De Olho na História
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

História recente da Ética Empresarial - 06/06/2006
Em busca do bem, do justo e do correto nos negócios

'

Imagem-de-criancas-trabalhando
A exploração do trabalho infantil e as péssimas condições verificadas nas
indústrias durante o século XIX mobilizaram os trabalhadores a reivindicar leis
que os auxiliassem e os protegessem contra os abusos. As adversidades contrariavam
não apenas as leis, mas também os códigos de ética e conduta humana...

Foram os gregos que definiram o que seria ética. Associaram o conceito à idéia de moral e também a cidadania. O bom cidadão seria, de acordo com as idéias de Platão e Aristóteles, o ser humano ético por excelência. Foram influenciados pelo contexto no qual viviam, marcado pela ascensão e estruturação das pólis gregas. Suas cidades-estado mantinham-se à custa de um tênue equilíbrio que tinha que contar com o máximo de prestatividade, lealdade e harmonia entre os cidadãos para evitar que estrangeiros e escravos desestabilizassem a ordem ali reinante. Apesar de terem estabelecido princípios tão nobres, mantinham-se a partir de um sistema de trabalho escravista...

O que então seria a ética?

De acordo com o dicionário Houaiss, ética é a “parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social”.

Ética teria, portanto, uma relação direta com os conceitos de bem e mal, justo e injusto, correto e incorreto no que tange ao comportamento humano. Ao nos posicionarmos eticamente estamos nos colocando quanto aos nossos valores pessoais, adquiridos a partir das influências que recebemos do contexto em que vivemos. Lembrando que quando nos referimos a contexto estamos evidenciando aspectos como o tempo, o espaço, as pessoas, a cultura e outros referenciais que orientam nossos passos.

Imagem-de-fumacas-de-poluicao
A poluição do ar constitui falta grave cometida pelas empresas, passível
de multa e até prisão. Não apenas os ditames jurídicos devem orientar os
empresários a investir em equipamentos contra a poluição, mas principalmente a ética...

A ética, portanto, não nasce conosco, não está em nosso código genético. Ela surge a partir do intenso e constante intercâmbio que desenvolvemos com o mundo desde o momento em que surgimos na Terra, ainda no ventre materno, e que se torna mais e mais relevante a partir de nossas experiências no mundo material e sensorial.

Associamos a conduta ética ao bem, ao justo e a correção comportamental. Por esse motivo os gregos trabalharam tal conceito muito proximamente a idéia de virtude e cidadania. Pensavam também, como nos relata Aristóteles em alguns de seus escritos, que para atingirmos o comportamento moral deveríamos evitar os extremos, tanto os excessos quanto as faltas. O ideal seria que procurássemos o equilíbrio, a harmonia, o meio-termo.

Fomos também muito influenciados quanto a essa questão pela religião. No mundo ocidental, fortemente atrelado aos valores cristãos desde a Idade Média, passou a prevalecer à idéia de que a virtude estaria na devoção a Deus. Em termos do mundo em que vivemos isso se traduziria na idéia de amor ao próximo. Não o amor compreendido enquanto sentimento propriamente dito, mas através de atitudes de respeito, consideração e fraternidade em relação a nossos “irmãos” (iguais).

Há uma retomada de conceitos relacionados à Grécia, especialmente a idéia de que a ética reside no comportamento exemplar do bom cidadão, com o advento do Iluminismo e das revoluções burguesas. No entanto essa nova ética molda-se conforme os valores da nova classe dominante e estipula como elementos praticamente sagrados os direitos à vida, à liberdade, à individualidade e à propriedade...

Sombra-de-dois-cadeirantes-brincando-entre-si-com-as-maos
As empresas que atuam de forma ética e fomentam projetos sociais de
apoio a causas nobres como o auxílio a idosos, portadores de necessidades
especiais, crianças carentes ou em defesa do meio ambiente tem maior
respeitabilidade e reconhecimento da sociedade.

É também em virtude da ascensão da burguesia no contexto mundial que surge a necessidade de se estabelecer normas, contratos, regras de convívio e bases éticas que orientem a ação de indústrias, estabelecimentos comerciais, firmas prestadoras de serviços e profissionais liberais em seus empreendimentos e ações junto a sociedade.

E o que seria Ética Empresarial se pudéssemos definir esse termo?

Simplificando o conceito poderíamos dizer que ética empresarial refere-se a padrões e princípios que orientam o comportamento e as relações no universo das empresas e de seus negócios. Indo um pouco além, cabe esclarecer que o certo ou o errado, o justo ou o injusto, o bem ou o mal no contexto empresarial são avaliados pelos clientes, investidores, parceiros, fornecedores, funcionários e pelo sistema jurídico ao qual estão atreladas as empresas.

A evolução histórica do conceito e da prática ética por parte das empresas é extremamente recente, tendo se estabelecido principalmente durante o século XX. Dentro desse período, as maiores mudanças foram acontecendo especialmente a partir dos anos 1950.

