. Se los agradecere y le pondre el credido, al final de trabajo. Le envia un cordial saludo. Rafael Sosa sosa.rafael@gmail.com
13/11/2008 13:58:39


59 monica silva - são gonçalo
Como faço pra adquirir esse documentario!! Sou estudante de psicologia e vou fazer um trabalho voltado para esse tema. Agradeceria muito se me ajudassem!!
11/11/2008 09:00:50


60 ROSIMEIRE FERREIRA DE LIMA - LONDRINA PR
Sou estudante de Psicologia e fiz um trabalho baseado neste filme para a disciplina Psicologia Social e Comunitária, que mudou minha visão e alterou minha comprrensão acerca deste tema. Hoje meu olhar as crianças que vendem, que pedem nos semáforos da minha cidade, é completamente diferente, hoje sei o porque são como são, pensam como pensam e vêem o mundo como aprenderam... Precisamos discutir mais, cobrar dos nossos gestores que realmente as crianças do nosso país sejam vistas e além disto, sejam também cuidadas e protegidas, lugar de criança é na escola aprendendo e brincando.
02/11/2008 17:32:57


61 Marinela de Camargo Macedo - Londrina
Participei de um congresso, e finalmente consegui assistir um trecho do documentário, que eu já tivera ouvido á respeito, porém nunca tinha assistido ! É realmente tocante e provocativo...
28/10/2008 22:49:17


62 Katia Toledo - rio de Janeiro
Participei de um Seminário e assistir uma parte do filme. Gostaria de adquirir o filme. Só que já procurei em várias locadoras e não encontrei. Por favor gostaria de receber em meu email informaçoes onde posso adquir . Obrigada
20/10/2008 17:34:31


63 Alessandra Guimarães - Cristina
Achei o filme muito marcante e retrata realidades que são escondidas em nosso país e tambem de outros países.Esse filme nos faz pensar na vida e enchergarmos o quanto temos enquato outros não tem nada e demonstram felicidade,e faz com que possamos ficar mais espertos para os acontecimentos terriveis que estão em nossa frente e muitas vezes não vemos.
13/10/2008 15:01:47


64 Paulo Ricardo Ferreira Do Nascimento - cratéusce
Sou um jovem estudante que participo da capacitação do projovem por um tecnico da ong PROPARES e fiquei emocionaldo com o mundo que nos ajudamos a construir, há uma parcela de culpa sobre muitas instituições,e eu como educador social sinto o peso destas mazelas sobre meus ombrosAtuo na pastoral da criança,sou coordenador de um projeto de orietação do selo unicef sobre politicas públicas e orçamento público e desejo adquirir encarecidamente este documentario com o titulo crianças invisiveis como um suporte pedagogico e metodologico para se trabalha com formação de adolescentes.
30/08/2008 22:13:43


65 alessandra sperati - campinas
assiste os filmes e gostei muito mais preciso saber onde entra a politica publica neles obrigado
29/08/2008 14:28:05


66 Iara Zaniboni - MariliaSp
Participei do Curso Brincadeira é coisa séria e pude assistir 2 dos documentários gostaria de adquirir o material. Por favor gostaria de receber em meu email informaçoes onde posso adquir o material por completo. Obrigado
24/08/2008 22:07:16


67 Monica Ribeiro - campo grande
Como faço para adquirir o documentário o mais rápido possível
07/08/2008 00:57:26


68 balbiba - Laje BA
quando o vi o filme fique interesadissma em assistíllo mais, e gostaria de saber o que faço para adequirir esse filme crianças invisível sou educadora e conselheira tutelar a direção está de parabens!
10/07/2008 13:54:36


69 Marcos Vinícius - Guaíra SP
Bom...eu também não pude ver todo o filme como outros já disseram por si, mas vi que há muitas perguntas de como adquirir o filme. Uma pequena dica; vão à locadora mais perto e pronto! É temporário, mas poderão ver todo o filme em um final de semana por exemplo.
12/06/2008 17:23:53


70 Ana Carolina - Belo Horizonte
Gostei muito do filme,pois ele aborda varios fatos que estao deixando o mundo muito dividido pela desigualdade social,exploracao de menores,preconceitos.Sera que isso nunca vai acabar,pois a cada dia que passa so avi piorando.Acho que todos devem assistir o filme e parar pra refletir sobre ele e tentar ajudar de alguma forma.
29/05/2008 13:00:24


71 Chrystine Greco Santos Pedro - Campo Belo-Minas Gerais
Ola, sou aluna do curso Serviço Social pela UNIFENAS-Campus Campo Belo, e gostaria de adquirir este documentario. Crianças Invisiveis, e nao consigo encontrar na minha cidade, como posso adquiri-lo? Preciso urgente para um trabalho que será apresentado dia 09/06/2008. Espero uma resposta de vocês já agradecendo pela atenção!! Chrystine
28/05/2008 20:56:09


72 Jucileide Carlos Correia - BaiaFormosa/RN
Sou Conselheira Tutelar, moro em Baia Formosa/RN, estou participando do projeto escola que proteje na cidade de Parnamirim/RN realizado pelo núcleo de psicologia da infancia e juventude da UFRN, e assisti três: o brasileiro,o africano e o italiano. Adorei ! Infelizmente durante o curso,não deu para assistir os demais, mas tenho certeza que são excelentes. Gostaria de saber como adquirí-los.
26/05/2008 20:56:24


