Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O Expresso Polar - 20/12/2005
O verdadeiro sentido do Natal

'

Papai-Noel-segurando-a-mao-de-menino

Você não acredita mais em Papai Noel? Não consegue ouvir os guizos de Natal a tilintar na véspera do nascimento de Jesus Cristo? É muito provável que você tenha crescido demais. Que tenha ultrapassado não só a barreira cronológica da infância, mas que tenha sufocado a criança que deveria existir dentro de você. O que acha de reencontrar toda a graça, felicidade e satisfação que existe nessa mágica época do ano?

Natal é tempo de bondade. É um período em que as pessoas se sentem mais motivadas a estender suas mãos aos outros e lhes mostrar toda a sua generosidade e simpatia. E é justamente nesse ponto que entendemos que a mensagem de Cristo incorpora-se ao cotidiano das pessoas através de ações e sentimentos.

Amar ao próximo como a si mesmo não é só um belo pensamento, representa toda uma filosofia de vida. Supera o simples sentido das palavras ao se revelar no Natal em doações de tempo, carinho, atenção ou mesmo alimentos e brinquedos. É extremamente confortante e animador quando vemos pessoas que se vestem de Papai Noel e vão às ruas para dar um pouco de esperança e felicidade para os mais desprovidos entre todos.

Meus filhos estavam com dúvidas a respeito da existência do bom velhinho. Já haviam nos perguntado sobre a origem dos brinquedos que ele entregava e porque algumas crianças, as mais pobres, não recebiam nenhum presente. Não entendiam o motivo de tamanha injustiça. Explicamos a eles que os pais é que enviavam o dinheiro para o Sr. Noel. Por esse motivo é que as crianças das famílias mais pobres não conseguiam ganhar seus presentes. Também por isso é que há pessoas que vão as ruas, fantasiadas de Papai Noel e fazem à distribuição de bolas, bonecas, carrinhos,...

Durante alguns anos, quando eles eram menores (entre 3 e 8 anos) sempre os levamos para os bairros mais pobres da cidade onde moramos e fizemos com que eles dessem alguns de seus brinquedos usados (e bem conservados) para meninos e meninas carentes. Nunca me esqueço de minha filha, com seus quatro anos, abraçada a uma bonequinha a pensar se deveria ou não dá-la a uma menininha.

Segundos de suspense se passaram para que logo depois ela esticasse os braços e doasse aquele brinquedo, apesar do sentimento que ainda a ligava a ele. Era muito mais gostoso saber que uma outra criança ainda poderia ser feliz ao lado daquela boneca...

Hoje, prestes a cruzar a barreira dos 10 anos de idade, é meu filho que parece ter encontrado a resposta quanto à existência de Papai Noel. Ele passou a acreditar que o bom velhinho é, na verdade, todo esse sentimento de fraternidade, bondade e carinho que as pessoas sentem nessa época do ano.

As roupas vermelhas com detalhes brancos, a bela barba, o ar de felicidade, as bochechas rosadas e o riso inesquecível constituem a personificação daquilo que há de mais belo em todos os seres humanos e que nos foi concedido a partir das lições do filho de Deus...

Menino-olhando-atento-para-adulto

O Filme

Ele ainda quer acreditar, mas as evidências contrárias são tantas que podem fazer dele um tolo diante dos outros. Por isso mesmo, ao se deitar em sua cama na véspera do Natal, o menino fecha seus olhos e, apesar disso, se mantém atento a qualquer movimento diferente que possa acontecer exatamente à meia-noite, na hora da virada do dia 24 para o 25 de dezembro.

A greve feita pelos atores que personificavam Papai Noel nas lojas das maiores cidades e a fantasia frouxa e larga de seu pai já não conseguiam iludir os sonhos daquele garoto. Por esse motivo, nesse Natal ele já não escrevera uma carta ao bom velhinho. Seus pais lamentavam que essa fase de sua vida já estivesse passando...

Mas, eis que, justamente quando faltavam apenas cinco minutos para a meia-noite, o menino vê luzes, sente um tremor e escuta o apito de um trem chegando. Tudo lhe parece muito estranho, afinal de contas, não há linhas férreas próximas de sua casa. Quando sai de sua casa para averiguar o que estava acontecendo, se depara com enorme trem estacionado em frente de sua residência e um homem a lhe chamar para o embarque.

Homem-de-terno-gravata-chapeu-e-oculos

Assustado, ele pensa durante alguns segundos se deve ou não entrar naquela locomotiva. Decide que isso não é prudente e não aceita o convite para viajar no Expresso Polar, rumo ao Pólo Norte, para conhecer Papai Noel. Quando o trem recomeça sua viagem ele se arrepende de sua primeira decisão e corre até as escadas de acesso do trem. Com um sorriso maroto nos lábios o condutor o aguardava e o conduz até seu banco.

