Planeta Literatura
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Toda Mafalda - 14/10/2005
Quadrinhos críticos, charmosos e engraçados

'

Capa-do-livro-Toda-Mafalda

Mafalda é um dos personagens mais ricos e interessantes das histórias em quadrinhos. Desconhecida da atual geração de leitores, essa menininha argentina e toda a sua turma foram criadas, nos anos 1960, por Quino, quadrinista portenho famoso em todo o mundo. O contexto em que foi criada explica, em parte, uma das peculiaridades dessa impressionante coleção de tiras publicadas em jornais e que foram editadas em vários livros, inclusive numa coletânea conhecida como “Toda Mafalda”.

Filhos da contracultura, de uma época de rebeldia e crítica, de busca incessante pela autonomia e também de posicionamentos políticos idealistas em favor de alternativas viáveis ao capitalismo, Mafalda e os demais personagens de Quino carregam em suas histórias todo o inconformismo daquela geração de pessoas.

Se não bastasse isso, toda a turma da Mafalda nasceu na Argentina, país vizinho em relação ao qual cultivamos certas rivalidades, mas que certamente possui uma população culturalmente bem formada, politicamente engajada e, além do mais, esclarecida o suficiente para sempre manifestar suas insatisfações, seus sonhos e seus objetivos.

Percebemos isso, por exemplo, quando Mafalda se debruça sobre o mapa do mundo, visualiza os países, nota a diferença de cores utilizadas para representar cada uma das nações e o seu comportamento não é o de aceitar passivamente a informação que lhe é apresentada. Ela percebe as tonalidades, a beleza das cores e também é capaz de manifestar a sua indignação por saber que todo o colorido do mapa nada tem a ver com as intenções dos países.

Mafalda-com-outros-personagens-rindo-dizendo-Bienvenidos

Suas histórias curtas são tão surpreendentes e precoces em certas temáticas e idéias que quando observamos atentamente as tiras conseguimos notar preocupações como a questão ambiental. Num de seus quadrinhos a menina encontra o pai e lhe pergunta sobre as pilhas para o rádio da família. Depois de pegar as pilhas ela se encaminha para o aparelho, substitui as velhas por novas baterias e depois contempla o resíduo de sua substituição de forma pensativa. Ao final conclui: “O que devemos fazer com o cadáver da outra?”.

É basicamente o que nos perguntamos atualmente quanto ao lixo produzido em nossas cidades. Quantidades cada vez maiores de plásticos, vidros, madeiras, metais, restos de alimentos e tantos outros entulhos são depositados diariamente na porta de nossas casas, em latas de lixo ou caixas. Para onde vai tudo isso? O que é feito do lixo? Não daria para criar programas de reciclagem em larga escala? Não contaminamos o solo ao enterrar todo esse material jogado fora?

As frustrações do cotidiano também surgem como temática presente nas tiras de Quino e demonstram as nossas insatisfações e decepções a nos colocar em situações de stress e desgaste que poderiam ser contornados ou superados se fôssemos apenas um pouco mais pacientes e/ou compreensivos. É também uma antecipação de um dos grandes males que vivemos desde as duas últimas décadas do século XX, ou seja, a submissão à velocidade em nossas vidas a provocar doenças e psicoses muitas vezes incuráveis.

Mafalda pensa consigo mesma que “Parece que hoje é um desses dias em que a gente entra na vida pela porta dos fundos” ao perceber que pelas ruas há pessoas mendigando, agitação e brigas no trânsito, nervosismo e palavrões nas atitudes e falas dos cidadãos ao final de um simples passeio feito por ela pelas ruas de sua cidade.

Tirinha-nao-verbal-de-Mafalda

Como dizem os profetas do apocalipse, de boas intenções o inferno já está cheio. Não basta simplesmente pensar ou falar de forma a proferir os melhores princípios e a ética sonhada pela sociedade, é necessário agir nesse sentido, realizar transformações que efetivem uma prática mais solidária, responsável, respeitável e digna. Mafalda apenas expressa através de seus quadrinhos que devemos repensar o mundo, o cotidiano e as relações que aqui estabelecemos...

