Internet...ando - 31/03/2006
Desenvolvendo projetos educacionais na Web
Vivemos uma verdadeira revolução da informação. Nunca antes, em momento algum da história, a humanidade teve acesso tão rápido a tantas informações. Sem dúvida alguma esse processo fantástico se iniciou com a Revolução Industrial e com as inovações decorrentes da mesma, como o telégrafo, o rádio, o cinema, os modernos sistemas de impressão de jornais, o aumento na tiragem de revistas e livros, a televisão e o telefone.
Essas mudanças todas foram ocorrendo ao longo de um tempo estimado em aproximadamente 200 anos. Todas essas inovações tecnológicas que modificaram completamente a relação do homem com o mundo a sua volta aconteceram entre 1750 e 1950.
É, no entanto, a partir dos últimos 50 anos do século XX e do início do terceiro milênio que se configura a Nova Onda da tecnologia, pautada nos sistemas eletrônicos, baseada em computadores e linguagens de máquina, ensejada pela popularização da rede mundial de computadores, a Internet com maior ênfase a partir da década de 1990.
Segundos separam pesquisadores de informações que estão do outro lado do mundo. Com apenas alguns cliques nos mouses é possível acessar portais e sites que nos colocam em museus ou que nos permitem a leitura de clássicos da literatura universal. Através da tela de nossos computadores podemos ouvir músicas, assistir filmes, ver televisão, editar fotografias, compor imagens e redigir novos textos para divulgação a nível mundial.
Pesquisar na Internet exige critério, orientação, capacidade de análise.
A participação do professor e a utilização de sua experiência em
favor dos estudantes em projetos que usem a Web como fonte é de
primordial importância para que os melhores caminhos sejam encontrados.
Pelo Planeta Educação, por exemplo, somos acessados diariamente por uma média de quatro mil internautas. São pessoas de todo o Brasil que de alguma forma se relacionam a educação, como professores, estudantes, pais de alunos ou apenas pesquisadores em busca de idéias e conteúdos para seus projetos. O interessante é que, além de brasileiros, também somos lidos e pesquisados por pessoas de outros países de língua portuguesa como Portugal, Moçambique, Angola ou ainda por pessoas que conseguem entender nossa língua e que vivem em países europeus, asiáticos,...
Até mesmo nossos vizinhos latino-americanos fazem suas visitas ao Planeta Educação em busca de alguma inspiração ou de novas propostas. Para nós que realizamos esse portal educacional, tudo isso é um grande incentivo e, ao mesmo tempo, um constante desafio no sentido de que temos a responsabilidade de pesquisar, ler, estudar, escrever e desenvolver novos materiais a cada nova semana a fim de promover a educação brasileira.
Cabe, entretanto, esclarecer aos educadores e estudantes que a Internet, apesar de suas grandes possibilidades, tem que ser utilizada com critério, planejamento, perspicácia e inteligência nos projetos educacionais. Há um considerável arsenal de ferramentas que podem desviar a atenção de nossos estudantes no uso da Web. Além disso, existem sites perigosos por disponibilizarem informações, imagens e dados que distorcem a realidade ou ainda que promovem idéias preconceituosas e intolerância.
É imprescindível que ao propor trabalhos e pesquisas que utilizem a Internet como referência os professores instruam seus alunos a sempre procurar informações acerca dos autores dos materiais pesquisados (textos, gráficos, imagens, tabelas, infográficos, jingles, quadrinhos,...); caso não exista a identificação do autor, que sejam procuradas as informações sobre as instituições que colocaram esse material online.
Os computadores e a Internet têm muitos recursos e essas ferramentas não
podem ser desprezadas e subutilizadas. Envolva-se mais com o mundo
virtual e descubra as possibilidades desses caminhos para suas aulas.
Não há volta para a educação, esses meios e instrumentos vieram para ficar...
As referências do autor ou da instituição/empresa responsável pelos materiais pesquisados garantem a idoneidade das fontes e permitem que os trabalhos produzidos ganhem confiabilidade.
Outra importante responsabilidade do professor se refere às citações e referências extraídas da Internet e a sua disponibilização no trabalho produzido. Em qualquer nível de ensino ou faixa etária é aconselhável que se utilize um modelo padrão de apresentação dessas idéias e acredito que a melhor alternativa é, sem dúvida, a normativa usada em trabalhos científicos. Apresento a seguir dois modelos para que se tenha uma idéia desse padrão:
Modelo 1 – Com a identificação do autor do artigo:
MACHADO, João Luís Almeida. Ensaio sobre a Cegueira: Como uma fábula macabra. Disponível em
http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=299. Acesso em 31 mar 2006.
