Aprendendo com imagens - 26/01/2006
Capas de Revistas em quadrinhos e suas lições
Olhe bem para a capa da revista do Cebolinha apresentada acima. Já pensou que ela poderia ser utilizada como o mote para várias atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula com alunos de diferentes idades? Paremos então para analisar algumas possibilidades:-
1- Que tal utilizar a ilustração para trabalhar o sentido das imagens? Por que será que o Cebolinha está sentado ao chão, com o olho machucado, visivelmente nervoso, olhando com irritação para o Louco e tendo ao lado um dos pés do tênis utilizado pelo seu oponente no jogo de tênis? O que motivou os quadrinistas a escolherem o Louco como adversário nesse esporte para o Cebolinha? Essas são apenas algumas das questões que podem ser suscitadas numa conversa com crianças de 1ª ou 2ª séries do Ensino Fundamental que podem motivar a continuação da discussão com a inserção de outras palavras que possuem sentidos diferentes e grafia ou sonoridade semelhante...
2- Como seria a continuação de uma eventual história em que o quadrinho inicial fosse esse? Ou ainda, e se essa ilustração finalizasse uma trama? Pode-se ainda pedir que os estudantes escrevam uma história em que esse desenho seja apenas uma das peças intermediárias do enredo.
3- As expressões dos personagens podem ser utilizadas para se falar das emoções e escrever sobre as mesmas. Qual é o sentimento expresso pelo desenho do rosto dos dois personagens? É ressentimento ou raiva que está simbolizado nos traços do Cebolinha? O Louco demonstra dúvida por quais motivos? Quais seriam os sentimentos contrários aos que estão simbolizados nos rostos dos personagens de Maurício de Sousa? O que significa ter raiva, estar indignado, demonstrar perplexidade, aparentar dúvida ou ainda revelar inocência através dos traços e expressões de nosso rosto?
Há muitas outras idéias que poderiam ser aproveitadas a partir de um modelo como o da capa dessa revista em quadrinhos. O mais interessante é perceber que não é só com desenhos da Turma da Mônica ou da Disney que é possível desenvolver esse tipo de atividade. Na realidade isso também se aplica a capas de revistas de informação como a Veja, a Isto é, Época ou ainda a publicações segmentadas como National Geographic, Educação, Superinteressante e tantas outras. O importante é pesquisar e descobrir materiais que sejam apropriados para tais tarefas e que sejam relacionados aos conteúdos que se pretende trabalhar.
Outro filão que pode ser igualmente explorado no trabalho com imagens é o de mensagens publicitárias apresentadas em revistas e jornais. Há muita criatividade por parte de nossos produtores de propagandas divulgadas através da mídia impressa (assim como no rádio e na televisão também).
Mas, voltando aos quadrinhos, olhe atentamente a capa da revista apresentada a seguir:
1- Será que é realmente necessário o uso de uma britadeira para realizar o trabalho de um dentista? Qual é a ironia apresentada no desenho acima? Que motivos levaram o Cebolinha a escolher esse instrumento de trabalho para cuidar da dentição da Mônica? O que é Ironia? Para que serve? Em que situações pode ser aplicada?
2- Como é o trabalho de um profissional da odontologia? Que tipos de ferramentas ele utiliza normalmente em seu consultório? Será que algum dos alunos tem parentes que sejam dentistas? Que tal convidar um profissional da área para falar para as crianças sobre essa tão importante profissão?
3- Vamos trabalhar com descrições? Peça aos estudantes que façam a descrição mais detalhada que puderem da ilustração apresentada na capa dessa revista em quadrinhos? Oriente-os a trocar as descrições para que possam comparar o que fizeram com o trabalho dos colegas e perceber as diferenças relativas ao olhar individual sobre um mesmo elemento em análise. Crie um quadro na lousa que concentre todas as informações obtidas a partir das descrições feitas pelos estudantes.