Temas polêmicos, como o racismo, constituem assuntos recorrentes nos encontros da turminha de crianças argentinas criadas por Quino. Numa conversa com Susanita a respeito da gravidez de sua mãe, Mafalda é identificada como defensora dos direitos civis e da igualdade social por sua amiga e, depois é inquirida sobre a possibilidade de ter um irmãozinho negro.

Os comentários de Susanita são sempre pueris e no sentido desse nascimento como sendo uma expressão democrática. Mafalda apenas escuta enquanto seu pai espreita o bate-papo das duas meninas. Depois da afirmação da possibilidade de ter um filho negrinho aparece Susanita com um cesto de lixo na cabeça a afirmar: “Puxa, mas o que foi que deu no seu pai?”.

A inocência da infância se contrapõe a uma discussão que gera grande debate ainda hoje. A amiga de Mafalda, desconhecedora dos caminhos da fecundação e os laços de intimidade relacionados a tal encontro nem imagina que tenha ofendido a honra do pai de Mafalda. Susanita apenas pensava estar levantando uma hipótese válida e interessante no sentido da tolerância e respeito a diversidade étnica...

Desenho-de-Mafalda-com-criancas-de-outras-nacionalidades

Até mesmo a escola é fruto da reflexão da esperta e atenta niña portenha. Numa de suas aulas, ao ser chamada à frente para conjugar o verbo confiar no tempo presente, Mafalda se mostra preparada e realiza a tarefa totalmente de acordo com o que se espera. Enquanto isso a professora, sentada em sua cadeira, tendo ao fundo a lousa, presta atenção ao desempenho de sua aluna. Quando termina o exercício, Mafalda se volta para a professora e a surpreende com a afirmação: “Como somos ingênuos, não?”.

Tanta confiança por parte de todos os mencionados em sua tarefa despertou uma reação de perplexidade e até de indignação em Mafalda. Por que confiamos tanto? Temos motivos para agir dessa forma? Somos respeitados plenamente em nossos direitos? Como podemos explicar as desigualdades? De que forma podemos justificar a pobreza e as exclusões? Essas são apenas algumas das perguntas que poderiam estar passando pela cabeça da personagem na alusão criada por Quino...

E as nossas crianças? E os nossos alunos? Possuem senso crítico? Buscam maior esclarecimento? Questionam o mundo em que vivem? Ou são apenas acomodados e alienados a cumprir as horas que lhes foram concedidas pela graça divina?

E se ampliarmos a pergunta e questionarmos a escola e não apenas os estudantes sobre a necessidade de maior participação, posicionamento político e criticidade? Será que os professores estão fazendo a sua parte ou apenas batem o cartão de ponto, dão aulas que pouco ou nada acrescentam e apenas esperam o pagamento no final do mês? O que estamos fazendo em sala de aula é representativo para nossos alunos e para a sociedade?

Apesar de todos esses temas e muitos outros que instigam e provocam os leitores a pensar e repensar o mundo em que vivem, as tiras de Mafalda são também pródigas em ternura e carinho tanto no âmbito familiar quanto entre os amigos. Em nosso atual contexto de vida, em que as pessoas pouco se doam ou fazem em prol do próximo, são também importantes essas lições extraídas do contexto familiar e de amizades da personagem.

Desenho-em-preto-e-branco-de-Mafalda-tentando-colar-e-consertar-um-globo-terrestre

Numa de minhas tiras preferidas a pequena Mafalda levanta-se de sua cama e vai ao banheiro atrás de seu pai que está fazendo a barba. Ao encontrá-lo, a menina lhe deseja um bom dia e o felicita por sua juventude e beleza dando-lhe um caloroso beijo no rosto ainda não barbeado. Surpreso e maravilhado com o gesto da filha, o pai aparece num outro quadrinho, no ônibus, ao lado de um atônito passageiro, com o lado do rosto em que foi beijado pela filha sem barbear enquanto o resto de sua face está limpa...

