“Vai um”? “Empresta um”? - 26/06/2006
O que isso significa exatamente?
As operações de adição e subtração representam uma das grandes dificuldades para os alunos das séries iniciais. Muitos professores acreditam que, para aprender a resolver essas operações, basta decorar uma série de etapas. Por exemplo, para resolver a operação abaixo:
Em geral, os alunos aprendem a recitar mentalmente o que fazer: “cinco mais sete igual a doze, fica dois, vai um. Um + um + um = três. O resultado é 32”. Esse aluno sabe resolver a operação; mas, será que se lhe perguntarmos o que significa “vai 1”, ele saberá responder?
É muito importante que o professor permita ao aluno ter acesso a diferentes formas de calcular, seguindo várias propostas. As operações são ensinadas como técnicas, ou seja, séries de ações que, se repetidas, conduzem ao resultado esperado. Na maioria das vezes, essas ações são aplicadas sem que se saiba seu significado, o porquê de cada etapa; sem saber o que faz a conta dar o resultado correto.
Além disso, com freqüência o ensino do algoritmo se confunde com a própria operação a que se relaciona. Dizemos, muitas vezes, que um determinado aluno já sabe somar porque ele saber fazer uma conta de adição. A operação de adição é um conteúdo bem mais amplo e complexo, que envolve várias ações e idéias, não apenas uma técnica de cálculo.
Outro ponto a ser considerado é que, para os alunos, é importante o contato com diferentes maneiras de calcular e, principalmente, que possam utilizar estratégias criadas por elas mesmas. Ao aprender o algoritmo da adição, um aluno da 1ª série, por exemplo, pode resolver esta operação da seguinte forma:
Como ainda não havia compreendido o transporte para a coluna das dezenas (“vai um”), somou as unidades e colocou o 12 abaixo da linha; depois, somou as dezenas e encontrou o resultado apresentado.
No entanto, se esse aluno já realiza suas contas por meio da decomposição dos números e sabe que o resultado deve estar próximo de 30 (pois somou: 10 + 10 = 20, sendo o 10 do 15 e o 10 do 17), pode perceber que seu resultado não está correto, antes mesmo que o professor aponte o erro. O fato de ter acesso a diferentes estratégias de cálculo ajuda o aluno a controlar seu resultado.
Quando vamos ao supermercado e temos que somar o total de uma compra como, por exemplo, 29 + 32, podemos:
a) Arredondar os números envolvidos e obter uma soma aproximada. Neste caso, faríamos: 30 (arredondando 29) mais 30 (arredondando 32).Portanto, 60 seria um valor aproximado do resultado.
b) Utilizar a decomposição decimal dos números. Neste caso, 29 se converteria em 20 + 9 e 32 ficaria 30 + 2. Em seguida, é preciso somar as dezenas: 20 (do 29) + 30 (do 32) = 50. Depois, somar as unidades: 9 (do 29) + 2 (do 32) = 11. Por fim, basta juntar os totais parciais encontrados: 50 + 11 = 61.
c)
Recorrer a outras decomposições.
Poderíamos fazer o seguinte:
29 = 25 + 4
32 = 25 + 7
29 + 32 = 25 + 25 + 4 + 7
29 + 32 = 50 + 4 + 7
A escolha da estratégia mais adequada depende da situação. No caso do supermercado, se eu quiser apenas ter uma idéia aproximada de quanto já gastei, talvez a primeira estratégia seja melhor.
O professor deve oferecer aos alunos a possibilidade de experimentar diferentes formas de cálculo favorecendo a escolha das estratégias mais adequadas à vida prática. O algoritmo tradicional (ou conta armada) também é importante e precisa ser ensinado. Mas não como a única forma de calcular e não de forma mecânica, sem que o aluno entenda o que está fazendo.
Se desejamos que nossos alunos tenham contato com o algoritmo, mas que não o aprendam como uma série de passos sem significado e também que experimentem outras estratégias, é importante dar-lhes tempo para pesquisar, trocar experiências com seus colegas e “inventar” formas de calcular, antes de aprender o algoritmo.
A
busca de estratégias pessoais de
realização do cálculo envolve diversos
conhecimentos a respeito dos números e da maneira de operar
com eles. Todo esse aprendizado será fundamental para a
compreensão dos passos envolvidos na
realização da conta armada.
Estratégias pessoais
Ensinar aos alunos diferentes técnicas de
cálculo, com base no que eles mesmos criaram pensando em
correspondências, é uma ótima maneira
de valorizar suas contribuições. Além
disso, garante que o aprendizado não seja memorizado
mecanicamente, sendo compreendido de fato pelos alunos.
O algoritmo da subtração
Como vimos no ensino da operação de adição, a principal dificuldade é o transporte, o “vai um”.
