Reading more, reading better - 20/01/2006
10 Dicas para aprimorar a leitura de seus textos em inglês
1. Lembre-se que leitura não é um processo de decodificação de palavra por palavra, desta forma, não se prenda a cada palavra do texto. Concentre-se em seu contexto.
2. Muitas palavras encontradas em um texto são cognatas do português, ou seja, palavras cuja forma escrita e significado são parecidos nas duas línguas, o que simplifica bastante a leitura.
3. Lembre-se também que a língua inglesa é repleta de falsos cognatos. Por exemplo: bond, significa ação, título, obrigação; e não bonde, o meio de transporte. Sendo assim, ao surgir uma dúvida consulte um dicionário.
4. Procure o significado geral to texto, isto é, sobre o que o texto trata. Isto ajuda na “filtragem” das informações mais relevantes.
5. Ao se deparar com uma palavra desconhecida, não se preocupe primeiramente com seu significado. O primeiro passo é perceber se tal palavra é realmente importante para a compreensão do texto.
6. Palavras que aparecem diversas vezes no texto, ou estão em negrito ou itálico são palavras importantes no texto.
7. Veja se a palavra está associada a um título, ilustração, etc. Isso também é uma indicação de sua relevância para a compreensão do texto.
8. Procure entender a palavra utilizando o contexto na qual ela se encontra.
9. Quando lemos estamos constantemente predizendo o que virá a seguir, tentando ver sentido no que foi lido, verificando hipóteses.
10. Quando estiver estudando, use o dicionário apenas para encontrar significado de palavras-chaves que você não conseguir entender através do contexto. Certifique-se de ter escolhido o melhor significado, verificando o contexto em que ela se encontra.
A
leitura constante de livros, periódicos e revistas
irá aprimorar a técnica, promovendo sua melhoria.
Lembre-se: a prática leva à
perfeição!
Referências
New
Proficiency Gold Coursebook Longman
Oxford Dictionary of English
Artigo eletrônico http://www.english.sk.com.br
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.