Carpe Diem
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Dias Melhores - 08/06/2006
Jota Quest

'

Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos para trás

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor, melhores na dor

Melhores em tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos para sempre
Vivemos esperando
Dias melhores para sempre

(Composição: Rogério Flausino)

 

Quando é que seremos melhores em tudo? Será que em algum momento de nossas existências atingiremos os sonhados dias melhores para sempre?

E o que estamos fazendo para que isso aconteça? Esperamos de braços cruzados ou tentamos fazer de nossas vidas o melhor que podemos? Conheço pessoas que só reclamam, que não acreditam em ninguém e em nada (nem em si mesmas). Os dias melhores não são para elas... Ou será que tudo pode mudar para melhor, até para pessoas assim?

Li um artigo em que ao falar de seu pai, um célebre escritor dizia ter adquirido a esperança na vida e a confiança em si mesmo a partir da perspectiva sempre otimista de seu progenitor em relação a cada novo dia que começava. Dizia o pai para seu filho que ele estava pronto para fazer a vida melhorar a cada novo nascer do sol...

Quantos entre nós pensam e agem dessa forma? Você é assim, otimista?

Acreditar que as coisas podem dar certo é o primeiro passo que temos que dar em direção a um futuro muito melhor. Não adianta nada reclamar dos outros se não fizermos a nossa parte. Os dias melhores dependem principalmente de nossa atitude ativa, positiva e sincera...

É, o mundo carece de mais sinceridade, pensamento positivo e ação. Somos nós os dínamos que movimentam o planeta e que tentam fazer, mesmo que agindo como formiguinhas num imenso formigueiro, o amanhã mais digno, justo e fraterno.

Esperar dos governantes, reclamar para o bispo, brigar com os filhos ou com o cônjuge, ficar estressado ou ter colapsos nervosos não resolve as questões do dia a dia. Por isso, arregaçe as mangas de sua camisa, não perca a esportiva, mantenha-se sempre bem disposto, com o melhor dos humores e faça a diferença.

Quando acordo tenho sempre em mente que preciso fazer o mundo melhorar, mesmo que para isso só possa contribuir com mais um tijolo para a construção de nossas vidas. Mas, se todos nos preocupássemos em colocar, cada qual, o seu próprio tijolo nesse mundo em construção com certeza ele seria muito mais belo...

Berthold Brecht, em seu célebre poema Memórias de um Trabalhador que Lê, nos diz com enorme clareza que as grandes realizações da humanidade foram erguidas a partir do suor de seres humanos anônimos, como eu ou você. Somos nós que realmente fazemos o mundo melhor (ou pior)...

Não apenas espere pelos dias melhores. Faça força para que hoje, amanhã, depois de amanhã e todos os demais dias sejam sempre melhores... é o mínimo que podemos fazer... os resultados, com certeza, serão surpreendentes.

 

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










7 COMENTÁRIOS

1 Andreia Alcântara - Petrópolis
Parabéns pelo texto! Muito produtivo. Com certeza, a maioria das pessoas só reclamam, e não sabem agradecer o dia que já se passou, as vitórias que conquistou, as dificuldades que atravessou, mas que com elas aprendeu. Nós seres humanos somos muito falhos nesse quesito. Precisamos de mais otimismo e acreditar sempre.
07/02/2011 15:52:46


2 isabel cristina da costa campanholi - lençois paulista
Estou encantada com os textos.Dias melhores acontece todos os dias,depende de como vc os ve.
25/05/2009 18:35:49


3 Aparecida Maria do Carmo Nunes - Barão de Cocais MG
É fantástico todos os artigos que li até agora. Estou maravilhada com tantos textos de reflexão. Gostaria de estar sempre recebendo novidades deste site. Sou professora de Ensino Religioso e muito tem comtribuido para o enriquecimento de minhas aulas.Parabéns!!!Parabenizo o autor do texto com idéias brilhantes.
15/04/2009 21:41:31


4 Maria Iris da Silva Mendes - Jaguariaíva Pr
Muito bom o artigo não poderia ter lido coisa melhor, ganhei o dia e a noite também. Parabéns a todos que de uma forma ou outra faz com que esse site seja tão maravilhoso!!!!!
26/03/2009 01:36:14


5 oeni custodio marins - bauru SP
Trabalho c/ jovens leitura de livros e paralelamente fazemos trabalhos em instituições carentes a partir das histórias que lemos. Parabenizo o autor do texto e compartilho c/ suas ideias.........valeu!!!!
30/09/2007 09:59:53


6 Graziela Roberta de Sousa - osasco / SP
Boa Tarde! Parabéns!!!!!!!!!!!!!! Adorei esse site, e gostaria de mais informações sobre Carpe Diem, vocês poderiam me ajudar???????? Meu nome é Graziela Roberta de Sousa e o meu e-mail de resposta é grazygrs@ig.com.br ou grazielarobertas@hotmail.com
23/08/2007 12:38:30


7 Katia - Curitiba - PR
Maravihoso seu artigo! E como o texto nos faz pensar realmente em qual é a nossa parte de contribuição para o crescimento da sociedade e que o sucesso em termos dias melhores depende a partir de nós mesmos. Parabéns!!! Katia (Acadêmica do 3º ano de Licenciatura em Teatro pela FAPR)
11/05/2007 12:31:27


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.