Explorando os Jornais - 16/08/2006
Que tal algumas sugestões de trabalho com jornais?
O interesse pelos jornais pode ser despertado pelos pais,
a partir do
exemplo e da prática regular de leitura de diários ou ainda
na escola, através de projetos e trabalhos que utilizem esse rico recurso.
Compre o jornal todos os dias e tenha nas suas mãos um mundo de informações. Política, economia, cultura, esportes, cotidiano, educação, ciência, gastronomia ou artes são temas que todos os dias estão em destaque, com maior ou menor ênfase, dependendo dos acontecimentos da véspera. Invariavelmente as principais manchetes são destinadas aos fatos do cenário político ou econômico, mas há, invariavelmente espaço para todos os assuntos.
E o que fazemos com as edições dos diários que circulam em nossas cidades depois do final do dia?
O mais comum é que joguemos no lixo. Torna-se material descartável que ninguém quer acumular em casa, até mesmo pela evidente falta de espaço. É isso o que devemos realmente fazer? Será que as notícias de ontem ou anteontem não podem ser aproveitadas para fomentar trabalhos e projetos em sala de aula? E as inúmeras fotografias que diariamente ilustram as páginas desses veículos de informação e comunicação, elas não podem ser coletadas e guardadas para uso posterior?
As lições que a escola tem que dar a seus alunos passam necessariamente por uma revisão em vários aspectos. Entre eles, por exemplo, a conscientização dos mesmos quanto aos limites do planeta Terra, exaurido depois de aproximadamente 300 anos de exploração industrial. E a preservação e recuperação da nossa “nave-mãe” tem relação direta com a reutilização dos recursos que podem ser reciclados.
Ao invés de simplesmente jogar fora todos os cadernos que compõem um jornal diário verifique de que forma esse rico material que nos custa tantas e tantas árvores para a produção do papel pode ser reciclado. Ensinem seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e, quem sabe, até mesmo no 3º grau, a poupar a natureza de um desgaste ainda maior estimulando as práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais como o papel, o alumínio, o vidro, a madeira,...
Ensine as crianças a desde cedo reciclar e reaproveitar materiais
como papel, alumínio, vidros, madeira,... Os jornais também
devem ser encaminhados para grupos que realizam essa importante
tarefa, mas não se esqueça de destacar dos jornais as imagens,
artigos,
charges, quadrinhos, cruzadinhas e demais
recursos que puder aproveitar em sala de aula!
Essa já é, como se pode perceber, uma lição obrigatória de cidadania e comportamento ético. Ao ensinar nossas crianças, adolescentes e jovens a preservar meios e recursos estamos promovendo uma prática que se revela solidária em sua essência por ensinar que o mundo não pertence somente a cada um de nós, mas a todos que por aqui vivem e também as gerações do futuro. Não podemos legar aos nossos herdeiros um planeta tão depauperado que não lhes seja possível sobreviver e permitir que outras espécies por aqui prossigam suas existências...
Temos que, no entanto, ir além do reaproveitamento da matéria-prima básica dos jornais. Ao se propor uma exploração desse veículo de notícias devemos pensar que ele possui muitos elementos que se adicionam ao recurso físico que hospeda aquilo que conceituamos como sendo um jornal e que dão a ele a capacidade de comportar a história, a cultura, a experiência, a arte e a própria vida humana ao retratar em seus artigos, colunas, charges, editoriais, palavras cruzadas, fotos, gráficos ou tabelas o cotidiano de toda a gente que vive nesse mundo...
Nesse sentido iremos pensar e propor algumas possibilidades de trabalho pedagógico que tenham por base a utilização do jornal em sala de aula. Vejamos algumas práticas possíveis que podem instigá-los:
1- Selecione somente o texto dos artigos de primeira página. Retire dos mesmos as manchetes e qualquer acompanhamento explicativo (chamados na gíria jornalística de “olhos”). Proponha aos alunos a leitura desses textos dando cópias do mesmo artigo para cada um dos estudantes. Dois caminhos podem ser utilizados para complementar essa prática: no primeiro pedimos aos alunos que criem um título para a matéria lida; no segundo requisitamos que eles complementem as informações com base ou na criatividade ou em informações que tenham obtido a partir de outros meios de comunicação. É ainda possível e interessante utilizar as duas práticas ao mesmo tempo.
