Encontrando Forrester -
Novos Mapas, Novos Caminhos
"Encontrando Forrester" é indicativo de caminhos
que podemos (e devemos) percorrer, serve como um autêntico
mapa a indicar alguns dos melhores percursos para todos. No
caso do filme, essa orientação ambienta-se num
ambiente ainda mais propício a atitudes que norteiem
e apresentem soluções de continuidade para as
pessoas, ou seja, numa escola. O que, a princípio,
poderia parecer o óbvio, a estruturação
de uma relação entre professor, literalmente
escolado pela vida e sustentado pelo conhecimento adquirido
através de seus estudos, e aluno (ou seu coletivo),
tem um deslocamento de eixo, uma transposição
de ordem, com os professores e a escola funcionando no sentido
inverso daquilo que dela esperamos.
Mas, afinal, o que esperamos da(s) escola(s)?
O filme de Gus Van Sant nos mostra um pouco daquilo que as
escolas se tornaram e nos faz refletir se estamos vivendo
uma prática educacional que possa ser realmente apreciada
e aproveitada por alunos e professores. Um momento de reflexão
sobre a educação proposto por um filme, mesmo
que tratando de uma realidade que não é a nossa,
brasileira, mas a de um país com o qual temos relações
tão próximas (assim como todo o mundo e a cultura
ocidentais), é um indício de que há qualidades
que devem ser examinadas no todo da película.
Mas, voltando a questão, a escola deve ser um ambiente proporcionador de possibilidades de aprendizagem, deve permitir aos educandos o acesso ao conhecimento, deve fazer com que a relação estabelecida entre os estudantes e o que a eles é oferecido por cada matéria seja sedimentada pela curiosidade (pelo estímulo, pelo prazer), deve ser um ambiente que permita a participação e a interação (a troca de experiências entre os alunos e os professores), deve promover projetos e práticas que envolvam os alunos coletivamente, entre tantas outras alternativas de pensar educação que encontramos hoje em dia, essas me parecem ser aceitas por um contingente respeitável de educadores e, admitidas por pessoas que trabalham educação com extrema seriedade.
No filme, o professor (o experiente F. Murray Abraham, vencedor do Oscar de melhor ator, por sua interpretação de Salieri, no ótimo e imperdível "Amadeus", de Milos Forman, sobre a vida de Mozart) defronta-se com uma situação inusitada para seus vários anos de prática educacional ao encontrar em sua sala de aula, numa escola particular frequentada eminentemente por brancos provenientes de uma camada social mais abastada, um aluno negro de origem humilde (chamado no filme de Jamal), alçado a uma melhor possibilidade de estudos em virtude de suas grandes habilidades atléticas (trata-se de um ótimo jogador de basquete) e de seu surpreendente rendimento escolar.
O preconceito racial e social não permitem que o professor seja capaz de perceber o grande potencial do referido aluno, fazendo com que o mesmo se feche a qualquer possibilidade de admitir que os trabalhos e textos produzidos por esse aluno possam mesmo ter sido produzidos por ele.
Jamal passa então a viver uma relação conturbada na escola, onde o professor procura provas de que os trabalhos produzidos por ele tenham sido escritos por uma outra pessoa.
O que faz com que possamos perceber os novos caminhos citados no início do texto é a existência de um terceiro personagem importante na trama, o escritor William Forrester vivido por Sean Connery (de tantos grandes filmes e de imenso talento), autor de um clássico da literatura americana, que depois da publicação e do reconhecimento do livro pela crítica especializada, retirou-se, aposentando-se prematuramente, escondendo-se no Bronx, o bairro onde vive Jamal. Por acidente, os dois acabam se conhecendo e, a relação tempestuosa de início, amadurece de forma a trazer bons resultados para ambos. Além de grande jogador de basquete (o que lhe permite obter o reconhecimento e maior proximidade com os alunos da escola particular onde estuda), Jamal tem grande sensibilidade literária, lê com grande frequência, seleciona suas leituras e, além disso, escreve mesmo quando não há pedidos da escola. Essa insistência, essa persistência de Jamal em ler e estudar, fazem com que Forrester acabe se interessando por ele e o auxilie, troque idéias, aperfeiçoe suas próprias concepções (justamente o que esperamos de nossos professores) e, acabe por influenciá-lo do alto de sua experiência (omitindo a maior parte do tempo sua identidade e, obviamente, sua eminência devido a sua produção literária celebrada).
Não é isso que estamos procurando? Diálogo, troca de experiências, aprendizado por parte dos alunos e também dos professores, respeito e consideração pela maturidade e aperfeiçoamento que o tempo trouxe aos mais velhos, leitura de livros independentemente da obrigatoriedade e das imposições escolares? "Encontrando Forrester" abre canais para que esses temas sejam discutidos, tempera essa discussão com outros temas paralelos de grande interesse (como as diferenças étnicas e sociais, a valorização dos livros clássicos e a necessidade de fazer com que se equilibre a atividade física e intelectual nas escolas) e, além de tudo, é um grande divertimento. Filme de temática séria, nos emociona, nos faz pensar, cativa pela força de seus personagens e pela abordagem sensível do diretor Van Sant (o mesmo diretor de filmes polêmicos como "Drugstore Cowboy" e "Garotos de Programa").
