Planeta Literatura
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

História das Idéias Pedagógicas - 11/11/2005
Livro de cabeceira para educadores

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Capa-do-livro-Historia-das-Ideias-Pedagogicas

O ritual estabelecido de entrar em sala de aula, com materiais debaixo do braço ou dentro de uma bolsa, depositar cadernetas em nossas mesas, fazer a chamada, instruir os alunos quanto aos temas e exercícios discutidos em aula, passar de carteira em carteira, anotar apontamentos e dúvidas na lousa ou ainda explanar e discutir assuntos pertinentes não surgiu ao acaso. A prática pedagógica é resultante de uma longa história, praticamente tão velha quanto à própria humanidade. Inicia-se provavelmente a partir das conversas e histórias contadas ao redor de fogueiras por pessoas mais experientes dentro de comunidades estabelecidas há muito tempo atrás...

Não há como referenciar esses primeiros encontros ou mesmo, de acordo com alguns especialistas, considerá-los historicamente como relevantes para a pedagogia. O que fazemos ao considerar os idos pré-históricos como primeiros momentos em que se ensejou o que podemos chamar de ensino e aprendizagem é dar relevância ao encontro entre a experiência dos mais velhos e a candura própria dos mais jovens.

A pedagogia como a concebemos, enquanto saber constituído a partir de elaborações práticas e abstratas somente se constrói a partir do surgimento da escrita e das primeiras grandes civilizações da Antiguidade. É o que percebemos a partir das lições que nos são dadas pelo professor Moacir Gadotti, doutor e livre-docente em educação, autor de diversos títulos de prestígio e repercussão na área.

Em sua obra História das Idéias Pedagógicas, Gadotti inicia as conversas acerca desse tema tão pertinente voltando à antiguidade chinesa, resgatando Lao-Tsé e o Talmude hebraico como fontes inspiradoras do pensamento pedagógico no oriente próximo e distante (Oriente Médio e China). É desse período e região, especificamente de Lao-Tsé a constatação de que “o fraco e flexível é mais forte que o forte e rígido” ou ainda “que o mundo não pode ser plasmado a força” e que, por isso, “ao sábio não interessa a força”...

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A criança não pode levar uma vida normal no mundo complicado dos adultos. Todavia é evidente que o adulto, com a vigilância contínua, com as admoestações ininterruptas, com suas ordens arbitrárias, perturba e impede o desenvolvimento da criança. Dessa forma, todas as forças positivas que estão prestes a germinar são sufocadas; e a criança só conta com uma coisa: o desejo intenso de livrar-se, o mais rápido que lhe for possível, de tudo e de todos”. (Maria Montessori)

Percebemos nessas linhas apenas um pouco daquilo que podemos considerar como a mística oriental celebrada com sabedoria e simplicidade. Notamos especialmente a devoção à inteligência em contraposição à força, justamente aquilo que a pedagogia preza através de suas ações, seja naquele lado do mundo ou neste em que nos encontramos...

Dos pensadores orientais, mas ainda focando seus escritos na Antiguidade, o professor Gadotti nos transporta para a Grécia e a seus sábios filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Professores e aprendizes, herdeiros de toda uma tradição cultural, mestres que legaram uns aos outros o conhecimento basilar que funda praticamente toda a nossa tradição ocidental.

De Sócrates para Platão e deste para Aristóteles. Como numa autêntica e afinada tabelinha futebolística concretizada através do tempo, a Grécia se tornou soberana no imaginário cultural e também, especificamente, no pedagógico. A maiêutica ou “arte de extrair do interlocutor, por meio de perguntas, as verdades do objeto em questão” tornaram Sócrates, nos dizeres de Gadotti, “o maior fenômeno pedagógico da história do Ocidente”.

De suas incríveis lições, não registradas por ele mesmo, surgiram os diálogos platônicos a apregoar, pelos quatro cantos do mundo, a necessidade de superação da alienação, conclamando os homens a ultrapassarem as trevas das cavernas onde estavam presos. Falava alegoricamente sobre a ignorância e a necessidade de entendermos a dicotomia entre o mundo das idéias e a realidade nua, crua e dura de cada dia de nossas vidas...

