O Caçador de Pipas - 17/03/2006
Em busca de si mesmo
Qual é a imagem que você tem do Afeganistão? Se você tiver nascido nas décadas de 1960 e 1970 (como eu), provavelmente guarda apenas as lembranças de um país destruído pelas sucessivas guerras que abalaram o país depois da invasão russa no final dos anos 1970. Para você, como para mim, o Afeganistão nada mais é que apenas mais um país árabe conturbado pelo fanatismo religioso e por todas as suas repercussões e conseqüências.
E porque pensamos dessa forma? Evidentemente por sermos ocidentais, nascidos num outro continente, em um país de características culturais completamente diferentes daquelas vigentes no Oriente e, mais especificamente ainda, completamente díspares das estruturas vigentes no mundo islâmico.
É muito complicado para qualquer um de nós entender, mesmo que minimamente, as diferenças entre Sunitas e Xiitas, a posição da mulher no contexto árabe, o fervor religioso que mobiliza o surgimento de homens-bomba, as rixas e diferenças entre Israel e os países que professam sua fé em mesquitas ou mesmo o cotidiano e suas diferentes cores, roupas, alimentos, cheiros,...
Mesmo quando nos debruçamos nos livros e investimos tempo e esforço no estudo da história, hábitos, dia a dia, trabalho, religião e qualquer outro aspecto marcante da cultura árabe corremos o risco de inferir, interpretar ou simplesmente pensar naqueles povos e regiões colocando como base de análise os nossos próprios contextos e realidades.
Quando éramos crianças, Hassan e eu trepávamos nos choupos da entrada da casa de meu pai e ficávamos chateando os vizinhos, usando um caco de espelho para mandar reflexos de sol para as suas casas. Sentávamos um defronte do outro, nos galhos mais altos, com os pés descalços pendurados no ar e os bolsos das calças cheios de amoras e nozes secas. Ficávamos nos alternando com o espelho enquanto comíamos amoras, jogando frutos um no outro, entre risinhos e gargalhadas. (Cap. Dois)
Ao fazermos isso estaremos imediatamente comparando e, a partir desses paralelos traçados entre o mundo ocidental e oriental, é praticamente irremediável que consideremos nossa realidade superior a dos povos árabes. Não concordo com isso, pelo contrário, tento pensar de forma isenta, percebendo as diferenças e buscando traçar roteiros históricos que me permitam compreender a origem dos hábitos que caracterizam diferentes sociedades. Minha formação original em história me leva a pensar e agir dessa forma, no entanto, por mais que queira, algumas vezes me vejo depreciando o que vem de outras culturas e enaltecendo o que nos é próprio e particular.
O ideal é que possamos vivenciar experiências nos próprios países que estudamos para que, a partir desse encontro com a realidade, do vagar pelas ruas, da conversa com as pessoas daquele povo, da percepção da arquitetura e da arte, da possibilidade de saborear os pratos típicos ou da visualização das tradições e do cotidiano, possamos ter uma visão menos preconceituosa de outros mundos.
Há evidentes e reais dificuldades em qualquer tentativa de configurar visitas a todos os países do mundo. Não são apenas limites financeiros que travam qualquer tentativa nesse sentido, mas também familiares, de trabalho, tempo ou mesmo culturais. Por isso mesmo, quando podemos viajar para outros contextos a partir da leitura estamos criando pontes que podem, e devem, contribuir para que superemos as barreiras que se criam entre as nossas e as outras culturas e realidades.
Todo ano, no primeiro dia em que começa a nevar, faço a mesma coisa: saio de casa bem cedo, pela manhã, ainda de pijama, apertando os braços contra o peito para enfrentar o frio. Vejo a entrada, o corro de meu pai, o muro, as árvores, os telhados e as colinas cobertos por mais de um palmo de neve. Sorrio. O céu está limpo e azul, e tudo é tão branco que os meus olhos chegam a arder. Enfio um punhado de neve na boca, fico ouvindo aquele silêncio abafado que só é rompido pelos grasnidos dos corvos. Desço os degraus, descalço, e chamo Hassan para vir também. (Cap. Seis)
O caçador de pipas, de Khaled Hosseini, foi um autêntico divisor de águas na minha compreensão particular do Afeganistão (e acredito que também tenha sido para os milhares de leitores que transformaram o livro num best-seller no Brasil). E o mais interessante de tudo isso é que não estamos falando, é claro, de um livro de História, pelo contrário, trata-se de um romance.
E por se tratar de um romance é que ganha maior impacto e repercussão. Hosseini nos coloca em contato não apenas com a imagem e a realidade de um país que desconhecemos, ele abre as cortinas e nos permite ver aquilo que está presente na cabeça e até mesmo no coração daquele povo através de seus personagens.
Não parecemos distantes daquilo que é descrito e apresentado, vamos aos poucos sendo introduzidos num universo que nos é próximo justamente por estarmos sendo inseridos nele a partir daquilo que nos torna verdadeiramente humanos, os nossos sentimentos. E que sentimentos são esses?
Enquanto as palavras do Corão ressoavam pela sala, lembrei da velha história de baba enfrentando um urso negro lã no Baluquistão. Meu pai passou a vida inteira enfrentando ursos. Perdeu a jovem esposa. Teve de criar um filho sozinho. Precisou abandonar a sua querida terra natal, o seu watan. Conheceu a pobreza. A indignidade. Até que, afinal, apareceu um urso que ele não conseguiu derrotar.
São aqueles que unem pais e filhos, amigos próximos e também os que nos conectam aos nossos companheiros no amor. Portanto estamos nos referindo a aquilo que é mais universal entre os homens e que, como conseqüência disso, sensibiliza qualquer pessoa, independentemente de sua cor, credo, gênero, etnia, time de futebol,...
A história de um romance se universaliza quando explora justamente as características que nos tornam mais próximos enquanto seres humanos. Romeu e Julieta, Hamlet, Othelo e as principais obras de William Shakespeare continuam sendo lidas por novas e novas gerações de habitantes desse planeta porque falam com profundidade sobre o amor e o ódio, a raiva e o perdão, a paz e a guerra, a traição e a fidelidade,...
Shakespeare se tornou o autor mais conhecido e respeitado da literatura porque seus personagens não se distanciam daquilo que nós somos em nossas vidas. É também nessa vertente que Khaled Hosseini desenvolve sua obra O caçador de pipas. O próprio título nos mobiliza e aproxima da leitura por despertar reminiscências da infância, do alegre bailado das pipas nos céus em uma constante e sadia disputa por espaço e evidência.
Somos os caçadores de pipas não apenas na infância, e é nesse ponto que reside a história dos personagens Amir e Hassan, irmanados por uma história de vida comum nos primeiros anos de suas existências apesar das evidentes diferenças sociais relacionadas a origem familiar de ambos.
Amir é o “primo” rico, Hassan o pobre. O primeiro é o senhor da casa em que vive com o pai, sem a presença da mãe, falecida em seu parto. O segundo também é órfão da presença materna e vive com o pai, serviçal da mais completa confiança de seu patrão, o pai de Amir. As diferenças sociais existentes entre eles existem nas roupas, nas casas, nos brinquedos e, até mesmo, nos alimentos que consomem, mas inexistem na relação de proximidade e amizade.
