A Revolução dos Bichos -
Coluna Planeta Literatura
"OS SETE MANDAMENTOS
Qualquer
coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é
amigo.
Nenhum animal usará roupa.
Nenhum animal dormirá em cama.
Nenhum animal beberá álcool.
Nenhum animal matará outro animal.
Todos os animais são iguais."
A opressão, tema tão discutido durante
as revoluções burguesas e uma das questões
abordadas na Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão, criada em agosto de 1789,
durante o fervor inicial do movimento que havia derrubado
a Bastilha e que, algum tempo depois levaria Luís
XVI a guilhotina, se tornou uma das bases que justificam
o levante dos animais da Granja do Solar contra seu
proprietário, o nefasto e violento Sr. Jones.
Indubitavelmente toda e qualquer revolução legítima tem como dínamo que mobiliza suas forças o uso da violência de forma repressiva invariavelmente associado a situações de penúria e escassez a que são submetidos os populares. Remexendo os escritos de Karl Marx podemos nos lembrar de um de seus mais célebres conceitos como definidor dessa ação, a clássica definição de "Luta de Classes".
Mas, desde quando podemos considerar os animais como seres que constituem um grupo capaz de afrontar o domínio sobre eles exercido pelos seres humanos? Seriam a humilhação, a miséria e as opressões, combustíveis capazes de tornar os animais conscientes e os levar a insurreições que virariam a situação de cabeça para baixo, fazendo dos animais os gestores de uma propriedade agrícola de bases coletivistas?
Na perspectiva do escritor inglês George Orwell, é possível perceber que sim. Que os animais, sejam eles porcos, patos, cabras, cavalos ou cachorros, de tanto apanharem ou serem submetidos a condições degradantes de existência, poderiam se levantar e derrotar seus algozes.
Trata-se, é claro, de uma alegoria através da qual Orwell nos remete a uma feroz crítica aos totalitarismos e as desigualdades reinantes tanto no sistema capitalista quanto no socialismo dos soviéticos (em sua época mais dura, de maior fechamento, de grande controle da sociedade pelos órgãos governamentais, durante o governo de Stálin).
Orwell retorna ao tema em outra obra prima, "1984". Critica a postura do estado que admite as incoerências de discursos contraditórios desde que sirvam para, num momento embasar as conquistas do governo e, em outro, criticar posicionamentos e políticas administradas por estados rivais, de ideologia frontalmente oposta. Contesta, através de seu personagem principal a existência do "grande irmão", a onipresença que acompanha a tudo e a todos através dos olhos eletrônicos (suprimindo de forma inconteste as liberdades). Ironiza a sociedade que se submete ao comando do governo de tal forma que tem que viver o prazer do amor e do sexo de forma controlada, desprovida de satisfação e sentimento, monitorada por um "Ministério do Amor"...
Em "A Revolução dos Bichos", promove a revolução que alça os bichos da Granja do Solar a subversão da ordem e a instalação da Granja dos Bichos.
Coloca os porcos Bola de Neve e Napoleão, orientados em seus princípios e ações pelo líder Major, no comando dessa nova sociedade. Os suínos constituiriam a elite intelectual entre os bichos da fazenda; sendo, portanto, capazes de entender e racionalizar a sociedade em seu modo de operação antes da revolução (a ponto de questionar as orientações vigentes) e de, posteriormente, encabeçar as transformações e estipular os objetivos que deveriam ser alcançados por todos.
Promove o porco Major a condição de líder máximo mesmo que postumamente, já que o porco perece poucos dias depois da vitória do movimento contra o tirano Jones.
Seu legado passa a ser disputado, palmo a palmo, por Bola de Neve e Napoleão. Cada qual com suas opiniões e planos políticos a serem implementados. A história dessa disputa define os rumos da experiência vivida pelos animais submissos, entre os quais o cavalo Sansão, a égua Quitéria, o burro Benjamin e todos os outros, menos dotados intelectualmente que confiam suas vidas a seus ´engajados´ líderes.
Bola de Neve se entusiasma com a possibilidade de uma revolução sem fronteiras, que ultrapasse os limites da Granja dos Bichos. Articula transformações que possam tornar a fazenda independente dos homens e, ao mesmo tempo, um centro de articulação, com o auxílio dos pombos e de outras aves, de movimentos de rebelião em muitas outras fazendas da Inglaterra e dos países vizinhos.