Alternativa igualmente rica e interessante é trabalhar com tiras ou quadrinhos curtos. Normalmente as revistas em quadrinhos terminam com materiais tão ricos como o que é apresentado a seguir:
1- Pode-se nesse caso trabalhar o vocabulário, buscando explicações quanto ao emprego das palavras em contextos diversos como o rural e o urbano, diferentes estados ou regiões e países que usam o português em outros continentes. Nesse sentido seria necessário pedir aos alunos que localizassem as palavras escritas de forma errônea e o modo correto de grafar as mesmas. Outra possibilidade interessante seria trabalhar com sinônimos e antônimos.
2- Por que o Chico Bento está plantando árvores “di isperança”? O que será que os quadrinistas da equipe de Maurício de Sousa pretendiam ao lançar essa idéia? Crie uma discussão com os alunos para motivar o estudo da ecologia e da necessidade de preservação ambiental.
3- De que forma essa história poderia ser terminada utilizando-se dados sobre devastação das florestas, poluição do ar, destruição dos rios e contaminação do solo?
O mais importante no desenvolvimento de atividades como as que foram apresentadas é utilizar o aspecto lúdico, de brincadeira e diversão, relacionados às histórias em quadrinhos. Os estudantes devem sentir que estão aprendendo ao mesmo tempo em que sentem o prazer de entrar em contato com uma forma diferenciada de expressão de idéias. A leitura de imagens é exercício pouco realizado e difundido nas escolas brasileiras e, se realizado desde a entrada das crianças na escola pode resultar numa capacidade de interpretação, contextualização, análise e crítica imprescindíveis para as futuras gerações.
Deve haver também, por parte do educador que realiza essas atividades, todo um planejamento prévio que lhe permita saber exatamente aonde quer chegar com a atividade, que idéias pretende privilegiar, quais as atividades que serão aplicadas, que conteúdos do projeto pedagógico serão beneficiados a partir desse trabalho e que orientações fundamentais devem ser passadas aos alunos para que a efetivação do trabalho aconteça.
Durante os trabalhos o professor deve acompanhar os progressos e produções realizadas pelos estudantes passando de carteira em carteira na medida em que eles estiverem trabalhando. Sempre é interessante que as atividades trabalhadas sejam descritas posteriormente a sua aplicação pelos professores que as empreenderam. Nesse sentido tenha papel e lápis na mão durante a aula para que as dúvidas dos alunos sejam anotadas assim como suas observações, afirmações e ponderações relativas ao projeto.
Não há regras fixas para esse tipo de projeto. O primordial é que os professores pesquisem materiais adequados, verifiquem sua pertinência relativamente ao projeto pedagógico, insiram os elementos pesquisados em áreas afins do conteúdo das séries com as quais trabalha e estimule ao máximo a participação e o empenho dos estudantes na atividade proposta.
Terminamos essa proposta de trabalho convidando os professores a pensar em alternativas de trabalho para a última capa de revista apresentada nesse artigo e pedindo-lhes que nos enviem suas idéias para que possamos conversar a respeito das mesmas através de e-mail (enviem suas proposições para o Fale Conosco que está disponível na página inicial do Planeta Educação). Aguardamos ansiosamente suas sugestões. Até breve!
1 angelica sangi santos - mathias lobato
sou apaixonada com historias em quadrinhos ,e adoro quando o meu professor de portugues manda a gente montar uma beijos de uma fã numero um em historias em quadrinhos .
07/08/2012 10:06:19
2 kiiuka - rio branco
q legal
19/06/2012 21:32:25
3 melissa - Mauá
MUITO LEGAL MUITO BOM ACHEI DE MAIS
08/10/2011 19:50:10
4 Gabriele - Santa Luzia
Eu adoro a turma da monica des de criança.
Tenho 11anos para mim ja sou adolesente e agora gosto da turma da monica jovem.
Achei um masimo como faser capa com revistinhas da monica.
Ja fis uma vez com folhas de revistas e todo mundo amou.
bjs!!!
05/10/2011 07:22:10
5 miliane - pres. prudente
achei legal o quadrinho do chico bento só li ele tmb mas ele me ajudou bastante pq tive uma ideia para fazer o meu trabalho de leitura
05/06/2011 23:09:44
6 Maria Selma Guimaraes Medeiros - Maceio
Amei, pois este trabalho mem ajudou muito Acho que vou trabalhar com meus alunos atrvés dessas estorinhas.
