Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

A Ilha - 09/12/2005
A ciência envenenada pela ambição

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Quando os cientistas mais importantes do mundo foram reunidos em uma base militar secreta na região desértica dos Estados Unidos para produzir a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial muitos deles acreditavam que o artefato seria utilizado apenas para intimidar os inimigos dos aliados. Robert Oppenheimer, o líder do projeto ao lado do general Leslie Groves, chegou mesmo a declarar que todos aqueles cérebros privilegiados agiram de forma ingênua a ponto de desdenhar as possibilidades de uso bélico daquela tecnologia.

O lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945 jogaram todas as suas crenças no lixo. E também, de certa forma, a idéia da neutralidade da ciência. Nem mesmo nas chamadas ciências duras persiste tal conceito. Os cientistas em seus jalecos brancos a produzir remédios, armas ou tecnologia de ponta têm interesses e objetivos previamente traçados. Esses pesquisadores trabalham para agências científicas governamentais, universidades públicas ou privadas, empresas de diversas nacionalidades e, em todos os casos, são motivados a criar produtos e idéias que dêem lucros e criem novas perspectivas para seus financiadores.

Isso não quer dizer que a busca de medicamentos que combatam o câncer ou solucionem o drama da Aids no mundo não tenham também uma perspectiva humanista. Os cientistas não são, como se pode pensar a partir das ponderações acima, ambiciosos desalmados em busca de fama, poder e dinheiro. Pelo contrário, em sua maioria são abnegados trabalhadores da ciência que sabem da importância e validade de seus experimentos.

Acredito que o idealismo ainda é a principal fonte de energia a mobilizar os esforços da comunidade científica. Além disso, o objetivo de lucro e sucesso não deve ser encarado como pecado mortal a envenenar a produção científica mundial. Mesmo porque a busca desses rendimentos envolve principalmente os investidores que mantém as empresas, universidades e governos que bancam as pesquisas. Ainda assim penso que não se pode repreender os financiadores motivados pelo pote de ouro escondido atrás de cada uma das descobertas da ciência. Se pensarmos assim estaremos sepultando a própria possibilidade de continuidade da ciência...

“A Ilha”, do diretor Michael Bay, a princípio um filme de ação sem grandes pretensões no que se refere à reflexão, nos leva a pensar e repensar os objetivos e pretensões da ciência ao abordar um dos tópicos mais polêmicos relativos a pesquisa atual, a clonagem. Como em outros filmes que utilizam laboratórios como um de seus cenários principais, “A Ilha” nos coloca diante de empresários e cientistas inescrupulosos, até mesmo caricatos, mas nos alerta para a necessidade de estarmos de olhos abertos e atentos para os eventuais desmandos e descaminhos da ciência...

Um-home-conversando-com-uma-moca

O Filme

Lincoln Six Echo (Ewan McGregor, de Moulin Rouge e da série Star Wars) acorda e imediatamente é informado por dispositivos eletrônicos em seu quarto sobre a temperatura de seu corpo, seus sonhos e a dieta alimentar programada para o início de suas atividades diárias. Suas roupas e calçados são oferecidos a ele automaticamente. Não há cores e variações em seus objetos de uso pessoal, tudo tem cores neutras e está organizado de forma impecável.

Ao sair nos corredores do local onde mora, Lincoln encontra muitas outras pessoas que se vestem e se comportam de forma parecida com a dele. Os artefatos eletrônicos estão por toda parte orientando e comandando as ações de todos os seres humanos que por ali perambulam. Aonde devem ir, o que comer, como se relacionar com os outros, que roupas vestir e outras informações são dadas pelas máquinas. Parece que entramos nos sonhos malditos de George Orwell (1984) e de Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo).

Foto-de-um-laboratorio

Tudo aquilo incomoda bastante a Lincoln. Ele também parece prestes a explodir por não poder demonstrar os sentimentos que nutre pela bela Jordan Two Delta (Scarlett Johansson, de “Moça com Brinco de Pérola”). Ao questionar a sociedade em que vive perante um dos responsáveis pela manutenção desse oásis em meio à destruição que teria atingido o mundo, Lincoln é lembrado de que a qualquer momento pode ser sorteado para conhecer a Ilha, o último refúgio natural que restou da grande devastação promovida pelo homem no planeta.