Napoleão preza as conquistas locais. Diz que quer consolidar o espaço objetivamente conquistado pelos animais e, almeja (secretamente) o poder, a autoridade suprema sobre os outros bichos, custe o que custar...
O embate entre os dois porcos tem desfecho trágico. Em tom tragicômico e irônico, a revolução deixa de ser legítima e, em seu lugar se estabelece o ferro e o fogo de quem esquece os "Sete Mandamentos" ou os altera deliberadamente em favor de privilégios específicos de uma casta, de uma classe social. Perde-se a oportunidade de firmar um espaço de conquista definitiva da solidariedade e do coletivismo, da cooperação e do socialismo.
Em seu lugar, os porcos se corrompem e se vendem em busca do prazer material que seduziu muitos homens de bons princípios alçados ao poder...
Substituem seus mandamentos por apenas um, verdadeiro slogan dos novos tempos na recém renomeada Granja do Solar, onde se pode ler, em letras garrafais:-
"TODOS
OS ANIMAIS SÃO IGUAIS
MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS
QUE OS OUTROS"
Obs.: Qualquer semelhança entre o enredo de "Revolução dos Bichos" e os acontecimentos da Revolução Russa e do período Stalinista na União Soviética não são mera coincidência. O autor George Orwell, socialista de carteirinha, era crítico mordaz de Stálin e das falsidades proferidas em favor de um sistema que considerava muito distante do verdadeiro socialismo. Se o leitor associar o velho Major a Lênin, Bola de Neve a Trotsky e Napoleão a Stálin entenderá a referência com perfeição!
Links:
-http://lumakimura.net/wlog/2006/a-revolucao-dos-bichos-de-george-orwell/
-http://www.comunismo.com.br/georgeorwell-revolucao.pdf
1 Evandro Leite - Montes claros
O o livro e maravilhoso,aconselho dar uma breve leitura sobre e Rev.Russa antes de lêlo,para se manter antenado as acoes q ocorrem durante a historia e associar nao So com o periodo da Rev Russa,mas com os dias de hoje,em periodos eleitorais.. O final e simplesmente espetacular!!
19/11/2012 13:44:48
2 Erica Missing - GuarulhosSP
Li o resumo do livro e fiquei curiosa para lêlo espero que me impressione!
15/03/2012 18:06:01
3 keyll - RecifePE
O livro é maravilhoso,tenho que fazer um resumo de 30linhas sobre ele acabei de ler e vir que ainda hoje no seculo XXI existe isto tudo que conta o livro.
O poder quando os tem,não importa se é bicho ou homem transformam um ser em outro.
como diz no fim do livro As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem,de um homem para um porco e de um porco para um homem outras vez mas ja era impossivel distiguir quem era homem e quem era porco.
O poder muda a todos pois cuidado com o poder que tem nas maos e que virá a ter.
para quem não leu ainda leia é muito bom,vc muda seus pesamentos em relaçao,a polica educaçao e outras coisas do mundo...
xero
_
31/03/2011 12:19:11
4 ernestinho - rio de janeiro
uma linda parodia da revolucao socialista na antiga URSS.
27/10/2010 16:42:13
5 eu - jmvade
è a revolução de que país? russia que não é.
Da Russia, pesquisem , tem um tal de gritzkenn que prova isso digitem no google : gritzkenn
e vcs verao.
08/07/2010 19:26:03
6 Yuri Yagami
- São Tiago Mg
Muito legal o livro so ki eu to fzendo um trabalho sobre as semelhanças entrte a revolução dos bichos e a revolução russa,
Se alguem puder me passar ai algo ki me ajude o meu email eh yuribarbosa@hot...
Flw`z
24/06/2010 14:43:24
7 ana claudia - são tiagominas gerais
esse livro é pessimo
chato
odeio historia
no livro fala que os bichos aprenderam aler e a escrever
isso não existe nem em sonhos
odeio revolução dos bichos, odeio
10/06/2010 20:32:46
8 ♥Danizinha♥ - São Paulo
nossa meu eu achei isso um masimo achei isso uma coisa muito interresante e que mostra pra gente a difereça da aparencia e da convivencia e eu acho que o depoimento do bruno m.nSacramento não tem nada ahhh ver com a historia do livro
xauuu
espero passar por aqui novamente beijinhosss........