A operação de subtração também coloca seus desafios, se quisermos que os alunos não se limitem a repetir as etapas, sem compreendê-las. No caso da subtração, o maior desafio é explicar o significado do “empresta 1”.
Por exemplo:
João tinha 72 reais. Gastou 38 reais comprando algumas roupas. Quanto sobrou? Um aluno pode resolver assim:
É simples compreender o que ele fez. Ele decompôs o 72 em 7 grupos de 10, pois sabe que o 7 do número 72 vale 7 vezes o número 10. Depois, riscou os três grupos de 10 correspondentes ao 38. Para subtrair o 8, transformou uma das dezenas restantes em dez unidades, deixando sobrar 2 (10 - 8). Feito isso, bastou contar quanto sobrou. Como seria a conta armada para resolver esse mesmo problema?
Quando cortamos o 7, para que ele “empreste 1” ao 2, estamos dando os seguintes passos:
a) Separamos uma das dezenas do 70, transformando-o em 6 dezenas + 10 unidades.
b) Juntamos as 10 unidades ao 2, totalizando 12.
É muito importante não esquecer que, nesta conta armada, o 7 não é apenas 7, na verdade, ele continua valendo 70, ou 7 dezenas. Quando “empresta 1”, está emprestando uma dezena, que se juntará às duas unidades, transformando o 2 em 12 (10 + 2). É mais ou menos isso que o aluno fez, ao transformar 10, daqueles em que decompôs o 72, em dez palitos. Ele não juntou essas dez unidades com as outras duas porque, para seu cálculo, isso não seria necessário. Mas, no algoritmo, é.
A conta de “escorregar”
Uma outra maneira de realizar a conta de subtração é aquela em que se empresta 1, mas esse 1 “escorrega” e é acrescentado ao subtraendo:
Veja o que aconteceu neste caso.
Assim,
somando 10 aos dois termos, o resultado da
subtração se mantém o mesmo. Para os
alunos das séries iniciais é muito mais
difícil compreender esse modo de fazer uma
subtração. O mais simples é relacionar
a subtração aos conhecimentos que já
construíram.
Ensinar aos alunos que, no 72, o 7 vale 70 ou 7 grupos de 10; que um
desses grupos de 10 corresponde a 10 unidades, e assim por diante, fica
mais fácil de ser entendido.
1 Maria S.Pedro. - São Paulo
Andréa Cristína., Quantas duvidas!, Permitame expor minha colaboração se possível., Quando o minuendo é menor que o subtraendo,transformoo em dezena, assim 010,111,212,313,414 e assim por diante,a unidade 1 da dezena e só ela será sempre deslocada para a esquerda somandose com a unidade subsequente assím, para a subtração 504375 , vou subtrair neste cantar, 5 para 14 é igual a nove,o 9 será grafado sob o número cinco, sobrou 1, 1+78 e 8 para 102, grafa o 2 sob o número 7,novamente sobrou 1, 1+34 e,4 para cinco falta 1, grafa o 1 sob o número 3 e o resultado será este
504
375 ,com o sinal de menossempre à esquerda da conta,
____
129, portanto,504375129 quinhentos e quatro menos 375 é igual a 129.
Não consegui colocar o traçado sob a linha dos subtraendos pois, estou engatinhando em computação.
Caso minha pincelada seja aceita ficolhe muito grata.
Gostei da experiência!
Feliz 2013 para você juntamente com os seus e todos os que de uma maneira ou outra participam do seu dia a dia,
Beijos!
24/02/2013 08:19:03
2 kethleen - conchal
eu tenho 7 anos e queria aprende a fazer contas de emprestar
23/01/2013 09:13:29
3 isabelly - saon jose
eu tenho 9 anos tenho muitos amilgos e tles imas etudo na quata serue entlei aviantada
14/09/2012 12:01:18
4 Priscila Rita da Silva - jiparana Ro
Nossa que maravilha essa explicação sou acadêmica de pedagogia precisei entender melhor o material dourado
ajudou muito
03/09/2012 22:37:23
5 Ivone Lima - GranjaCe
Estava confusa quando fui ensinar a tarefa de mat.de meu neto de 7 anos, pois não lembrava mais da subtração do empresta 1,mas pesquisando encontrei neste site e ficou bem claro, gostei obrigada.
21/08/2012 15:57:45
6 Jrds - carapicuiba
Nossa!! amei o site ,tudo de bom!!agora sei que aprendi, esse negócio de escorregar acho que não é comigo valeu pela alto ajuda!!
11/07/2012 12:38:50
7 jully - RIO DE JANEIRO
af isso nem esplica!
16/04/2012 12:17:50
8 franciny - São Mateus
muito legal a matemática legal
30/03/2012 18:21:34
9 marcius - vitória e.s
poderia mim detalhar a seguinte subtração por favor.
