Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Uma lição de amor -
Emoção a flor da pele

'

Cena-de-adulto-abracado-com-sua-filha

Sean Penn é um dos atores mais talentosos de sua geração. Não bastasse todo o talento que possui enquanto ator, Penn é uma das personalidades mais ativas e destacadas em termos de posicionamentos políticos que ousam desafiar a ordem estabelecida, opondo-se a direcionamentos e atitudes do governo americano e, colocando em risco suas economias para bancar projetos cinematográficos nos quais acredita.

"Uma lição de amor" vem comprovar a coerência de Penn, tanto por seu talento dramático (numa atuação que lhe valeu indicação ao Oscar) quanto por sua dedicação a causas justas, com as quais se identifica.

Se nos lembrarmos que na Antiguidade Clássica, particularmente entre os romanos, era comum o sacrifício de pessoas que apresentassem deficiências físicas ou mentais, podemos dizer que a sociedade evoluiu, aprimorou-se. Se, por outro lado, imaginarmos que há várias barreiras que ainda não foram transpostas, principalmente aquelas que dizem respeito à forma como os deficientes são encarados e tratados pelas outras pessoas, percebemos que ainda há muitas mudanças a serem implementadas.

O personagem Sam (interpretado de forma tocante por Sean Penn) vive dentro de condições que poderíamos considerar como adequadas no contexto atual, no que tange a uma pessoa deficiente que possui a idade mental equivalente a de uma criança de 7 anos de idade. Tem seu próprio apartamento, está empregado em uma lanchonete onde atua como garçom, recebe seus amigos para assistir vídeos clássicos e cuida de sua filhinha...

É justamente nesse ponto que as autoridades resolvem interferir, partindo do princípio de que Sam (Penn) seria incapaz de resolver os problemas e criar adequadamente a menina, especialmente a partir do momento em que ela ultrapassasse a capacidade mental do pai (o que ela estava prestes a fazer). A assistência social resolve tirar-lhe a guarda da criança e privar-lhe do direito de pleno exercício da paternidade respaldando-se na tese de que Sam é deficiente mental.

O filme nos coloca diante de uma situação singular, onde percebemos com clareza as impossibilidades de Sam e, ao mesmo tempo, vivenciamos através das imagens uma experiência única de paternidade, pautada numa relação carregada de emoção e presença, de participação e doação por parte do pai em relação à filha.

Some-se a tudo isso, a frieza do sistema judiciário norte-americano, onde a justiça despreza pormenores que podem ser decisivos para a solução de um caso traumático de separação entre pai e filha e temos uma idéia da trama do filme. Observem também que o contraponto da experiência vivida por Sam pode ser visto na figura de sua advogada de defesa, Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma linda e bem sucedida profissional que mal tem tempo para ouvir o que seu filho tem a lhe dizer...

O filme

Imagem-de-advogada-conversando-com-o-pai-da-menina-que-corre-o-risco-de-perder-sua-guarda

Sam Dawson (Sean Penn) ajeita nervosamente os saquinhos de adoçante e procura colocá-los em ordem. Todos têm que estar com o rótulo numa determinada direção e, com as palavras em posição que permita que sejam lidas. Essa sua disposição por ordem e arrumação não consegue fazer com que deixemos de perceber que Sam é uma pessoa que apresenta deficiências, visíveis a partir de seus tiques, de sua movimentação e de sua exasperação.

Em seu ambiente de trabalho conseguiu cativar aos colegas e, em sua vida particular, vive rodeado de amigos que, como ele, também apresentam dificuldades advindas de impossibilidades mentais.

Um acontecimento diferenciado, no entanto, marca a vida de Sam para sempre. Ao abrigar uma mulher sem-teto, acaba fazendo com que ela engravide. Cumprido o período de gestação, Sam sai do hospital acompanhado da mãe e com o bebê no colo. A mãe foge e abandona Sam e a recém-nascida. Inicia-se dessa forma uma relação totalmente diferenciada de paternidade.