A sociedade não vislumbra esse encontro e convivência tão especial, permeado pela amizade descompromissada e fiel pelo fato dos meninos serem de etnias diferentes dentro do sistema de castas existente no Afeganistão. No entanto, para os dois garotos, não há preconceito algum, eles vivem o mais singelo e verdadeiro sentimento que move os verdadeiros amigos.
Há, no entanto, segredos familiares que eles desconhecem. Existem também diferentes atitudes dos dois meninos no que se refere à lealdade que reservam um ao outro. São tão fortes essas relações/situações que os elos que os unem numa forte e aparentemente indestrutível relação se despedaçam quando eles têm perto de 10 anos de idade. Se não bastassem as circunstâncias da vida pessoal, a história do país passa por grandes reviravoltas e as lutas políticas internas do Afeganistão os afastam por um longo período de suas vidas. Será que é para sempre?
É nesse ponto que um elemento comum de suas vidas na infância cria pontos de reencontro entre Amir e Hassan. Só que os espinhos e as mazelas do passado se erguem entre eles e só podem ser superados a partir de um reencontro. Mas, como reunir pessoas depois de mais de 20 anos que vivem em realidades diferentes, em países distantes? Hassan amargou os duros anos das guerras de seu país enquanto Amir emigrou para os Estados Unidos...
Emocione-se a cada página, aprenda com cada capítulo uma nova lição, entre num diferente ritmo de leitura, mais reflexivo e passional, muito próprio de uma cultura fascinante que pouco conhecemos e descubra os encantos de O caçador de pipas. Imperdível!
1 Cristiane Pereira - Cabrobó
Li o Caçador de Pipas por sugestão de um amigo. khaled Hosseini nos apresenta numa trama fascinante ora apaixonante, ora repulsiva, o valor da amizade .É um daqueles livros que marcam profundamente o leitor. Tão bom quanto esse é Cidade do Sol que relata sobre a condição e papel das mulheres afegãs. É de arrepiar.Parabenizo a ousadia das afegãs que estão buscando o seu espaço dentro daquela cultura exclusivamente machista.É um ato de coragem e bravura.
24/07/2012 15:51:21
2 Léia - Rio de Janeiro
Primeiro eu li o livro e realmente me emocionei muito, fiquei completamente envolvida com a historia. Depois eu vi o filme,também gostei mas o livro é muito melhor pois contou detalhes como o labio leporino e no filme não teve, mas recomendo os dois.
01/04/2012 17:41:23
3 Miriam Alves B. da Costa - Rio de Janeiro
Vi o filme e me senti extremamente emocionada. Quando terminou, demorei alguns segundos para me desligar de todos aqueles sentimentos que me envolveram. Mexeu muito comigo. Eu o achei lindo!!!! Espero ler o livro!
25/02/2012 09:51:41
4 Ana Carla - Caxambu MG
Eu ainda não li o livro, pois sofri muito vendo o filme. Digo que estou quase traumatizada com tantas emoções que até agora não consegui digerir. Mas o encantamento com a história, a personagem de Hassan, a pureza dos sentimentos dele, a luta de Amir para voltar no tempo e consertar a omissão, consertar o que não tem conserto... Vou ter que ler o livro. Enfrentar as duras letras só para tentar compreender porque este filme me emocionou tanto. Entrei neste site e me identifiquei com os depoimentos, talvez por precisar compartilhar toda esta mistura de sentimentos. Parabéns ao autor...
20/12/2011 17:32:18
5 D`arc Hellen - Fortaleza
O caçador de pipas é um dos melhores livros de ficção que já li,uma história cativante e emocionante,nos prende a cada capítulo, Incrível como o autor conseguiu narrar de maneira tão envolvente uma história lindíssima, cheia de realidade e emoção do começo ao fim. Não dá vontade de parar de ler. É uma obra que mexe com os nossos sentimentos nossas emoções. Levanos a perceber que não é tão diferente de nossa realidade. O sofrimento, a desigualdade social, que assola nossa sociedade, a individualidade, a falta de amor com o próximo. A vida moderna, o capitalismo, a ganância do TER, nos fazem esquecermos que somos gente e gente que precisa um do outro. Na vida, muitas vezes temos atitudes como de Amir. Porém, temos que tirar proveito desta leitura, é o exemplo de Hassan, pois ele nos mostrar que é possível amar. E que o amor, é uma virtude que engloba todas as virtudes, a simplicidade, a coragem, a fidelidade, humildade, pureza, doçura. E Hassan mostrounos possuidor de todas elas. Assisti também ao filme e vi a fidelidade do autor com a obra do livro e, de ambos pude tirar lições fundamentais para a vida. Os personagens são encantadores. A cada página nos contam detalhadamente a história de Amir e Hassan dois amigos unidos por um laço muito forte apesar da diferença que envolve suas famílias. Em um determinado momento me vi inserida na história também.
20/06/2011 15:00:22
6 Patricia Silva - Rio de janeiro
O livro ensina que psicopatas tem honra. Afinal um doente permitiu que o herói e um moleque que o feriu fugissem do país.
14/05/2011 17:05:44
7 Patricia Silva - Rio de janeiro
O livro ensina que psicopatas tem honra. Afinal um doente permitiu que o herói e um moleque que o feriu fugissem do país.
14/05/2011 17:03:56
8 Alex - sao paulo
Nossa fantastico o livro mostra uma maneira bem iterressante de como eh a vida, nossa e oq q mais meu surpreendeu eh como Hassan eh fiel a Amir!Nossa mt perfeito
26/04/2011 19:24:15
9 william oliveira - jequèBA
EU ESTAVA LENDO O LIVRO E GOSTEI MUITO DESE LIVRO ADOREI MUITO
28/03/2011 13:00:44
10 bianca - sao paulo
ameiiii
20/09/2010 13:21:07
11 Bianca - alphaville
Bom, eu ja assistiuu o filme, mas agora estou lendo o livro,nao acabei de ler ele ainda.O cacador de pipas è um poucoo triste, mas no fimm è bem legal!obg por ler meu comentario!
07/08/2010 12:50:32
12 Bianca - alphaville
Bom, eu ja assistiuu o filme, mas agora estou lendo o livro,nao acabei de ler ele ainda.O cacador de pipas è um poucoo triste, mas no fimm è bem legalõbg por ler meu comentario!
07/08/2010 12:48:06
13 brena crisley sousa brito - imperatrzdo do maranhão
eu asisti o filme é otimo ver oq eles estão passando nesse filme também fala sobre a traição de seu amigo mas fora isso é otimo o filme é bom pois quem assistir vai adorar com as coisas q acontece
17/06/2010 16:11:05
14 EDERVAN DE BRITTO - São Paulo
Faz um relatório do filme CAÇADOR DE PIPAS comparando com as amizades do dias de hoje?
13/03/2010 10:27:45
15 Fernanda Azevedo - Petropolis
Incrível como em um livro de estréia o autor Khaled Hosseini conseguiu narrar de maneira tão envolvente uma história lindíssima, cheia de realidade e emoção do começo ao fim. Não dá vontade de parar de ler. Os personagens são encantadores e nos dão uma lição de vida. São 365 páginas que contam detalhadamente a história de Amir e Hassan dois amigos unidos por uma laço muito forte apesar da diferença que envolve suas famílias. Sugiro que todos leiam, pois eu vou ler de novo!
