Aprender com as Diferenças
 

Jogos de Computador para Cegos - 28/08/2006
Faial

'

Não sei se esta é uma realidade conhecida pela maioria de entre vós, mas decidi escrever este artigo para dar a conhecer e talvez para orientar alguns possíveis novos interessados para este novo mundo que é uma fonte de bem-estar que nos transmite um sentimento de muita igualdade principalmente para os jovens como eu!
Eu em criança, como muitas crianças cegas tinha sempre o desejo incontrolável de ser igual aos outros e de fazer tudo o que os meus amigos faziam.
Nessa altura todas as crianças passavam muito tempo a jogar computador e eu claro não conseguia.
Mas agora tudo mudou, muitos produtores (a maioria de países anglo saxónicos) criaram o fenômeno dos "acessible games", ou seja, jogos que são totalmente acessíveis para pessoas sem visão.
E por quê?
Simplesmente porque estes são jogos totalmente áudio onde a informação é totalmente sonora.
Para começar gostaria de indicar um site que digamos é o site da comunidade de jogadores e produtores de jogos para cegos: www.audiogames.net
Este site (de língua inglesa) tem informação sobre todos os jogos existentes bem como descrições e links para o download dos mesmos.
É uma excelente fonte para principiantes porque tem tudo o que devemos saber para nos orientarmos consoante os nossos gostos.
Não vou aqui dizer nem descrever os tipos de jogos que existem porque precisaria escrever um artigo muito longo que poderia ser algo monótono, mas diria para dar uma idéia que existem em versão áudio todos os tipos de jogos que existem para as pessoas com visão.
Em seguida vou citar um portal que tem um excelente jogo que é um simulador de corridas que está traduzido em português. O jogo chama-se Top Speed 2 e pode ser encontrado em: www.playinginthedark.net

Outros jogos que são muito interessantes podem ser encontrados em páginas como:
www.kitchensinc.net
www.pb-games.com
www.vipgameszone.com
www.gmagames.com
www.lighttechinteractive.com
www.l-works.net

Existem muitos outros, mas não seria interessante indicá-los todos porque seria uma lista interminável: apenas falei naqueles que me parecem ser os melhores. Se o tema interessar volto a escrever com mais informações.
Antes de terminar gostaria de mencionar um jogo on-line que está a ganhar cada vez mais adeptos que é um jogo que não é especificamente pensado para cegos, mas que é perfeitamente acessível para os nossos leitores de ecrã e ainda por cima está traduzido em muitas línguas entre as quais o português.
Neste jogo totalmente gratuito que é jogado no browser da Internet, somos um treinador de uma equipa de futebol e acompanhamos a nossa equipa na liga contra outros utilizadores. Joga-se em www.hattrick.org
Espero que as informações tenham sido úteis e desejo a todos muito divertimento e lazer porque também merecemos.

Artigo Publicado no Lerparaver - O Portal da Visão Diferente

www.lerparaver.com

Daniel Serra e António Silva - Terras do Vento Norte, C.R.L.

Um pouco da História do Lerparaver

No próximo dia 26 de Novembro passam sete anos sobre o nascimento do Lerparaver, o primeiro portal em Língua Portuguesa dedicado à deficiência visual.
Em 1999 a Internet era ainda um caminho tortuoso, mesmo para aqueles a quem a sociedade rotula de “normais”.
A deficiência era ainda tema pouco abordado e muito menos a deficiência da visão, embora Portugal tenha sido nessa altura pioneiro na definição e aplicação de regras de acessibilidade nos sites da administração pública.
O “Lerparaver” teve o mérito de ser o primeiro e de ser pioneiro, abrindo caminho para quem veio depois e, se em Portugal o panorama continua confrangedor, o Brasil tem aproveitado bem os novos recursos e desafios que se colocam actualmente.
Ao longo do tempo o “Lerparaver” foi evoluindo e mantendo a missão que o fez nascer. Deu espaço a todos os que quiseram disponibilizar textos e trabalhos diversos, criou uma área dedicada à publicação de currículos, outra sobre legislação específica e, em determinada altura, tornou-se a maior biblioteca digital em Português, disponibilizando mais de um milhar de livros para download.
O tempo tem passado e, na sua marcha, tem provado que o site tem sido de primordial importância, mas, mais ainda, que tem servido de motor para que outros projectos tenham aparecido.
No seu percurso ficam as referências elogiosas de alguns meios de comunicação, um prêmio da ACAPO, o reconhecimento recente de serviço de utilidade pública, mas, acima de tudo, o reconhecimento e aceitação dos muitos visitantes diários do site.
É para estes que o “Lerparaver” existe.
Recentemente, e confirmando o que foi dito atrás, o site foi classificado como sendo de interesse público e, nesse sentido, mereceu, finalmente, apoio institucional.
Foi através do “POSC”, Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, que esse apoio chegou, sob a forma de uma pequena verba, mas suficiente para permitir a introdução de novos conteúdos e a alteração estética do site, dando-lhe um aspecto profissional, mais atraente e tecnicamente actual.
A partir de agora, o “Lerparaver” tem uma cara e conteúdos diferentes, embora ao nível dos conteúdos a mudança irá acontecer pelos meses seguintes sob a forma de novas secções e funcionalidades.
Serão abertos novos espaços de consulta, onde serão esclarecidas dúvidas dos visitantes, sobre temas tão importantes como à oftalmologia ou legislação.
Haverá notícias actualizadas frequentemente, uma base de dados de ligações. Serão renovados manuais e programas e novos conteúdos temáticos serão criados.
Mais uma vez o “Lerparaver” pretende antecipar o futuro, adaptando-o, desde já, aos portadores de deficiência visual.
Funcionalidades como fóruns de discussão, agregação de notícias, entre outras, serão funcionalidades que, ao longo dos próximos meses, serão incorporadas no revitalizado site.
Esperamos assim agradar a um leque cada vez maior, mais interessado e exigente de visitantes, disponibilizando informação actual, atempada e útil, adaptando técnicas e procedimentos de forma a tornar tudo isto acessível a quem mais necessita.
Afinal, que seria do “Lerparaver” sem o apoio dos seus utilizadores?!
É exactamente por isso que o site existe, para eles, para todos nós.

Portugal
Submetido por Lerparaver em Sábado, 24/06/2006 – 12h36.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










2 COMENTÁRIOS

1 Luiz da Silva - Francisco Beltrão Pr
de parabéns a todos que fazem com que lerparaver seja o que é, transformando a vida, a integração de pessoas cegas no meio social. Sou franco em dizer, meus conhecimentos de informática, jogos adaptados e é claro, um sgnificativo aumento da auto-estima não seria o que é hoje sem as contribuições decisivas do lerparaver. um abraço Luisinho do paraná.
21/07/2007 18:51:22


2 joaquim finseca - braga
os jogos educacionais não devem ser uma area restrita.
27/06/2007 11:01:21


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.