Leia os jornais diários e cultive o hábito de selecionar materiais
que possam ser úteis em suas atividades e trabalhos na escola.
Essa
ação pode e deve ser regular entre educadores e estudantes.
2- Os editoriais são os elementos através dos quais alguns dos principais jornalistas de cada órgão de imprensa analisam as notícias e fatos mais importantes do dia ou da semana. Há editoriais especializados para cada setor dos jornais, sendo encontrados especialistas em política, economia, educação, ciência, tecnologia, artes, esportes, cinema, teatro, televisão,... Uma atividade interessante com editoriais seria propor, por exemplo, que um determinado tema fosse alvo da leitura dos alunos durante alguns dias a partir de diferentes veículos de informação (como revistas, sites da internet e jornais diversos). Depois de toda essa leitura e informação sendo disponibilizada e analisada pelos estudantes, caberia a eles ler os editoriais sobre o tema e escrever textos em que confrontam suas idéias com aquilo que foi produzido por esses experientes e importantes jornalistas. Para que o projeto fique mais interessante ainda o ideal seria que esses comentários e críticas dos alunos fossem enviadas para o setor de cartas do jornal ou mesmo para o e-mail do jornalista.
3- Uma das práticas regulares adotadas por vários diários são as colunas que apresentam notícias curtas e rápidas, que também abordam todos os temas que são usualmente trabalhados pelos jornais em seus respectivos cadernos. Em relação a esses breves relatos os estudantes poderiam buscar formas de complementar a informação para que pudessem conceber uma notícia mais definida e que traduzisse para o leitor o todo dos acontecimentos ali narrados. Para realizar esse trabalho o ideal seria que outros jornais, revistas de informação ou especializadas e ainda a Internet servissem como referencial de apoio.
Quadrinhos como a tira de Laerte, publicada pela Folha de São Paulo
(06/02/2002), são materiais usualmente utilizados regularmente nos
vestibulares das principais universidades do país. A produção acima
foi
aproveitada em prova da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
4- Entrevistas publicadas pelos jornais invariavelmente abordam temas polêmicos e de grande interesse para a comunidade a partir da conversa com alguma personalidade que atua na área em questão. Aos estudantes seria pedida a leitura das reportagens e a identificação dos temas mais destacados ali discutidos. Com base nessa temática destacada poderia ser encomendada uma outra entrevista com alguma pessoa da comunidade que tivesse conhecimento ou experiência no setor e que pudesse comentar, avaliar e se posicionar quanto ao tema e também relativamente aos pensamentos do entrevistado do jornal.
5- Gráficos, tabelas e infográficos são materiais que podem e devem ser utilizados para aulas de matemática, geografia, história, química, física ou mesmo para a composição de redações. Deve-se analisar o material publicado pelo jornal e, com base nessa prévia reflexão feita pelo professor, podem ser criados exercícios, questões de prova, comparações com outras referências,...
6- Atente para as imagens divulgadas pelo jornal e faça um trabalho de coleta semanal das fotos e reproduções que mais lhe chamarem a atenção. Procure guardar junto com a imagem os dados relativos a notícia com a qual aquela foto foi publicada e também a data e a edição do jornal em que a mesma foi disponibilizada. Crie um banco de imagens, mapas, gráficos, tabelas, charges e até mesmo quadrinhos relacionando-os a disciplinas e matérias da escola. Utilize-os em provas, exercícios, tarefas, aulas expositivas,...
7- Quase todos os jornais que conheço têm histórias em quadrinhos e charges. Tanto um recurso quanto o outro podem motivar reflexões, debates, associações com temas das aulas ou mesmo servir como material para novas produções artísticas. No caso dos quadrinhos procure usar as tiras para iniciar algumas de suas aulas (desde que a produção selecionada possua uma relação com o que você pretende abordar naquele momento). Os alunos geralmente gostam muito dos personagens e se sentem a vontade para realizar análises por se sentirem tão próximos do universo das histórias em quadrinhos. Isso cria uma necessária e evidente empatia entre o professor e os estudantes.