1500
814
de cabeça eu faço tranquilo mas no papel ficou confuso.obrigado
29/03/2012 22:11:00
10 Madja Maria de Deus Barros - Paracuru
Gostei das ideias do artigo. Bem ao nível do foco proposto.
Faz o aluno refletir sobre o universos das probabilidades.
01/02/2012 12:03:34
11 hellem camila - campina grande
eu amo esse site por que e educativo para criancas adolescentes e adultos
12/12/2011 20:06:01
12 André LUiz - Resende
É... eu estava numa baita dúvida em relação à subtração e adição. Sem sombra de dúvida esse artigo me ajudou pacas, porque depois de muitos longos anos não lembrava mais nada de matemática até as contas mais básicas como essa. Show de bola.
29/11/2011 11:21:03
13 Luis Barreto - Porto Alegre ,RS
O lance do vai um empresta me foi ensinado na terceira serie do primario ,so depois rodar tres vezes e ter alguem que me ensinase a pensar desse geito e que deslanchei,mas o lance de acrescentar,10 foi de lascar,depois de muito tempo aprendi mais um manha. valeu...
04/10/2011 17:27:37
14 laise cabral barbosa - bragança paulistasp
eu gostei muito dessa explicação, agora eu posso fazer subtração sem erro, uma coisa que eu tinha aprendido na escola, mais não conseguia entender, mais nesse pagina eu consegui entender muito obrigada.......tchaaaaaaaaaaaaaa
27/09/2011 14:20:56
15 júlia - maceio
muinto obrigado min ajudou muinto e muinto legal essa conta subtração com reserva além de todas contas sou muinto estudiosa
11/09/2011 12:28:37
16 claudia - petropolis
adoreiiiiiiiiiiiiiii muito obrigado pela ajuda estou falando de cora~ção mesmooooooooooooooooo obrigadooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
31/08/2011 11:52:13
17 Vera Oliveira - Portugal
UAUAU!!!
OBRIGADAO!!!
Consegui explicar á minha filha a subtracção com o jogo do escorrega....
OBRIGADO já estava a stressar...rsrsrs
24/08/2011 07:32:44
18 Ricardo - São Paulo
Puxa vida! Uau!!
Ótima explicação esta. De maneira simples e objetiva me ajudou a recordar como fazer uma continha de menos.
Devemos fazer contas na mão de vez em quando pra não esquecermos isso.
Muito bacana este texto, tomara que hajam muito mais.
11/08/2011 21:33:18
19 kauane vitória dos santos - saõ paulo
quero aprender matemática
21/07/2011 14:50:12
20 clicia - paulistana
ola td bem com vcs que vcs são muito feliz pra sempre
18/06/2011 21:23:01
21 jamile - capivari
nossa aprendi muito nessa conta obrigada amiga por me mandar essa conta para mim estudar para prova
17/06/2011 17:20:37
22 Mônica de Almeida Cadorin - Rio de Janeiro RJ
Muito bom o texto. Acho que os professores de matemática deviam ser mais conscientes desse fato, para facilitar a vida dos alunos. Eu só sei fazer conta de somar armada, então não sou boa para contas de cabeça. Um tio meu faria a conta do exemplo assim 15+17: 1+12 dezenas 5+712 unidades 2+13 complemento das dezenas resultado32. Eu nunca consegui entender o empresta um da subtração. No meu código de ética, se pediu emprestado tem que devolver, e nunca sobra o um para devolver no final da conta. Minha mãe ensinou a fazer de baixo para cima como ela chama, que é o segundo modo apresentado no texto 7238: 8 para 124 vai um no subtraendo 4 para 73 resultado34. Quando eu estava na sétima série, fazíamos contas com grau, minuto e segundo, e o professor usava esse vocabulário de empresta um. Quase fui reprovada por não conseguir entender o processo. Foi preciso um professor particular dizer a palavra mágica você pega um grau e TRANSFORMA em minutos. No bimestre seguinte, fiquei com 100 de média.
Vou repassar este link para todos os professores que eu conheço.
15/06/2011 12:06:47
23 Franci - RECIFE
Muito bom o seu site, pois eu estava precisando entender como minha filha de 8 anos estava apreendendo a subtracao na escola. Ela apreendeu pelo metodo de emprestar e eu apreendi a 30 anos atras pelo metodo de escorregar, achando que só existia esse
08/06/2011 08:07:22
24 dinalva - Salvador
ola! ficarei muito feliz se puder me ajudar.
estudei a mais de 30 anos atrás e estou com grande dificuldades, na verdade eu nunca aprendir e agora preciso para ensinar minha filha de 8 anos que estar na escola e agora precisa aprender as contas de subtração: quando o numero de cima o minuendo e menor do que o subtraendo.
e de divisão com dois numeros no divisor. e multiplicação com dois numeros no multiplicador.