Ficha Técnica
Encontrando
Forrester
(Finding Forrester)
País/Ano
de produção:- EUA, 2000
Duração/Gênero:- 136
min., drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Gus Van Sant
Roteiro de Mike Rich
Elenco:- Sean Connery, F. Murray Abraham,
Anna Paquin, Robert Brown,
Michael Nouri, April Grace, Matt
Damon, Busta Rhymes.
Links
-
http://www.adorocinema.com/filmes/encontrando-forrester/encontrando-forrester.htm
-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=1580
1 Maria leuda de Oliveira Lima - São Luis MA
Achei incrível, os ensinamentos do filmes, a trilha sonora espetacular.
20.01.2012
20/01/2012 15:56:29
2 Laura Veronica - OsascoSP
esse filme é super D+
04/11/2010 20:44:22
3 Elidiane - Arapiraca
esse filme retrata muito o que sou, sou negra e tenho orgulho de ser.
25/11/2009 16:19:12
4 Camila Ferreira da Silva - MaceióAL
Também adorei o filme. Os traços psicológicos trazidos no contexto do filme são perfeitos, demonstram perfeitamente o conceito de transferância de Freud. Além disso, é possível analisar historicamente a questão do preconceito presente no filme, a dualidade de mundos divididos por bairros nos EUA, enfim... são inúmeras discussões trazidas por essa atmosfera contagiante do filme!!!
19/05/2009 14:54:01
5 duda - guarulhos
por favor,se alguém souber o nome da ultima musica do filme,e o nome do cantor mande para mim ok...encontrando forrester.agradeço a kem me enviar...
07/03/2009 13:51:17
6 Juliana - floripa
O filme é muito bom, adorei a ultima música da trilha sonora que é de um cantor Hawaiano que se chama, Israel Kamakawiwi`ole a letra da música é Somewhere ove the rainbow lyrics...... inesquecivél...
26/02/2009 14:51:32
7 MARIA ISABEL GOES - SANTA BARBARA DOESTESÃO PAULO
FILME MARAVILHOSO QUE FALA SOBRE AS DIFERENÇAS TANTO RACIAIS COMO CULTURAIS, É UMA ALERTA PARA QUE SE ACELERE AS MUDANÇAS DE ENSINO, ONDE A ESCOLA VENHA SER UM AMBIENTE QUE PERMITA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DE ALUNO E PROFESSOR.
19/10/2008 07:53:01
8 Gabriel Mateus - RJ
Filme extremamente bem intencionado, abrangendo conteúdo de ampla reflexão, contendo e induzindo a um bom desenvolvimento intelecto e moral, de forma que tanto jovem como adulto possa o apreciar e ou entender; esse com certeza esta em minha lista de favoritos.
10/06/2008 23:48:15
9 TAIS, CAROL - franca
achei o filme muito interessante pois ele nos faz a refletir sobre a vida e racismo.E mostra que "negros pobres" também tem seu falor e sua inteligência. Porisso gostei e aprovei.
Não deixa de assistir o filme "encontrando forrester".
20/05/2008 14:20:56
10 Hilda Corrêa - Fortaleza-CE
Um filme extraordinário, reflexivo, em que se aborda a temática de uma educação falida que persiste em continuar. A educação é uma via de mão dupla, onde aprende o aluno e o professor também.
09/04/2008 16:31:48
11 Liliane Aragão - Ananindeua/ Pará
Este filme é um excelente instrumento para se trabalha em sala de aula pois aborda vários temas do dia a dia como o preconceito racial a capacidade de estimular os alunos a escrever,a amizade que professores tem que cativar com seus educandos,etc... e ajuda a própria pessoa refletir que ela é capaz de chegar aos seus objetivos basta ela acreditar em si mesma.
06/04/2008 11:39:38
12 José Carlos de Oliceira - São Paulo
Extrardinário!! elenco maravilhoso, ótima direção e ótimo tema.Não aborda o racismo
como de costume e nem é esse o propósito ao meu ver, o assisti várias vezes e o
assisto sempre que tenho a oportunidade.O que me transmite??...a idéia de que, se
prestarmos bem a atenção sempre encontraremos a nossa volta motivos para acreditar
na vida.
16/01/2008 14:50:43
13 luiz carlos da silva - santa luzia/ Mg
filme muito bom! nele, percebe-se uma forma de dizer que negros também tem valores intelectuais e que pobres podem desnvolver valores além de humildade, carinho e respeito.
10/10/2007 19:36:13
14 Vanuza Rodrigues - Catolé do Rocha
Adorei este filme, ele transmite uma bela mensagem de insentivo para aquelas pessoas que não tem oportunidades na vida;ele insentiva as pessoas a correrem atrás de seus sonhos, e mostrarem que não é a cor da pele que determina quem somos.
30/09/2007 18:37:18
15 Marinete do Socorro Gomes - Castanhal-Pará
Adorei o filme. A história narra fatos reais. que infelizmente ainda vivemos em pleno século XXI. E isto nos leva fazer uma reflexão a cerca da escola e do ensino tradicional que ainda temos e também do processo ensino-aprendizagem.
07/07/2007 23:50:04
16 Serlayne Rebelo de Carvalho - Euclides da Cunha - Bahia
Este filme é maravilhoso, é realmente uma história que nos proporciona refletirmos sobre a importacia da nossa vida e qual maneira que devemos aguir diante de determinadas situações.
10/04/2007 22:49:46
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