Fundação Casa de Jorge Amado - 24/10/2005
Celebrando a Bahia e a literatura brasileira
Fachada da Fundação Casa de Jorge Amado,
localizada no Pelourinho, em Salvador, na Bahia.
Essa Casa tem suas grandes portas abertas a todos aqueles que carregam no peito a paz e o amor pela cultura e, especificamente pelas letras. Não poderia deixar de ser assim, tendo em vista a personalidade que homenageia, cidadão dos mais ilustres na história da Bahia e do Brasil, que ganhou o mundo a partir de suas histórias e personagens fantásticos, o inesquecível escritor Jorge Amado.
Fachada no estilo colonial, janelas amplas a deixar a luminosidade e a ventilação tornarem o mais arejado possível o ambiente, paredes externas azuis para contrastar com a variada tonalidade dos demais casarões localizados nessa histórica região de Salvador, a Fundação Casa de Jorge Amado não poderia ter sido estabelecida em lugar mais apropriado e digno senão no Pelourinho.
O escritor nunca deixou de amar e louvar suas raízes, seja através de suas obras ou das palavras que pronunciava publicamente. A baianidade era considerada por Jorge como uma de suas melhores e mais importantes qualidades. Ser baiano significava uma umbilical ligação com o surgimento e construção da pátria como sabemos a partir de nossa história, entretanto é muito mais do que isso conforme declaram orgulhosos os nascidos naquela região: significa estar em comunhão com a natureza bela e frondosa do Brasil e também viver dentro de um espírito totalmente zen, de muita paz e tranqüilidade.
O escritor Jorge Amado
A ambientação de seus escritos em terras daquele estado brasileiro nos mostra o calor proveniente do clima árido e seco do sertão. Mas Amado vai além e demonstra que o sentimento local transborda tanto ou mais calor que o próprio sol que exaspera o sertanejo e transtorna a produção agrícola. Quente como o astro-rei, Gabriela desperta paixões e anseios, deslumbra os homens e causa inveja nas mulheres ao mesmo tempo em que seduz o leitor a ler avidamente cada nova página do já clássico romance de Jorge Amado. E isso é apenas um recorte dessa incrível terra de todos os santos...
Agitam-se os orixás, são lidos os búzios, sobe-se a escadaria da Igreja do Bonfim, visitam-se as belas praias baianas, dança-se a alegre música local e comem-se pratos típicos como o acarajé, o bobó de camarão e o vatapá. Ir à Bahia é encontrar essa felicidade brejeira, típica das pequenas coisas (que são aquelas pelas quais realmente vale a pena viver). No entanto, visitar Salvador e não se encontrar com a rica cultura literária local a partir das obras de Jorge Amado é como ir a Roma e não ver o papa...
Vá à Bahia. Visite Salvador, de indescritível beleza e história. Antes de pegar a estrada, conheça um pouco mais dessa terra através da obra imortal de seu maior escritor. E estando lá, não se esqueça de conhecer o legado desse celebrado filho da Bahia indo à sua casa, a Fundação Casa de Jorge Amado.
O Site
Capitães da Areia, Dona Flor e seus dois maridos e Gabriela, Cravo e Canela
estão entre as principais obras do escritor baiano Jorge Amado e
já foram traduzidas para muitas outras línguas.
Felizmente a Internet existe e nos permite conhecer a estrutura e o trabalho da Fundação Casa de Jorge Amado mesmo quando estamos a muitos e muitos quilômetros de distância. Também é importante destacar que a Fundação se preocupou em colocar a nossa disposição, on-line, uma página esclarecedora, funcional e atraente a demonstrar a evolução de seus projetos e produções. Quanto à página da Casa de Jorge Amado podemos destacar:
1- A disponibilização de informações acerca da vida e obra do escritor Jorge Amado e também de sua esposa, Zélia Gattai.
2- A existência de um importante acervo de imagens da Fundação e também da vida de Jorge e Zélia.
3- Dados relativos aos projetos e obras em desenvolvimento ou já concluídas que estão sendo geridas a partir da Casa de Jorge Amado.
4- Um espaço destinado a incentivar a pesquisa de documentação existente acerca da produção literária baiana e brasileira.
5- A criação de um local, tanto físico quanto virtual, que tem como propósito promover o surgimento de novos escritores e obras. Essa iniciativa atende pelo nome Casa de Palavras e tem como importante aliada a Revista Exu.
6- Sinopses e capas originais de todas as obras de Jorge Amado.
Aos Professores
Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai
Não há como dimensionar a repercussão da obra e vida de Jorge Amado e também de sua companheira Zélia Gattai. Grande escritor, ativo politicamente, renovador em seus trabalhos, contemporâneo em seu estilo, brasileiro de coração e baiano de corpo e alma, Amado sintetiza a história de nosso país e de seu estado. Carrega em suas tintas toda a folia típica da baianidade alegre que parece estar sempre vivendo no ritmo de um carnaval original e popular.
Levou sua terra de todos os santos para os quatro cantos do mundo. Encarnou com elegância e sutileza, tal qual um autêntico cavaleiro quixotesco em virtude do desmazelo como tratamos nossa rica e diversificada cultura, o nome do Brasil através de sua imagem e literatura. Tornou-se cidadão do mundo, mas em momento algum abandonou as praias, praças, ruas, calçadas e história de sua terra, de sua gente, de sua amada cidade de Salvador.
Sua vasta galeria de personagens, situações, ambientes e contextos é retrato vivo do Brasil. Ler as obras de Jorge Amado é perceber um pouco daquilo que somos, do que sonhamos ser, do que queremos ter e, até mesmo, de nossos pecados e descaminhos.
Assim como Jorge, também Zélia entrou para a história de nossa literatura. Como eles há muitos e muitos outros, de Gregório de Matos a Graciliano Ramos, de Rui Barbosa ao imortal Machado de Assis, de Érico Veríssimo a Lima Barreto, de Rachel de Queiroz a Cora Coralina,...
Precisamos conhecê-los melhor. Só assim poderemos saber um pouco mais sobre o Brasil e também sobre nós mesmos. A Fundação Casa de Jorge Amado (www.fundacaojorgeamado.com.br) foi criada com o intuito de nos colocar em contato com essa rica e valiosíssima contribuição a cultura nacional. Que tal saber mais sobre esse importante trabalho?
1 Jussara - São PauloSP
Este artigo e muito bom, rico em detalhes que facilim o nosso entendimento e nos possibilita à fazermos pesquisas mais precisas sobre o lendário Jorge Amado!
Obrigada.
22/03/2009 19:54:40
2 Juliana Vasconcellos - Salvador- BA
Olá, eu sou estudante de design de moda, da faculdade da cidade do salvador,e estou precisando das capas dos livros de Jorge Amado, para a elaboração de um projeto a ser entrege a faculdade, relacionado a moda. Agradeçeria munto se vocês me mandassem esse material.
Obrigada, Juliana Vasconcellos.
11/08/2007 22:50:55
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.