02/03/2010 13:56:49
16 Juciele Parreira - Rio Maria Pa
O caçador de pipas é simplismente fascinante. Me emocionei com a narrativa, pois ao mesmo tempo que á uma história bonita, também é triste. Além disso, me fez refletir, porque retrata a realidade do Afeganistão, mostrandome a imagem de um país desconhecido. O livro realmente é uma lição de vida, que vale a pena parar pra ler. Khaled Hosseini é um escritor brilhante!
06/02/2010 18:47:39
17 Pedro Mihok - São Paulo
Comentar sobre esta narrativa é simplesmente resumir em uma unica palavra Genial.
30/01/2010 17:53:11
18 Eunice - Campinas
A leitura deste livro, foi para mim uma das melhores que fiz na minha vida. Jamaaais irei esquecer,eu li e assisti o filme, mas leiam de preferencia, com certeza voce terá um crescimento inesquecivel.Pretendo ler outra vez! Penso que todo ser humano deveria ler. Abraços!
24/12/2009 09:32:23
19 Francisca da silva - belo Horizonte
O livro é uma obra que mexe com os nossos sentimentos nossas emoções. Nos leva a perceber que não é tão diferente de nossa realidade. O sofrimento, a desigualdade social, que assola nossa sociedade, a individualidade, a falta de amor com o próximo. A vida moderna, o capitalismo, a ganância do TER, nos fazem esquecermos que somos gente e gente que precisa um do outro. Na vida, muitas vezes temos atitudes como de Amir. Porém, temos que tirar proveito desta leitura, é o exemplo de Hassan, pois ele nos mostrar que é possivel amar. O amor, é uma virtude que engloba todas as virtdes, como a plidez, a simpliscidade, a coragem, a fidelidade, humildade, pureza, doçura,etc, e Hassan mostrounos possuidor de todas elas. Acho que podemos tirar proveito do que vai nos fazer como seres humanos e esta obra nos proporciona este momento. Esta obra nos mostra, que embora não consigamos sermos cem por cento vituosos, podemos nos aproximarmos da virtuosidade. Assisti também o filme e vi a fidelidade do autor com a obra do livro e, de ambos pude tirar lições fundamentais para a vida. Quem não leu deve ler e assistir o filme. Não se assuste com tantas páginas, pois a hora que começar não vai querer parar, e quando terminar vai querer ler outra vez. Amei!!!
Fran Silva Belo HorizonteMG
25/09/2009 18:16:52
20 juliana alves - são paulo
exepcional!!!khaled hosseini tem uma sensibilidade incrivel principalmente nos detalhes que compoe esse livro,é como viajar dentro da história e ver tudo de perto.sabe aquela sensação de quando sentimos o cheiro de um determinado perfume e nos lembramos de momentos passados?então é aí que eu quero chegar,esse livro transmite a mesma essencia,ele consegue transmitir atraves das palavras e da maneira de escrever, sensaçoes que parecem vivas dentro de nós como se estivessemos vivendo a história ou memo sentindo a sensaçao vivida por cada personagem.é um livro espetacular como nenhum outro que li.medo,culpa,honra,dor,vários sentimentos descritos que convém ler para ser sentido e entendido resumindo:o melhor livro que já li!!! recomendo sem dúvida.
18/09/2009 13:24:38
21 franciany - curitibapr
gostaria de saber sobre seus personagens mais importantes e as características físicas e emocionais deles
08/09/2009 20:15:02
22 naide - Crixas do Tocantins
adorei a linda história deste livro, emocionei muito em algumas parte do livro.
27/08/2009 14:22:48
23 Lais Cruz Santos Dias - AndaraíBa
Olá!! Andei lendo o comentário de vocês sobre o Livro O Caçador de Pipas e compartilho de uma opinião bem parecida. Mais a minha intensão ao escrever esse pequeno texto é indicar outro livro do mesmo escritor, que também é muito bacana. O nome do livro é A Cidade do Sol, vou deixar a sinopse para que cada um possa conferir.
Sinopse Completa
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e darlhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: `Você pode ser tudo o que quiser`. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do `todo humano`, somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
Enfim, não quero de maneira alguma roubar o espaço para os comentários do Livro O Caçador de Pipas mais apenas informar que existem outras preciosidades esperando para serem lidas.
17/07/2009 20:58:26
24 Ana - sp
Não terminei de ler o livro ainda !Mas é uma história fantástica,que nós mostra diversos aspectos sobre a vida,a amizade verdadeira !O amor entre pais e filhos uma cultura de um país que desconhecia até então !Um livro que emociona bastante e que sem dúvida è um dos melhores livros q já li!Uma parte q me emocionei bastante foi quando Amir colocou o próprio relógio no colchão de Hassan e quando Hassan disse que ele é que roubou tudo pra não prejudicar o irmão com o pai!
Vale mutittto a pena ler esse livro!!
17/07/2009 12:19:35
25 Maeli da Silva - IgarapéAçu
Já li vários livros, mas nada se compara a leitura desse...é de extrema sensibilidade lêlo. Queria que o livro não tivesse acabado.
Amei, e com certeza irei repetir a leitura outras vezes. E para quem ainda não leu, recomendo que leia.
01/06/2009 18:12:46
26 MERCIA SANTOS - belo horizonte
ESTOU LENDO O LIVRO O CAÇADOR DE PIPAS E ESTOU MARAVILHADA COM A HISTORIA DE AMIR E HASSAN , VI O FILME E NAO CONSEGUI CONTER AS LAGRIMAS .
É UMA HISTORIA ENVOLVENTE QUE NOS FAZ VOLTAR E REPENSAR NOSSOS CONCEITOS DE AMIZADE . NO COMEÇO ACHEI QUE FOSSE UM LIVRO CHATO ,POIS TENHO QUE LER PARA UM TRABALHO DA FACULDADE ,MAS ASSIM QUE COMECEI A LER NAO CONSIGUI MAIS PARAR . É MUITO LINDO E EU RECOMENDO
27/05/2009 21:49:01
27 juju - jujulandiia
Muiiiiiiiiiiitooooooooooooo bom recomendo!
27/05/2009 11:22:20
28 Benvinda l.Oliveira - DíliTimorLeste
Adorei ler o livro e também já vi o filme, mas se alguém quiser aprofundar mais o seu conhecimento acerca desse romance convém ler do que ver.
19/05/2009 00:36:03
29 ana paula - palmeiraispiaui
adorei o filme muito educativo e curioso a historia dos amigos e muito emocionante
24/03/2009 19:38:53
30 lucianofernandesdasilva - alemparaiba mg
viajei com o livro ,otimo ,prazeroso .................é uma pena q no nosso país ate hj os governantes nao descobriram ,que so mudaremos com a educação, com a leitura .......
parabens pelo artigo ! o livro é e sempre será o meio + rapido e barato de conhecermos novas terras, novos povo que embora somos muitos + com a mesma essencia .