73 Sofia Arena - Tatuí
Gostaria de poder assistir este filme.Onde posso encontrar.Obrigada.
24/05/2008 23:28:34


74 Márcia - Pelotas-RS
Esse filme é muito bom mesmo, ele nos faz refletir em diversos sentidos... o que é ser criança hoje em dia??? O que estamos fazendo com as "nossas" crianças??? Para quem trabalha com Coordenação Pedagógica ou orientação educacional é uma ótima sugestão para reunião e depois, é claro, as discussões. tenho esse filme e posso enviar para alguns, é só mandarem um e-mail para mim e no assunto colocar o pedido do filme, meu e-mail é : marciarahal@gmail.com
24/05/2008 23:17:29


75 Viviane Juez Avilez - São Paulo
Como faço para adquirir o documentário Crianças Invisíveis?
21/05/2008 20:37:31


76 Rosana Marques Santos - são Paulo
gostaria de saber onde adquirir e o preço d o video Crianças invisiveis, com urgencia, referente uma palestra que será dada na escola, muito obrigada.
21/05/2008 11:30:49


77 laudicéia - São Gonçalo
Vou realizar um evento e gostaria muito de passar esse documentário. Como faço para adquirí-lo? Obrigada
18/05/2008 16:50:22


78 alessandra jantorno - vitoria ES
Sou pesquisadora da área de linguagem visual....gostaria de adquirir o documentário crianças invisiveis, já que preciso analisar constantemente seus takes......aguardo resposta visto que quase nenhum site responde aos nossos comentários, espero q este seja diferente. um abraço.
28/04/2008 10:09:27


79 Helena - Núcleo Educafro - Dandara Raça e Classe - Santo André
A temática é realística, está dentro do contexto social, não só brasileiro, mais mundialmente. É um excelente documento para abordarmos:- o desenvolvimento social econômico e obvimente sobre a diversidade cultural e racial. Como professora de Cultura e Cidadania, irei explorar a linguagem visual, para retratar a nossa realidade em diversas linguagens.
30/03/2008 18:15:57


80 Nathália Rejane - Petrolina-Pernambuco
Meu DEus! eu agora quero esse filme...onde eu consigo em Pernambuco?
27/03/2008 21:34:07


81 Rute Souza dos Santos - Itabuna - Bahia
Estou muito interessada em adquirir o filme, crianças invisíveis. Para comprar, como faço?
25/03/2008 15:04:13


82 camila fernandes - são paulo
assisti esse filme na faculdade,estou no segundo ano de pedagogia.Esse filme mostra todas as realidades do mundo inteiro,sendo todas muito tristes e emocionantes,fiquei horrorizada em ver tantas injustiças com as crianças de todo o mundo.Gostaria de saber onde posso comprar o filme do Korczak, preciso assistir, alguém pode me ajudar??
01/03/2008 16:32:21


83 Soraya Gleice - Santo André
Sou professora de Ciências e Biologia, assisti o filme e estou com um plano de aula feito através do filme. Se alguém tiver alguma dica eu aceito. Sei que tem o filme em uma lodadora aqui em Santo André. Essa locadora fez uma promoão de natal onde comprou varios exemplares, mas como sempre a sociedade prefere deixar como está e não querem ver a realidade. Resumindo a promoção foi uma tragédia... Bem , a locadora fica na Lino Jardim, Vila Bastos VIDEO ARTE tel 4992- 9141.
08/02/2008 12:52:39


84 Wilson Violim - Mogi das Cruzes - S.P.
Gostaria de saber onde poderia comprar o filme - CRIANÇAS INVISIVEIS. GRATO,
25/01/2008 23:26:16


85 pepê. - ponte alta do bom jesus, tocantins
e o filme? alguém sabe onde encontrá-lo? alguém já comprou? eu também quero.
24/11/2007 21:58:38


86 monica rocha fogaça - itapetininga
Gostaria de adquirir o filme. Onde posso encontrá-lo?
26/10/2007 20:45:02


87 tania regina ternes holtz - itapeva sp
a tematica é real e muito rica para contextualizar à realidade brasileira. Uma boa oportunidade para abordar o desenvolvimento social econômico e cultural. Como sou professora de artes, explorei a linguagem visual através do cinema.
07/10/2007 19:11:43


88 Edivaldo Nascimento - São Paulo
Acabei de assistir o filme. É bem como está escrito na crítica. O filme brasileiro é o melhor mesmo. O africano é interessante e o chinês é marcante (também olha quem é o diretor né). O norte americano traz dois assuntos importantes para tratar com nossos adultos e nossas crianças: drogas e Aids. Vale a pena conferir. Vou levar para a sala de aula com certeza.
23/09/2007 23:49:31


89 Maria Vanda do Nascimento - Araçatuba/SP
Gostaria de adquirir o filme. Onde posso encontrá-lo? No Submarino e Americanas.com não tem.
18/09/2007 16:46:45


90 Jair Anequini Junior - Julio Mesquita SP
Adorei o Filme e por ser Ator Social em Municipio, sou coordenador de um projeto social, gostaria de adquirir o DVD, para trabalhar com minhas crianças.
18/09/2007 10:36:01


91 hilmara pereira de oliveira - joao pessoa PB
Gostei muito do comentario pois trabalho com criança que saem das ruas e passam a terem oportunidades de ensino ludico pedagogico , gostaria muito de saber onde encontro esse filme.
20/07/2007 12:05:21


92 Bruna - são paulo
gostei do artigo mas gostaria de saber onde encontro o filme!!!
12/07/2007 11:53:29


93 Rogrerio Lorivaldo Pereira - goiania
costei muito do comentario e costaria de ver onde eu encontro este filme
07/07/2007 12:30:40


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.