Os sons da infância - 03/05/2006
Biblioteca Virtual do Estudante – Músicas para Crianças
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/infantil/infantil.html
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a volta e meia, meia volta vamos dar... Quem consegue esquecer esses versos tão singelos e vívidos que animaram a infância de gerações de brasileiros de norte a sul do país? E se cantássemos O cravo brigou com a rosa? Que tal Escravos de Jó ou ainda Fui à Espanha? São apenas alguns exemplos de músicas que foram celebrizadas a partir da voz doce e suave de nossas mães ou avós, das professoras da educação infantil ou dos primeiros anos do ensino fundamental e que fazem parte do rico acervo cultural brasileiro.
Cantigas de roda que embalavam brincadeiras e que, ao mesmo tempo, ajudavam a melhorar a comunicação, a entender um pouco do Brasil ou mesmo a escrever e ler com maior precisão e qualidade. E as novas gerações de famílias e professores, estão a par dessas cantigas? Será que as nossas escolas de educação infantil ainda utilizam tais músicas? Quantas dessas canções são ainda cantaroladas para as nossas crianças em sala de aula?
A modernidade tem muitas e muitas vantagens. Os computadores e a Internet permitiram aos educadores ter um acesso muito mais ligeiro e variado a fontes de pesquisa e aperfeiçoamento. Com o uso da Web e de todos os seus recursos podemos elaborar estratégias, incrementar nossas aulas, variar instrumentos e, principalmente, encantar mais nossos alunos. Ao usarmos filmes e músicas gravadas em CDs podemos não apenas interessar mais os estudantes nos tópicos que estamos retratando, há também a possibilidade de desencadear inúmeros projetos que podem nos ajudar a efetivar a educação.
As cantigas de roda ajudam a embalar a infância, a prolongá-la.
Dessa forma
permitem que nossos meninos e meninas
continuem
sendo crianças por muito mais tempo...
Mas, ao mesmo tempo em que desfrutamos de todos esses importantes recursos não devemos abrir mão de ferramentas e práticas que fizeram tanto sucesso num passado próximo ou longínquo. Pelo contrário, devemos tentar atualizar sua utilização de forma a transformá-los em instrumentos que nos possibilitem mexer com os estudantes, fazê-los colocar a mão na massa e, literalmente, permitir que eles interajam com o mundo real.
Vivemos uma era onde a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e, constantemente nos surpreendemos ao perceber que isso está afastando as pessoas, fazendo com que elas deixem de estar juntas, de conversar, de socializar experiências e informações. Tenho um grande contingente de alunos e amigos que parecem preferir conversar uns com os outros através de comunicadores instantâneos, e-mails ou mandando mensagens através de sites de relacionamento (como o Orkut) ao invés de se encontrar com as pessoas para as quais endereçam seus recados, suas palavras e seus sentimentos.
Quando a televisão chegou e se incorporou ao cotidiano das famílias, devido ao seu alto custo que a tornava inacessível para a maior parte das pessoas, ocorreu um interessante fenômeno que reunia membros de uma mesma rua ou bairro na casa daquele que possuísse um aparelho de TV para que todos, reunidos, pudessem desfrutar das benesses dessa máquina. Isso gerava convivência, ocasionava conversas, estimulava intercâmbio de opiniões.
Atualmente as casas possuem vários aparelhos de televisão e os membros de uma mesma família acabam se separando e se mantendo isolados em seus próprios quartos. Com as outras tecnologias que se incorporaram ao cotidiano doméstico, o distanciamento se tornou ainda maior. Momentos de encontro e lazer como os jogos de tabuleiro, as cantigas de roda, as brincadeiras de pega-pega ou esconde-esconde, o jogo de bola na rua, as brincadeiras de bonecas e casinha, a leitura de livros para as crianças ou o contador de “causos” foram desaparecendo gradualmente.
O que pretendemos ao destacar o rico trabalho da Biblioteca Virtual do Estudante ao realçar e preservar através da Internet o valoroso acervo brasileiro de cantigas infantis (antigas e recentes) é permitir que as pessoas saibam que o novo não apaga o antigo e que, sim, é possível uma saudável convivência entre esses recursos. Visitem e se deliciem com o acervo de sons da infância da Biblioteca, é verdadeiramente imperdível!
Temos que encantar nossas crianças nas escolas. Cantigas,
jogos de montar,
histórias, massa de modelar ou livros
ilustrados
são recursos
indispensáveis para esse encantamento.