04/02/2009 18:15:02
31 José Maria Valva Duque - Barra Mansa, RJ
Adorei o livro em todos os sentidos, mais gostaria que Amir e hassan tivessem se reencontrado no final. Ainda não vi o filme, estou em dúvida pois acho que o filme não deve ser tão rico em detalhes.
29/01/2009 12:43:08
32 Carolina Ramos - Timóteo
Eu assisti o filme...tem algumas partes que são muito tristes...O Hassan não podia morrer porque ele e seu irmão tinham que se reencontrar...mas eu não posso fazer nada nhe?Umas das partes que eu mais gostei foi no final do ilme que o Amir diz para seu sobrinho a mesma coisa que hassan disse para elePor você eu faço mil vezes!!
É muito bonito o filme...Ameii!!
12/11/2008 16:56:40
33 Andréia Salim - Porto Alegre Rio Grande do Sul
Sou descendente por parte do meu pai de Sírios, mas por diversos motivos familiares sei muito pouco sobre meu avô e bisavô. Porém, sempre tive muita curiosidade a respeito...Já havia visto um filme , no canal Futura e até alguns documentários sobre o Afeganistão, todos ótimos! Recentemente li o livro Caçador de Pipas, em menos de uma semana, maravilhoso! Antes tinha visto o filme. Bom, eu recomendo a leitura desse livro, pois quem viu o filme, vai gostar ainda mais deste livro.
25/10/2008 16:12:31
34 sarah nataly - Macapá
Eu estou no capítulo 11 do livro, eu posso dizer que estou adorando ler este livro, já assisti o filme e não consegui conter as lágrimas, simplemente o máximo.
22/10/2008 14:53:11
35 FABIULA MONTEIRO - Agrestina pe
Assisti ao filme e não tive como conter as lágrimas pois, o que se transmite é uma lição de vida para qualquer pessoa. Comprei o livro porque não quero perder nenhum detalhe dessa grande história... Ele mostra um lado de um país antes da guerra, país este que os mais jovens só o conhece como um país destruído e sem esperança.
04/10/2008 11:56:51
36 Bruna De Jesus - MogiGuaçu/SP
Simplesmente maravilhosoO que me chamou atenção de ínicio foi o títuloO Caçador de Pipas.Comecei a ler, e meu interesse pelo livro foi aumentando de tal forma que passava o dia todo lendo ele.O livro veio me mostrar coisas que eu já sabia mas que não colocava em prática,que foram:o valor de uma amizade,pois quando se é amigo de verdade se vai até o fim ao lado dessa pessoao estrago que uma omissão pode causarque as vezes por pensarmos somente em nó mesmos,deixamos graves injustiças acontecereme covardia é uma coisa horrívele que se não pode nunca ficar calado,pois muitas vezes a resoluções de certos problemas está em nossas mãos...
Sem dúvida nenhuma este livro é um dos melhores que eu já li.
23/09/2008 13:19:08
37 Patrícia Winter - Dionísio Cerqueira SC
O livro é simplesmente maravilhoso. A maneira com que Kahled relata a história faz com que percebamos que muitas coisas simplesmente não tem concerto, que a omissão não tem concerto. E por outro lado, faz com que percebamos que é possível concertarmos nossos erros, quem sabe não diretamente... Mas temos!
Uma história de amor, fidelidade incondicional. Quem ainda não leu, precisa ler com certeza! A história prende, é impossível parar de ler.
]
31/07/2008 09:03:56
38 Gabriela Carvalho - Maceió/ Alagoas
Eu vi o filme é muito bom mesmo e me emocionei,pois,são culturas muito diferentes e aprendemos um pouco com as diversidades e agora eu estou lendo o livro para me aprofundar mais sobre este país polêmico,faltam muitas páginas mais chegarei lá.É recomendado!
27/07/2008 11:40:19
39 gutemberg rocha - recife
parabéns, foi o melhor resumo que vi. chorei como uma criança ao ver o filme, acho que chorarei denovo ao ler. é impossível vc não se identificar com o Hassan ou o Amir.
27/07/2008 01:41:06
40 Juliana - Betim MG
Estou no tabalho, meu livro está em casa faltam umas 60 páginas pra eu terminar... Olho pro relógio... Esse livro é realmente muito bom faz com a gente queira ler sem parar. Quero ir embora, aguardo ansiosamente pelo desfecho.Querem um bom livro? Leiam OCaçador de Pipas.
02/06/2008 11:51:03
41 Suziane Duarte Dias - Macapá
Em relação ao livro várias indicações já tive deste, fiquei mais curiosa para ler esta obra , principalmente depoís de ter lido este artigo. Parabéns,quando tiver oportunidade com certeza irei ler, poís quando lemos além de nos informamos, melhoramos nossa oralidade, leitura também nos proporciona uma viagem de descoberta.Mais uma vez parabéns, obrigada pela indicação.
31/05/2008 00:27:51
42 Viviane - Montpellier - França
Acabei de ler o livro O caçador de pipas, depois de 7 horas sem tirar os olhos dele e ag ora escrevo esse comentário com dificuldades nos olhos. O livro é muito bom e nos faz viajar na nossa infância e ver que mesmo entre culturas diferentes (e bem diferentes) vivemos infancias parecidas quando queremos chamar atençao de nossos pais, quando deixamos de fazer algo por nosso melhor amigo, quando queremos esquecer algo difícil onde na verdade deveríamos enfreta-los. Mas, mais que isso o livro nos leva a conhecer e querer saber mais sobre a vida das pessoas no Oriente, na guerra, nas diferentes religiões. Entender por que aqui onde moro recentemente essas diferenças me assustam. Diferente do Brasil onde os problemas sao outros...
29/05/2008 10:45:15
43 Andreas Jassniker - cuiabá-/mato grosso
depois que li este livro " o Caçador de Pipas", revi os conceitos que nele me dispertou.um livro de romance que nos mostra as histórias e cultura de um povo,suas diferenças etenicas e religiosas,um livro que disperta vários sentimentos em qualquer um que lê,muito bom o livro recomendo a todos a lerem.
09/04/2008 01:00:23
44 Maria Ruth Pereira - Tenente Portela
Acabei de ler o livro é uma leitura muito agradável,onde retrata várias etnias e nos dá um conhecimento incrível sobre cuturas diferenciadas,é uma viagem no mundo e no tempo.O amor incondicional entre pai e filho e dois amigos que nem mesmo sabem que são irmãos: Hassan e Amir fazem parte dessa linda história com barreiras de diferenças econômicas, patriarcal e racial.
06/04/2008 08:23:42
45 midian leda rezende - rio claro
um livro maravillhoso .ele faz despertar no leitor sentimentos multiplos:amor,odio,alegria,lealdade,covardia,remorso,humildade,medo..etc
uma amizade realmente verdadeira....
28/03/2008 11:25:57
46 Elaine Gonçalves Borba dos Santos - Dourados/ MS
Onde trabalho temos uma pequena biblioteca, então no ano passado eles ompraram
" O caçador de Pipas", via muitos pessoas interessadas a lerem o livro e depois todos comentando como era linda a história, triste mais linda... e então no começo do mês comecei a ler por curiosidade, queria saber que história era esta que as pessoas tanto comentava.Pois posso afirmar a todos que foi o livro mais lindo que já lí em toda a minha vida.