Até a década de 1950 alguns acontecimentos como o estabelecimento de leis trabalhistas em vários países (inclusive o Brasil), com a observância dos direitos elementares dos trabalhadores (salário mínimo, férias, descanso semanal remunerado, alimentação, saúde,...) e lutas em prol dos direitos civis e um tímido início de atividades em prol da defesa do meio-ambiente podem ser considerados os grandes avanços.

Imagem-do-Codigo-do-Consumidor
O surgimento de legislação que protege os consumidores dos abusos
cometidos pelas empresas legitima e amplia o movimento em prol de
posturas mais éticas por parte dos empresários em relação ao mercado
e a sociedade como um todo.

A década de 1960, influenciada pela moralidade religiosa (de distintas origens), pregava a moralidade nos negócios, a ampliação e respeito aos direitos dos trabalhadores, os valores humanistas e a luta contra a pobreza. A presença da religião na ética não apenas influenciou o mundo empresarial, também se fez presente nas questões da política, da vida familiar e das questões pessoais inerentes a cada indivíduo.

É também nos anos 1960 que surge, nos Estados Unidos, ainda durante a administração de John Kennedy, a Consumer’s Bill of Rights, ou o equivalente ao Código do Consumidor, criado no Brasil já na década de 1990. No final da década de 1960 o governo norte-americano assume compromissos quanto à necessidade de prover ao cidadão de seu país certo grau de estabilidade econômica. Nesse sentido aumenta a fiscalização e o rigor de seu controle sobre as empresas visando evitar atividades consideradas ilícitas e antiéticas.

A década de 1970 presenciou o crescimento do interesse público na ética empresarial. Esforços acadêmicos surgem no intuito de melhor definir esse fenômeno. Filósofos, sociólogos e estudiosos de outras áreas iniciaram estudos que visavam relacionar a teoria ética ao campo empresarial. Durante esse período questões importantes ganharam destaque como a segurança de produtos, a preservação do meio ambiente, subornos, cartéis ou a publicidade enganosa, alertando o grande público da necessidade de se cobrar das empresas um comportamento mais correto e justo em relação à sociedade.

As grandes empresas aderem aos conceitos e à necessidade de plenamente vivenciar a ética empresarial a partir dos anos 1980. São auxiliadas pelo surgimento de cursos que procuram apresentar, debater e fomentar discussões que renovem o conceito e promovam sua aplicação no mundo real. O cerco da sociedade, do mundo acadêmico e do governo dos Estados Unidos fez com que muitas empresas norte-americanas tentassem maior autonomia em suas decisões e encaminhamentos. Como isso não foi possível em seu próprio país passaram a atuar em economias subdesenvolvidas ou emergentes, onde a organização quanto à ética empresarial e, consequentemente, as pressões, eram menores.

Ética empresarial passou a ser associada ao conceito de Responsabilidade Social. São termos afins no que tange a seus objetivos e finalidades, mas constituem conceitos diferentes já que a Responsabilidade Social refere-se às obrigações assumidas pelas empresas junto à sociedade com o intuito de socializar os efeitos positivos de sua atuação (e minimizar ações negativas) juntamente a comunidade que a acolheu e, numa visão mais ampla, estender essa atuação relativamente à própria humanidade.

Muitas pessoas acreditam que quando falamos em responsabilidade social nos referimos tão somente as ações éticas e filantrópicas, porém o âmbito desses compromissos é maior, pois atinge também os compromissos legais e econômicos dessas instituições. O advento dos anos 1990 e do século XXI têm cobrado mais responsabilidade social das empresas e, consequentemente, o aprimoramento e a defesa sistemática da ética empresarial.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










33 COMENTÁRIOS

1 Rosilene - Teresina PI
Conteudo rico em conhecimento,para estudo e pesquisas.
31/10/2012 21:04:51


2 josilda pereira freire - Baia da traição _pb
O CONTEUDO E MUITO RICO, POIS ENRRIQUECEU MEUS CONHECIMENTO.
20/11/2011 22:49:39


3 JOÃO CARLOS DOMINGOS - UBERLÂNDIAMG
ARTIGO EDIFICANTE!
19/11/2011 16:42:16


4 Rosilma Lima - Jatai GO
Simplesmente foi de grande importância para minha pesquisa. Parabéns!
18/11/2011 10:32:24


5 VALDENÍCIO FELIX DA SILVA - RECIFEPE
O artigo é bastante esclarecedor em relação ao que é ética Empresarial, o que é de muita importância para a sociedade, pois uma Empresa sem ética, deixa o consumidor fragilizado quando adquire um de seus produtos, devido a falta de qualidade, levando o consumidor a ter muitos aborrecimentos.
15/11/2011 10:40:56


6 elias dos santos ribeiro - valparaiso goias
Gostei muito, são bastante eficas parabens.
14/11/2011 20:59:31