O Site
Os sons da infância constituem apenas um recorte da valiosíssima Biblioteca Virtual do Estudante (http://www.bibvirt.futuro.usp.br), um dos portais destinados à educação que mais contribuem para a preservação da cultura nacional. Através desse artigo estamos apenas destacando e referendando uma de suas webpages como endereço especial de visitas a Biblioteca. Nosso intuito é o de facilitar a busca e renovação de acervo, práticas e idéias por parte dos professores, especialmente aqueles de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. E o que há de interessante nessa parte da Biblioteca Virtual do Estudante? Veja abaixo o que há disponível:
1 - O primeiro destaque vai para as Rondas Infantis Brasileiras de Veríssimo de Melo. A partir do incentivo e exemplo dado pelo mestre Luís da Câmara Cascudo em sua luta pela preservação das bases e tradições culturais de nosso país, o pesquisador Melo se dispôs a encontrar as cantigas, suas partituras e, através do site, disponibilizar a maior parte dessas músicas para que as novas gerações também conheçam seus sons.
2 - Logo a seguir temos a atualíssima e rica obra de Hélio Ziskind. Quem é ele? É o compositor das músicas dos programas infantis da TV Cultura, como o Castelo Rá-Tim-Bum, o Cocoricó e o Glub Glub. Seus hits são grandes sucessos entre a criançada. São músicas que divertem e estimulam sem ofender a inteligência da criançada.
3 - A Palavra Cantada é um selo musical que trabalha CDs para crianças e que através da Biblioteca Virtual do Estudante coloca boa parte desse acervo ao alcance das crianças. São músicas novas, diversificadas em ritmo e letra, de qualidade indiscutível e que, se utilizadas em casa ou na escola adicionam idéias, vocabulário e conhecimento aos pequenos ouvintes.
4 - Há ainda dois outros bons recursos, ou sejam:- Uma versão em áudio da história de Chapeuzinho Vermelho (adaptada a realidade de nosso país) e o CD Rádio Jacarandá, que traz rádio-novelas infantis, cantigas cantadas por crianças, piadinhas para o público formado pelos pequenos,...
As músicas dos inesquecíveis programas da TV Cultura (Como o Glub Glub,
acima retratado)
também fazem parte do acervo
disponibilizado
pela Biblioteca Virtual do Estudante.
Para Refletir
Nossas crianças estão deixando a infância muito cedo. Precocemente trocam as bonecas, bolas e carrinhos pelas preocupações dos adolescentes ou do mundo adulto. Gostaria de lançar uma campanha pela preservação da infância por muito mais tempo do que permitimos que ela exista nos dias de hoje. Chega de adiantar as coisas. É muito bom ser criança para que sacrifiquemos essa etapa tão rapidamente como estamos fazendo atualmente.
E que culpa temos nisso tudo?
Muitas. Somos nós que deixamos nossos filhos se renderem aos encantos da babá eletrônica sem que nos preocupemos em fiscalizar o que está sendo assistido, se é pertinente e adequado a idade das crianças. Enquanto pais temos que ficar de olho e até mesmo restringir as horas de televisão para que as crianças saibam e gostem de brincar. Vejo crianças que têm muitos brinquedos e não sabem pular corda, chutar bola, subir em árvore, brincar de casinha, disputar figurinhas em "bafinhos",...
Também são os pais que permitem às crianças ficar por horas e horas brincando com videogames ou conectados à Internet. Isso significa que eles não devam aprender a usar jogos eletrônicos ou a mexer com os computadores e a Web? Não, em absoluto, o que estou dizendo é que temos que orientar esse uso e, ao mesmo tempo, permitir seu uso por períodos reduzidos para que nossas crianças e adolescentes não se tornem escravos da tecnologia.
Eu e minha esposa demoramos seis anos para permitir que nossos filhos tivessem contato com games e computadores. Alguns de nossos melhores amigos nos criticaram e não entenderam como nós, adeptos da tecnologia estávamos fazendo isso com nossas próprias crianças. Durante esse tempo líamos histórias, brincávamos com eles, andávamos de bicicleta, jogávamos jogos de tabuleiro,...
Queríamos apenas que eles fossem crianças. Que não deixassem passar esse maravilhoso momento de suas vidas. Desejávamos que eles olhassem para trás e sentissem que foi uma etapa feliz de suas vidas. Sonhávamos apenas com uma infância saudável e alegre para eles. Quando pensamos no que fizemos então concluímos, sempre, que não mudaríamos uma linha, uma ação,...