Fiquei viciada, meu marido queria saber que história era, porque ficava horas trancada dentro do quarto para poder aproveitar cada leitura..me emocionei muito e fiquei encantada com a amizade entre Hassan e Amir ( e até agora fico imaginando o amor de Hassan por Amir) chorei muito e hoje vou assistir o filme, espero que seja tão lindo como o livro..Portanto recomendo a todos os leitores que gostam de um bom livro.
19/03/2008 14:39:00
47 karla santos ferreira - santo andré
Terminei de ler o livro " O caçador de pipas" ontem, tenho que dizer que foi o melhor livro que li até hj.Uma história completa, onde nos mostra o valor de uma verdadeira amizade, nos da lições de amor, perdão,fé entre outros sentimentos.me encantei com o personagem do Hassan que é capaz de transmitir a pureza , uma pessoa sincera com o coração repleto de bondade. é uma grande viagem , tenho que dizer que foi um dos livros que mais me emocionou fazendo com que eu viesse a derramar várias lágrimas. Recomendo esta historia, Mas que seja lida com atenção e com todo o carinho...Hassan - "Por você faria isso mil vezes"...Amir- Por você faria isso mil vezes. Simplesmente o melhor.
17/03/2008 21:08:15
48 vera Brazão - passos
O caçador de pipas, É SINGULAR!!
10/03/2008 12:22:23
49 GIULIANO DE SOUZA - Itu-SP
O "CAÇADOR DE PIPAS" desperta em nós, seres-humanos, o quanto somos semelhantes quando se diz respeito aos sentimentos e relacionamentos; muito embora, a cultura, os costumes e a distância entre os povos possam ser as mais adversas possíveis. Estimula, também, a conhecer e entender a história de um povo tão estigmatizado pelas guerras e que por vezes tem a sua reputação marcada por fanáticos religiosos, os quais não representam a índole daquele povo.
08/03/2008 20:15:49
50 Marcelo Vianna - Rio de Janeiro
O caçador de pipas revela ao público questões elementares e muito atuais a cerca da definição de grupos étnicos e de identidade étnica existentes na sociedade mundial. Leva em consideração a própria condição da existência humana, organizada em redes descontínuas do processo de organização do espaço mundial. Valores, conflitos, códigos que ordenem e regulamentem tal existência é explorada pelo diretor na composição de sua linguagem filmográfica. A partir de um excelente argumento e um lindo conjuntos de quadros, o filme traduz com perfeição a complexidade e a grande dificuldade das instituições, religiosas, estatais e dos valores morais em organizar múltiplas identidades sob o mesmo "território". Entenda como Território, assim, em qualquer acepção, tem a ver com poder, mas não apenas ao tradicional “poder político”. Ele diz respeito tanto ao poder no sentido mais concreto, de dominação, quanto ao poder no sentido mais simbólico, de apropriação e o outro relacionado ao valor de troca, portanto cultural. E sendo a construção de um território múltiplo, a multiterritorialidade representada no filme emerge da necessidade humana em experimentar interrelacionar vários territórios para identificar a existência e distinção de grupos e apropriações no espaço social. Portanto, a filmografia surge como um importantíssimo instrumento de ensino e reflexão para redesenharmos novos rumos para a educação e para a sociedade global.
02/03/2008 01:34:17
51 Abilio Terra - Belo Horizonte-MG
O Caçador de Pipas é um livro fascinante, envolvendo profundos sentimentos e cenas descritas com crueza. Khaled Hosseini nos mostra a crueldade dos jogos políticos e de guerra, e como estes destróem o contexto social de um país, no caso, o Afeganistão; como os costumes tradicionais são importantes para os afegãos; como as questões étnicas pesam nos julgamentos e contatos humanos; a questão da culpa, do ciúme, da busca de redenção. Terminei de ler o livro com o sentimento de que, acima de tudo, nas relações tão intrincadas, contam os valores humanitários.
22/02/2008 02:17:26
52 MIRIAM ILZA SANTANA - OSASCO - SÃO PAULO
EU NÃO TINHA O HÁBITO DA LEITURA ATÉ ME DEPEAR COM O LIVRO "O CAÇADOR DE PIPAS". É REALMENTE FASCINANTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR, AMIZADE, CUMPLICIDADE,
LEALDADE E ESPERANÇA. VIVER OS CONFLITOS PELOS QUAIS PASSAVA AMIR QUANDO
PEQUENO E SIMULTANEAMENTE OS DE HASSAN É ALGO ESPLENDOROSO, POIS DURANTE TODA A INFÂNCIA DE AMIR E HASSAN ME SENTI COMO SE ESTIVESSE VIVENCIANDO CADA MOMENTO AO LADO DELES, FAZENDO PARTE DA HISTÓRIA. É IMPOSSÍVEL LER
ESTE RELATO EMOCIONANTE E DIZER QUE NÃO O VIVENCIOU INTENSAMENTE. É MUITO
DOLOROSA A SEPARAÇÃO DOS DOIS AMIGOS PORÉM TORNA-SE GRATIFICANTE CHEGAR-
MOS AO FIM DESTA HISTÓRIA SABENDO QUE É POSSÍVEL SE RESGATAR UMA VERDADEI-
RA AMIZADE DO MAIS FUNDO DA NOSSA ALMA. A ÚNICA COISA QUE ME DEIXOU TRISTE
NESTA HISTÓRIA É SABER QUE AMIZADES PURAS, VERDADEIRAS E SINCERAS COMO ES-
TA JÁ NÃO EXISTEM MAIS HOJE. RECOMENDO A LEITURA DESTE LIVRO COMO A MANEIRA
MAIS PURA E VERDADEIRA DE SE RESGATAR E TRAZER DE VOLTA AO CONVÍVIO SOCIAL
O VERDADEIRO CONCEITO DE UMA " AMIZADE VERDADEIRA " . PARABENS AO AUTOR
PELO SEU BRILHANTISMO.
15/02/2008 16:34:29
53 Gilmar - Franca-SP
Impossível não se tornar repetitivo ao comentar esse livro. É FANTÁSTICO...CINEMATOGRÁFICO (que o filme consiga captar a beleza, o drama, a intesidade tudo tão bem colocado no livro). Interessante os comentários aqui colocados que parecem ser comuns a muitos de nós - eu TAMBÈM fiquei ontem lendo durante 4 horas sem parar para poder concluir a leitura. Isso NUNCA havia acontecido comigo antes.
17/01/2008 20:32:36
54 Neusa Mello Valente - Sorocaba
"Por você faria isso mil vezes". Jamais esquecerei esta frase. A lealdade do sentimento também no faz refletir muito. O livro é maravilhoso, por todos os comentários já escritos.
Neusa - Sorocaba/SP
11/01/2008 16:02:08
55 Gabriela Proença - canoas/RS
acabei de ler o livro ontem , simplesmente MARAVILHOSO, no começo (nas primeiras paginas apenas) pensei : é um livro de história e geografia dos árabes????? quanta ignorância a minha!!!!!! o livro te prende de uma maneira incrível, lia no banheiro, no trem , no onibus.... uma leitura de fácil entendimento e detalhes que parece que tu tá lá junto com eles, nunca imaginei que um livro fizesse eu chorar , me arrepiar . Hassan era tão intenso que eu tinha vontade de que essa pessoa realmente existisse que fosse meu amigo.Enfim fantastico !!!!! Faço de minhas palavras todas as opiniões que aqui foram ditas.