A Ilha é o sonho de todos aqueles que moram nesse mundo hermeticamente fechado e totalmente controlado. Os sorteios são diários e quem ganha parte para a inesquecível viagem sendo invejado por todos os demais.

As desconfianças de Lincoln quanto ao mundo em que vive o motivam a buscar respostas. Dessa sua pesquisa particular resultam dramas que ele jamais gostaria de ter que viver. Ao afrontar o sistema ele se torna inimigo da ordem estabelecida e é obrigado a fugir levando consigo sua amiga Jordan. Que terríveis segredos foram descobertos pelos protagonistas? Será que eles conseguirão sobreviver aos intensos ataques de seus perseguidores? A verdade de suas existências permitirá que eles continuem vivendo impunes?

“A Ilha” é uma mega-produção do cinema norte-americano que não foi bem recebida pelo público e principalmente pela crítica. Apesar dos exageros nas cenas de ação remonta na sua temática central a alguns dos grandes filmes de ficção como “Blade Runner”, “Inteligência Artificial”, “Brazil, o filme” ou ainda “Eu, Robô”. Só por esse motivo já seria importante vê-lo...

Um-homem-sendo-afogado

Para refletir

1- Peça aos estudantes a leitura dos clássicos livros “Admirável Mundo Novo” (de Aldous Huxley), “1984” (de George Orwell) e “Eu, Robô” (de Issac Asimov). Para tanto divida a turma em três grupos e peça a cada terço de alunos a leitura de um dos títulos acima mencionados. O ideal é que essa leitura seja feita antes da apresentação do filme. Depois que o filme for mostrado promova discussões sobre o futuro com os estudantes. Se puder envolva outros professores nos debates.

2- Realize uma mostra de filmes de ficção científica (não se esqueça de utilizar os clássicos) para que os estudantes possam ter uma perspectiva da visão de futuro de diferentes escritores, cineastas e pensadores. Encarregue os estudantes a organizar uma apresentação do filme através de painéis, debates, textos e até mesmo exposições artísticas (como produção de desenhos, pinturas ou dramatizações).

3- Muitos filmes que falam sobre o futuro o abordam de forma pessimista. Por que isso acontece? Qual a nossa parcela de responsabilidade sobre essas nuvens negras que pairam no horizonte futuro da humanidade? O que podemos e devemos fazer para mudar essa perspectiva tão negativa do amanhã? Envolva os estudantes numa pesquisa de campo sobre essa temática. Busquem opiniões fora da escola, junto às famílias e a comunidade. Aumentem as discussões...

4- O tema central das discussões acerca da ciência no filme “A Ilha” é a clonagem. Que tal buscar informações sobre a atualidade desse assunto? Como estão as pesquisas? E a legislação? Há debates mundiais sobre clonagem? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Depois de acumular informações extraídas de jornais, revistas, sites da Internet e livros o ideal é que se faça uma mesa redonda sobre o tema envolvendo discussões sobre ciência e ética...

Ficha Técnica

A Ilha
Título Original: The Island
País/Ano de produção: EUA, 2005
Duração/Gênero: 127 min., Ficção Científica
Direção de Michael Bay
Roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci e Caspian Tredwell-Owen
Elenco: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Djimon Hounson, Sean Bean, Steve Buscemi, Michael Clarke Duncan, Ethan Phillips, Brian Stepanek, Siobhan Flynn.

Links

http://www.adorocinema.com.br/filmes/ilha-2005/ilha-2005.asp

http://parceiros.cineclick.com.br/criticas/index_texto.php?id_critica=9065

http://wwws.br.warnerbros.com/theisland/youhavebeenchosen.html (site oficial)

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
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28 COMENTÁRIOS

1 jessica - anapolis goias
qual e a semelhança entre o personagem Lincom e o filosofo?
08/11/2012 17:15:16


2 jaqueline - cafarnaumbahia
o filme foi muito ótimo,foi legal
20/11/2011 20:25:46