Sam acolhe e cuida da criança com o auxílio de uma vizinha reclusa (vivida pela experiente Dianne Wiest). Alguns anos passam e a pequena Lucy Diamond Dawson (Dakota Fanning) se torna uma menina esperta e saudável, próxima de completar 7 anos de idade.

Quando a assistência social descobre que Sam (possuidor de idade mental equivalente a de uma criança de 7 anos) está criando a pequena Lucy, inicia-se uma luta judicial pelos direitos de criação e educação da menina. Lucy passa aos cuidados do juizado e, Sam tem que provar, com o auxílio de sua advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer) que é plenamente capaz de amar e criar Lucy.

Prepare suas emoções! E não esqueça de deixar uma caixa de lenços do lado da poltrona...

Aos professores

Menina-e-adulto-lendo-um-livro-durante-a-noite

1- Provoque a sensibilidade de seus alunos. Pergunte a eles como reagem quando em contato com pessoas que apresentam deficiências físicas ou mentais. Estimule-os a não agir movidos por um sentimento de piedade e, sim, a pensar essa relação como uma oportunidade de crescer, de auxiliar, de aprender e de desenvolver um sentimento verdadeiro de solidariedade. Os estudantes têm que entender que devem ajudar as pessoas deficientes a construir uma auto-estima positiva e de valorização pessoal e não de misericórdia e compaixão (lástima).

2- Há "uma lição de amor" no filme dada por Sam aos pais e mães que tanto se preocupam com a manutenção material de seus filhos e deixam de lado a afeição, a proximidade e a atenção que as crianças pedem, praticamente demandam e necessitam cotidianamente de seus pais. Temos prestado muito pouca atenção a isso e, as conseqüências futuras desse descaso podem ser percebidas e interpretadas a partir de atos de violência, apego às drogas, dificuldades de socialização, desinteresse pelos estudos e tantas outras situações. É preferível antecipar-se a problemas como esses a ter que remediá-los posteriormente!

3- Como o judiciário brasileiro reagiria diante de uma situação como essa? O filme pode servir como fio condutor de uma pesquisa de campo, com entrevistas a juízes, promotores e advogados ou ainda, consulta a códigos legais relativos a questão de família. Pode-se ainda questionar até que ponto nossos valores e orientações de base cristã católica nos levariam a agir de outra maneira no que se refere à situação apresentada no filme.

4- Traçar um paralelo entre os personagens de Sam (Sean Penn) e Rita Harrison (Michelle Pfeiffer) nos leva a pensar a respeito do caos que se instaura em nossas vidas em virtude do ritmo acelerado e do excesso de compromissos com os quais estamos envolvidos. Deixamos de lado nossa inocência e nossa meninice para assumirmos responsabilidades, em algum trecho desse caminho acabamos perdendo o rumo e deixamos de sorrir, de nos sensibilizar, de amar com intensidade, de nos divertir...

Obs.: A trilha sonora do filme é recheada de sucessos inesquecíveis dos Beatles, que serviram de inspiração para a vida do personagem Sam e o estimularam a dar o nome Lucy Diamond a sua filha (título de uma das mais famosas canções do mais conhecido grupo de rock de todos os tempos, "Lucy in the Sky with Diamonds", que serviria de mensagem cifrada para LSD, ou seja, ácido lisérgico, droga das mais pesadas, utilizada com certa freqüência durante os anos 1960 e 1970).

Ficha Técnica

Uma lição de amor
(I am Sam)

País/Ano de produção:- EUA, 2001
Duração/Gênero:- 133 min., Drama
Disponível em VHS e DVD
Direção de Jessie Nelson
Roteiro de Jessie Nelson e Kristine Johnson
Elenco:- Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Dianne Wiest,
Laura Dern, Dakota Fanning, Joseph Rosenberg, Brad Silverman.

