Diário de Classe
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Os filmes na sala de aula - 08/11/2005
Algumas novas idéias para usar a Sétima Arte na Escola

'

Imagem-de-pessoas-assistindo-filme

Trabalhar com filmes em sala de aula pode ser extremamente gratificante, pois invariavelmente os resultados alcançados superam as expectativas dos professores. Para que isso aconteça é necessário que planejemos detalhadamente cada passo dessa iniciativa. Já tivemos a oportunidade de apresentar algumas das etapas desse planejamento em artigos disponibilizados pelo Planeta Educação. No presente texto retomamos a temática explorando especificamente algumas idéias e encaminhamentos que podem (e devem) facilitar ainda mais a ação dos professores interessados nesse poderoso e eficiente recurso. Para facilitar a leitura e a utilização dessas sugestões, organizamos sua apresentação em tópicos. Espero realmente que venham a ser de utilidade para muitos e muitos educadores que, como eu, apreciam a sétima arte e percebem em produções cinematográficas uma ferramenta e subsídio cultural valiosíssimo. Tenham um ótimo proveito em sua leitura e aulas...

• Os próximos passos quanto ao uso dos filmes em sala de aula referem-se à estruturação das estratégias e metodologias que orientarão parte das aulas. O que se quer, a princípio, é que as aulas sejam dinâmicas e atraentes para os estudantes. Para que isso ocorra é necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente dos procedimentos. Trabalhar com pequenos grupos e em situações de simulação da realidade são quesitos importantes para que os filmes possam ser discutidos e gerem produção escrita. Organização é outra palavra fundamental quando pretendemos trabalhar com grupos de estudantes; todos os detalhes de encaminhamento das atividades têm que ser apresentados antecipadamente para os estudantes. Aulas expositivas são importantes antes do filme ser mostrado ou logo depois da apresentação dos mesmos.

Imagem-de-pessoas-de-maos-dadas-sorrindo
Trabalhar em pequenos grupos possibilita a troca de idéias, estimula a
cooperação, auxilia na resolução de dúvidas, incentiva a criatividade e
leva a melhores resultados finais apresentados aos professores.

• Aulas expositivas que são apresentadas antes do uso dos filmes têm o propósito de traçar um panorama geral do período histórico que está sendo estudado. Através desse perfil de época apresentado em aula o educando tem condições de comparar textos utilizados, informações apresentadas pelos professores, artigos de revistas especializadas, referências de jornais ou revistas de grande circulação com os filmes. O professor tem o compromisso de disponibilizar os recursos e mobilizar os alunos não apenas através de seminários, centralizando as ações, mas também atribuindo responsabilidades e mobilizando os alunos através de atividades que se desenvolvem durante as aulas que antecedem o uso dos filmes.

Imagem-de-professora-orientando-aluna-no-computador
Os professores devem dar todas as orientações para que os trabalhos
sejam feitos da melhor forma possível; além disso, sempre que houver
a necessidade de novos esclarecimentos ou a resolução de dúvidas
deve ocorrer o pronto atendimento por parte dos mestres.

• Quando os filmes antecedem as aulas expositivas, a função do uso das películas é diferenciada em relação ao caso anteriormente apresentado. Os filmes são utilizados como recurso de chamamento dos educandos ao tema, tem o propósito de despertá-los para os temas em questão, introduzem o assunto em aulas. Mesmo nesse caso torna-se necessário que os professores procurem orientar as atividades no tocante ao filme, pedindo maior atenção quanto a determinados aspectos da história representada ou intercedendo nos momentos que considere apropriados (se necessário, parando a apresentação do filme em vídeo ou DVD). Não é recomendável que os estudantes façam anotações durante a apresentação do filme, isso dispersa a atenção dos mesmos para os detalhes da trama, do cenário, dos figurinos e de outros elementos representativos que podem ser utilizados pelo professor em suas atividades posteriores. As aulas expositivas que transcorrerem depois da apresentação devem ser utilizadas para referendar os pontos importantes disponibilizados pelo filme, aprofundar o assunto e introduzir idéias que tenham passado sem que tenham sido mencionadas; novamente cabe ao professor utilizar os recursos complementares para que as aulas sejam elucidativas, interessantes e para que a atenção e a participação dos educandos seja contínua.

