Matemática
Andréa Cristina Sória Prieto Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia

Mais que um dilema matemático... - 30/03/2006
Como realmente ajudar seus alunos a aprender Matemática?

'

Nos últimos tempos, existiram algumas tentativas de mudanças no ensino da Matemática, porém mudanças substanciais não ocorreram. Por esse motivo, a Matemática continua sendo vista como um dos maiores problemas do currículo escolar.

O que será que acontece nas escolas que a maior parte dos alunos lida bem com a Matemática desde a Educação Infantil até, aproximadamente, a 3ª série do Ensino Fundamental e daí para frente passa a odiar essa disciplina? Por que grande parte dos alunos chega ao Ensino Médio com muita dificuldade para usar algoritmos e conceitos estudados nas séries anteriores?

Percebemos que isso se dá em função da atitude de grande parte dos professores que vêem a Matemática como uma ciência pronta e acabada, perfeita e imutável. Essa visão cria dois grandes problemas.

O primeiro é que o professor julga ser o detentor do saber dos conteúdos matemáticos e deseja transmiti-los aos alunos para que passivamente se amoldem aos novos conhecimentos.

O segundo é que o professor passa a idéia de que uma ciência tão perfeita só pode ser aprendida por pessoas privilegiadas, pois os seus conteúdos são tão abstratos que nem todos podem entendê-los.

O professor deve mudar sua forma de ver e ensinar, pois tudo isso é contrário ao que os grandes estudiosos da educação já vêm falando há algum tempo. Muitos estudiosos se preocuparam e se preocupam até hoje em saber de que forma o conhecimento se origina e evolui.

Por exemplo, Jean Piaget diz que as estruturas do pensamento são adquiridas pela ação do sujeito sobre o meio, portanto cabe ao professor criar condições para a construção progressiva dessas estruturas através de atividades que envolvam experimentação, reflexão e descobertas.


A matemática tem que ser percebida pelo aluno como parte de sua vida.

Moacir Gadotti, no seu livro Educação e Compromisso, diz que o saber tem um preço. O conhecimento novo é resultado de um longo processo em constante construção nos indivíduos.

Dione Lucchesi de Carvalho, no seu livro Metodologia do Ensino da Matemática, diz que “a sala de aula não é o ponto de encontro de alunos totalmente ignorantes com o professor totalmente sábio, e sim um local onde interagem alunos com conhecimento do senso comum, que almejam a aquisição de conhecimentos sistematizados, e um professor cuja competência está em medir o acesso do aluno a tais conhecimentos”.

Interação, essa é a palavra!

Cada aluno tem a capacidade de processar as informações de uma mesma realidade, criando significados próprios e construindo o seu próprio conhecimento. Para que isso ocorra, o professor deve adotar uma linguagem simples, clara e objetiva, evitando assim o desinteresse do aluno. Contextualizando sempre de forma bem prática a aprendizagem. Interagindo com esses alunos.

Um bom professor deve ter amplos conhecimentos da disciplina que ensina, ser competente, ter entusiasmo, ser comunicativo e envolver seus alunos. Para isso, deve utilizar diversas técnicas que desenvolvam o raciocínio lógico de seus alunos.

Não estou querendo dizer que seja fácil, mas é nossa função enquanto educadores, despertar o interesse dos nossos alunos e fazê-los aprender. Cabe ao professor não apenas conhecer, mas, sobretudo dominar os métodos e técnicas de ensino, para assim promover os caminhos de aprendizagem que seus alunos irão trilhar.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 lays ester de sousa sales - rio de janeiro
eu quero sabes o qui e eso calcule as somas abaixo
12/12/2012 10:35:42


2 michelle alilne - sao joao de meriti
queria o resultado de matematica do 2 ano do ensino medio 1?dados dois conjuntos A{0,1,2,4}e B{1,3,5},represente o subconjunto AxB: 2represente na reta real os intervalos determinado a uniao e interseçao dos mesmos: a[2,4]e [1,5]
22/08/2012 13:33:05


3 joao - correntina BA
Gostei muito das ativiodades continui enviando e ajudando os nossos colegas.
29/07/2012 21:31:07


4 Luis Matos - Salvador
Pena que muitas opiniões emitidas sobre ensino e aprendizagem em matemática tem sido apresentadas por profissionais que em sua maioria não dominam os fundamentos da matemática não vivênciam o cotidiano do professor de matemática principalmente no que tange ter noção dos conteúdos do ensino médio, consequentemente não percebem o quanto é importante memorizar e compreender algoritmos matemáticos para desenvolver a linguagem matemática aliás educar é uma via de mão dupla . Imaginam que se não contextualizar não se constitui o processo ensinoaprendizagem e quando vem os exames culpam primeiro os professores e depois talvez os alunos.
08/04/2012 20:43:20


5 Renata - Mendes
Olá, atualmente sou coordenadora do ensino da matemática no município de Mendes e adorei o site. Gostaria de pedir que enviem sempre que puder as novidades do site para o meu email. Muito obrigada.
31/03/2010 18:05:50


6 wesley aluno - alvorada RS
queria ajuda para me preparar para a volta as aulas mas no site de voçês que parece muito bom NÃO ACHEI!!!!
25/02/2010 17:48:57


7 maria da conceição s. oliveira - Rio deJaneiro
Qual a melhor maneira de ensinar divisão e mutiplicação para uma turma de segundo e terceiro ano.Queria uma maneira ludica.Fico fustrada ao ver os alunos ´perdidos ........ Um grande abraço
15/08/2009 19:13:33


8 JACQUELINE STEIN - NOVA FRIBURGO
BOA NOITE, ESTOU TENTANDO FAZER UMA MONOGRAFIA SOBRE DIFERENTES METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E GOSTARIA Q ME ENCAMINHASSEM MAIS ARTIGOS RELACIONADOS C ISSO. oBRIGADA
11/03/2009 20:12:53


9 SANDRA DE SOUZA - SERRA ES
OI EU TENHO 30 ANOS E ATE HOJE EU NAO SEI NADA SOBRE MATEMATICA GOSTARIA MUITO DE VOLTAR A ESTUDAR MAS TENHO VERGONHA NA HORA DAD PROVAS OU DE UM EXERCICIO O QUE EU DEVO FAZER PRA MUDAR ESSE QUADRO EM MINHA VIDA. ESPERO QUE VOCES TENHA UMA SOLUÇAO PARA MIM OBRIGADO
28/01/2009 10:58:35


10 vita oliveira - teixeira de freitas
estou precisado de modelos de jogos para trabalhar a matematica. como o dominó.
19/09/2008 22:14:19


11 VLADINÉIA FRIEBE PEREIRA - Joinville
Parabéns, muito bom este site, já o adicionei a favoritos. Minha filha está na quintasérie e está com dúvida em m.m.c e m.d.c. Tento ajudar no que lembro. Ela está precisando de dois pontos na média. Podem me ajudar a tirar as dúvidas dela. Atenciosamente, Néia.
31/08/2008 19:12:59


12 Mayara e compainha(cia) - Campinas SP
Oi,eu sou mayara tenho 13 anos e este site me ensino que esta matéria não deve ser entendida como defícil,mas sim uma matéria que nos trará um futuro sem ela não seremos nada,por pra tudo existe um porque,obrigada por ter me ajudado a entender os princípios da matemática. Atenciosamente, Mayara e compainha(cia)
17/03/2007 19:02:26


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.