Links

- http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=3793

- http://www.adorocinema.com/filmes/licao-de-amor/licao-de-amor.htm

-http://www.loucosporcinema.com.br/resenha_umalicaodeamor.shtml

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










34 COMENTÁRIOS

1 Edivane Fernandes - chopinzinhopr
otimo agora tenho um trabalho da faculdade...decidir com qm fica a garota baseada nas leis do brasil..alguem tem alguma ideia?....
23/09/2012 16:36:16


2 antonio - são josé dos campos SP
Realmente maravilhoso! Tocante! Emociona muito! O ator Sean Penn numa interpretação perfeita, completa, irretocável! Os amigos de Sam, belíssimos personagens! A advogada, para quem Sam foi uma lição. Roteiro perfeito, sentimentos, emoções, expressividade... Nota dez mil!
11/02/2012 02:09:55


3 ALINE VOLTES - RIO DE JANEIRO
VALE A PENA CONFERIR O TALENTO DE UMA PEQUENA ATRIZ DE 7 ANOS,DAKOTA FANNING. FILME ABORDA O AMOR INCONDICIONAL DE UM PAI DEFICIENTE MENTAL PARA SUA FILHA.BELISSIMO !!!
15/09/2011 12:10:19


4 ALINE VOLTES - RIO DE JANEIRO
VALE A PENA CONFERIR O TALENTO DE UMA PEQUENA ATRIZ DE 7 ANOS,DAKOTA FANNING. FILME ABORDA O AMOR INCONDICIONAL DE UM PAI DEFICIENTE MENTAL PARA SUA FILHA.BELISSIMO !!!
15/09/2011 12:10:08


5 vilmar pimenta - iporágoiás
o filme nos remete a uma realidade muitas das vezes real pois ao mesmo tempo que é uma história criada existe no nosso meio alguns casos como esse que deixa muitas pessoas um pouco pensativas e emocionada com a história que mostra o filme, então os autores forão muitos felizes ao fazer este filme pois a sociedade tem que rever em muito os seus conceitos.
10/09/2011 08:29:26


6 Talita Barros -
Realmente o filme é muito interessante,muito lindo mesmo... assisti ontem na escola...amei
03/05/2011 15:03:04


7 Marcela - São Paulo
nossa esse filme é uma verdadeira liçã de amor no final elles superm tudo e o amor prevalece entre todos
24/04/2011 20:12:17


8 maria da conceição - olinda
este filme nos faz refletir mais sobre nossos valores, as veses estamos tão perto de nossos filho e não os enxergamos, pois achamos que não temos tempo para isso,ele querem tão pouco só querem atenção.
04/04/2011 19:50:57


9 helen da silva pereira - porto velho RO
ESSE FILME E MUITO ARAVILHOSO.TENHO QUE REPONDE UMA PERGUNTA DA FACULDADE URGENTE, COM QUEM A FILHA TEM QUE FICAR COM O PAI QUE SOFRE PROBLEMAS MENTAIS OU A FAMILIA QUE QUER ADOTAR PRECISSOR SABER MAIS OU MENOS COMO COMERÇA TENHO QUE FAZER UMA REDAÇAO DISSERTATIVA . ME AJUDE POR FAVOR
29/11/2010 01:03:25


10 BRUNA CRISTINA PEDROSA - MGRIBEIRAO DAS NEVES
assisti esse filme na escola e gostei muito dele acho que deve servir de liçao para os pais que nao querem seus proprios filhos enquanto tem muita gente la fora lutamdo pra ter a guarda ou ter o filho de volta ou sei la o que, mas que todos devem olhar a esse lado.
18/09/2010 14:54:00


11 Raquel Flores Prade - Rio Negro PR
Este filme é um ótimo recurso de apoio pedagógico para nós professores, trata claramente a inclusão, questões familiares, enfim contribui para a formação de nossos alunos, para que tenham uma visão mais abrangente sobre o tema abordado. Parabêns!
15/08/2010 17:04:34


12 nubia maria - campina grandePb
muito bom o filme,vou assistir com os meus alunos, é realmente uma bela lição de amor!
05/08/2010 16:16:27