Muita Agradecida!!!
16/05/2011 09:40:38
25 Nayra - sãosebastião
O.o Muito Obg Pelas explicaçõs eu não tava lembrada na Priva Como Se Resolvia uma Subtração e acabei tirando 4 `` Parabeens Esse Site éh Maassa
19/04/2011 12:20:17
26 keliane Lima - São José da Tapera
É de fundamental importância as trocas de conceitos na aquisição do conhecimento. Com isso quero dizer que os métodos usados por vcs na resolução desses problemas podem ser úteis e até despertar nos discentes o prazer pelo ato de aprender a matemática associandoa no seu diaadia, sendo que ensinar matemática nas séries iniciais é um processo que exige dedicação e muita dinâmica!!! Parabéns pelo conteúdo exposto e espero contar mais com seus métodos.
15/04/2011 10:50:27
27 Bousano - Acari
Parabens gostei muito das explicações referente á adição e subtração. Parabens.
12/04/2011 21:50:42
28 hiago - artur nogueira
quero aprender
12/04/2011 18:32:31
29 gessica fernanda - sao paulo
gosteii desse site.. valeu aprndi bem..
04/04/2011 04:58:20
30 Aldrei - Ribeirão Preto
Olá ,por favor me explique passo a passo esta conta?
60122839?
Obrigada
26/03/2011 22:36:20
31 nicole martins - nova mutum
muito bom a site de vcs explica beem certinho vcs me salvarao por q hoje eu tenho uma prova de matematica sorte eu ter encontrado site de vcs..........
obrigada..........
24/03/2011 12:36:50
32 CARLOS ROBERTO MELO DE CARVALHO - TOMÉ AÇU PARÁ
Muitíssimo bem vindo este artigo, pois em nosso municipio estamos começando uma etapa do Pró Letramento em Matemática e vai sernos muito útil.
16/03/2011 14:11:23
33 CARLOS ROBERTO MELO DE CARVALHO - TOMÉ AÇU PARÁ
Muitíssimo bem vindo este artigo, pois em nosso municipio estamos começando uma etapa do Pró Letramento em Matemática e vai sernos muito útil.
16/03/2011 14:04:53
34 Renan - Fortaleza
Eu não sabia subtrair por nunca ter tentado. Mas bastou eu olhar essa orientação que aprendi!
Tá muito bem explicado. Parabéns e muito obrigado!
07/03/2011 00:53:35
35 lourdes - casimiro de abreu rj
ola gostaria muito de recer dicas sobre subtraçao gostei muito desev sit b j
19/02/2011 23:48:59
36 millena - macaé
eu adoreiiii parabens
30/11/2010 11:45:36
37 Julia Paula - Salvador
Adorei, mas faltou uma coisa. quando estou fazendo uma subtração é o último número superior é menor que o inferior, aí toma esprestado de que?
26/10/2010 19:38:14
38 elieide - amontada
muito bom este artigo e me foi muito útil na construção de um projeto de pesquisa para pósgraduação.obrigado.
23/10/2010 14:29:57
39 mila -
nao gostei
10/10/2010 17:07:00
40 Cirlene Martins de Lima - Gaspar
Boa noite, navegando descobri esse artigo gostei muito aprendi também. Sou professora do 2 ano ensino fundamental, é meu primeiro ano como professora, gostaria de saber como ajudar meus alunos com dificuldade nas adições e subtrações.Será que poderiam me ajudar? grata pela atenção
05/09/2010 22:26:40
41 zélia - Diamantina
Excelente!!
Hoje meu filho terá prova de matematica .e com certeza se saírá bem .
Continue colocando matérias como essa aqui, e com certeza estará ajudando muitas mães a ensinar seus filhos com o dever de casa. E o que é melhor, de maneira correta.
obrigada.
Muito obrigada.
23/08/2010 09:04:56
42 Rafael - Gotham City
É muito importante que todos aprendam a lógica que está por trás do método de resolução de todas as matérias.
Muito bom o artigo. Parabéns!
13/07/2010 12:37:30
43 Nataly Coimbra Arces - Campinas
Todas as atividades meus alunos gostaram todos foram bem na materia !!Obrigado por ter me ajudado a ter mais atividades !!
07/07/2010 13:28:38
44 Carlos Henrique - São Matheus
gostei disso por que eu sou 2 serie e isso e bom pra mim principalmente por que tem prova pra mim hoje por isso eu to estudando
30/06/2010 10:58:57
45 Gabriel - chavantes
Nossa eu aprendi muitas coisas com ese site eu gostei muito!