A Biblioteca Virtual da Educação no resgate dos sons da infância presta contribuição de inestimável valor para a infância ao trazer para os educadores e pais as cantigas e músicas de ontem e de hoje que fazem com que nossas crianças desejem, a cada novo dia, que as horas passem cada vez mais devagar para que elas continuem sendo crianças por muito mais tempo... E viva Peter Pan!
1 Jonas Gomes da Silva - Beberibe CE
Sou grato pelas as informações, estava a procura de materias de pesquisa para minha futura monografia.Sou Educador Físico trabalho com crianças de 6 a 12 anos, onde os mesmo tiveram seus direitos violado como criança. Encontrei atravéz dos brinquedos cantado a prática das atividades física.
20/03/2011 21:39:14
2 marcia - sp
estou realizando uma pesquisa sobre a importancia da musica na infancia, gostaria q me indicassem um site, ou qq referencia q tiverem. grata.
20/03/2011 13:19:14
3 LILIAN JANE - MONTES CLAROS/MG
PERTINENTE O TEMA DO REFERIDO ARTIGO....PARABÉNS AO AUTOR DESTE QUE RECEBE COM LOUVOR MEUS CUMPRIMENTOS!
COMO EDUCADORA E MUSICISTA CONCLAMO AOS PAIS, EDUCADORES E FORMADORES DE CIDADÃOS DO FUTURO EM GERAL, QUE LEIAM E REFLITAM NAS PALAVRAS DESTE. NÃO BASTA SÓ REFLETIR E SIM COLOCAR EM PRÃTICA INCENTIVANDO E SENDO MULTIPLICADOR DA IDÉIA PRINCIPAL.....ABÇS.
06/02/2011 18:02:45
4 PRICILLA MIERZWA FREITAS - Guarapuava Paraná
Gostei mto do PLANETA EDUCAÇÂO, porq é tudo o q agent precisa em uma pesquisa de escola.
10/05/2010 09:06:45
5 Juliana Souza Simões - Belém/Pa
Muito interessante este artigo. Estou desenvolvendo um projeto no meu estágio com o tema Cantigas de Roda na Educação infantil. Por ser marinheira de 1ª viagem este acredito que este artigo vai me auxliar bastante.
20/03/2010 13:25:56
6 jucili auxiliadora da silva - várzea grande
Achei ótima tenho um aluno que esta fazendo um projeto sobre cantigas de roda
17/03/2010 21:03:32
7 Raquel Bigareli - Jacareí, SP
Adorei !!! Poderia me conceder uma entrevista por email, para que eu possa utilizála em meu artigo científico? Pesquiso sobre a troca das letras das canções folclóricas infantis. Seria de muita valia um contato.
Desde já, muito obrigada
31/10/2009 23:28:44
8 geysa - Governador Mangabeira
bom tarde! Estou pesquisando na internet artigos sobre brincadeiras cantadas para realização de um trabalho da faculdade, que espero estar realizando como um documentario...e aqui pude encontrar informações ricas para minha pesquisa...adoreii
19/05/2009 13:20:16
9 Izabel - Vitória da conquista
Gostei muito!!!
Gostaria que me enviasse um projeto sobre cantigas de roda,para analizar com o meu.
Esse ano vou trabalhar com a turminha do maternal e gostaria que me ajudasse me enviando um projeto para que podesse ampliar meus conhecimentos.Desde já agradeço a colaboração.beijoss!!Bel
01/02/2009 13:23:04
10 Elza Isaíra Marcelino de Oliveira - Guarulhos SP
Estou pesguisando sobre o resgate das cantigas de roda na educação infantil para a minha monografia. Achei seu o artigo muito interessante, rico em informações, gostaria
de receber mais informações e bibliografia sobre o tema.
agadeço 05/10/2008
05/10/2008 16:09:41
11 Franciane Moura - Riachão das Neves BA
parabéns pelo seu trabalho. estudei piano clássico por 12 anos e esta semana começo a dar aulas de iniciação musical na escolinha onde minha filha de 3 anos estuda. se você puder enviar algum material que possa sernos útil, ficarei grata.
14/09/2008 21:46:02
12 PATRICIA PIRES DUTRA - manhuaçu
estou trabahando com um projeto sobre a musica como estrategia no ensino de literatura e gostaria de obter mais inormações e bibiograias sobre o assunto o mais rapido
03/09/2008 12:06:54
13 Lucilene Cardoso de souza - brasilia
Achei muito legal esse artigo,,,, meu tema da monografia é cantigas infantis para o desenvolvimento da criança, e estou precisando muito de ajuda....sobre o assunto preciso de mais artigos e um bons referÊnciais para que eu possa fazer um bom trabalho...obrigada!