Até mesmo os jogos e divertimentos disponíveis nos jornais podem ser
utilizados como matéria-prima para aulas, projetos e tarefas. As
palavras
cruzadas e o Sudoku são muito bons para firmar
vocabulário
específico, palavras-chave e ajudar no raciocínio.
8- Recorte as palavras cruzadas do jornal para dar uma tarefa que é ao mesmo tempo engraçada e trabalhosa. Livre-se das alternativas e proponha aos estudantes que façam uma nova relação de questões que possam servir de base para o preenchimento das lacunas. Estipule um tema que você esteja trabalhando sem suas aulas como referência para essa cruzadinha... Outro divertimento dos jornais que pode também ser aproveitado pelos professores é o popular jogo conhecido como Sudoku...
9- Recorte o título das matérias jornalísticas divulgadas num dia qualquer e leve para a sala de aula. Distribua aleatoriamente e estabeleça como tarefa desse dia que eles criem textos que tenham como base aqueles títulos que você deu a eles. Quem estiver por dentro das notícias irá acabar escrevendo sobre os acontecimentos que foram registrados pela televisão, rádio, internet ou outras mídias escritas. Quem não acompanhou os acontecimentos acabará produzindo uma peça de ficção...
10- Escolha artigos que abordem questões relevantes do campo social, político ou econômico. Faça uma leitura conjunta com os alunos. Realize discussões e debates coletivos com a turma toda. Peça a eles contribuições e que também busquem a opinião de familiares, amigos ou conhecidos sobre tais temáticas. Depois de todos esses levantamentos proponha que os próprios estudantes produzam editoriais que serão publicados no jornal da escola, divulgados no site da instituição (ou que motivem o surgimento de um blog/fotoblog de construção coletiva e permanente durante o ano), que sejam enviados a jornais ou que motivem o surgimento de uma rádio escolar...
O que apresento aqui são apenas algumas sugestões de trabalho com jornais. Há inúmeras outras que podem ser pensadas, planejadas e trabalhadas pelos educadores. Pense nisso e, se possível, socialize idéias e projetos. O que foi valiosos para você pode ser também enriquecedor para muitos e muitos professores de nosso país.
O importante nisso tudo é perceber que os jornais podem ser ótimas fontes de trabalho e aprendizagem para nossas escolas e que todos os seus ricos e variados recursos devem ser utilizados com freqüência pelos professores em projetos pedagógicos. Pense muito nisso antes de jogar a edição de hoje do jornal no lixo...
1 gabriela - marechal floriano es
legal de mais
27/10/2011 14:40:30
2 edilene - dias dávila
este artigo min ajudou muito no trabalho que tive de ajudar a minha filha fazer ,sobre coma multar um jornal.
obligado pelas dicas
21/07/2011 23:47:59
3 diva correia - major Izidoro Al
Gostei de ter encontrado este site , encontrei ideias que vão me ajudar a dinamizar minhas turmas com trabalhos com jornais.
Obrigada pelas idéias!!!!!!
09/06/2011 10:01:32
4 vilmair vieira de sousa - formosa
este material e muito rico,deve ser aproveitado por muitos colegas da area de educaçao.
15/03/2011 20:58:51
5 alexandra feijó de melo ruivo fernandes - são pedro
EU ESTUDO NA ESCOLA GUSTAVO TEIXEIRA ,UMA ESCOLA PUBLICA E BEM RESPEITADA. UMA DAS MELHORES DA MINHA CIDADE .EU TIVE UMA GRANDE IDEIA COM MAIS 3 AMIGAS MINHAS MONTAR UM JORNAL DA ESCOLA .A GORA ENTREI NESSE SITE PARA TER ALGUMAS IDEIAS PARA O JORNAL E ME ALEGREI DE VER TANTAS BOAS IDEIAS AQUI.
UM GRANDE BEIJO A TODOS
11/06/2010 13:47:14
6 simone cardoso - Macatuba
Parabéns!!!!!!!!!!!!Esse conteudo apresentado é excelente nos ajuda muito, mesmo trabalhando na educação infantil podemos apresentar a importância do jornal na vida deles. Na Escola que trabalho recebemos diariamente o jornal e utilizo para ler algumas noticias e recortes, também tem uma parte onde as pessoas são fotografadas com seus familires nos finais de semana em restaurantes, lanchonetes e muitos dos meus alunos aparecem lá, faço muito o uso do jornal é uns dos materiais excelentes para o meio de comunicação.