19/05/2010 15:05:16
9 juaquina - caxias do sul
eh da pra encara tudo isso......afinal nos somos tudo bichu......hehehehehehehehehe
30/04/2010 09:45:05
10 Carla - SP
Esse livro é maravilhoso!
Atemporal como todos os clássicos!
Saber em quais circunstâncias ele foi escrito e as experiências do autor são importantes, mas a leitura deve ser feita sem vinculação politíca, pois ele vai além de partidarismo, a questão é o PODER!
17/01/2010 23:47:20
11 Lila Tenório - São Paulo
Um livro fascinante, certamente um dos melhores livros que já li. Orwell apresente, por meio da granja dos bichos, os principais personagens da Revolução Russa.Estou fazendo resenha Crítica a respeito deste livro e impresionamante como status e poder transforma a vida das pessoas, E não se enganem camaradas, ainda existem muitos governantes que se encaixam perfeitamente na sátira apresentada por Orwell.
03/12/2009 10:34:06
12 Fabiano - São Paulo
Por isso que nenhum sistema funcionará.. pq o grande problema está nas pessoas! São diferentes em disposição ao trabalho e naturalmente tentam tirar vantagem de quem é generoso. Seguimos a política de gozar ao máximo com o menor esforço possível.. mesmo que isso implique em sobrecarregar o próximo em trabalho.
Excelente ilustração associando as personagens aos líderes russos! Boa crítica tb.
09/11/2009 15:20:11
13 beatriz t.leite - belo horizonte
Qualquer semelhança entre o enredo de Revolução dos Bichos e os acontecimentos da Revolução Russa e do período Stalinista na União Soviética não são mera coincidência. O autor George Orwell, socialista de carteirinha, era crítico mordaz de Stálin e das falsidades proferidas em favor de um sistema que considerava muito distante do verdadeiro socialismo. Se o leitor associar o velho Major a Lênin, Bola de Neve a Trotsky e Napoleão a Stálin entenderá a referência com perfeição!
Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
Nenhum animal usará roupa.
Nenhum animal dormirá em cama.
Nenhum animal beberá álcool.
Nenhum animal matará outro animal.
Todos os animais são iguais.
03/11/2009 11:57:44
14 mariana Alves - São Paulo
essse livro se resume em uma só frase De poder a uma pessoa e à conheça de verdade
05/10/2009 15:08:16
15 ANDERSON - IPIXUNA
ESSE FILME E MAGNÍFICO
21/09/2009 10:38:59
16 maria - governador valadares
assisti esse filme em sala de aula, ele e muito bom...o professor pediu para tirarmos algo do filme qerendo saber qual a relacao entre educacao e: cultura,ideologia,poder, organizacao social,comunicacao social?
14/05/2009 13:31:39
17 BRUNO A. DE OLIVEIRA - SÃO PAULO
LIVRO PRECIOSO PARA AQUELES QUE QUEREM FORMAR OPINIÃO CRITICA EM RELAÇÃO AO SISTEMA POLITICO E SOCIAL DE SEU PAIS OU COMUNIDADE.
25/04/2009 11:07:08
18 Ana Paula - sao paulo
Magnifico...
O autor descreve de maneira sicinta a revolução, a ânsia por poder, e o mundo que vivemos...
23/04/2009 09:02:37
19 nadia janaina alves pinto - canoas
Olá estou precisando do resumo do livro construção de talentos do autor
Idalberto Chiavenato.
Grata.
21/03/2009 13:44:10
20 Antonio - JiParaná/RO
Obra magnífica, certamente um dos melhores livros que já li. Orwell apresente, por meio da granja dos bichos, os principais personagens da Revolução Russa. E, não se enganem camaradas, ainda existem muitos governantes que se encaixam perfeitamente na sátira apresentada por Orwell. Impressionante constatar como o poder pode transformar as pessoas, ou melhor, os bichos, fazendo com que aquele que um dia foi oprimido passe a ocupar o lugar de opressor, sendo muitas vezes ainda mais tirânico e perverso. Ademais, interessante notar, ainda, como algumas ideologias políticas podem causar uma cegueira geral. Fico me perguntando: será que foi `Napoleão` e os outros porcos que dominaram os demais bichos da granja, ou foram os próprios bichos que se permitiram dominar, considerando que não poderiam admitir que a Revolução, na verdade, não passava de uma ilusão?.