29/06/2010 09:39:47
46 Roberta Ribeiro - Salvador
Olá, quero parabenizála pelo artigo e gostaria que me ajudasse a sanar uma dúvida. A partir de que série é ideal iniciar subtração com reservas? Minha filha tem 7 anos está no 2 ano e grande dificuldade com essa matéria.
04/06/2010 18:36:16
47 Dolores Stein - Santa Cruz do Sul
MUITO INTESSANTE,COLEGA!
17/05/2010 22:41:06
48 dayana - itiquira m.t
gostaria de fazer uma pergunta
Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como 83 ou 94 nas series iniciais?
19/03/2010 12:15:31
49 natacha - carapicuiba
eu quero aprede
08/03/2010 15:48:34
50 Thiago Lima Velozo - Boa Vista
Este artigo estar muito legal e interessante como todos os outros. Minha matéria preferida é Matemática!
04/03/2010 09:10:09
51 katia adriane maganha - pirassunungas.p
O uso do material dourado em minha sala tem sido muito bom, pois os alunos estão fixando bem a idéia de unidade, dezena e centena. nunca havia trabalhado com material dourado, hj vejo que é um material muito rico e eficaz!! Parabéns!!
24/02/2010 21:10:56
52 PATRÍCIA ALINE DA SILVA - Sãp joão do ivaí PR
NOSSA MUITO BOM ESSE ARTIGO!
HOJE APLICAREI UMA AULA DE MATEMÁTICA
NA UNIVERSIDADE EM QUE EU ESTUDO, MAS COMO
SE FOSSE PRA UMA TERCEIRA SÉRIE E ESSE ARTIGO
ME AJUDOU MUITO!
25/11/2009 13:38:49
53 manuel - madeira portugal
Como farias com um algoritmo de 3 casas, 10005, com o primeiro caso?
Experimentei e não consegui! Até às casa das dezenas funciona bem a a partir daí como fazemos. ex.
10005
9 1
1000
5
______
9 5 e agora????!!!!!!!
19/11/2009 18:43:09
54 celina G.S.Pinto - jundiaí
Achei esse conteúdo muito importante .adorei!!!!!!
04/09/2009 19:40:40
55 Ricardo Staack - Nova Friburgo
Na subtração deve ser usado o algorítmo que exige o mínimo de riscos e pequenas notações colocados entre os algarismos originais da operação para evitar o aparecimento de excessos de símbolos que levarão à erros visuais.
É melhor fazer o vai um em baixo, mental do que o empresta um em cima com anotações. Experimentem p.e. 298.765 98766 e vejam a confusão que o último método pode induzir.
Claro que o entendimento do sistema decimal é necessário, mais algorítmos devem ser limpos e eficazes.
26/07/2009 09:27:43
56 maria vanilda timbó lameu - vitória da conquistabahia
achei um espetáculo, gostei imensamente, é uma maneira excelente de ajudar as crianças desenvolverem o raciocínio, sua inteligencia, assim a matemática deixa de ser o
bicho papão onde todos têm medo dela e criam um barreira dificultando a aprendizagem dos estudante, quando de fato ela é uma disciplina desafiante e linda.
23/07/2009 18:10:24
57 Valéria Cristina Gomes Borges - Lençóis Paulista
É de fundamental importância explicar aos alunos o porquê dos números subiremtrocas e também permitir que resolvam á sua maneira, relatando aos colegas, os caminhos utilizados pois cada um possui uma maneira diferente e pode esclarecer possíveis dúvidas dos colegas.
27/05/2009 14:09:30
58 Eliane Baima - pirassununga
Fiquei muito feliz com esse site, pq eu estava tendo muita dificuldade com meu filho,pois estava ensinando á ele de uma maneira e ele estava aprendendo na escola de outro jeito sendo assim, ele estava todo confuso....E se achando o pior da sala, quando vi este site e mostrei á ele ele me disse que era dessa maneira que ele havia aprendido..
25/05/2009 20:23:48
59 cristiane R - riqueza
esse assunto é muito bom . Tem bastante coisas importantes.........
20/05/2009 20:00:15
60 Ivanda M. Batista - São João doCaiuá, PR
Gosteimuitoda forma usada para resover esse problema, sou ´rpfessora há 24 anos, np Ensino Fundamental.trabalhocom crianças de 3 série, vou a´locar emminha sala. Trabalho muito com material dourado, estoufazendo o curso Pró letramento na [area de Matemática, por esse motivo estou fazendo essa pesquisa. Obrigada!
05/05/2009 20:39:40
61 José Filho - João Pessoa
Precisavase deste conteudo, pois aprendemos que vai 1, mas pra onde?
por que?
Obrigado.