05/05/2011 17:05:45
7 MARLY MANAUS - manaus
amei esta materia, sou professora da 1ª serie e estou iniciando o projeto mauricio de souza, é interessante por ser um trabalho indisciplinar. nessa ultima imagem vc t possibilita trabalhar o respeito pelo que devemos ter ao idoso, trabalhar o ciclo da vida, saude e entreterimento. parabens, por esse material tão rico em informações!
24/04/2011 13:40:13
8 Adriana - Rio Branco
Adoro as histórias em quadrinhos da turma da monica!!!
13/04/2011 22:34:44
9 graça meirelles - juazeiroba
sou coodenadora pedagogica,adoro trabalhar com historias em quadrinhos,essas são ótimas,se vcs tiverem historias sobre sustentabilidae por gentileza envie para mim.ok.dadigraca@hotmail.com
13/02/2011 18:20:33
10 Cláudia Cajão de P. Lima - Magé
As ídéias são ótimas.É muito interessante o trabalho com as imagens,pois trabalhaos o letramento. As imagens nos abre um grande leque de possibilidades de trabalho.Obrigada pela ajuda e é muito bom poder contar com vocês. Parabéns pela iniciativa. Cláudia Cajãoda rede municipal de Magé
10/12/2010 13:18:28
11 tânia quelle - brumadoba
ola adoro a turma da monica suas historias
22/11/2010 12:09:38
12 Leoni da Silva Reis - Jacareí
O diferencial de conquistarmos nossos discentes desde cedo para o mundo da leitura é essencial. Agradeço muito a dica das tirinhas sem a escrita, esta é a minha proposta antes de iniciar a leitura com gibis! Abraços Leonida equipe de Apóio pedagógico da Emei Jardim Santa Marina
13/11/2010 12:12:48
13 Elisangela Jesus dos Santos - Lagarto
Olá! Sou professora do ensino fundamental, atualmente trabalho com o 3º ano,do ensino regular, com alunos de faixa etária entre 08 e 15 anos e percebo q esse texto nos permite criar várias atividades pedagógicas. Ao ler o texto ia surguindo em minha mente diversas formas de explorar imagens diferentimentes das q exploro ao desenvolver atividades relacionada a imagem... Muito bom mesmo esse texto.
24/09/2010 16:46:46
14 karen - rio de janeiro
eu queria saber quanto e o gibi eu quero muito comprar???
12/06/2010 13:13:36
15 karen - rio de janeiro
eu queria saber quanto e o gibi eu quero muito comprar???
12/06/2010 13:13:32
16 GERALDA D. SOUZA - São Paulo SP
Como professora do 5º ano, amei. Achei muito criativa.Parabéns!
06/06/2010 18:06:34
17 selma ap. da silva lopes - bal. camboriu
gostei do que li,no entanto trabalho na ed. especial com turminha do S.P.E. alunos cadeirantes com paralisia cerebral e tenho bastantes duvidas em que estar trabalhando com esses pequenos que tem idade entre 6 e 7 anos,, gsotaria se possivel de estar recebendo algum material, caso vcs dispunham...
04/04/2010 21:37:06
18 MARCIA DE VASCONCELLOS SILVA - guaxupe
Adorei achei muito criativo o projeto de voces trabalho numa escola da rede estadual e estamos desenvolvendo um projeto sobre revistas enquadrinhos se voces estiverem algumas ideias adoraria em receber. obrigada
21/03/2010 10:03:40
19 cida - poço verde
amei essa ideia de colocar capinha de revista para usar na sala de aula isso faz com que o aluno se enterrece +
19/03/2010 18:57:51
20 juliandra - jundiaí
adorei o quadrinho do chico bento só queria saber o que é árvore de esperança?
17/11/2009 12:43:18
21 carol - votorantim
ADOROO a turma da monica mais em especial o chico ele é um fofo muitoo engraçado! gosto do modo do qual ele fala!!!