13/03/2009 13:52:39
21 Rita de Fátima da Silva Souza - SalvadorBa
Assistir o filme para fazer um trabalho de Filosofia. Vemos que a época mudou, mas a história é a mesma. O problema é sério, o trabalho de condicionamento é tão bem feito e tão antigo, que os próprios membros das classes dominantes acham normal. Muitos segmentos da sociedade lutam com toda força para manter essa ideologia sagrada na cabeça do povo, a fim de ocultar e justificar a realidade.
21/11/2008 23:37:34
22 Lucélia - São Paulo
Oi estou fazendo um trabalho sobre o livro, gostaria que vocês me mandasse um esquema do resumo do livro a revolução dos bichos.
Grata.
20/11/2008 11:53:20
23 Isa! - São Paulo
Oi!Eu gostaria de saber se você pode me ajudar com um trabalho de escola onde eu tenho que associar as principais personagens do livros com as principais da Revolução Russa, e explicar o por que! Será que você poderia me ajudar?
13/11/2008 19:30:56
24 Andressa Vasconcellos Ferreira - Chapadinha MA
A Revolução dos Bichos,nos mostra um conhecimento muito intessante,tratase de uma historia onde ocorre situações socias,desprezos entre os animais ou seja fatos q ocorreu nao so no periodo da Revoluçao Russa,mas q acontece ate hoje em nossa sociedade.Portanto ela é uma historia q chama atenção tanto o educador quanto o aluno,pois aprofunda nosso conhecimento no diaadia.É bastante interessante,gostei e indico p/qualquer pessoa q pretende atualizarse no mercado. sou universitaria da Faculdade do Baixo Parnaíba,e passei a conhecer o filme atraves do meu educador Robison,professor de sociologia da educação.
16/10/2008 22:03:13
25 Graça Regina - São Luis
Na minha busca por material sobre a Revolução Russa, qual foi a minha surpresa ao me deparar com a sugestão do livro A revolução dos bichos, que faz uma sátira sobre esse momento histórico da Rússia e de outras revoluções.Irei utilizálo na minha aula sou professora e espero que o resultado seja bastante proveitoso, pois o material é bastante lúdico, sendo exatamente o que eu procurava!
Valeu!!!!
08/09/2008 17:13:14
26 Jorge Luis - TriunfoRS
O comentário foi bom, mas existe uma grande dúvida sobre a definição do personagem major: Alguns dizem que se refere a Karl Marx porque ele morreu antes da revolução, e o livro conta que o major morreu antes da revolução na granja. Ficou vaga essa interpretação e tenho lido vários artigos e as idéias são diferentes em relação à identidade do personagem são espostas entre Marx e Lênin, existem artigos que unem os dois para definir o porco major.
08/09/2008 15:39:53
27 Bárbara - Curitiba PR
Oii....
Será que você pode me dar uma força num trabalho????
Preciso associar o livro A Revolução dos Bichos com a música Vida de Gado do Zé Ramalho, e não estou conseguindo...
Obrigada pela att
01/09/2008 18:12:14
28 Thatyana Braga - São Luis MA
A Revolução dos Bichos é uma leitura envolvente e interessantíssima a medida que nos envolve e nos remete a fotos e situações sociais que não só ocorreu no período da Revolução Russa mas que são presentes em nossa sociedade atual. Esta síntese apresenta com bastante perspicácia a narrativa.
16/07/2008 13:59:10
29 Juliana - Sao Paulo
Esta muito bem redigido. Me ajudou muito a terminar minhas pesquisas para a Faculdade sobre o assunto. Torna muito mais interessante o livro e a historia do que realmente aconteceu na Revoluçao Russa. Adorei.
23/06/2008 22:49:50
30 hehehe - hihihih
bem major não representa Marx,já quem foi ele que trouxe a idéia de revolução para a granja,mais não continuou ativo na revolução e nem se tornou um dos maiores líderes o que aconteceu com Lenin
09/06/2008 21:15:24
31 Andrea Trigo - São Paulo
Leia que interessante!
04/01/2008 13:03:55
32 Fco Flávio - Fortaleza/Ce
Li várias vezes esta pérola no início da juventude (15-18anos). Infelizmente, como comentado pela possível conterrânea Beatriz Guedes, ainda muito atual.
O seu texto retrata com maestria e simplicidade, profundidade e clareza, creio, toda a expressão transmitida pelo autor. Parabéns!
O nosso presidente, eleito por mim, eterno esquerdista, tem confirmado a tese exposta. Penso que serei PSOL. Sonhar ainda é possível, antes que se estabeleça as regras de 1984, outra pérola.