09/01/2008 21:19:07
56 Adm.Chagas - Imperatriz - MA
Esse livro retrata a cultura do país, onde se passa a historia, enfatiza o poder da coragen e principio da covardia que leva ao homem se recuar diante de tais conflitos, relação entre amor, raiva de pai e filho e a grave situação e tragica que esse país viveu durante esses tempos. A imagem desse livro emociona e tras para nossa reflexao o saber relacionar e entender o proximo. Parabenz para autor desse livro, obra de grande raridade.
Adm.Chagas 99 8131 5397
09/01/2008 19:20:26
57 Elaine - São Luís/Ma
Puxa! O caçador de pipas é um livro notavél a qual me emocionei em vários capitulos, cheguei a ficar horas trancada no meu quarto para lê-lo,sorrir com as Aventuras vividas por Ami e Hassan na infância mas houve momentos em que chorei com esses pernonagens. Em fim, o livro excepcional. Recomendo aos meus amigos.
30/12/2007 17:52:25
58 Mariana - Rio de Janeiro
Ameiii o livro
Apesar de o final nao ser surpreendente, é interessante. Mostra uma cultura totalmente diferente mas apesar disso a essencia do homem é uma só (sentimentos).
Ameii. Instigante e faz refletir.
A vida continua, tem coisas q nao tem como voltar atras voce nao pode mudar ou consertar o que já ta feito mas pode talvez se redimir e entender que tudo tem um motivo. foi essa a mensagem q o livro me transmitiu !
26/12/2007 19:53:56
59 Mateus Sousa - Alagoinhas- Ba
O livro prorporcionou compreender a vida com uma outra faceta, isso no que diz respeito a tolerância. Os personagens integrados por Amir e Hassan idependentes da estabilidade econômica do primeiro os une pelo fato da Amizade ser um grande fator preponderante na construção das suas identidades. Retratar a história de um país inserido num contexto de grandes divergências, porém com uma outra roupagem. Magnífico!
22/12/2007 09:38:19
60 célia - santo anastácio-SP
O livro retrata de maneira muito encantadora os limites humanos que chegam muitas vezes ao desumano, ao ler senti-me profundanente apaixonada por Hassan, desejei ser exatamente como o menino-deus,digo assim pois para mim o livro nos faz sentir e avaliar como nós tratamos Deus que tantas vezes faz tudo por nós, e nós covardes que somos não temos capacidades de abraçar a causa de Deus, que é simplesmente AMAR, assumir nossa condição de frágeis contudo amparados péla Grande Força que nos torna embaixadores ou promotores da paz e a paz começa dentro de voce quando tu és honesto contigo mesmo e assume suas duas faces porém escolhe ser a face do bem.Livro explendido tamanha veracidade e coragem do autor que despiu o ser humano para milhões ou milhares sem o mínimo de pudor. vi neste livro um ser humano um pouco humano demais pra compreender o lado divino do ser tão bem representado por Hassan, acredito nesta frase : "quanto mais fores humano tanto mais serás divino, não se toca o céu se não ter os pés no chão"(padre Fábio de Melo)Simplesmente lindo!!!!!!
26/11/2007 00:51:29
61 Mari Cabral - Botucatu-SP
O título foi oque me chamou a atenção. Havia algo nesse livro que me puxava à ele. Até que, resolvi comprar. Me identifiquei com várias passagens dele. Magnífico. A história realmente prende a atenção. Cheguei a ler 4 horas seguidas e só parei pq era de madruga, mas a vontade era de terminar e ver o final da história. Ainda não terminei pq isso foi ontem, mas se daqui pra frente o livro não for bom, o que já li até agora vai valer pro resto da vida... Leiam!!! Ele realmente muda a tua concepção!
14/11/2007 01:40:04
62 Vinicius Teixeira neves - Belo Horizonte - Minas Gerais
Para todos vocês que gostaram do Livro "O Caçador de Pipas", recomendo que leiam "A cidade do sol" do mesmo autor, também é excelente.
23/10/2007 09:47:11
63 Karen - Rio de Janeiro
Também terminei de ler o livro ontem e como ja foi dito aqui é mesmo um dos livros mais fascinantes que já li. Impossivel não ler este livro e pensar no nosso "beco perto do riacho congelado". Essa é uma leitura essencial.
E o Artigo está ótimo.
17/10/2007 11:39:59
64 Geisa - Fortaleza
Hoje mesmo terminei de ler "O Caçador de Pipas" e estava em busca de novas informações sobre livros deste genêro e até mesmo a cultura do Afeganistão,adorei a reportagem neste site,li o livro com a sensação de saudade da infância, mas já deu para notar que é muito mais do que isso, é toda uma lição de vida...fica aquele nó na garganta no final.Sei que este ano ainda será lançado o filme e ele acaba de ganhar mais uma telespectadora...
16/10/2007 19:02:17
65 Marcia - sao luis
Estou quase terminando. Fazia tempo que eu não lia uma obra tão fascinante. A amizade realmente tem várias dimensões, assim com o amor, o ódio. A gente tem que sempre pensar no que ou no que deixou de fazer,pois o remorso é a consequência.
08/10/2007 21:45:41
66 Israel dos Santos - guarujá
Eu estou lendo há três dias e estou achando muito interessante, para quem gosta de uma boa leitura , eu recomendo.
25/09/2007 15:55:28
67 Antonio Leandro Paes - Brasília
“...é melhor uma verdade que dói do que uma mentira que conforta...” (pág. 63).
Com este trecho retirado do livro corroboro que “O Caçador de Pipas” nos revela sua verdade mais assustadora: a de que somente o ser humano é capaz de demonstrar sentimentos tão antagônicos como amor e ódio; aceitação e preconceito; e é claro, o medo e a coragem tão bem refletidos em seus personagens principais, Amir e Hassan.
Recomendo a leitura, sabedor de que esta grande obra estará em breve nos cinemas.
24/09/2007 12:34:27
68 Magnólia de ALencar Escórcio - Caldas Novas Go
Fiquei olhando dias após dias para o livro sem coragem de ler, pois já tinha visto comentarios e criticas, e sabia que iria encontrar da capacidade q o ser humano tem de destruição, pura realidade que nos cerca e usamos mascaras para não ver. Mas, não resisti e li;MARAVILHOSO! UM ENCONTRO COM UMA CULTURA FANTASTICA E A DISPUTA DE PODER , QUE TANTO OS INDIVIDUOS DO ORIENTE COMO OCIDENTE BUSCAM ,MESMO QUE ISSO SIGNIFIQUE ARRAZAR COM SEU POVO E TAMBÉM AS VIRTUDES E LEALDADE QUE MUITAS PESSOAS , O CASO DO PERSONAGEM HASSAN, SEM CONTAR OS TRAUMAS QUE A INFANCIA TRAZ A UM ADULTO OU A UM CRIANÇA QUE SOFREU HORRORES NAS MÃOS DAQUELES QUE SE DIZEM SERES HUMANOS. HOSSINI CONSEGUE DESFENDAR A ALMA HUMANA, DESDE A MAIS PURA, A MAIS SUJA OU COMPLEXA. OS PERSONAGENS SÃO TÃO VIVOS QUE APESAR DE SE PASSSAR NO AFEGANISTÃO E NOS ESTADOS UNIDOS, SENTI QUE SE PASSA AQUI NO BRASIL , COM O POVO, COM AS CRIANÇAS , COM OS NOSSOS AMIGOS.