Dois-alunos-simulando-redacao-de-jornal
Ambientar as aulas em situações como uma redação de jornal, uma
estação de rádio ou ainda como uma dramatização teatral pode
motivar os estudantes e levar a produção de trabalhos de ótimo nível.

• Se necessário, os trechos mais importantes podem ser apresentados uma segunda ou terceira vez, depois que as discussões e debates, assim como a redação sobre o material fílmico, já estiverem em curso durante as aulas.

• A proposta de trabalho em pequenos grupos tem o objetivo de fazer com que os educandos troquem idéias entre si, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram percebidos, discutam questões propostas pelo professor e escrevam sobre o que viram. Existem vários trabalhos publicados quanto à utilização de técnicas e métodos de trabalho em aula, entre os quais destaco o livro “Manual de técnicas de dinâmica de grupo”, de Celso Antunes.

• A idéia de simulações como proposta de ação nas aulas do pós-apresentação do filme tem o propósito de aproximar os temas apresentados nos filmes da realidade em que vivem os alunos, tornando o assunto em questão ainda mais pulsante e vivo para os mesmos. Ambientar as aulas em situações como uma redação de jornal, uma estação de rádio, uma organização não-governamental ou uma secretaria de governo podem estimular os estudantes e fazer com que o resultado final dos trabalhos seja ainda mais interessante.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










28 COMENTÁRIOS

1 Carolina Zaltron - Cristópolis
Olá. Sou professora de Educ. Física e estou trabalhando sobre drogas. Quero passar o filme Diário de um adolescente e gostaria de saber que tipo de atividades poderia aplicar para trabalhar o filme. Muito obrigada!
04/07/2012 20:24:58


2 Helio J.R - Nova Venesa Estado de São Paulo
Olá. Sou professor de Educação Física e estou trabalhando o filme na sala de aula.Gostaria de algumas informações a respeito, por exemplo pssei para os alunos Karate Kid. oque posso dar como atividades escritas aos mesmos, quais pergutas que posso fomular.abraços e me escrevam.
31/05/2012 19:28:55


3 CLÁUDIA JACQUELINE DOS SANTOS SILCVA - RecifePE
ACHEI O SITE MUITO BOM ,VOU VISITÀLO MAIS VEZES,POIS PRECISAMOS RECICLAR,SOCIALIZAR,APRENDER SEMPRE.
21/04/2012 14:44:45


4 Cláudia Jacqueline dos Santos Silva - RecifePE
Sou professora e gosto de utilizar o filme em minhas de História e em qualquer outra ,gostaria de trocar experiências com colegaS DE PROFISSÃO.
21/04/2012 14:41:17


5 rosane kormann - caxias do sul
gostaria de trabalhar filmes com ensino médio 1ºano. Gostaria de idéias pois nunca fiz nenhum trabalho. TAIS REGINA STEVES gostaria se possível alguns ex.obrigada
17/12/2011 22:13:59


6 maria auxiliadora neri dos santos - Ituberá Ba
adorei as sugestões de vocês vou divulgar com maior prazer. E gostaria que vocês me dessem outras sugestões para trabalhar nas aulas de História.Gosto de aulas dinamizadas mas nem sempre tenho idéias diferentes e principalmente o público de história e geografia precisa dessas aulas.
10/10/2011 12:22:54


7 SILVÂNIA - BRASÍLIA
PESSOAL, ESTOU PASSANDO O FILME MÃOS TALENTOSAS: UMA HISTÓRIA DE BEN CARSON. GOSTARIA DE SUGESTÕES PARA ATIVIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E AVALIATIVAS SOBRE ESSE BELÍSSIMO FILME. AGUARDO RETORNO,
11/08/2011 15:54:28