Modelo 2 – Sem a identificação do autor do artigo:
LIVRO traz brincadeiras para deficientes visuais. Disponível em
http://www.planetaeducacao.com.br/new/impresso.asp?id=1890. Acesso em 12 jul 2006.
As crianças têm verdadeiro fascínio pela tecnologia e aprendem muito
rapidamente
a utilizar essas ferramentas. Utilize todo esse entusiasmo
a
favor da educação,
faça projetos que contem com o apoio dessa
tecnologia
e conquiste o apoio e a simpatia de seus estudantes.
Além dessas preocupações quanto à origem e autoria dos textos e demais materiais aproveitados da Internet, o professor também deve dar orientações aos alunos quanto à sites e portais conhecidos em que seja aconselhável navegar em busca de informações. Do mesmo modo como temos que tentar aconselhar nossos filhos e estudantes quanto a boas referências musicais, teatrais, literárias, cinematográficas, gastronômicas, artísticas ou mesmo filosóficas e éticas, também devemos nos preparar para dar a eles sugestões quanto aos melhores caminhos da Internet.
Isso significa que o professor também deve navegar e pesquisar na Internet algumas vezes por semana. Reserve algum tempo para conhecer melhor o universo virtual e perceber que existem ótimos links para sua especialidade ou para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Além disso, descubra que há lazer e informação geral que também podem lhes ser úteis e agradáveis. Não tenha receio de errar ao navegar, o mais importante é que, como dizia Fernando Pessoa, “Navegar é preciso, viver não é preciso”.
É importante que saibamos que as imprecisões e descaminhos irão acontecer e que poderemos aprender com nossos erros ao navegar pela Internet. Nossos filhos e alunos já nasceram com o mundo tendo a sua disposição todo esse poderoso instrumental, nós, de outras gerações, temos que aprender e não há melhor forma de se familiarizar com tudo isso a não ser, literalmente, internet...ando.
Conectar-se a Web é fundamental para o professor poder dar suas orientações quanto aos melhores portais e sites e também para que ele evite enganos na avaliação dos projetos e trabalhos de seus estudantes. O que quero dizer com isso? Que o expediente de “copiar e colar”, anexando textos e falas de outros autores e não se preocupando em ler, estudar, adaptar, comparar e criar sua própria produção pode ser evitado se o professor tiver bons conhecimentos da ferramenta constituída pela Internet.
A melhor forma de encontrar os caminhos na Internet passa necessariamente
pelo uso e aperfeiçoamento dos conhecimentos quanto a essa fascinante
ferramenta. Para que o professor possa aconselhar é preciso que ele
também seja um usuário regular e conheça os atalhos da Web.
É claro que quanto ao “copiar e colar” temos experiência suficiente para discernir entre a produção de profissionais especializados e a de nossos alunos. Entretanto, como forma de comprovação dessa prática espúria é importante que usemos a própria Internet como nossa aliada. Para tanto, use os mecanismos de busca de informações (como o google, o Alta Vista, o Yahoo,...) para digitar (entre aspas) trechos dos trabalhos que você acredita que não tenham sido produzidos pelos seus alunos e sim apenas copiados e você imediatamente saberá se isso realmente aconteceu...
O professor deve se preocupar em pedir sempre a seus alunos que usem mais de uma fonte; que, de preferência sejam usados livros, filmes, músicas ou outros recursos culturais como elementos de complementação aos dados obtidos na Web; que os textos sejam autênticos e não cópias ou colagens de idéias alheias; que a editoração do trabalho também seja bem pensada e executada. Tudo isso deve estar no planejamento dos trabalhos requisitados junto aos alunos.
Sou usuário dessa grande ferramenta chamada Internet. Através dela consigo orientações para os trabalhos e pesquisas que realizo (sempre complementadas por muita leitura; afinal de contas os livros são ainda, em minha opinião, as melhores fontes de pesquisa), me comunico com alunos e professores, acompanho as notícias em tempo real, verifico as mais recentes produções disponibilizadas pela ciência, fico sabendo dos livros mais interessantes para o meu trabalho e, ainda consigo ouvir música (nesse exato momento estou ouvindo uma seleção de músicas que aprecio), assistir trechos de filmes, rir com charges,...
Professor, não deixe de usar a Internet, não tenha medo de colocar a Web em sua vida profissional e nos projetos educacionais que desenvolver. Transforme essas ferramentas em aliadas de seu trabalho e seja bem-vindo ao mundo virtual...