13 daniel carlos - registro
EU SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. EU ADORO ESSE FILME. NA MINHA TURMA DE SALA DE AULA TEM DUAS AUTISTAS. AS OUTRAS CRIANÇAS NAO SE ENTROSSAVAM MUITO COM ELAS TINHA MUITO PROBLEMA EM ESTAR FAZENDO ESSA SOCIALIZAÇÃO. POR ISSO OPITEI EM FAZER UMA PESQUISA E EXPOR NA SALA DE AULA DE AULA PARA TODOS.... FIZ UM DOCUMENTARIO MUITO BOM E DOIS FILMES SOBRE AUTISTAS E UM SOBRE DEF. MENTAL QUE ESSE AI UMA LIÇAO DE VIDA. AS CRIANÇAS ADORARAM E FICARAM MUITO TRISTE EM SABER COMO AS MENINAS SE SENTIAM SEM PODER BRINCAR COM ELES. HOJE MINHA TURMA MELHOROU BASTANTE E ATE JA ENSINARAM AS DUAS A JOGAREM BOLA, ELAS NAO FICAM UM MINUTO SE QUER PARADAS NA AULA DE EDUCAÇÃO FISICA. O AUDIO VISUAL FOI UM FATOR MUITO FORTE PARA EU FAZER ESSA PONTE ENTRE ESSES DOIS MUNDO QUE SE FORMOU MINHA SALA DE AULA. O MUNDO DA INCLUSAO SOCIUAL PREVALÇECEU. E AS CRIANÇAS EU SO GANHAMOS COM ESSA CONQUISTA......
08/06/2010 20:21:21


14 Dyôgo Emmanuel - Propriá SE
eu sou um mentau e a menina que eu gosto e mentau tam bem a gente ja trocou caricias e beijos tem capacidade de nos dos termos uma familia 100 que a crianca nasa com problema
18/04/2010 20:39:05


15 amanda benício - fortaleza, ce
adorei o filme, é muito emocionante. Preciso fazer um trabalho pra faculdade, especulando como seria o desenrolar do caso se estivesse sendo julgado aqui no Brasil. Estou precisando de ajuda, por favor quem puder dar sua ajuda, obrigada.
18/02/2010 20:37:03


16 jean lucas - Assis Chateubriand
È un filme muito legal!!!!!!!!!
03/12/2009 06:39:20


17 anapaulaaraujo - sorocaba
ele sao muitos lindos o amor entre a filha e o pái
02/12/2009 20:23:27


18 ana paula sanches - guarujá sp
amei o filme,fiquei emocionada e vou velo novamente,pois preciso fazer conclusão desse maravilhoso filme para faculdade,o que diz respeito dentro da educação,mas nao sou boa nisso, se puder e quiser me ajudar, fique a vontade.PARABENS PELO FILME. O FILME É DEZ .DEUS ESTA COM VCS SEMPRE.BJOS.
18/09/2009 23:37:21


19 eliana - brasilia
adorei o filme !!otimo .alguem poderia me ajudar a descobrir as modalidade de aprendizagens do filme curso pedagogia estou aflita!preciso para 3 feira obrigado gente,...
04/07/2009 21:54:47


20 luciane campos vaz - ariquemes
olá gostaria de pedir uma pequena ajuda pois preciso entregar um trabalho da faculdade sobre a paternidade de uma pessoa deficiente mental...no ponto d vista psicologico ok deste ja agradeço se poderem me ajudar
22/06/2009 00:04:52


21 luziclea - varzea do PoçoBA
o filme é emocionante, San dá exemplo de amor para sua propria advogada,ajudandoa a em reação a seu filho, depois que ela o conheceu passou a se relacionar melhor com seu filho.
18/05/2009 12:17:07


22 monica - fortaleza
gostaria de saber qual o parecer critico da historia com a pscologia do desenvolvimento
31/10/2008 21:10:20