3 brenna alves - iconha
nossa esse filme é muito bom!!!
10/08/2011 14:51:15


4 luciane - montenegro
o filme é ótimo e nos coloca diante de um assunto polêmico e com opiniões diversas.Mas acho a clonagem humana assustadoraimagine você se ver vinte anos mais novo?
24/07/2011 12:29:13


5 Geo - Vitória
Comparem este filme ao Livro VII da obra A República do filósofo Platão O MITO DA CAVERNA. O Filme é absolutamente a versão atualizada do Mito. Uso este filme nas aulas de filosofia e é um espetáculo de pedagógico!!!
03/06/2011 11:00:36


6 Diego - joinville
Muito preciso e relacinal este artigo foi d grande valia para utilizar junto aos alunos de pedagogia na disciplina Educação e Tecnologia na UNIVALISC
08/04/2011 15:14:45


7 Joana - Brasília
Qual a relação desse filme com a filosofia?
16/03/2011 23:06:09


8 Marciele silva - Belem Pará
A dorei foi um comentario muinto importante pois eu tinha que fazer um resumo do filme e dizer o que eu tinha entendido sobre o filme e nesse saite encontrei tudo o que eu estava preucurando muinto obrigado.
06/07/2010 14:00:04


9 Roberta Paz Tófano - Cachoeiro de Itapemirim
Esse filme é ótimo adorei assistir, mostra como a o ser humano é capaz de criar cópias humanas tão perfeitas quanto as originais, quem sabe se não tem uma base dessa escondida por ai!
14/06/2010 09:13:30


10 WALDEMAR - MATO GROSSO BRASIL
O filme foi fantastico e despertoume o senso critico em relaçao a clonagem que nao concordo!
11/06/2010 17:45:26


11 sidiane sousa. - goiania Goias
Bom o filme mostra a O poder da medicina a traves de muitos estudos e conhecimentos cientificos .O que falta mesmo e esclarecer a população a importancia deste estudos ate porque a populaçao merecer e devem ser enformada não falo da clonagem isso não concordo. mais das células usada na cura de outra doenças como no tratamento fisioterapeutico .Isso sim seria muito importante bom cada um tem um ponto de vista .
25/05/2010 08:30:39


12 paulo - natal
adorei é muito bom.... Aconselho a todos que tenham oportunidade de vêlo.
19/04/2010 22:58:22


13 Eduane Talissa - Mogi Mirim
Eu assisti esse filme na escola na aula de filosofia e gostei muito ,achei muito interessante.Nunca tinha ouvido falar desse filme só assisti agora em 2010.Mas foi muito bom.
03/04/2010 11:50:05


14 JULIANA - juazeiro do nortece
ESSE FILME É MTO BOM... FOI PASSADO PARA OS ALUNOS DE PISOLOGIA... EU ADOREI....TIVEMOS Q FAZER UMA CRITICA RELACIONADA AS QUESTOES ÉTICAS.....
29/03/2010 18:56:08


15 alfredo jose rodrigues soares da silva - Valpaços
simplesmente adorei muito o filme dos melhores filmes que ja vi na vida, foi realizado em 2005 e so o vi em 2010, mas adorei mesmo parabens ao cineasta e ao seu departamento. eu adoro filmes este é um deles, apesar de o actor ser pouco conhecido acho que foi bem sucedido neste filme, ja a actriz conhecida pelo menos aos meus olha um filme dela os brincos de perola muito bem feito, estas duas personagens principais na ilha são fantasticas, nos vossos proximos filmes não era mal de todo usarem esse actor e essa actriz. Scarlett Johansson e Ewan Mcgregor tudo fantastico!!!
05/02/2010 13:00:33


16 Antonio Bruno dos santos castro - teresina pi
gostei do filme pq fala sobres assuntos interesantes
27/10/2009 20:36:12


17 milca sharai - itapecerrica da serra
esse filme nos mostra varios topicos como o da Saude medicina quem vio o filme,pode perceber que so possuia os clones quem tinha dinheiro ou seja no futuro sera como no presente ... so tem direito a um atendimento bom nos hospitais e quem tem dinheiro... agora podemos ver e questior afinal somos cidadão com direito a ser questionados...
12/10/2009 20:28:01