1 Denise - Belo Horizonte
Boa tarde,
Gostaria de receber projetos educacionais para 4ª e 5ª série.
Desde já agradeço,
Denise
14/01/2011 19:26:50
2 Rosangela Santos de Oliveira Moraes - volta redonda
Olá... gostaria que por favor me enviem modelos de projetos direcionados à leitura e biblioteca. Trabalho com as séries iniciais e também com turmas de EJA. Se puderem me socorrer, ficarei imensamente grata. Att, Rosãngela Moraes
07/01/2011 16:31:16
3 JUÇARA PIAGIO - SALVADOR
GOSTARIA MUITO DE RECEBER MODELOS DE MINI PROJETOS POIS TRABALHO COM EDUCAÇAO INFANTIL TURNO TARDE E ENSINO FUNDAMENTAL I E II TURNO MANHA PRO DE ETICA E ESTOU SEM SABER CONCILIAR AS 2 TURMAS, PRINCIALMENTE AGORA QUE CHEGOU A COPA . POR FAVOR SE VCS TIVEREM IDEIAS AJUDE ME. BJOS
13/05/2010 06:40:56
4 Mary - Santana de Parnaíba
Gostaria de receber modelo de projeto para o ensino médio preparação para o enem ou mesmo na area de LP
grata
28/01/2010 17:58:10
5 Cristiane - Rio de Janeiro
Olá,
Trabalho com Informática Educativa e gostaria de receber projetos para educação infantil e ensino fundamental I.
Obrigada
01/12/2009 19:01:28
6 Suely Barbosa - Recife PE
Estou cursando Pedagogia, quero ser escritora e gosto de dar palestras. Gostei bastante dos esclarecimentos sobre a Web. Pesquiso muito pelo Google e tenho percebido alguns sites que não convém entrar para estudar. Parabéns dr. João Luis pelo seu trabalho e gostaria de receber dicas para um projeto no ensino normal médio. Grata e Deus o abenções. Suely.
16/09/2009 23:42:17
7 juçara duarte - sapucaia
gostaria de receber modelos de projetos de matemática que me auxiliem em ajudar a recuperar alunos que estão com muita dificuldade de aprendizagem e a idade esta muito além da série
01/08/2009 17:57:34
8 Márcia Louback Praxedes - São José do Mantimento
Gostaria de receber o modelo de projeto para trabalhar no ensino médio e no ensino fundamental interdisciplinando artes e português na tentativa de melhorar a ortografi dos alunos que está péssima.
22/06/2009 14:21:42
9 Selma Woczinski - Santo AndréS.P.
Tenho certa urgência em elaborar planejamento escolar.è possível alguém me auxiliar?Obrigada!
02/04/2009 09:06:23
10 Edirlaine Pereira - são Paulo
Gostaria de receber modelos de projetos na area de arte, obrigada
12/02/2009 19:50:08
11 Selma Souza Sarraf - BelémPa.
Excelente material. Gostaria de receber modelos de projetos voltados para incentivo de hábitos de leituras e informação profissional para alunos de EJA do ensino fundamental.Obrigada.
11/02/2009 22:52:50
12 marcia regina zago - jundiai sp
gostaria de receber projetos na area de arte e musica canto coral. desde já muito obrigado.
Marcia
29/01/2009 09:09:51
13 Nailde Ferraz Moura - Belo Campo
Faço das palavras de Marly Zineide as minhas, também gostaria de receber modelos de projetos na área de Língua Portuguesa.
16/09/2008 07:53:41
14 edileine lima - SP
Já elaborei muitos projetos, muito reflexivos, porém confessoo que me preocupei pouco com a documentação. Gostaria de receber modelos de projetos 5º ano interdisciplinares, nas áreas de história e LP.
08/07/2008 20:16:43
15 Mara Kardoso - rio de janeiro
Excelente matéria!!
Gostaria se possível, receber dicas de projetos para Informática Educacional.
Grata
Professora Mara
18/05/2008 23:36:51
16 Marly Zineide dos Santos - Itupiranga
Moro em uma cidade que nao possui muita fonte de informação, graças a Deus que temos a internet esta é a maior fonte de informação que possuimos, por isso, aproveito este meio para dizer que se possivel gostaria de receber modelos de projetos na area de matemática
15/02/2008 12:59:54
17 arlindo da silva couto - conselheiro lafaiete/mg
gostaria de receber modelos de projetos na area de história e outros.
obrigado.
11/06/2007 07:55:17
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.