CHICO BEIJOSS ADOROOOO VOCE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
18/09/2009 19:31:17
22 LENI ROSA MIRANDA - LUIS EDUARDO MAGALHÃES ,BAHIA.
TRABALHO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL IRANI LEITE, ONDE ESTAMOS DENSENVOLVENDO UM PROJETO ,SOBRE A TURMA DA MONICA, FIQUEI FELIZ EM LÊ,SÓ ME DEU MAIS INCENTIVOS , VOU COMENTAR COM OS PROFESSORES. ABRAÇOS.
13/09/2009 18:07:11
23 Simone - Campinas
Eu ja fiz muitas coisas dese tipo e eles adoraram!!!Mais tem alguns gibis que eu não recomendo...
E eu também queria postar uma pergunta:
Como eu posso saber qual é o gibi certo pra trabalhar com isso
Obrigada e adorei!!!!
31/08/2009 14:47:35
24 vanilda paula - Belo Horizonte
Gostaria de saber como trabalhar o gibi com crianças de 6 anos?
Quais as intervenções necessárias?
21/08/2009 19:13:29
25 Luciana - Lençóis
As sugestões de como trabalhar com imagens sugeridas nessa matéria são bem interessantes e adequadas a realidade da sala de aula. Além de que as crianças adoram esse tipo de texto.Valeu!
22/06/2009 07:53:58
26 Tânia Maria da Silva Barros - Lençóis Paulista
Acho muito interessante trabalhar com imagens, principalmente de gibis, os alunos adoram e sentemse estimulados. Quanto a última imagem, podemos trabalhar em vários contextos, tais como: um texto livre para cada aluno criando a partir da imagem apresentada, trabalhar a história da família partindo da idéia que seja o avô do Cebolinha contanto as travessuras do neto. Enfim, com uma imagem podemos criar vária histórias interessantes.
15/06/2009 13:50:21
27 maria de lourdes de pontes - lençóis paulistasp
Gostei muito da idéia, realmente é um recurso que na alfabetização sendo utilizado disperta a curiosidade e a imaginação dos alunos, estarei ponde em prática na sala de aula.
11/06/2009 09:56:24
28 simone Cardoso - Macatuba
Adoro esse trabalho com gibis além de ser enriquecedor ele abrange uma grande diversidades para se trabalhar todos os eixos na educação infantil. Meu projeto em sala de aula é baseado no gibi, o qual tenho por objetivo trabalhar os principais personagens e sua caracteristicas, humor, onde moram etc.........Gostei muito dos textos acima vcs estão de parabéns..............
08/06/2009 09:44:15
29 janice barbosa de medeiros - cubatipb
sou professora do fundamental 1 e algumas vezes surge dúvidas na hora de fazer os registros das aulas ministradas em diferenciar determinados conteúdos de atividades trabalhadas.o q eu gostaria era de conseguir uma relação com o q pode ser conteúdo e o q pode ser atividade trabalhada e a maior dúvida é com leitura e texto se eles podem ser ao mesmo tempo as duas coisas.ficarei muito agradecida se vc me enviar estas informações.beijos e q JESUS lhe ilumine por toda vida.
06/06/2009 16:55:36
30 simone - Macatuba
Adoro esse gibi no entanto meu projeto em sala de aula é centralizado nele. Muito rico em informações e as imagens apresentadas dão a oportunidade para a criança imaginar e criar suas próprias ideias.
04/06/2009 08:10:37
31 angelina - LENÇÓIS PAULISTA SP
a CADA DIA ESTAMOS APRENDENDO , FICO AGRADECIDA PELA INFORMAÇÃO COM RESPEITO A TRABALHAR COM GIBIS. vOU ADERIR A IDÉIA.
30/05/2009 19:13:23
32 hildegardia teixeira de lima - são luiz do quitunde alagoas
achei a idéia maravilhosa de trabalhar com revistas em quadrinhos, tenho um trabalho para ser apresentado e estava sem idéias, foi uma grande ajuda , além de muito inteligente parabén. sou aluna da ead de maceió santissima trindade FTC. Pedagogia
artigo muito importante para nós professores, obrigado.
