O conhecimento matemático - 15/03/2006
Uma visão pluricultural
Ao contrário do que se pensa, o conhecimento matemático e sua utilização não se dá apenas por profissionais provenientes das ciências exatas, mas sim pelos mais diversificados grupos socioculturais. Assim, o conhecimento é gerado a partir das necessidades e dos interesses destes grupos, seja para contar, jogar, medir, localizar, entre outros.
O entendimento dessa pluralidade cultural no desenvolvimento do conhecimento matemático e a sua aproximação no ambiente escolar é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, além de contribuir na superação de preconceitos que cercam a Matemática; como por exemplo, o fato de que o conhecimento matemático é construído somente por determinados grupos sociais, justamente aqueles que detém a hegemonia política.
Dessa forma sugere-se que o conhecimento da história da Matemática associado ao conhecimento dos obstáculos enfrentados pelo homem na produção e na utilização pode contribuir para uma melhor compreensão e aceitação desta disciplina com tão ampla aversão.
Juliana
Máximo Santana
Auxiliar de desenvolvimento Matemático da Futurekids do
Brasil
Graduada em Matemática na Universidade do Vale do
Paraíba
1 Deivisson soares - salvador
esse comentario é preciso, mais poderia ser maior,é muito bom gostei
30/03/2008 21:39:04
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.