17/04/2009 09:16:36
62 Eliane FerreiraMT - Lambari D Oeste MT
este conteudo foi maravilhoso eu estava dezenvolvendo um trabalho que falava justamente de adiçao e subtraçao e nao encontrava os conteudos suficiente que me desse uma pase concreta me ajudou muitoooooooooooooo Obrigada!!!!!!!!!!!
14/04/2009 23:15:07
63 Thais Rodrigues Kaam - Mairinque/SP
Tambem concordo com muitos pais e professores! Essa historia de vai um, empresta um, ou escorrega um, realmente é muito complicada para uma cabecinha tão jovem, de 8 ou 9 anos! Parece que estamos dando um nó em suas cabecinhas!!!!!!!!! Estou encontrando dificuldades em ensinar meu filho de 9 anos, pois na minha época era diferente....eu aprendi que desce um!!!!! Agora ele tenta dizer que empresta???? Por favor se voces tiverem mais explicações, me ajudem. Serei muito grata a ajuda de voces. Um grande abraço.
03/04/2009 21:31:38
64 Rosimeri H. da Silva - São Bento do Sul
Artigo interessante, mas ainda acho complicado para uma criança de 8 anos ou menos, entender a questão de reserva e empréstimo na adição e subtração. Já a questão do escorrega um eu nunca tinha compreendido e acredite se quiser, foi desta forma que me ensinaram a subtração. Valeu!!
10/03/2009 20:31:23
65 dulce mendes - Belém
muito bom o artigo,sou professora de matemática,e quando os alunos chegam na 5ª,6ª e 7ª série verifico que eles não sabem trabalhar com as operações fundamentais ,usando esses métodos é mais fácil para que eles teham mais facilidade para efetuar as operações.
17/02/2009 20:40:02
66 Rosangela - São paulo
Adorei o artigo! Muitas vezes preocupeime com uma maneira clara de expor esse sistema de vai um, empresta um e ficava quebrando a cuca sobre uma como deveria explicar de forma que os alunos ou filhos compreendessem, não de forma mecânica. Esse artigo me esclareceu muito. Obrigada e sempre que tiver matérias interessantes e puder me enviar, agradeço de coração e a educação será a maior beneficiada.
22/11/2008 10:04:47
67 Ana Maria de Paiva Nunes - Mateus Leme
Conteúdo excelente.Muito obrigada.
14/11/2008 19:01:46
68 Julliet Vitória - CampoGrande MS
Muito bom o saite pois descobrimos muitas coisas adorei...!!!
Não sabia nada sobre matematica agora sei tudo dimais
adoreiiii...!!!!
bjusssssssss.
29/09/2008 20:15:10
69 PROFESSOR CÍCERO - JUAZEIRO DO NORTECE
PARABÉNS POR ESSE EXCELENTE TRABALHO!
SE VOCÊ PUDER ME AJUDAR, EU FICO MUITO GRATO.
ESTOU PROCURANDO SUBTRAÇÕES COM C/D/U E E TAMBÉM CM/UM/C/D/U
29/09/2008 07:24:46
70 Alessandra - Monte Alto SP
Achei ótimo este artigo . Leciono faz pouco tempo para séries iniciais e estava muito preocupada com a compreensão dos alunos na resolução dos cáculos principalmente o da subtração.Este artigo me foi muito util, parabéns!!! Um abraço.
25/09/2008 19:37:50
71 Cristiane Oliveira - João Pessoa/PB
Sou educadora e atualmente trabalho com o ensino fundamental I, sei da importância da compreensão do aluno na resolução das situações problemas, na realização dos cáculos e na escrita da linguagem matemática ainda pouco usada por nós professores, por isso trabalho com jogos e com diversos materiais: material dourado, ábaco, cédulas de dinheiro de brinquedo e diversos materias que faciltem esse processo de compreensão e incentivem a autonomia de cada aluno,
Não concordo quando se usa o termo empresta um, pois emprestar sugere que se devolva, na escola trabalhamos com o termo troca, uma vez que trocamos 1 dezena por 10 unidades. Quanto ao escorrega um ou vai um, se perguntarmos a uma criança o que significa esse 1, ela saberá responder?!
Um abraço.
29/08/2008 22:33:08
72 clarice novaes souza - sumare
oi eu estou na quarta serie c na escola
E.M.jose de anchieta eu estou aprendendo m.m.c
E queria que voces me encinacem um pouco mais sobre m.m.c
obrigada !!!!!!
23/08/2008 10:42:32
73 Cleide - Rio de Janeiro
Parabéns pelo artigo. Minha filha encontrase com dificuldades de apreender subtração e eu não sabia porque. Agora, graças a vcs descobri, a professora dela utiliza a conta de escorregar e ela não consegue entender o raciocinio de acrescentar um ao subtraendo. Com certeza agora vou poder ajudála. Hoje ganhei de uma amiga o material dourado que vou utilizar em paralelo as explicações da professora. Parabéns!
