Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Simplesmente Martha - 20/02/2006
Delicioso!

'

Personagem-de-Martha-na-cozinha-com-uma-moca-e-um-rapaz

Sabe aqueles filmes que chegam discretamente às locadoras e poucas pessoas percebem? Aqueles que não são alvo de intensa campanha publicitária por parte das distribuidoras, não tendo a seu dispor displays, pôsteres, adesivos e outros recursos comumente utilizados pelas empresas para divulgar seus grandes lançamentos?

Entre eles há autênticas "pérolas", jóias de inestimável valor, filmes feitos com atores pouco conhecidos, que tiveram a sua disposição recursos infinitamente menores que os "arrasa-quarteirões" produzidos por Hollywood e estrelados por artistas cujos nomes todos conhecemos de cor (mesmo que impronunciáveis em alguns casos). Pois esse é o caso de Simplesmente Martha. O filme é delicioso, em todos os sentidos.

Primeiramente por nos contar a história de uma obstinada chef de cozinha, a tal Martha do título (interpretada pela atriz Martina Gedeck), que busca a todo o custo a perfeição e que, nesse caminhar odeia esbarrar em críticas, venham elas de onde for (de colegas, clientes, da proprietária do restaurante onde trabalha,...).

A fotografia inspirada de Michael Berthl nos coloca no clima de uma cozinha de primeira linha, com os ingredientes sendo cortados e preparados com enorme capricho. Dá quase para sentir o cheirinho das deliciosas iguarias preparadas por Martha e por seus auxiliares. Só por isso já seria uma experiência incomparável assistir a esse filme.

Além disso, o roteiro inteligente nos coloca diante de situações totalmente verossímeis quanto à relação entre Martha e sua sobrinha Lina (Maxine Foerste), que passa a viver com a tia após a morte de sua mãe. O conflito entre personalidades fortes e interesses distintos se faz sentir sem que o filme fique necessariamente pesado ou desagradável.

Cena-do-filme-personagem-de-Martha-com-olhos-vendados-experimentando-algo-oferecido-por-um-homem

Para completar o tempero irresistível surge o personagem Mário (Sérgio Castellito), um extrovertido e alegre chef italiano que é incorporado ao grupo de funcionários do restaurante liderado por Martha. As desconfianças de Martha quanto aos interesses de Mário em relação a sua posição de chefia na cozinha do restaurante o transformam num inimigo, mesmo que sua cordialidade e simpatia tentem a todo o momento dizer o contrário para ela.

Esse emaranhado de relações intensas envolvendo Martha torna o filme extremamente agradável e interessante. Não há "sal" ou "açúcar" demais na trama, nunca se perde o ponto, estamos sempre com a impressão que o caldo aproxima-se da perfeição e que seremos agraciados com uma das melhores refeições de nossas vidas.

O mais importante é saber que o sabor se mantém mesmo depois que o filme termina. Apesar de curto para os padrões europeus, Simplesmente Martha sagra-se como uma comédia romântica, com toques singelos de dramaticidade da melhor qualidade, digno dos melhores chefs europeus...

Simplesmente Martha é uma agradável mistura de Como Água para Chocolate e Casamento Grego, melhorado pela fotografia e pelo roteiro, além da direção segura e das atuações eficientes de seus protagonistas.

Em sala de aula Simplesmente Martha abre possibilidades variadas de debate acerca de uma temática fundamental, as relações humanas. É possível discutir as variáveis envolvendo as dificuldades, problemas, alternativas e soluções dos encontros entre pessoas no ambiente de trabalho, na família e até mesmo nas relações mais íntimas e pessoais.

O Filme

Martha-sentada-a-mesa-com-olhar-baixo-tendo-em-volta-outros-personagens

A cozinha de um bom restaurante é o melhor dos mundos para Martha (Martina Gedeck), uma chef talentosa e geniosa. Ela comanda uma equipe aplicada, formada por jovens que também são apaixonados pelo que fazem, além disso, está a frente do estabelecimento mais concorrido e charmoso da cidade. A dona do restaurante é conhecedora das habilidades de sua principal funcionária e a trata com reverência, apesar de saber que a animosidade de Martha é, por vezes, um empecilho ao melhor funcionamento de seu concorrido estabelecimento.

Entretanto a vida de Martha sofre alguns abalos com a súbita morte de sua irmã e o encaminhamento de sua sobrinha para morar com ela. Abalada pela perda de um ente querido e tendo que lidar com o luto e as variações de humor da menina com quem passa a dividir espaço em seu apartamento, Martha é licenciada do trabalho por alguns dias.

Ao voltar para seu pequeno reino encontra um novo chef de cozinha trabalhando. Trata-se do irreverente e bonachão italiano Mário (Sergio Castellito). A nova proposta para o restaurante é que os dois dividam espaço e que tornem mais eclético o cardápio e também os serviços prestados pelo estabelecimento a seus clientes.

Conciliar a convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e culturais, com humores totalmente antagônicos e que dividem a mesma função e status dentro de uma empresa pode ser bem complicado e é justamente nesse terreno minado que o filme demonstra toda a sua leveza e graça.

Simplesmente Martha é um raro exemplar do cinema europeu que de forma ágil e inteligente nos coloca em contato com o mundo real com graça e sensibilidade. Imperdível!

