Carpe Diem
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Assim eu vejo a vida - 11/05/2006
Cora Coralina

'

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Sábias são as palavras que com simplicidade conseguem explicar o mundo em que vivemos. Sabedoria essa que está em extinção se nos atrevemos a estender os nossos olhares além dos próprios umbigos e prestamos atenção ao que dizem os demais. Há explicações em demasia e poucas delas conseguem ser simples e convincentes.

Se o tema dessas ponderações é a vida, mais difícil ainda se torna a nossa compreensão. O mundo nos parece nebuloso ao extremo quando tentamos ouvir as pessoas falando sobre a sua compreensão do que seria a vida.

O passado tem sido esquecido. O presente é o que importa. Nem mesmo o futuro parece de alguma forma nos levar a pensar com maior clareza a nossa existência. Se antes queríamos fazer do Brasil o país do futuro, hoje parecemos apenas nos importar com os assuntos imediatos, do momento que estamos vivendo.

Por mais que o passado tenha sido duro ou difícil, não podemos nos desvencilhar dele ou desprezá-lo. Suas lições têm que nos acompanhar hoje e sempre. Das lágrimas do que foi vivido sobrou a maturidade. Dos sorrisos que foram dados, permaneceu a esperança e a confiança em dias melhores.

É preciso saber viver e dignificar a condição humana. Aceitar que temos limitações e tentar superar as mesmas também compõe a nossa natureza. Acima de tudo temos que nos mostrar seguros e sólidos quanto as nossas crenças, a nossa filosofia e a ética que norteia nossas vidas, exatamente como a grande poetisa Cora Coralina...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










5 COMENTÁRIOS

1 Andreia Alcântara - Petrópolis
Excelente! Os poemas de Cora Coralina são de grande valia para o aprendizado em sala de aula. Em todos os sentidos posso dizer que educar está na forma escrita, interpretativa,lida... enfim, da mesma maneira que ensinamos aprendemos e viveversa. Muito bom para ser trabalhado com turmas da EJA.
07/02/2011 15:46:05


2 denise aparecida murari cabrero - agudos
muito bom as poesias de cora coralina sao de mexer com os coraçoes fazer escritos com simplicidade e muita sabedoria bom para ser trabalhado em sala de aula com adultos
19/05/2009 16:53:03


3 Rita Elisa Seda - São José dos Campos
Amei ver esse poema de Cora Coralina no site.
22/09/2008 20:44:58


4 Fernanda Medeiros - Fortaleza
Adorei o contéudo deste artigo, é impressionante como uma "simples mulher" fala com tanta simplicidade de um tema sempre atual e importante para direcionar nossas vidas:os valores morais acompanhados de ética...
09/06/2007 16:18:34


5 sebastião Marcelo de Freitas - Belo Horizonbte
Eu também acho que o mundo está muito teorizado, para explicar ou aplicar coisas simples como Educação, são gastas infinitas palavras, citações descontextualizadas. Teorias criadas para não passar de tal. Para educar basta mostrar as várias lutas dos oprimidos ao longo da História, mostrar o opressor e organizar as estratégias.
11/04/2007 19:59:05


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.