23 Maria Andréia Prieto Silva - Assis Chateaubriand/PR
Realmente, uma lição de amor. Passei o filme aos meus alunos do 3º ano ensino médio e gostaria de trabalhar dissertação com eles a partir do filme. Preciso que me ajudem, por favor, de temas que poderia abordar. Obrigada!
04/09/2008 20:00:41


24 Roseli Maciel da Slva Matos - FortalezaCe
Maravilhoso filme!!!, cada momento, eu me emocionei, parabenizo todos os produtores pelo fantástico filme, que foi feito para fazermos uma alto avaliação sobre nós mesmos.. e para que possamos mudar e deixarmos de sermos prenconceituosos. Sucesso!!
16/08/2008 23:32:53


25 Nayandra do Rosário - Bélem
O filme è ótimo,mais tenho um trabalho de faculdade em que preeciso fazer a relação do filme com a metodologia e a Psicologia?????????vcs podem m ajudar?Obrigada
15/08/2008 18:31:31


26 Lícia Raquel - São Luís-Ma
O artigo é fantastico, como a minha amiga relatou acima, o Filme, o artigo esta sendo o nosso estudo de caso para trabalhos academico. O filme sem dúvidas é uma lição de vida. Parabéns!
05/12/2007 21:37:20


27 Lays - Castro
Eu achei este artigo muito interessante, assim sendo gostari que vcs passassem por e-mail, a relação deste filme entre afetividade e inteligencia... agradeço desde já...
14/11/2007 13:13:56


28 Lucimar Santos - São Luís - MA
Belo artigo, nos faz refletir sobre o cuidado com nossos filhos e um aprendizado para os "ditos normais" tenham um novo olhar com os portadores de deficiência, que são pessoas capazes de amar e não se envegonham de demonstrar esse sentimento. Serviu como fonte de pesquisa para um trabalho acadêmico. Parabéns aos produtores e os atores pelo belo desempenho. 10/11/07
10/11/2007 12:10:42


29 HELEN PEREIRA DA SILVA - mato grosso
GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE ALGUMAS PERGUNTAS, PRA TRABALHO DE FACULDADE.1°) DO QUE REALMENTE FILOSOFICAMENTE E SOCIALMENTE TRATA-SE O FILME?2°)EM QUE MOMENTO PODEMOS PERCEBER QUE UM DEFICIENTE MENTAL,PODE AMAR,CUIDAR,E TER SEU PRÓPRIO RACIOCINIO?NO FILME?
26/09/2007 06:35:35


30 alexssandra - curitiba
Gostaria de uma ajuda para um trabalho de faculdade.Vou participar de um plenario juntei algumas informações,mais como posso agir perante algumas perguntas o porque Sam não pode criar sua filha.Estarei devendendo a promotoria de que Sam não tem a capacidade de criar a sua filha.Gostaria de algumas ideias para concluir o trabalho Obrigado
22/08/2007 01:23:24


31 viviane - mundo novo
O filme é bastante polêmico, pois, abrange várias área, desde Sam que é um pai com deficiências mentais até uma mãe "normal" porém que tem problemas com o filho e com o marido. Gostei muito porém só pessoa com sensibilidade poderá entender o filme. Parabéns.
04/08/2007 16:55:27


32 maria jose - marataizes - E.S.
um otimo filme, e tbm um exelente fonte para minha pesquisa, gostei muito. parabéns!!!
31/07/2007 00:18:10


33 Susilene Dantas de Oliveira Silva - Vitória de Santo Antão
Parabenizo aos produtores desse belissimo filme, onde nos leva a refletir como pais se precisamos cuidar melhor dos nossos filhos. E se estamos dedicando o tempo sufuciente para eles. Vocês deveriam produzir mais filmes dessa qualidade e divulgarem nas escolas como um todo. Parabens.
28/05/2007 14:43:23


34 maria de fatima da silva - são lourenço da mata_PE
Um belo artigo,com analise sucinta ,que serviu -me como fonte de pesquisa para um trabalho. Desejo sucesso .
10/04/2007 19:52:14


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.