15/08/2008 19:22:34
74 Jonatas Pimentel - Foz do Iguaçu PR
Gostaria de Parabenizar por este artigo, muito bom vai ajudar bastante no aprendizado de minha filha, já que nao tive um bom aprendizado quando criança tambem, a iniciativa e excelente.
Sds.
30/07/2008 20:55:48
75 Jullyana - GoiâniaGO
GOSTARIA DE TIRAR DÚVIDAS, NA CONTA DE SUBTRAÇÃO, com relação ao número 0. Pois as vezes, ele vale 0 outras vale 9.
02/07/2008 12:40:04
76 Emanuelle - sapé
não e comentário e uma duvida como resolver 504-375? o numero 0 pode amprestar ao 7 como
04/06/2008 11:31:22
77 emanuele ribeiro - concordia
gostei este saiti me ensinou coisas que na aula eu nao entendi
28/05/2008 20:13:26
78 francisca - são josé dos campos
gostei muito de ter encontrado esse email, pois sei que vai me ajudar nas minhas duvidas. beijos!!!!!
24/05/2008 10:00:01
79 ariana de sousa neto - rio de janeiro
eu nao gosto de matematica , mas acho que e importante para o futuro de toda as pessoas do mundo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
18/05/2008 20:25:25
80 Jacqueline Santos marques - Maceió- Alagoas
Primeiramente, gostaria de agradeder-te por esse artigo de suma importancia às mães que se encontram ou se encontavam desesperadas, assim, como eu. Meu filho, tem 7 anos e se encontra no 2° ano(antiga 1° série do ensino fundamental). Ele tem apresentado dificuldade em matemática, o que para mim não foi uma surpresa, uma vez que nunca gostei de cálculo. Sou formada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas e meu esposo em História (ele também não é chegado a cálculos). Só que é diferente quando nos deparamos com a dificudade de nosso filho em relação a esta disciplina. Me vi desesperada e desanimada. Comecei a fazer coleção de tampas de garrafa pet para ajudá-lo; também em uma cartolina escrevi de 0 à 100 para trabalhar com ele dezenas inteiras, sucessor e antecessor, numeros pares e ímpares e fixei na parede de seu quarto. Tudo tenho feito para ajudá-lo, até estou passando a gostar de matemática! Saiba que vibrei de alegria com esse artigo !!! Muito obrigada e que Deus te ilumine a cada dia te dando muito mais sabedoria.
Abençoo sua familia!
P.S.:Ah! Por favor me envie outros artigos que possam vir a me ajudar. Um abraço.
13/05/2008 13:44:00
81 Leonardo dos Santos Radespiel - Angra dos Reis RJ
Parabéns pelo seu artigo. Precisamos de mais iniciativas como esta! Entretanto, não vejo nossos alunos chegando ao 2º segmento do Ensino Fundamental com tanta experimentação em outras formas para operar os números naturais.
05/05/2008 18:29:54
82 fernanda freitas - chapecó
muito bem!!! essa e mais uma forma de ajudar as pessoas que tem dificuldade em matemática.
mas uma coisa vcs poderiam colocar algumas contas para o pessoal responder talves assim seja mellhor!
30/04/2008 11:38:31
83 Maria Vanilda de Oliveira Carneiro - São Dominngos - BA
Que bom! Navegar pela Net e deparar diante de um artigo deste!
Que bom seria se todos os educadores e estudantes tivessem esta oportunidade.
Trabalho nesta área(Matemática) e sei que esta leitura muito me ajudará.
15/04/2008 15:15:35
84 Antonio Angelo Neto - João Lisboa/MA
Parabéns!
Nesse caso da subtração, eu ja trabalho com meus alunos e garanto é sucesso garantido. Uso aquele jogo de amarelinha se estou no sete e quero chegar no 13,,saio pulando e contando quantos quadros faltam para chegar no 13,,como 13 é uma dezena levo 1 e adiciona ao subtraendo e continuo o jogo sempre para a frente,,,,repetindo,,,,quem pula mais tempo na amarelinha sem errar ganha o jogo
13/03/2008 19:37:16
85 Antonio Angelo Neto - João Lisboa - MA
Parabéns! esse método de subtrair que eu particularmente faço assim 34
13/03/2008 19:32:46
86 Rosemeire Pinto - Caçapava
Leciono para as séries iniciais e aprendi num curso que temos que tomar muito cuidado com o vocabulário que usamos com nossas crianças. Por exemplo: dizer "empresta um" é perigoso, pois emprestar sugere devolução, o que não ocorre, por tanto o correto seria dizermos "pedimos ajuda" . Na outra maneira de resolvermos subtração jamais deveríamos usar a palavra "escorrega" pois o conceito usado é o de acrescentar, por isso devemos dizer acrescentamos 1 dezena no minuendo e 1 dezena no subtraendo.