Foto-de-Carl-Rogers
“Quando o facilitador é uma pessoa real, se se apresenta tal como é, entra em relação com o aprendiz, sem ostentar certa aparência ou fachada, tem muito mais probabilidade de ser eficiente. Isso significa que os sentimentos que experimenta estão ao seu alcance, estão disponíveis ao seu conhecimento, que ele é capaz de vivê-los, de fazer deles algo de si, e, eventualmente, de comunicá-los”. (Carl Rogers)

Aristóteles, seu herdeiro legítimo, aluno dedicado prima mais pelo realismo e abastece de sentido mais prático e objetivo a ciência e a própria educação. Ao analisar os homens a partir de suas faixas etárias, conclui o sábio pensador grego que “todas as vantagens que a juventude e a velhice possuem separadamente se encontram reunidas na idade adulta”, já que “onde os jovens e os velhos pecam por excesso ou falta, a idade madura dá mostras de medida justa e conveniente”. Nem parece que escrevia essas linhas há tantos e tantos anos atrás...

A viagem no tempo através dessas incríveis referências pedagógicas feita no livro de Moacir Gadotti continua, discorrendo sobre a educação em Roma e no Medievo, resgatando nomes que por vezes teimamos em não nos lembrar e que são, apesar de não tão conhecidos, reconhecidamente importantes para a educação.

Foram, por exemplo, os romanos que estabeleceram através do estudo da cultura geral, por eles chamada de humanitas, práticas escolares como o ditado de fragmentos de texto, a necessidade de exercícios ortográficos, a memorização como prática educacional, a análise de frases e palavras, a construção de pensamentos estudados em diferentes formas de expressão ou ainda a composição literária.

A Idade Média, por sua vez, celebra a ascensão da Igreja Católica ao comando da cultura e da educação. De acordo com o texto do professor Gadotti, Cristo com “seus ensinamentos” que “ligavam-se essencialmente à vida” torna-se o “grande educador” e estabelecia, através dos pensadores medievais, uma pedagogia mais concreta a partir de suas parábolas. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino concretizam essa realização pedagógica medieval em diferentes períodos e de distintas formas.

No campo de combates que se estrutura nessa fase da história, há alguns quilômetros de distância, separados pelo Mar Mediterrâneo, os árabes também consolidam sua história e educação. Há um pequeno espaço dedicado a eles no texto de Gadotti, ressaltando-se a importância do trabalho de sábios mulçumanos como Ibn Sina, Al-Biruni e Averróis.

Foto-de-Herbert-McLuhan
“Chegará o dia – e talvez este já seja uma realidade – em que as crianças aprenderão muito mais e com maior rapidez em contato com o mundo exterior do que no recinto da escola. ‘Porque retornar à escola e deter minha educação?’, pergunta-se o jovem que interrompeu prematuramente seus estudos. A pergunta é arrogante, mas acerta no alvo: o meio urbano poderoso explode de energia e de uma massa de informações diversas, insistentes, irreversíveis...” (Herbert McLuhan)

Nos períodos que se seguem abre-se espaço para a produção cultural e educacional européia do Renascimento e do Iluminismo. São períodos vivificados pela presença de grandes expoentes das artes, literatura, filosofia e ciência. De suas obras resplandecem não apenas temáticas específicas como se poderia a princípio pensar, se nos pautamos nos nossos próprios exemplos dos séculos XX e XXI, tão centrados e especializados.

A modernidade consolida a lógica através de pensadores como Montaigne, Spinoza ou Descartes. A objetividade transcende também a partir das reformas religiosas evocadas pela contestação aos rigores do catolicismo e dão espaço para o avanço do luteranismo. No combate a essas tendências renovadoras da religião, a Igreja Católica funda a Companhia de Jesus que, por sua vez, institucionaliza a Ratio Studiorum, método e base filosófica que influirá de forma contundente a educação no Novo Mundo, inclusive em terras brasileiras.

Esse delicioso passeio pelo pensamento pedagógico deixa para o final, seguindo a cronologia, as mais contundentes e valiosas contribuições específicas para a pedagogia ao apresentar excertos e biografias de pensadores do mundo contemporâneo. Começando com a clássica colaboração de Rousseau e sua obra devotada a educação, “O Emílio”, passando pelos expoentes do pensamento positivista como Durkheim, recordando os sábios socialistas da educação como Gramsci e chegando ao século XX e suas várias correntes de pensamento pedagógico.