Para Refletir

Cena-de-duas-personagens-ensinando-alguma-receita-a-uma-menina

1- Uma dos melhores caminhos para se conhecer um pouco da história e da geografia dos vários povos de nosso planeta é a gastronomia. A variedade de receitas, pratos, ingredientes e mesmo de práticas na cozinha reflete o espírito de cada povo, apresenta algumas das características comportamentais, define até mesmo, para os estrangeiros, os humores e a sensibilidade daquela população. Ao assistir Simplesmente Martha pode-se propor aos alunos que procurem conhecer a Alemanha e a Itália, pátrias dos dois chefs que protagonizam a história do filme, a partir de suas escolas gastronômicas. Para tornar o caldo ainda mais saboroso seria interessante propor que os grupos fizessem algumas das receitas encontradas em suas pesquisas.

2- As relações familiares precisam ser revistas. Há muito pouco tempo, disposição e paciência entre os membros das famílias contemporâneas. Diferenças etárias tornaram-se colossais muros a separar e dividir ainda mais os pais e os filhos. O excesso de horas no trabalho ou no trânsito causa desgaste na relação do casal. Falta tempo para o diálogo, a partilha, a proximidade e, principalmente, a compreensão e o carinho. O que podemos fazer quanto a isso?

3- Ambientes de trabalho podem ser ótimos, mornos ou ruins. Tudo depende das pessoas que nele se encontram. Quando há desconfiança, deslealdade ou concorrência, a tendência é que o espaço seja deteriorado e que dificilmente melhore. O ideal é que as pessoas saibam que fazem parte de equipes e que o trabalho seja visto como realização coletiva e não individual. Se alguém se destacar, isso deve ser encarado como natural e recebido com alegria por todos. Promoções de cargos devem resultar de méritos e trabalho, nunca de apadrinhamentos ou qualquer outro fator externo à realização profissional. Quando os talentos se reúnem e trabalham coletivamente, a tendência é que os pratos fiquem mais e mais saborosos, que os gols sejam feitos com mais arte e constância, que as vendas se multipliquem ou ainda, que as aulas sejam muito proveitosas... Está na hora de arejar o seu ambiente de trabalho? De que forma o que já é bom pode melhorar? Quais são os problemas que afligem o seu ambiente de trabalho?

Ficha Técnica

Simplesmente Martha

Título Original: Bella Martha
País/Ano de produção: Alemanha, 2001
Duração/Gênero: 105 min., Comédia
Direção de Sandra Nettelbeck
Roteiro de Sandra Nettelbeck
Elenco: Martina Gedeck, Maxine Foerste, Sergio Castellito,
August Zirner, Sibylle Canonica, Katja Studt, Antonio Wanneck,
Idil Üner, Oliver Broumis, Ulrich Thomsen.

Links
http://www.imdb.com/title/tt0246772 (em inglês)
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=4583
http://www.adorocinema.com.br/filmes/simplesmente-martha/simplesmente-martha.asp

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 Li - Rio de Janeiro
Eu era fã incondicional do filme alemão simplesmente Martha. Desde a primeira vez que assisti percbi a riqueza dos detalhes, a sutileza como diversos temas são tratados e na verdadeira essência da arte da culinaria. Ontem finalmente tive um tempinho e parei para assistir Sem Reservas na TNT, realmente concordo com o que foi falado acima e digo mais após ver o filme Hollywoodiano pude perceber o quanto os americanos substimam nosso bom gosto, e se preocupam apenas com a boa aparência dos atores achando que isto os levam a bate recordes em bilheteria, quando na verdade os amantes de bons filmes se preocupam com cada detalhe, cada gesto e interpretação acima de tudo. Um rostinho bonito nem sempre pode salvar uma produção perdida. Resumindo o primeiro filme se preocupou em mostrar as transformações pessoais através da culinaria ja o remake simplesmente se preocupou com a estética, pouco sentimento pouca interpretação e muita plástica e ingredientes das mesmas comédias romanticas baratas das quais já estamos cansados de assistir!
26/06/2011 04:42:09


2 Marta - Guarulhos SP
Oi, fiquei sabendo deste filme por acaso, e gostaria muito de assistilo, entretanto estou com dificuldades para encontralo, por gentileza, se alguem puder me da uma dica, estou no aguardo. martamassola@yahoo.com.br
25/05/2010 15:32:28


3 FABIANA SILVESTRIN CHAISE - Joinville - Santa Catarina
a análise feita a cerca do maravilhoso filme é otima, concordo em todos os pontos. gosto muito de cinema cult, sempre achamos raridades e verdadeiras joias do cinema, feitas com muito amor e cuidado. mas acho que hollywood tb anda bisbilhotando os cinemas cults p ter ideias boas para seus arrassadores filmes, a atriz caterina zeta jones e outro autor q nao lembro o nome estao protagonizando um filme muito parecido, parece o mesmo, tem ateh as mesmas semanas, como aquela em q sergio venda os olhos de martha e a faz experimentar um prato novo. fico muito triste, pois o filem original Alemao e otimo e pouco conhecido e agora o mundo o vera e dara os louros p hollywood, nao acho justo. porem podemos fazer alguma coisa? ou os direitos foram jah vendidos? gostaria de saber algo a respeito. sem mais, Fabiana
26/11/2007 18:41:32


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.