Essas palavras dificultam o entendimento dos conceitos usados.
27/02/2008 23:02:29
87 Carlos Alberto - Cariré - CE
Parabéns p artigo. Os professores da séries iniciais deveriam vê-lo, pois o maior obstáculo para a aprendizagem de matemática, estar em fazer o aluno (enquanto criança) gostar de estudar matemática, e estas pequenas dicas lhes seriam muito úteis.
26/02/2008 09:14:34
88 Camylla Sena - feira de santana
Eu que agudo ao meu filho a fazer as tarefas de matemática!1
Adorei este site!!
19/02/2008 15:18:19
89 Laura - Jequié- Ba
Gostei muito do trabalho da Andreia e gostaria de receber mais idéias de atividades lúdicas para trabalhar com matemática.
30/01/2008 00:36:54
90 claudete - Porto Alegre -RS
Gostei muito. Os alunos tem dificuldade de entender esse empresta um , vai um. Agora em março iniciando o ano letivo vou aplicar.
06/01/2008 00:17:15
91 Fernanda Pintas - Niterói
Gostaria de entrar em contato com Andréa ,autora do artigo,para um possível trabalho com os professores de minha escola.Aguardo retorno.
25/11/2007 17:47:04
92 BRUNA FOS - são Gabriel RS
Este site é muito legal !
23/11/2007 22:31:59
93 Maria Antonia - Jacareí
Gostaria de saber se este site é pago ou gratuito. Gostei muito.Agradeço a atenção.
13/11/2007 01:15:34
94 luiza ferreira - sao paulo
gostaria de argumentar q vcs poderiam fazer contas mais completas para pessoas q iram prestar concurso pre vestibular para encarar a faculdade....obrigada quero a resposta rapido por gentileza
08/11/2007 10:50:40
95 Barbarah - goiania
esse é um bom artigo.isso vale a pena
29/10/2007 16:30:05
96 André Idalgo Matama - São José dos Campos - SP
Belo artigo!
17/10/2007 17:34:33
97 raquel pereira - são paulo
quero tirar alguma dúvidas sobre subtrãção, como explicar ao aluno por exemplo
2007-1977 na hora de armar a conta fica muita dúvida sobre o empresta um vou emprestar do milhar e transformar em centena e depois emprestar da centena e transformo em dezena e sigo... na minha mente ficou claro mais a sala está tendo muita dificuldade em relação a este processo. gostaria de alguma orientação que pudesse faze-los compreender este processo desde já agradeço ( meus alunos são de eja)
28/09/2007 16:34:17
98 salete - vargem-sc
Adorei este site. É um bom meio para tirarmos nossas dúvidas. Gostaria de receber em meu e-mail atividades de matemática para estar contribuindo na sala de aula, haja vista que a matematica é o principal problema de quase todos os alunos do nosso municipio.
OBRIGADA!
Salete,
24/09/2007 17:25:44
99 joyce - santa catarina
adorei ese site
23/09/2007 19:58:24
100 Luciana - Americana S.P.
Adorei o artigo. Sou professora e este ano estou trabalhando somente com o reforço das séires iniciais e é no reforço que estou desvendeando esses mistérios de "vai um" e "empresta um". O uso do material dourado tbém tem ajudado muito.
28/08/2007 19:29:47
101 Sonia - Rio das Ostras-RJ
Excelente esse artigo. Aplicarei nas próximas aulas. Acho que agora vai!
20/05/2007 03:01:54
102 Bernardo - Belém
Sempre tive dificuldades em aprender matemática, isso pela didática "espero que" antiga ministrada em sala de aula. Agora sinto as barreiras no momento de ensinar meu filho. No entanto acredito que com técnica e objetividade e o apoio de excelentes profissionais "Andréa Prieto", conseguirei vencer esta batalha, obrigado pelo ótimo trabalho.
13/04/2007 17:56:42
103 VILMA RIBEIRO LOPES DA PIEDADE - LONDRINA - PR
assim como todos os outros artigos, este está maravilhoso e com certeza aplicarei o aprendizado em sala de aula.
22/03/2007 17:52:09
104 Flavio Lopes da Fonseca - João Pessoa
Sou eu quem faço as tarefas com meus filhos, e por ser de outra época tinha dificuldades de entender como era este novo método de "empresta 1", mas depois deste artigo aprendi e pude tirar as dúvidas que surgiam.
22/03/2007 11:37:36
105 Eliene Rosa Soares - Aracaju-se
esse conteudo foi de grande falia para mim pois darei uma aula de adiçao, e estava perdida, nao sabia como passar de jeito simplis mais concreto OBRIGADA.........
20/03/2007 08:40:28
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