Foto-de-Paulo-Freire
“Não basta saber ler mecanicamente que ‘Eva viu a uva’. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho. Os defensores da neutralidade da alfabetização não mentem quando dizem que a clarificação da realidade simultaneamente com a educação é um ato político. Falseiam, porém, quando negam o mesmo caráter político à ocultação que fazem da realidade”. (Paulo Freire)

O século XX merece especial destaque na obra História das Idéias Pedagógicas justamente por abrigar o maior contingente de referências que possuímos. Jean Piaget, John Dewey, Lev Vygotsky, Celestin Freinet, Carl Rogers, Maria Montessori, Emília Ferreiro, Herbert McLuhan e outros estudiosos da educação ganham destaque e relevância ao lado dos educadores brasileiros que através de seus estudos e trabalhos permitiram a evolução do pensamento pedagógico brasileiro, casos de Fernando Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire, Demerval Saviani ou Rubem Alves.

Obra de grande importância e necessidade para quem pretende entender um pouco melhor a educação e seus processos, História das Idéias Pedagógicas introduz e esclarece seus leitores e deve tornar-se livro de cabeceira para muitos estudiosos que necessitam conhecer esse fabuloso universo da educação.

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58 COMENTÁRIOS

1 Lucimar Aparecida Granelli - SertãozinhoSP
É um breve histórico importante e fundamental para a base do conhecimento de todos os profissionais da educação.
22/01/2012 11:20:25


2 Nathalia - birirgui
Procuro Jacira dos Santos de Guararapes, sou tipo uma sobrinha e minha tia cida esta a procura dela quem por caso tiver noticia entre em contato
09/11/2011 16:37:37


3 Ana Lemos - Camamu Bahia
Ame este artigo Por favor me encaminhe outros
26/07/2011 16:12:02


4 cheila damasceno furtado - manaus
Gostei muito em especial da preocupação em que se tem de colocar relatos para enfatizaer algumas idéias, como as de Paulo Freire: Eva viu a uva,pois para mim é o marco da educação na América do sul é claro não menos presando Emília Ferreiro.um ícone sem dúvida discípula de Piaget.
20/07/2011 21:35:43


5 Sônia Lopes - Galiléia MG
A obra de Moacir Gadotti nos possibilita perspectivas educativas de diferentes momentos da História, os quais claream todo processo de transformação que temos hoje, aprimorando o nosso conhecimento.
19/04/2011 20:53:19


6 silvia rodriques - belo horizonte
por favor eu preciso dos de todos os educadores que contribuiram com educaçao nas diversas epocas ate os dias de hoje.por favor e urgente.obrigado
17/03/2011 03:04:25


7 Antonio Ferreira da Silva - PaulistaPE
Sintetico, oportuno, necessario para a apropriaçao do conhecimento pedagogico tão bem avaliado e resgatado pelo Mestre Gadotti. Parabens pelo artigo.
02/03/2011 18:05:42


8 Clenice Paulino - Água Branca/PB
Excetente artigo de liguagem clara e objetiva. Parabéns
18/02/2011 14:36:33


9 Wanda das Graças Pereira Vilano - São Francisco de Paula . MG.
Este texto traz idéias inovadoras para construção do sistema brasileiro de ensino.Possui linguagem clara e de fácil compreensão.Cabe a nós profissionais da educação refletir,agir utilizando desta teoria na práxis a formação dos pequenos cidadãos futuros homens.
04/02/2011 19:23:21


10 clanilda maria dutra - osasco
adorei excelente,estou estudando para o concurso de osasco e gostaria de adquiriratraves do meu email uma sintese e LGUMSA PERGUNTAS A FIM DE RESPONDER E PRATICAR MEUS CONHECIMENTOS
02/02/2011 18:29:08


11 danielle sara - teresinapiauí
maravilhoso...
30/09/2010 11:24:28


12 Arcione Maria Vieira Gomes - Boa Esperança
Ótima maneira de se atualizar e aprimorar nossos conhecimentos, gostei muito!
26/09/2010 20:09:54