O LIVRO É SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES QUE JÁ LI.
19/09/2007 14:58:39
69 jose paulo silveira - MERCÊS -MG
Comecei a ler o Caçador de Pipas, no intervalo na faculdade. O livro estava sobre a mesa de um colega. Comecei a devorar sua páginas . É demais, superinteressante. Recomendo a todos. Se Você não leu, vai gostar; Se já leu, vai concordar comigo.Um abraço. josé Paulo, Mercês MG
16/09/2007 18:18:19
70 Isaias Rodrigues de Souza - Fortaleza
Terminei de ler este grande livro e preciso dizer – Estou extasiado. O livro é rico em sensibilidade. A leitura é fácil, clara e emocionante. A história se desenvolve de forma intensa e dramática. Quero compartilhar algumas conclusões:
1.O livro nos dá uma visão bastante precisa de uma cultura desconhecida para muitos. É realmente dramático ver o que uma guerra estúpida (todas as guerras são) pode causar a um povo. O povo Afegão é um povo que precisa recuperar a beleza, pois como Rubem Alves bem disse em Teologia do Cotidiano – “Não só de pão viverão os homens e as mulheres... Um povo precisa comer beleza pra querer viver. Povo, para existir, há de se sentir bonito.”
2.Muitos temas são invocados nesta obra – Amor, amizade, Pais e Filhos, caráter, coragem, fé, esperança, beleza perdida (e a esperança de recuperá-la), culpa. É muito difícil comentar um texto tão denso e rico.
3.“Faria isso mil vezes” – O amor que não desiste, a amizade desinteressada. Numa sociedade que cultua aquilo que é “descartável” (as amizades são descartáveis hoje em dia) é simplesmente maravilhoso ler uma história de dedicação ao outro. Hassan o menino marginalizado que se dedica a Ali por uma simples razão- Amizade. Isto me faz lembrar um texto bíblico que diz - Há amigos mais chegados que um irmão. Hassan foi primeiro o amigo e depois o irmão que marcou para sempre a vida de Ali o menino rico, culpado e cheio de conflitos.
4.“A vida continua” – A vida é um emaranhado de dramas. Hassan e Ali viveram esta dramaticidade e quando achamos que tudo acabou então “a vida continua”. Isso me dá esperança. A vida não é cíclica (não estou preso a um ciclo vicioso de fracassos e derrotas). A vida é linear e portanto apesar dos dramas vividos agora, a vida continua e tudo poderá ser diferente. Foi diferente para Ali, foi diferente Sohrab e há de ser diferente para você!
Quem já leu O caçador de Pipas leia de novo. Quem ainda não leu, por favor, leia urgentemente.
14/09/2007 18:14:13
71 Michelle Sousa Lira - Aracaju-SE
O livro é tocante. As descrições da cultura, das tradições e da vida no Afeganistão são interessantes. A história engloba sentimentos como amor, culpa, relacionamento entre pais e filhos, amizade, lealdade, medo, redenção e mostra que esses sentimentos são universais, além fronteiras.
02/09/2007 12:26:31
72 Gui - Brasília
Acabei de ler o livro, ler não... devorar. Uma leitura de altíssima qualidade, clara, envolvente, rica em fatos e com uma sensibilidade fascinante. Com esta leitura é possível ver a história desse povo com outros olhos. Um povo sofrido com sentimentos comuns de insatisfação, de amor, de respeito, de devoção como os nossos. Ainda estou extasiada...pena que acabou!!!! Não leu?? Então leia, você não será o mesmo após a leitura dessas páginas....
29/08/2007 18:35:17
73 Aidê Lemos - RJ
Acabei de ler o livro "O Caçador de Pipas", Não consegui tirar os olhos das suas paginas ele e realmente o que todos falam!!!! Emocionante, Encantador e Envolvente, a historia de Amir e Hassan, juntando com a lealdade de um e a covardia do outro, coisas vividas no dia a dia de cada um de nós, quem nunca foi leal com toda sua força, ou quem nunca foi covarde com toda sua fraqueza. Já o modo de como são tratada as crianças do Afeganistão, o descaso de toda uma sociedade e de doer a alma, Principalmente porque sabemos que isso não acontece somente nas paginas do livro, leiam pois vale a pena e uma grande viagem literária e uma linda lição de VIDA de AMOR e de CARATER.
29/08/2007 12:45:18
74 JOSé Martins - Belo Horizonte
"Para voce mil vezes " Como diz Hassan quando corre para buscar a Pipa.Um presente Khaled Hosseini,para vc milhoes de vezes...Lembrei de mim pequeno correndo com a pipa,em um Bairro em BH ,lembrei dos tempos passados e agradeci calado por viver nesta balbudia linda que é o BRASIL
27/08/2007 12:15:52
75 Fernando Tomazoni - Fco Beltrao/PR
Um passado "tenebroso" constroi um presente delicado.
" Tem um jeito de ser bom denovo"
Uma chance de renovar a vida, pode estar na sua vida todos os dias, até quando parece ser tarde demais, mas tem de ser agarrada.
O livro mostra distintos estilos de vida os quais podem mudar sua vida.
Achei o livro ótimo, o mais interessante é que pode ser interpretado de várias maneiras, e elas podem mudar a história do mesmo. Traz inúmeras lições de vida, de qualquer forma é um livro que marca nossa vida para sempre.
17/08/2007 11:35:48
76 Dr. Mauricio P. J - florianopolis SC
O romance “O caçador de pipas” é uma narrativa em primeira pessoa que faz transparecer a frágil relação entre pais e filhos, entre os seres humanos e suas crenças, e entre o homem e seu país de origem. É um livro com uma linguagem, na maior parte do texto, clara e simples, pois como a historia se passa no Afeganistão, um país de características culturais completamente diferentes das nossas, fica meio difícil interpretar ou simplesmente pensar como aqueles povos como os nossos próprios contextos e realidades.
12/08/2007 17:51:50
77 Florentina Teixeira de Jesus - Bebedouro
gostaria de adquirir este livro
01/08/2007 11:51:06
78 Sandra Nascimento - ouro Branco - MG
Esse livro nos faz refletir sobre a inversão de valores. De como o ser humano é medíocre, e do que é capaz de fazer para ter poder e para se promover. É alucinante, maravilhoso, o melhor livro que já li em toda a minha vida. Mas não deixa de ser triste, comovente, quase chorei.
31/07/2007 14:06:33
79 Marcelo O.C. Paulo - Salvador - Bahia
Estou começando a ler o livro. Estou gostando como Amir se apresenta e apresenta os personagens convividos com ele. Imaginei cada parte que li, desse livro. Espero que até o final, a escrita do livro continue agradável.