7 Maria de Lourdes Celestino Faria - Alfenas, Minas Gerais
Muito bom,pois queria entender porque tantas multinacionais investem em todo tipo de ação de responsábilidade social,são muito mais interessadas do que as empresas brasileiras, e tem projetos maravilhosos.
12/11/2011 17:46:13


8 Diorge Gonçalves - AlegreteRS
Muito bom o artigo,fácil de se entender.Parabéns.
07/11/2011 14:09:46


9 ailton otacilio - caruaru
bastante eficiente e de grande valia para meu curso.
05/11/2011 21:53:11


10 Marcelo Dias dos Santos - Uruguaiana RS
Exelente artigo. Com absoluta certeza trouxeme mais valores, e como devem ser observados...
04/11/2011 10:51:42


11 vânia oliveira - Buritizeiro norte de MG
Estou fazendo um curso de extensão, exatamente sobre este assunto. E aprovei o conteúdo, super informativo e esclarecedor acerca do tema.
02/11/2011 22:29:52


12  joao batista - Itaobim
esse artigo me trouxe muitas informaçoes, foi o unico de todos de pesquisei que pude concluir meu trabalho.Parabens...
02/11/2011 10:47:32


13 Shirley Mendes Soares - Montes Claros
Olá,muito bom esse artigo sobre etica empresarial a divugaçao esta otima,parabens!
02/11/2011 00:47:33


14 Yara Maria do ROSARIO - VitoriaES
Gostei muito deste artigo,deu para avaliar e entrosar bastante no conteudo. Parabens.
02/11/2011 00:32:40


15 Antonio Silva - sinop
um artigo de bom entendimento concreto vcs estão de parabens
01/11/2011 23:55:29


16 fabiana - palmares
muito bom
01/11/2011 22:37:19


17 claudio dias - ceu azul valp. de goias
este artigo e o melhor lir ate agora.
01/11/2011 16:29:35


18 Iolanda Macedo - Salvador
Achei o artigo perfeito, recentimente entrei na faculdade e o tema ética esta sendo estudado neste primeiro semestre, e de todos os artigos que li este superou as minhas expectativas. Parabéns
13/03/2011 19:43:03


19 crislene - horizonte
adorei a divulgaçao desse artigo me ajudou muito no trabalho da faculdade.obrigada
04/09/2010 14:13:35


20 Mábila - Marabá/PA
Muito Ótimo de Bom esse Artigo. :D Me ajudou muito no paper.
18/06/2010 09:06:36


21 Jeanett Ambrósio - LuandaAngola
Parabéns pela divulgação deste artigo,está muito bom
02/05/2010 09:15:45


22 claudia - RecifePE
Excelete artigo,divulga a evolução da Etica Empresarial e conceitos precisos. Obrigada e parabéns.
05/03/2010 22:42:41


23 MIGUEL ANGELO LOPES - são paulo capital
o melhor conéúdo de ética que eu encontrei na internet . eu estava procurando materiais pedagógicos para fazer um resenha ,para conclus~~ao de curso de pequena duração e, para mim foi exelênte. att: miguel angelo lopes
13/02/2010 21:48:11


24 Suéllen Dutra - São Paulo
Gostei muito do Artigo, Já li bastante pesquisas sobre ética, mais este concerteza agregou mais no meu conteúdo que preciso para fazer uma Prova.
09/10/2009 09:25:28


25 Fernando - Brodowski
Ótimo artigo e de fácil compreensão, me ajudou muito a concluir um trabalho pro meu curso. Parabéns
09/03/2009 15:59:35


26 Magda - LondrinaPR
Gostei muito do artigo por ser bem claro, objetivo e conciso. Passa as informações mais importantes e me ajudou muito como base para o trabalho que estou fazendo. Parabens!
25/10/2008 21:21:55


27 Suely - Feira de Santana
Parabéns, este conteudo me ajudou muito a entender e realizar o meu trabalho.
29/04/2008 10:28:56


28 ÉDNA - Serra
ENFIM ENCONTREI UM ARTGO DE FÁCIL ENTENDIMENTO SEM MUITOS RODEIOS, OBJETIVO E PRECISO. REALMENTE VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!!!
27/04/2008 19:04:26


29 Bruno Santos - Salvador-Ba
Este artigo consiguiu completar o nivel de conhecimento sobre ética empresarial que estava procurando parabéns !!!
25/04/2008 17:58:01


30 natalia maesky - barueri
poluição do ar da água,solo e varios outros problemas da terra
20/09/2007 14:02:18


31 Brenon Lee - Araguaína - TO
Estava procurando um site que pudusse expor suas idéias de forma abrangente mais bem direcionada. Aqui eu encontrei, parabéns!!!
15/07/2007 17:21:07


32 Tatiana Chammas - São Paulo
Estou fazendo uma pesquisa sobre a história da ética, já li diversos artigos na internet e este sem dúvida foi o melhor. Texto conciso e objetivo, sem deixar de ser rico em informações. Parabéns!
10/06/2007 13:41:20


33 carina - aveiro
deviam ter mais imagens
16/04/2007 05:24:35


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.