13 ivani Maria Fernandes de Lima - Goiás Go
Achei muito interessante pois serve de espelho para quem exerce o cargo de educador, e será mais importante para o futuro de educador que podese iniciar o seu trabalho cheio de sabedoria.
23/09/2010 17:01:43


14 Raquel Sousa da Silva Gonçalves - são paulo
Sou fascinada por esta obra, pois foi com base nela que fiz meu TCC ,aprimorei meus conhecimentos,como educadora,e como pessoa.Recomendo a todos que apreciam uma boa leitura e buscam respostas á suas dúvidas.
05/09/2010 11:31:33


15 Regina Vargas - Santa Terezinha de Itaipu
muito bom gostei muito!
28/06/2010 09:43:20


16 jennifer do amaral mosselin - Santa Terezinha de Itaipu
muito bom e muito importante para os futuros professores!
28/06/2010 09:40:53


17 claudinéa - Santa Izabel do Pará.
Simplesmente, obrigada!!Gostei muito do site!!!Foi de grande importância para mim.
21/06/2010 21:31:00


18 Alexandre Miguel - UpatiningaPE
Gostei muito desta página.Vai servirme de base para uma pesquisa abordando a os Desafios Para Uma Educação PósModerna.Paulo Freire será uma coluna.
06/06/2010 19:40:57


19 maria aparecida - quissama
Gostaria de possuir esse texto.
29/05/2010 22:58:22


20 Fábio Venceslau de Souza Júnior - Antonio Martins rn
A educação é o unico caminho para a construção de um mundo melhor. Fábio Venceslau Antonio MartinsRN
07/05/2010 20:42:16


21 Tatiane Cristina da Silva - Joinville SC
Muito bom este resumo e principalmente o livro, pois ele retrata bem a história da educação e da evolução do conhecimnento, desde os primórdios até os dias de hoje, numa linguagem de fácil entendimento e compreensão e ao mesmo tempo de uma maneira simplificada para cada época.
02/03/2010 15:26:42


22 noize cristina - Varzea grande mt
estas mensagem são otimas !!!!!!!! amei !!!!!!!
20/02/2010 14:23:26


23 Angela Leite Lopes - Rio de Janeiro
Simplesmente maravilhoso! Adorei a maneira que é demonstrada a evolução da educação. Ler apenas esse trecho que fala sobre o livro me deixou muito interessada nesses assuntos que só vi quando estava na faculdade. A citação de filósofos e grandes nomes de estudiosos da educação me deixaram entusiasmada e pasma com a grande inteligência do autor ao relacionar os assuntos. SIMPLESMENTE PERFEITO!
13/01/2010 21:02:22


24 CLÁUDIA C. SILVA - GUAPIMIRIM
ACHEI INTERRESANTE AS IDÉIAS PEDAGOGICAS DOS AUTORES QUE DESDE A IDADE MÉDIA ANTES DE CRISTO JÁ SE FALAVAM EM EDUCAÇÃO,DA REVOLÇÃO DA CHINA.FALANDO TAMBÉM DE PLATÃO, ARISTOTELES, SÃO CONTÉUDOS INTRELAÇADOS QUE AJUDAM ENTENDER MELHOR AS TENDENCIAS PEDAGOGICAS.
15/09/2009 19:07:50


25 Marilene Maria Dourado - Recife PE
Sou estudante de pedagogia e estou lendo este maravilhoso livro para realizar meu primeiro projeto de TCC. Achoo de suma importância para a elaboração do mesmo pois sou adepta da pedagogia renovada e precisamos entender a evolução da educação desde o início para sabermos se evoluímos com ela ou se paramos lá pelo meio do caminho, para entendermos o porque de termos sido educados de forma tão tradicional e nos reciclamos cada vez mais para podermos oferecer um aprendizado cada vez mais construtivo e baseado em experiências como já diziam John Dewey e o mestre Paulo Freire. Todo educador merece e deve ler este livro. Eu recomendo. Boa leitura, amigos educadores!
08/07/2009 23:28:49


26 Célio Marcos Pedraça - Várzea Grande MT
Ótima resenha elaborada por João Luis de Almeida Machado sobre a obra História das idéias pedagógicas do professor Gadotti. A resenha é escrita magistralmente e certamente nos motiva a querer ler a obra em questão!!! parabéns pela escrita
08/07/2009 04:39:37