8 carmen pan gubert - cascavelpr
gostaria de receber informações, sobre vídeos, cds, dvds, ou site que possam me ajudar para as aulas de biologia no ensino médio em todas as séries. Agradeço muito, pois não estou conseguindo. Abraços
24/07/2011 16:40:24


9 Claudia Castro - Simões Filhoba
Comecei a trabalhar com filme em sala de aula após perceber que os alunos não se manifestavam em sala na hora de dialogar sobre o tema abordado. Percebi que as aulas estavam sendo taxadas como aulas chatas e o resultado foi ótimo.
15/07/2011 01:10:43


10 Taís Regina Senra Esteves - Areal RJ
Adorei o artigo acima. Sou apaixonada pelo cinema e já fiz várias aboragens à partir de filmes com minhas turmas de ensino fundamental de uma escola construtivista da qual trabalho. Já li alguns artigos do autor citado, são muito bons! Vou escrever meu TCC sobre as possibilidades de abordagem dentro dessa temática e gostaria de algumas dicas de leitura! Obrigada! Tais
12/07/2011 20:38:48


11 miro - Cabo de Santo Agostinho.Pernambuco
Os recursos didáticos que o professor,pode usar como forma do entendimento dos conteúdos,é positivo, principalmente para a compreensão de acontecimentos históricos.
30/04/2011 18:48:52


12 miro - Cabo de Santo Agostinho.Pernambuco
Os recursos didáticos utilisados
30/04/2011 18:34:06


13 Meire Topam - São Paulo
Olá, gostei muito deste artigo e quero fazer o meu tcc sobre a utilizaçao de filmes na educaçao e gostaria, se possível, de algumas sugestões sobre material teorico, livros,artigos,autores,etc.. Obrigado
25/02/2011 20:35:49


14 Lêda - Maurilândia do Tocantins TO
Tenho uma amiga e colega de trabalho na escola qu me chama de Professora Cineminha, pois adoro usar essa mídia para atrair a atenção dos alunos para um determinado tema. Acredito que os filmes podem ultrapassar barreiras do conhecimento, basta que nós, professroes, indiquemos o caminho. Gostaria que fosse quebrada mesmo, a barreira do preconceito, que alguns colegas ainda possuem.!! P.s. Adorei a matéria...parabéns
22/10/2010 14:19:40


15 Vilma Santos - Tangara da Serra MT
Muito interessante o site, tenho certeza que as dicas serão muito uteis no meu trabalho.
14/10/2010 14:49:11


16 Luiza Moreira - Rio Grande/RS
Gostei muito do site. Sou professora de Português e comecei meu projeto Cinema na Escola com o filme Show de Truman. Após a interpretação e produção, fizemos um debate sobre vários temas do filme como livrearbítrio, crenças, os reality shows, a força da mídia, enfim...uma aula muito proveitosa.
15/07/2010 22:12:12


17 Wagner Góes - VitóriaES
Sou professor de geografia e costumo usar vídeos editados em sala de aula. Sempre tive curiosidade de saber sobre a legalidade desta prática, pois não é bem clara a questãao dos direitos autorais para uso deste material em sala de aula. Nos EUA existe uma lei a respeito fair use que legisla a respeito autorizando o uso pedagógico, mas e no Brasil?
26/06/2010 22:46:31


18 Inês - Cotia
Ha muito tempo vi um comentario de Rubens Ewald Filho sobre como trabalhar filmes em sala de aula ,na verdade era um vidéo com orientações importantes, perdi esse video e não tenho mais essas orientações. Gostaria muito de revelo ou... encomntrálo em algum sit, sei lá
02/06/2010 12:34:48