18 Edilzo Andrade Silva Filho - NatalRN
O filme é excelente, ele traz muitos aspectos importantes para a compreenssão de conteúdos. O tema clonagem e sem sombra de dúvidas bem interessante e impolgante. Aconselho a todos que tenham oportunidade de vêlo, pois vai te fazer pensar a respeito dos temas abordados e como resultado é possível observar uma pessoa mais critíca e no âmbito filosófico, fazer diversos questionamentos como a personagem Six Echo faz, ou seja, ele questiona, faz perguntas, imenda resoluções etc afim de chegar a um resultado concreto e ate que chega e isso é bom porque as pessoas assistindo vão despertar em si mesmas a vontade de questionar o que tem em sua volta...
01/08/2009 07:44:31


19 marciele duques nascimento - serra
eu adorei
19/06/2009 21:04:52


20 gislane - Itapebi
Eu assisti este filme com meu namoro que era um professor,ele comprou pq ele tinha q fazer um trabalho na faculdade de pedagogia em relação,aos intens do filme,como eu estava lá acabaei assistindo com ele..achei maravilhoso muito raciocinante,e muito divertido tbm..adorei,foi muito legal!
13/01/2009 11:07:03


21 Carlos Lagares de Oliveira - Sanclerlândia
Esse filme mostra como a imaginação humana é fertil a chegar a um ponto tão avançado. Parece até q isso já acontece. Até e vc ver a sua apolice de seguro de 15 milhões de dólares. D Emocionante
04/12/2008 10:14:57


22 Leonise - Caxias do Sul RS
Vi este filme pela primeira vez no 3° ano do Ensino Médio, para um seminário sobre genética. A segunda vez, foi em Epistemologia, uma cadeira do curso de Licenciatura em matemática. Na primeira vez o foco foi a clonagem, da segunda o que nos interessou foi a ética e a postura dos personagens tendo como perspectiva a educação. Esse filme é muito bom, e pode ser utilizada em vários momentos diferentes, apenas mudando o foco da discussão, ou seja, é bastante amplo e complexo. Consegue ser uma megaprodução e um ponto de partida para a reflexão ao mesmo tempo.
29/10/2008 14:45:46


23 Filipa - Portugal
Eu vi este filme no âmbito da disciplina de Filosofia. O Motivo que nos levou a ver este filme foi pelo seu conteúdo e significado em relação às temáticas em estudo na disciplina de Filosofia, a história do filme tem ligação com a matéria em estudo no que toca em atingir a verdade, através da problematização, da reflexão e do diálogo. Lincoln Six Echo e Jordan Two Delta questionaram a realidade, questionaram o que viam, ouviam, sentiam, questionavam tudoo que lhes fora ensinado foram contra a sua realidade.Através desse questionamento foilhes tirada a venda que tinham nos olhos, passaram a ver esta nova realidade. E depois da conhecerem era impossível voltar ao seu mundo, à sua realidade, pois agora sabiam conheciam a verdadeira realidade cuja não se podia simplesmente esquecer, apenas podiam salvar os outros da ignorância e trazêlos para o verdadeiro mundo, o qual lhes era completamente estranho.
23/10/2008 19:20:08


24 Pedro - São Luís MA
realmente um filme muito bom, a critica não falou nada quase nada quanto a jurassic park no contesto biológico é quase a mesma temática
24/09/2008 12:38:12


25 monica - teixeiras
esse filme e d+, otimos atores,é muito show
21/08/2008 17:26:29


26 Fabiani Zambonin - União do Sul- Mato Grosso
Este filme é bastante interessante, vimos ele na disciplina de Pscicologia na faculdade para dele tirarmos base sobre o controle emocional, psiquico e racional da mente. Faculdade de Pedagogia para Educação Infantil- UFMT
15/04/2008 15:23:19


27 motta - Recife - PE
A hipocrizia é muito comum no nosso meio, em pleno século XXI, com a clonagem proibida todo planeta, se sabe, através da imprensa, de assassinatos para retirada de orgãos para comercialização, o que foi explorado no filme Coma.
10/04/2008 08:48:12


28 Alcides Cabral - Itajaí - SC
Muito preciso e relacional este artigo foi de grande valia para utilizar junto aos alunos de pedagogia na disciplina Educação e Tecnologia na UNIVALI -SC
29/05/2007 10:43:39


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