25/07/2007 21:07:43
80 Paula - Formiga
Esse livro é uma lição de vida, é com certeza o melhor livro que eu já li.
25/07/2007 16:54:38
81 Liliane R. de S - são paulo
Gostei deste livro não só pela forma que trata os fatos que ocorreram no Afeganistão, mas pelo modo como trata da vida das personagens, magnifico como nos fez compreender o valor da amizade e do amor que sente pelas as pessoas que amamos, ou como podemos reparar o nosso erro.Fascinante a forma como demonstrou a guerra, o fanatismo, pessoas que se sentem no lugar de Deus, simplesmente ótimo livro
17/07/2007 10:39:02
82 Diego Fragoso - Tuparendi
Não consegui tirar os olhos do livro. Troquei o sono pela sua leitura. Em uma palavra: fascinante!!! O melhor livro que li nestes últimos anos. Como é gostoso experimentar fatos "comuns" contados de uma maneira sutil, humana, viva. Sem falar que a luta que aparece na estória é a nossa história de cada dia: perdão, amizade, honra, culpa, arrependimento... Emocionante!
11/07/2007 09:50:00
83 Cristina V.Sales - Mundo Novo MS
Acabei de ler o livro "O Caçador de Pipas", é ótimo, nos revela um Afeganistão humano, com pessoas que tem sentimento e que vivem como nós, ao contrário do que ouvimos sempre na tv.
Além disso traz também valores que hoje estão pouco a pouco sendo esquecidos, como o amor ao próximo e a amizade.
Este é com certeza o melhor livro que já li...e para quem ainda não leu, recomendo a leitura, pois é um livro de fácil compreensão e muito atrativo.
Valeu Khaled Hosseini por nos ter proporcionado este maravilhoso livro.
05/07/2007 13:45:31
84 Salete Silva - São Paulo
O livro mostra os altos e baixos dos sentimentos humanos, tal como uma pipa no ar.
Altamente recomendável aos que não gostam de ler, pois tenho certeza que fará com que aprendam a gostar.
26/06/2007 15:40:20
85 Mari - Florianópolis/SC
Ter tido a oportunidade de ler o Caçador de Pipas é ter sido contemplada de informações e conhecimentos. A cada capítulo lido, se quer mais, e assim são vistos todos os capítulos até chegar ao final. A leitura é agradável, nos ensina a ver o Afeganistão de forma diferente, uma cultura cheia de valores. Valeu.
22/06/2007 00:40:39
86 Regina de Fatima - RJ
Terminei de ler "O caçador de pipas", há menos de uma hora e senti uma vontade enorme de continuar recebendo informações sobre ele. Foi asssim que cheguei a este site. O livro é excelente. Esclarecedor. Foi uma das melhores leitura que já fiz, preenchi meu tempo com algo de muita qualidade, algo que acrescentou conhecimento a minha vida.
16/06/2007 18:29:53
87 Márcia Duarte - Santa Maria RS
O livro emociona, história de lealdade, culpa, perdão.. humana!! E a resenha está à altura.. adorei!!
13/06/2007 12:26:53
88 Fernando Sampaio - Esteio
O livro começa um tanto quanto devagar, narrando os tempos de calmaria e da infância de Amir e Hassan, mas depois disso, pega fogo. Eu gostei bastante, apesar de tê-lo lido com calma. É uma leitura que cativa e os personagens tem alma. E de quebra, ainda tem as narrativas do Afeganistão. Um país que é praticamente desconecido por nós. Vale a pena ser lido.
11/06/2007 10:17:18
89 Camila oliveira - três rios Rj
Sem dúvida esse livro foi o melhor que já li...
Comecei a entender o verdadeiro sentido de uma amizade verdadeira. Até que ponto uma pessoa iria por amor a um amigo.. Sou fã desta obra e muito mais fã ainda de Hassan ( este garoto me encantou desde o início do livro)...
A leitura desta obra magnífica deveria ser obrigatória. Ela não é só rica em verdadeiros valores como também na forma em que retrata o Afeganistão, um país cujo só tinha uma imagem..Agora sei como é rica a cultura desse povo.
Vale à pena ler e reler.!!!
01/06/2007 20:09:05
90 edinalva serrano - cuiaba mt
o livro caçador foi ate hoje o melhor livro que ja li.
23/05/2007 17:41:04
91 Ivo - Franca - SP
Maravilho, O caçador de Pipas tem que ser lido, relido e passados aos filhos, pais, amigos, escola ... enfim, uma historia imperdível.
É uma leitura emocionante e rápida (não se consegue desgrudar do livro até a última página). É incrível como entramos na história, de repente estamos descalços e brincando, somos crianças novamente, somos os personagens da história. Em outros momentos sentimo-nos horrorizados com as guerras, as disputas pelo poder, o fanatismo e outras tragédias vividas pelo povo Afegão que, como qualquer outro povo, apenas gostaria de viver de forma digna e ser feliz.
22/05/2007 10:21:23
92 Luis Filipe Borges - patos de minas
O livro é simplesmente brilhante!A leitura torna-se saudavel, agradavel e emocionante ao longo dos 24 capitulos.Recomendo a todos
10/05/2007 22:09:40
93 Rafael Rodrigues - Belo Horizonte
Realmente o livro é muito bom. Cada capítulo algo ou alguém novo! O livro prende mesmo. Na escola ainda não pediram, mas gastei todas as minhas economias e comprei o livro, show de bola!
Comprem, a leitura é super agradável, bem detalhado e organizado. E como disse no artigo: "corremos o risco de inferir, interpretar ou simplesmente pensar naqueles povos e regiões colocando como base de análise os nossos próprios contextos e realidades."
09/05/2007 17:29:24
94 Rosana Gutierrez - Salvador
O livro foi adotado pelo colégio que eu trabalho para o 2° ano do ensino médio. Nunca vi os alunos tão entusiasmados com um livro. Todos leram e falaram coisas maravilhosas sobre ele. Então, eu não poderia ficar de fora dessa leitura! Comecei a ler e logo me encantei com a narrativa cativante. As palavras, as frases são convidativas, têm gosto de "quero mais". Um livro que retrata amor, fidelidade, medo, crueldade, arrependimento e que nos leva a viajar nas nossa lembranças buscando cada sentimento já vivenciado. É um livro rico em informações e que nos desperta a curiosidade de saber mais sobre o povo afegão. O livro não me bastou! Já li e reli a história do Afeganistão, seu povo, o regime Talibã, sua cultura... Enfim, O Caçador de Pipas é um livro que nos desperta!
09/05/2007 09:27:56
95 crystianne flor - Natal/RN
Hoje pela manhã, eu estava em um ônibus coletivo e me ofereci para levar os livros de um jovem estudante, ele estava segurando o livro " o Caçador de Pipas", fiquei curiosa,
o título me chamou a atenção. Então encontrei este artigo, que me descreve e me deixa ainda mais curiosa para desfrutar e viajar nesta leitura. Se o livro for tão quanto este artigo! estamos todos ganhando fazendo esta viagem leteraria.
07/05/2007 08:29:37
96 Eliana Magalhães - Lauro de Freitas
Nossa!!! Eu ainda não li esse livro mas estou muito ansiosa por sua leitura.
27/04/2007 07:10:58
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.