27 graça anselmobrejõesBa - brejões
ótimo vai ser muito útil para o meu trabalho de professoura!
08/05/2009 19:56:12


28 Rosalvo Borges - Ubatuba
...è de fundamental importância ler o artigo pois, assim possamos entender porque a educação está de tal forma, ou seja, estamos num processo de construção do modelo educacional brasileiro.
27/03/2009 22:59:42


29 solange aparecida de oliveira - foz do iguaçu
E de grande importancia para nos interessados em obter conhecimentos, de pessoas que foram um marco para educaçao infantil.
26/01/2009 17:43:01


30 Francisca Rodrigues - Palmares PE
É sem sombra de dúvida um artigo eclético, no que concerne a Educação e seus primórdios. Téóricos que fizeram parte da história da Educação, sobretudo da mudança para a Escola Nova tanto para os EUA, como para o Brasil, a exemplo de John Dewey e seu discípulo Anísio Teixeira. O livro supra eu o tenho e o recomendo aos docentes. Ele nos enriquece como fonte de conhecimento, pesquisa para quem vai enfrentar concursos e subsidia a prática docente de forma eficaz.
09/09/2008 14:04:55


31 Allan Filipe Lima de Sousa - São João de Meriti. Rio de Janeiro.
Este artigo simplesmente está maravilhoso. Perfeito para trabalhos acadêmicos e para estudiosos e profissionais da educação. Sou normalista, futuro professor, concluinte do Curso Normal, e este artigo é muito enriquecedor. Aos amantes da pedagogia e quem ama as práticas pedagógicas, este aqui é o lugar certo!♥
09/08/2008 15:51:50


32 PATRICIA CARLA - Jaboatão dos Guararapes PE
Gostei do artigo, pois tratase das idéias de alguns pensadores, que continua sendo utilizada em sala de aula atualmente.
30/07/2008 19:17:57


33 Alenita Rodrigues da Silva - Machadinho Deste-RO
Alenita Rodrigues da Silva Meu conceito do referido artigo, é que aborda questões importatissima sobre o ato pedagogico e sobre os grandes escritores de tempos de gandes importânica para os nossos dias. Esses autores abordam fatores da da história da educação e da nossa cultura.
28/05/2008 15:49:33


34 Marinalva oliveira dos Santos - Salvador
Adorei ler este artigo porque ele passar uma visão geral sobre o assunto, foi procurar o livro para saber o preço, descobrir o livro na indicação para concurso.
03/05/2008 23:44:00


35 regina vieira queiroz borges - niterói
A educação tradicionalista esta a um passo da falsa moralidade ela é rica na historia mas se perde por ser passiva e autoritaria precisamos inovar e a busca por esta solução esta na leitura e no conhecimento vasto que precisamos.
29/02/2008 21:13:59


36 marinalva - são gonçalo
Excelente.Ainda mais p/ mim que estou estudando p/ concurso, recomendo a todos que precisam de ajuda porque não dá p/comprar muitos livros.Devido a nossa situação financeira,ainda mais p/ nós professores que já ganhamos pouco.
16/02/2008 17:09:29


37 Eliane Cristina da Silva - Valença-RJ
Descobri por acaso esse texto.Adorei............Nós esducadores temos a obrigação de estar sempre lendo,pesquisando..........para que possamos sair deste tradicionalismo.............Os tempos mudaram......................E nos continuamos os mesmos.................
02/02/2008 17:56:53


38 ruth sanches - Santarém/Pa.
O texto é de grande relevãncia para todos os educadores comprometidos com a educação, por fazer uma breve análise das "histórias de idéis pedagógicas" desde Sócrates, Platão e Aristóteles, até outros sábios da educação. Assunto que concerteza contribuirá para o nosso crescimento tanto intelectual, quanto profissional. Excelente!
12/01/2008 02:46:27


39 Francisco José da Silva - Muaná- PA
Ainda não lí, vou ler neste Natal, mas com certeza absoluta, renderá bons frutos neste meu recesso de trabalho.
20/12/2007 17:49:56


40 silvana alcantara - cacimba de dentro-pb
O artigo nos abre espaços para adentrar em caminhos férteis da verdadeira educaçao que dever ser feita com prazer e tempo; prazer para ser um educador feliz e tempo para desenvolver o trablho com felicidade.
03/12/2007 12:15:21