19 ANACLETO CORDEIRO PINTO JUNIOR - UNIÃO DA VITÓRIA
JA DESENVOLVI UM TRABALHO COM FILMES E CONTINUO A DESENVOLVER INICIALMENTE NO MEU TCC DE BIOLOGIA FIZ SOBRE O USO DE FILMES NO ENSINO DE BIOLOGIA, FAZENDO UM LEVANTAMENTO DE O PORQUE OS PROFESSORES NÃO UTILIZAVAM FILMES PARA AUXILIAR EM SALA DE AULA, SUGERI ALGUNS TITULOS NO MEU TRABLAHO AGORA NA MINHA MONOGRAFIA ESTOU ANALIZANDO TITULOS QUE PODEM E EM QUE MATERIAS PODEM SER USADOS ADORO O TEMA ALÉM DE SER UM MALUKO POR FILMES, ACABEI POR UNIR O UTIL AO AGRADÁVEL GRANDE ABRAÇO
09/11/2009 09:59:34


20 sheila dos s. bezerra - sao paulo
Quero fazer o meu tcc sobre a utilizaçao de filmes na educaçao e gostaria, se possível, de algumas sugestões sobre material teorico, livros,artigos,autores,etc.. Obrigado.
05/10/2009 22:08:37


21 Maria Vera F OLiveira - São Paulo
Gostei do material, cita claramente as situações que deverão ser seguidas, o que muitas vezes o professor acha não ser necessária, mas que influencia no resultado final!
28/08/2009 18:23:52


22 Margarida Tomas - São Vicente Ferrer PE
É muito importante para nós professores termos um site assim como esse ao nosso alcance, com dicas, sugestões importantes para nos acompanhar nas tarefas de docentes. Parabéns!
26/09/2008 16:50:41


23 Alderiva Cruz Silva - Ibotirama-BA
Gostei muito desse site Pois nos da importantissimas dicas para trabalharmos na sala de aula. Indicarei para minhas colegas.
25/05/2008 21:29:32


24 Jorge Tavares - Rio de Janeiro
Gosto muito deste sítio. Traz dicas, artigos e informações que nos ajudam a refletir sobre o educar. Sou licenciado em português e literatura, mas há quinze anos atuo como instrutor de treinamento empresarial na minha empresa. Em nossa Universidade Corporativa, usamos os pressupostos desenvolvidos por Vygotsky, Carl Rogers e David Ausubel para estruturarmos não só os cursos internos que ministramos, como também para balizar nossas atuações em sala de aula. Nas empresas, lidamos com um binômio muito característico: adultos e executivos de todos os escalões. Disse tudo isso, para corroborar o artigo acima, intitulado Diário de Classe, do João Luís Almeida Machado. Desde que descobrimos o filão dos filmes comerciais (em substituição aos chatíssimos filmes feitos exclusivamente para treinamentos) tivemos um visível up grade em nossos cursos. A cada dia (ou melhor dizendo: a cada lançamento) engrosso minha lista de recursos para trabalhar os mais variados temas corporativos. Até mesmo o espinhosos tema inveja tem sido tratado em nossas salas de aulas, utilizando-se filmes como Rei Leão e Branca de Neve e os Sete Anões - quando queremos tratar esse assunto de forma amena -, e como O Talentoso Ripley ou o antigo, porém impecável A Malvada, filme de 1950 com Bette Davis liderando o elenco - quando queremos enfatizar de forma mais contundente a importância dele no interior das organizações. ´Portanto, mais uma vez parabéns pelo sítio!
10/04/2008 08:25:01


25 Ercilene Luiz da Cunha - Crixás Go
Adorei este site afinal sou professora de história e as vezes tenho dificuldades de trabalhar alguns assuntos relacionadas a historia e vou indicar para colegas que esta na mesma situação em que eu estava parabéns pela criatividade
30/12/2007 19:29:48


26 Conceição - Cravinhos-SP
Adorei este site, está sendo de grande ajuda e já indiquei para outros colegas.
28/10/2007 14:35:08


27 Leila Marques Balbino de Oliveira - Cassilândia-MS
Simplesmente amei o Sit, as sugestões são brilhantes, indicarei com o maior prazer este sit!!!
24/09/2007 21:11:48


28 Maria do Carmo Abreu Silva Amambahy - Quijingue_Bahia
Adorei o site,cheio de sugestões com boas apresentações e dicas fantásticas... divulgarei com prazer para todos os os amigos e principalmente aos educadores!
29/07/2007 19:29:50


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.