27/09/2007 20:16:43
33 Sabrina - Volta Redonda-rj
bom,eu não li o livro, mas assisti o filme echei muito legal!!!
obrigada...
10/09/2007 13:31:38
34 Lais Candido - Barra Mansa-Rio de Janeiro
Assisti o filme e achei legal !!! Obrigada...
10/09/2007 13:26:43
35 Samantha Santos Braga - Caçapava
Tenho certeza que esse livro é um bom acresimo para inteligencia dos jovens, assim como nos adultos, entre outras pessoas. Gostei do modo em que o Autor se refere-se aos personagens, pois na história os animais dão um sentido de uma brincadeira, referente aos homens corruptos da atualidade, que no entanto no final do livro o autor descreve há seguinte frase : - "As criaturas olhavam de um porco para um homem, de um homem para o porco e de um porco para o homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco. "
06/09/2007 18:09:56
36 ANDRÉ KOSSAR - Varegm Grande do Sul - SP
Li a "Revolução dos Bichos há poucos dias. Achei perfeita a maneira do autor expressar suas idéias políticas. Consegui encontrar o DVD do filme, o que ilustra melhor ainda a história.
Eu recomento, pois o filme e o livro são nota 11.
01/09/2007 16:22:19
37 Michelle de Miranda Corrêa - São Paulo-SP
Bom eu adorei está matéria e gostaria que todos conhecessem este livro, ele é muito bom e o autor desse livro foi fantastico....
04/08/2007 21:47:53
38 beatriz de sousa silva - balsas
é bom, mas seria melhor se tivesse oresumo (enredo) capitulo por capítulo.
04/08/2007 11:41:00
39 danielle - cruzeiro do sul
a revolução dos bichos nos mostra que os animais pressisam ser tratados com bem, porque eles tem sentimentos. além de nos mostrar um pouco de politica;e como o poder pode subir na cabeça do homem tanto como na cabeça dos animais como mostra o filme.
28/06/2007 14:08:15
40 Jorge - pinhais-pr
PARABENS João Luís Almeida Machado,vc escreve de forma simples e didatica!
Nao que essa forma de escrever seja um demérito à sua formaçao academica,muitissimo pelo contrário!
Mas é que nesse país onde estamos "cercados" por pseudo-intelectuais da ACADEMIA...
Essa "gente" está inserida no universo dos:BLOGS;COLUNAS;LIVROS;ESCOLAS além de se reproduzirem à cada instante em formato de opniões"herméticas",as quais poucos conseguem entender/traduzir.
Olhando assim,voce faz a diferença,basta ler este teu artigo:"A REVOLUÇAO DOS BICHOS".Em suas linhas voce socializa e ENSINA o REAL valor deste livro de ORWELL!
Saudaçoes!Jorge.
27/06/2007 17:51:14
41 Ana Paula - Curitiba
Este livro é magnifico
25/06/2007 17:15:39
42 KROL - Erechim
Nossa...Esse livro é muito bom...Traz referências claras da revolução russa e nos mostra que é impossível formarmos uma sociedade perfeita com governantes humanos ou seja imperfeitos!!!!!!!!!!
25/06/2007 16:02:06
43 zeniwton - curitiba
falem mais sobre cada bicho que representava na revoluçao dos bichos...
!!!
obrigado...
05/06/2007 18:34:57
44 beatriz guedes - Fortaleza- ce
Li esse livro há 30 anos atrás.... fiquei impressionada! foi muito importante na minha formação crítica, continua muito atual.É uma pena!
20/04/2007 11:12:16
45 Alzira C.L.Araujo - Franca-Sp
Ler a "Revolução dos Bichos" é uma grande oportunidade para colocar nossos alunos diante do painel político que estamos vivendo e de dar a eles a chance de pensarem sobre quem são os porcos na nossa revolução.
12/04/2007 13:46:08
46 Bruno M.N - Sacramento
Essa obra "A Revolução dos Bichos", trata-se de uma esperiência que podemos considerar até os dias atuais, muitas vezes somos enganos por um sistema político que nos prega uma intensâo de bom principios social.
Vemos em nosso capitalismo o governo americano, mostrar se um interesse preocupante com o mundo,sendo que ñão importa nem um pouco com os outros, nem o tratado para a diminuição da poluição ele assinou.
11/03/2007 17:57:48
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.