41 Novanes Amorim - Patu-RN
Descobri este artigo por acaso,deu vontade de ler sem pressa de acabar.Parabéns, ainda acredito na educaçâo .
08/11/2007 22:15:02


42 alexandre da silva - rj
eu aceito as teorias, elas nos ensinam a raciocinar, mas cuidado com este raciocínio. a criança realmente tem que aprender e não aprender se quiser. É isto que está acontecendo em nossas escolas (principalmente nas públicas). o aprender pode ser divertido, mas não é uma brincadeira. Então não vamos fingir que ensinamos, nem os alunos fingir que aprendem. vamos tentar melhorar o futuro de uma criança, faça que ela seja crítica. Será que eu realmente estou aprendendo. Paulo Freire é sábio, então não vamos colocar frases em suas costas.
08/11/2007 20:21:14


43 Leila Regina Pavezzi - Sabáudia
Achei muito interessante o trabalho de vocês e gostaria de poder fazer parte dele.
04/11/2007 15:53:53


44 Jacira dos Santos Silva - Salvador
Estou satisfeita com de poder ter acesso a este texto sobre a "educação".estou certa que através da educação podemos acabar com a desigualdade social
19/09/2007 17:30:01


45 Maria de Fátima da Silva - João Monlevade/MG
Muito bom, excelente para abrir o leque e a inspiração. Após ler os textos fiquei mais interessada e passo neste instante ,a ter outra visão da importância da leitura e troca de saberes.Principalmente, tendo como referência os grandes mestres. Parabéns! Prossiga!
12/09/2007 14:44:59


46 Aline Cordeiro Gomes - Campos dos Goitacazes - RJ
Esse artigo é muito produtivo, pois além de interessante, nos ajuda a entender melhor a prática pedagógica.
07/09/2007 12:10:49


47 janay silva alves - São Paulo
Muito interessante esse texto, explica de forma clara sem muitos rodeios. por isso consegui ler até o final,
29/08/2007 12:33:18


48 Marly G. Cabeceira - Paracatu MG
Artigo interessantissimo, são informações que nos ajudam e nos esclarece bastante, principalmente porque nos orientam de forma ampla numa aprendizagem fácil. Parabens pelo belissimo artigo.
24/08/2007 19:45:35


49 Luciana - Alegrete/RS
Gostei desse artigo, porquê me ajudou a encontrar o que estava procurando para minha pesquisa, ótimo os comentarios de facil entendimento.
20/08/2007 18:19:54


50 Renata Fartis - São paulo
Esse artigo é um artigo muito interessante e de fácil leitura, me ajudou encontrar o que eu procurava.
18/06/2007 19:58:38


51 Evelyn Piaz - São paulo
Gostei desse artigo, porquê me ajudou a encontrar exatamente o que estava procurando para minha pesquisa.
14/05/2007 21:47:20


52 Rogéria Garcia - Pelotas RS
é um artigo de fácil entendimento, esclarecedor que viabiliza a todos os educadores terem uma idéia clara sobre suas práticas...
02/05/2007 11:18:36


53 Marilda dos santos Souza - Teresópolis-RJ
È um texto muito interessante , de grande imprtância para nossos eduadores, e estudantes da educação.
18/04/2007 21:32:23


54 Adriana brigolini - Rio de Janeiro
Texto delicioso de ler, com linguagem clara e direta. Quem lê essa parte tem vontade de ler muito mais.
15/04/2007 18:46:27


55 renata rodrigues da pedra - lavras minas gerais
achei muito interressante e importante pois ajuda no crescimento daqueles que e ou os futuros educadores
08/04/2007 11:03:28


56 Delson José de Oliveira - Santa Rita de Cássia - Bahia
Já li muito sobre o autor, e cada vez mais fico fascinado com seu trabalho
30/03/2007 21:35:00


57 ailton da silva sousa - são luis
ótimo texto aprovei os comentarios de facil aprendizagem
29/03/2007 10:08:10


58 SIRLÉ VIEIRA LIMA - João Dourado - Ba
Muito importante e necessário para todos aqueles que trabalha e/ou ainda estudam para aprimorar os conhecimentos.
18/03/2007 20:24:22


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