29/06/2009 09:53:15
7 Susana Paccola - Lençóis Paulista
Olá, adorei este trabalho com jornais é muito rico, criativo e atual...
Parabéns!
29/06/2009 07:50:41
8 Samuel Moscardini - Franca SP
É muito bom o conteudo... Conforme ia lendo, ia batendo ttudo q penso a respeito do meio ambiente. Eu sempre debati com amigos a questão de cidadania em primeiro plano, já q o vestibular é uma tarefa complicada..... Atualmente, nossa sobrevivência nesta Terra rara é um tema importantíssimo... Começando daí, respeitar a si próprio, seus próprios direito de viver nesse planeta maravilhoso...
19/06/2009 01:22:45
9 Gabriely - São Gonçalo
eu adorei esse site e me deu várias idéias para o jornal da escola que eu estou querendo fazer junto a minha amiga, porque quero levar os alunos da escola enterece pela cultura e etc... Eu acho que o diretor concerteza irá apoiar nossa idéia e a coordenadora tbm e várias outras pessoas sei que tem algumas que conserteza não irão ler mais eu estou tentando sabe,nossa que experiência incrivél as vezes isso pode ser uma luz para o meu futuro posso ser escritora jornalista ou até mesmo uma fotografa profissional obrigada pelas idéias
13/06/2009 16:33:05
10 Rosely Tenorio - CaetésPE
Sou professora da rede pública de uma cidade pequena, temos muita carência em relação a jornais impresso e conhecemos a sua importância para formação do leitor e usamos a partir de doações, não apenas para informação mas para reutilização para o artesenato nas aulas de arte.
Seria muito significativo se houvesse um programa de incentivo a arte, para que produzíssimos menos lixo e se gerasse uma fonte de renda, para as pessoas mais carentes...
30/08/2008 08:19:46
11 Cláudia Maria de Souza - Taubaté
Saudações. Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho ! Cláudia Mara de Souza -mestre em educação pela UMESP.
07/04/2008 13:10:32
12 SUELY MARINHO - MORENO - PE
SOU PROFESSORA DE E.J.A E TRABALHO COM O JORNAL DIARIAMENTE NA SALA DE AULA, E ME IDENTIFIQUEI LOGO COM AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS NO ARTIGO. IRÃO CONTRIBUIR MUITO COM O TRABALHO DE LEITURA DE JORNAAL QUE DESENVOLVO. PARABÉNS
12/03/2008 19:29:30
13 eder - manduri
eu queria ver como faz um cesto de jornal....
eu tenho q fazer um trabalho para escola
22/11/2007 15:52:16
14 Lais - Campo Grande-ms
Boom. eu gostei muito desse
site é muito interessante, amanhã
é a minha feira d ciencias e sobre
reciclagem mais tudo em inglês...
hehehe...
Fiz bom aproveito do conteúdo dessa página...Rs
eu estudo no colégio adventista de Campo Grande-mS
e diretor professores estão fazendo a conscientização
de que devemos cuidar do meio ambiente...
e eu acho muito interessante;
Beejô;
22/09/2007 18:19:01
15 Marília - Itaiópolis - SC
Adorei o site, encontrei-o por acaso. Essas sugestões me fizeram criar muitas outras com o uso do jornal em sala de aula, principalmente nas séries inciais, em que trabalho, e que são a base para os futuros leitores e produtores de textos. Como sugestao minha, poderia ainda se acrescentar a transformação de paginas de humor em produçoes formais e vice-verso. Transformar manchetes em quadrinhos, paginas esportivas em teatro, entre outras. Boa sorte a todos os que, assim como eu, acreditam no poder da educação. Abraços.
05/05/2007 19:41:26
16 SIMONE MELO - AREAL RJ
O TRABALHO COM JORNAL É ÓTIMO.ALÉM DE CONTRIBUIR PARA FORMAÇAO DE LEITORES,FORMA-SE PESSOAS LEITORAS DE SUA REALIDADE.
PARABÉNS PELO SITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
23/03/2007 09:28:44
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.