25/05/2009 18:24:23
33 Fabiana - Recife
João, achei uma graça esta leitura de imagem. Tive a oportunidade de fazer com réplicas de obras de arte e foi mto interessante observar o julgamento de valor das crianças. Vc me inquietou, fazendome refletir a partir deste gênero textual. Não havia pensado em fazer com a capa dos gibis, amei. Vc foi mto feliz na narração! Parabéns!
10/05/2009 19:48:54
34 mel - salvador
gosto muito dos desenho pois estao uma maravilha
06/04/2009 08:28:51
35 Maria da Graça Mendonça Gallotti - Curitiba
A idéia é excelente, possibilitando, inclusive, o trabalho com alunos de 5ª a 8ª série na disciplina de Filosofia. Como ferramenta de apoio para aulas inaugurais de filosofia no ensino fundamental podemos utilizar a história do Mito da Caverna, de Platão, publicada em uma das revistas de Maurício de Souza, acessível no You Tube.
Parabéns pela qualidade do site ao qual recorrerei, com certeza, muitas vezes durante o ano letivo para minhas aulas de Filosofia e História.
28/01/2009 16:33:14
36 Adriana Ribeiro de Albuquerque Santiago - Pirassununga SP
Parabéns...ótimo esse artigo! Pude tirar ideias criativas para montar um projeto interdisciplinar com a disciplina matemática.
Estou atrás do livro do Maurício de Souza e do Paulo Coelho Gênio e Rosas e outro contos, pois sou professora da Hora da Leitura. Sabe onde posso conseguir?
Obrigada.
07/10/2008 22:18:14
37 Rivania - CaruaruPE
A idéia é realmente muito boa, visto que as crianças gostam de histórias. E fica o suspense das perguntas para o debate em sala de aula. Obrigada.
23/08/2008 17:14:35
38 simone - mendes
Adoro todos os trabalhos que tem apresentado. Acho que os alunos se interessam muitos por atividades com histórias em quadrinhos. Parabéns
10/06/2008 21:26:12
39 jociene lemes de campos - corumbá-ms
riquíssimo seu material. pois,estou comk projeto para trabalhar com historia em quadrinhos e encontrando seu material,abriu-me mais o horizonte.
15/04/2008 18:46:20
40 Elisabete Martins - RJ
Fantástico. Em nossa escola já tivemos uma experiência semelhante, onde todas as turmas trabalharam com quadrinhos de uma escritora, que publica seus quadrinhos em jornal de grande circulação. Ao final do projeto, convidamos a autora dos quadrinhos para um bate-papo com as crianças, que já conheciam características de sua produção. Foi muito interessante e os alunos curtiram muito!
02/04/2008 22:14:06
41 CLICIA REGINA BOF - Aracruz
Adoro a turma da monica e considero super interessante o que o Mauricio produz. E dentro da sala de aula é importante trabalhar tirinhas para que a criança possa produzir, usando sua própria imaginação. Um beijo
28/03/2008 21:16:25
42 Andréa - Recife PE
Olá, gostei muito do que li, parabénsEstou pesquisando para fazer minha monografia de Pós em Psicopedagogia. Pesquiso sobre utilização das revistas em quadrinhos como instrumento na aprendizagem da lingua portuguesa. caso tenhas indicações bibliográficas, agradeço.
Abraço
03/01/2008 16:46:42
43 DULCE REGINA PURINI - BAURU
A idéia de se utilizar a turma da mônica em sala de aula, é uma prática diária em minha escola , pois nossa Emei tem os personagens dessa turma como referencial para as crianças á 21 anos. Admiro o trabalho do Maurício de souza a muito mais tempo ,ele consegue através de seus personagens e histórias trazer o cotidiano de nossas vidas, é muito interessante como ele acompanha os acontecimentos, visto a inclusão já que existem personagens cadeirante e cego e é tratado com tanta delicadeza que para criança se torna mais fácil conviver com as diferenças. Abraço amigo Dulce
31/08/2007 10:26:45
44 Amanda - Curitiba-PR
Ei...concordo com Harim. Tem tanta mídia nesse mundo que faz até os alunos mais inteligentes ganharem nota baixa. Temos que trabalhar para transformá-la em um instrumento de aprendizagem.
