Matemática
 

O conhecimento matemático - 15/03/2006
Uma visão pluricultural

'

Ao contrário do que se pensa, o conhecimento matemático e sua utilização não se dá apenas por profissionais provenientes das ciências exatas, mas sim pelos mais diversificados grupos socioculturais. Assim, o conhecimento é gerado a partir das necessidades e dos interesses destes grupos, seja para contar, jogar, medir, localizar, entre outros.

O entendimento dessa pluralidade cultural no desenvolvimento do conhecimento matemático e a sua aproximação no ambiente escolar é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, além de contribuir na superação de preconceitos que cercam a Matemática; como por exemplo, o fato de que o conhecimento matemático é construído somente por determinados grupos sociais, justamente aqueles que detém a hegemonia política.

Dessa forma sugere-se que o conhecimento da história da Matemática associado ao conhecimento dos obstáculos enfrentados pelo homem na produção e na utilização pode contribuir para uma melhor compreensão e aceitação desta disciplina com tão ampla aversão.

Juliana Máximo Santana
Auxiliar de desenvolvimento Matemático da Futurekids do Brasil
Graduada em Matemática na Universidade do Vale do Paraíba

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










1 COMENTÁRIOS

1 Deivisson soares - salvador
esse comentario é preciso, mais poderia ser maior,é muito bom gostei
30/03/2008 21:39:04


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.