19/08/2008 19:02:01
14 ANA PAULA - Guaratinguetá
Gostaria de parabenizá-lo pelos artigos. Sou Mediadora de Informática da Planeta na cidade de Guaratinguetá , e este é o 2° artigo que utilizo para fazer um vídeo e aprofundar meus projetos desenvolvidos na Escola. Admiro muito sua visão perante a educação e tecnologia, principalmente no que se diz respeito a sua índole no futuro.
Utilizei algumas palavras suas para abrir um vídeo que fiz com os alunos da classe especial, ao qual meu intuito era mostrar a falta da cultura infantil que hoje nossas crianças estão tendo.
Filmei os conhecimentos prévios da músicas atirei o pau no gato , e obtive quase nula esse conhecimento sobre a mesma.
enfim ... concordo plenamente com suas palavras perante a importantíssima missão de resgatar as cantigas que embalavam nossas infâncias
Hiper sucesso a ti e nunca deixe de escrever e abrir os olhos daqueles que não conseguem conciliar tecnologia e educação
31/05/2008 19:45:50
15 Lucia Aparecida Correia Ferreira - Mozarlândia-Goiás
Super interessante o artigo.Gostaria de receber outras informaçôes de trabalho nesta área. Ficarei grata.
27/05/2008 21:10:44
16 Edileusa velez veras - Guarulhos
Adorei seu artigo estou pesquisando sobre cantigas de rodas e gostaria que se puder me ajudar indicando livros onde possa coletar informações ficarei grata.
02/04/2008 17:45:36
17 Cidinha - sumaré
Olá!!...sou aluna da Pós em Psicopedagogia da Faculdade da Network em Nova Odessa,vou dar inicio á minha monografia e o meu tema é sobre Brincadeira Cantadas ainda não sei no que focar mais ,estou a procura.Sei q. o resgate das HISTORIAS das Brincadeiras Cantadas me facina,pois acredito q.a criança que brinca se desenvolve mais e é mais feliz."tem um material da pasoral da criança que é muito rico" se tiverem interessados procura a pastoral da cidade de vcs acho que todas tem o trabalho da pastoral .Gostaria de ideias,e desde já agradeço......
04/12/2007 21:28:19
18 Danielly Lima - Quirinópolis - Go
Adorei o seu artigo, achei muito rico de informações. Estou trabalhando em cima de um também com o meusmo tema,mas abordando somente os seus benefícios. Gostaria que voces me ajudassem me indicando alguns novos artigos e publicações, pois aqui na minha cidades esta dificil de ser encontrado.Ficarei muito grata.
14/11/2007 09:33:38
19 evanilde - Tocantinopolis
Sabemos que cada dia que passa fica mais dificio ver criança brincando.Mas ainda estar em tenpo de reverter esse quadro,para quer nossas criança nao pule está etapa tão gostosa da vida
05/10/2007 16:18:46
20 Nair - São Tomé - Paraná
Pesquisando pela internet, artigos sobre cantigas de roda,para ajudar-me em um trabalho q estou fazendo, encontrei este q achei magnífico. Vou aproveitá-lo da melhor maneira possivel. No entanto, se tiver outras fontes q poderei encontrar algo a respeito e me indicar, agradeço de coração.
bjs...
30/09/2007 21:50:56
21 yara - taguatinga DF
QUE BOM TEMOS AINDA PESSOAS NESTE NOSSO PLANETA QUE ESTÃO PREOCUPADA COM O NOSSO FUTURO .....
17/09/2007 20:32:18
22 Vanusa - Eunápolis/Ba
O artigo que acabei de ler é muito interessante. Além de abordar com clareza a temática "cantigas", despertou em mim a curiosidade de buscar novos conhecimentos, como por exemplo conhecer melhor sobre o mestre "Luis da Câmara Cascudo" e "Hélio Zsikind". Parabéns!!
04/07/2007 20:31:01
23 Magno - Piracicaba
Gislaine Cristina Bertolim Rodrigues - Piracicaba -SP
Muito interessante o artigo.
Estou pesquisando sobre o assunto, agradeço se puderem enviar informações de outros trabalhos.
11/06/2007 17:45:20
24 Maria das Graças Tristão Gomes - Votorantim -SP
Boa Noite!
Estou pesquisando na web artigos sobre cantigas de roda para minha monografia e achei seu comentário rico em informações, se puder me ajudar indicando outros artigos ou mesmo livro onde possa coletar informações ficarei grata, Graça
10/04/2007 20:02:29
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.