29/08/2007 21:40:41
45 Harim Eliézer Toral - Alto Paraná
Eu achei muito interesante estas imagens infantis pois dá para trabalhar com as crianças a mídia na educação............
25/08/2007 09:37:36
46 Maria Bernardete Segalla - Itapema SC
Prezado Jão Luís
Achei muito interessante o trabalho de análise de capas de revista em quadrinho, pois trabalha a questão valores, representações sociais e também o censo crítico de alunos e professores.
Bom sou autora de uma revista em quadrinhos e estudo seus limites e possibilidades didático pedagócos da mesma.O Título é: Legislinho e sua turma no manguezal para colorir. Gostaria de saber da disponibilidade de tempo teu para que possamos discutir minha história em quadrinhos relacionada ao meio ambiente - manguezal. Você poderia?
Teria um enorme prazer em enviar minha revista para você fazer as análises e então colaborar com a minha pesquisa de Mestrado. Sempre gostei de revistas em quadrinho tanto que me propus a este desafio de colaborar com o meio ambiente e ao mesmo tempo trabalhar valores, respeito o ethos do cuidado e outros numa revista de Educação Ambientel. Um grande abraço. Prof Bernardete. Fico aqui aguardando tua resposta e sucesso em seu trabalho.
20/08/2007 11:04:59
47 ana regina - salvador
É muito bom para quem gosta da turma da monica.
POR EX: EU GOSTO muito,é bom para a prender para desenhar ou então para se divertir!
obrigado e eu sou de sao paulo mais a gora eu vim para salvador e estou morando aqui obrigado pela aten^ção
31/07/2007 22:32:35
48 Adriana Madureira Ribeiro Bouvet - São Paulo
Gostei da idéia, com certeza vou utilizá-la em sala de aula, pois ela estimula a curiosidade e a participação dos alunos, principalmente aqueles que estão no processo de alfabetização, participando tanto oralmente como na escrita.
25/07/2007 16:24:21
49 patricia dantas monteiro - belem pa
quero saber a historia de revista em quadrinho
23/06/2007 12:01:25
50 Laura - São José dos Campos SP
Achei muito legal a idéia de trabalhar com as capas das revistas e gibis, vou adota-la em minhas aulas, pois trabalho com educação Infantil e sei que eles irão gostar muito, pois podemos tirar muitos assuntos a partir disso.
OBS: aceito trocas de idéias para atividades com Educação Infantil.
beijos Laura (lauradeazevedo@ig.com.br)
09/06/2007 23:52:44
51 Socorro Silva - São José da Laje-Alagoas
Quero parabenizá-los pelo conteúdo apresentado. Vou aproveitar bastante essas dicas
04/06/2007 02:30:50
52 felipe - mangaratiba
axei legal....bjs!!!!!!!
14/04/2007 11:06:19
53 ANAINA PIZZOLATTO - Cachoeiro de Itapemirim - ES
Achei interessante essa idéia de trabalhar com revistas em quadrinhos. No ano passado trabalhei com os meus alunos de 4ª série, a tirinha do Chico Bento plantando árvore di isperança na semana do Meio Ambiente. Explorei bastante o tema e foi muito produtivo. As crianças gostaram muito, e aprenderam também.Meus parabéns pela boas sugestões
que vocês apresentam.
13/04/2007 19:43:53
54 Solange Ap.Lima dos Santos - S. Paulo
Achei extermamente interessante e aproveitável essas sugestões. Estava como coordenadora pedagógica e sem pre levava algo para os professores trabalharem ( como sugestão, claro) e as tirinhas era uma delas. Hoje estou em sala de aula, por opção e, vou aproveitar com certeza.
Parabéns
19/03/2007 20:04:58
55 bruna - teresina
eu gosto muito de vocês viu gosto muito do denhos e etc
06/03/2007 17:28:51
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.