Há muitas outras crianças no trem. Todos estão agitados. Entre eles o comum sentimento de desilusão quanto ao Natal e a existência do Sr. Noel parece ser um ponto de encontro. Será que essa viagem realmente vai lhes colocar frente a frente com Papai Noel e todos os seus duendes?

Numa mágica viagem em que se misturam aventuras e amizades em busca do verdadeiro sentido do Natal, o menino embarca em direção ao desconhecido querendo reencontrar os sentimentos que alimentara há pouco tempo atrás. E é naquele assustado garoto que se encontram as lembranças de cada um de nós e busca-se o resgate da felicidade que alguns parecem ter perdido. Não perca tempo, entre você também no Expresso Polar e busque os verdadeiros presentes que existem no Natal:- A paz, o amor e a felicidade.

Menino-observando-Locomotiva-em-lugar-azul

Para Refletir

1- O consumismo desenfreado dos tempos atuais tem feito com que muitas crianças não atentem para o verdadeiro significado do Natal. As famílias têm que orientar os pequenos para a compreensão dessa festividade religiosa, para o nascimento de Cristo. Montar o tradicional presépio e dar tanto destaque para essa pequena e expressiva representação da natividade deve ser considerado mais importante do que a decoração da árvore de Natal. Aos pais também caberia contar a história do nascimento do menino Jesus e todas as dificuldades pelas quais passaram José e Maria.

2- Por acontecer numa época de férias escolares, o Natal não é tema de muitos trabalhos e conversas nas salas de aula. Seria importante que essa festividade se tornasse assunto debatido especialmente na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Para tanto deveria ser feita uma programação que envolvesse os alunos na última quinzena do mês de novembro. Nesse sentido poderiam ser feitas pesquisas em revistas, Internet, livros e até mesmo entrevistas para a confecção de painéis, dramatizações, presépios artísticos ou vivos,...

3- Participe de grupos e campanhas que ajudam os mais carentes nessa época do ano. Tente dar aos mais necessitados um pouco mais de esperança através da doação de um pouco de seu tempo, atenção e disposição. Doar alimentos, montar ceias de natal filantrópicas, dar brinquedos em orfanatos ou bairros pobres e, principalmente, estender a mão em direção a essas pessoas só fará bem a seu coração. Ensine desde cedo a suas crianças que a solidariedade é uma das maiores lições e presentes do Natal. E, principalmente, não restrinja sua bondade a essa época do ano. Isso pode e deve se estender ao longo de toda a sua vida.

4- Transforme os ensinamentos mais profundos daqueles que nos trouxeram lições de paz e amor em filosofia de vida. “Amar ao próximo como a si mesmo” deve se transformar em ações concretas e não apenas constituir uma abstração pela qual teoricamente nos orientamos. Viver esses ensinamentos nos aproxima mais e mais da eternidade...

Ficha Técnica

Expresso Polar
Título Original: Polar Express
País/Ano de produção: EUA, 2004
Duração/Gênero: 100 min., Animação
Direção de Robert Zemeckis
Roteiro de Robert Zemeckis e William Broyles Jr.
Elenco: Tom Hanks, Daryl Sabara, Eddie Deezen, Nona M. Gaye, Peter Scolari, Jimmy Bennett, Leslie Harter Zemeckis, Isabella Peregrina, Michael Jeter.

Links

http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_critica=6245&id_filme=2092&aba=critica
http://www.adorocinema.com.br/filmes/expresso-polar/expresso-polar.asp
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=6005

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










4 COMENTÁRIOS

1 cristina - paula candido, mg
eu adorei! tem tudo a ver com o filme!!!
24/12/2008 14:58:44


2 denise cristina lamas - Pirassununga
Qdo passo esse vídeo para os alunos em atividades extraclasse ou por indicaçõesé simplesmente fantástico... inexplicável!!!!! ver nos olhinhos deles o brilho, a esperança.... parece que havia um sonho adormecido.... do qual derepente acordam!!!! Parece que conseguem sentir toda magia do natal penetrando..... é uma radiação!!!!
23/11/2008 16:17:15


3 Rosane Corrêa - Balneário Camboriú SC
Este vídio é emocionante, lindíssimo ... nos tráz a criança adormecida, e faz com que vivamos por instantes o conto mais desejado do mundo!!!!!!!! Conhecer o papai noel!!! ter amiogos de verdade!!!!!!!! Viver aventuras inacreditáveis!!!! Desejo a todos um FELIZ NATAL, cheio de amor e sonhos!!!!!!!!!! Beiojão Carinhoso ...
16/11/2008 13:55:05


4 willian - são paulo
quem dera se nós tivesse-mos a esperança que as crianças pequenas possuem á respeito de tudo e principalmente sobre o natal,mesmo eu sendo adolescente eu acredito no natal e no papai noel,e sempre as verdadeiras coisas são aquelas que não podemos ver
29/10/2007 10:10:36


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.