Aparente brincadeira de criança, a leitura de histórias em quadrinhos pode muito bem nos levar a sérias e importantes reflexões sobre o mundo em que vivemos. O mais interessante em tudo isso é que ao mesmo tempo em que aprendemos e nos conscientizamos podemos nos divertir e rir de nossos descaminhos e imperfeições. Há muitas situações com as quais acabamos nos identificando por parecerem demais com o que acontece em nossas próprias casas...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










28 COMENTÁRIOS

1 crisiane - duque de caxias
adoro a mafalda e sua historinhas
03/06/2012 13:56:14


2 jaine alves - itinga ma.
eu gosto muito da estorinha dela,e lega e todos os amigos sao otimos engracados,quando a gente ler viajamos na historinha deles....bjux para todos
29/11/2011 18:28:30


3 Maria eduarda - sao paulo
aceita meu comomentario Lucas chiquini............Essse coméntario eu mandei para vc porque voce é meu melhor amigo!!
26/10/2011 15:53:05


4 tili - rp
muito bom
25/07/2011 14:51:37


5 EDILCE SANTIAGO - foz do iguaçu
ADORO A MAFALDA ELA E ILARIA
19/07/2011 13:11:40


6 maiara morais - suzano
eu amo a personagem mafalda por fala dela estou estudando isso no meu colégio
12/06/2011 16:14:49


7 Larissa Teles Melo. - Franca
personagem perfeita ! eu amo a mafalda kk`, estamos estudando ela na minha escola, veio várias tirinhas dela no meu livro didático, todos lá adoram , tá bem mais gostoso aprender !!
09/06/2011 20:54:21


8 Francine - lauro de freitas
Adorei esses artigos sobre Mafalda.Por favor me enviem tirinhas da Mafalda sobre a Educação,arte e sustentabilidade pois isso me ajudará muito nos projetos q estou desenvolvendo...E minha filha vai adorar !
10/03/2011 12:17:14


9 Franciele - SJP
Por favor me enviem tirinhas da Mafalda sobre a Educação pois isso me ajudará muito no curso que faço..Pedagogia bjus Brigaduuuuuuuuuu
28/01/2011 11:22:01


10 Elaine Nogueira - Rio de Janeiro
Gostaria de receber tiras da Mafalda ou outros personagens em espanhol. Leciono a língua e quero trabalhar com as tiras em sala de aula. Desde já obrigada!!!!!!!!
14/08/2010 20:46:52


11 taina queiroz stefani - sorocaba sp
eu amo a mafalda,inclusive tenho o livro dela toda mafalda,e eu ja decorei de tanto ler,eu leio leio e naum enjojo nunka! eh muito legal parabns quino!
29/06/2010 01:36:56


12 fabiana rocha - fortaleza
por que vcs não colocam historia em espanol,ou ate mesmo livros da mafalda,pois terminei meu curso e adoraria ler tudo em espanol,pois gosto muito desse idioma.obg.
14/06/2010 19:54:48


13 leo - gado bravo
gostaria de receber tira em espanhol,tiras de mafalda!
01/06/2010 16:07:32


14 Elias João de Melo - BlumenauSC
Comungo do que dizes e fico grato de perceber minha filha de 12 anos pegando na estante a Mafalda e lendoa de forma crítica além da graça. Estou fazendo mestrado em educação e estou preparando um trabalho para a disciplina de Análise do Discurso. Sem dúvida as entrelinhas das conversas de mafalda e sua turma permitem muita análise. Para tanto estou selecionando algumas tirinhas. Você têm as que sitou aquí neste artigo e poderia me mandar? Um fraterno abraço! Elias
04/11/2009 18:42:33


15 zilda de souza guimaraes - cuiaba
Preciso fazer uma pesquisa será que você pode me ajudar? Em que situação política, histórica, social e ideológica Mafalda foi criada?
18/09/2009 20:31:09


16 silvia santos - santo antonio da patrulha rs
!holá! estou cursando letras/espanhol e gostaria q se pudessem mandar por imail algumas tiras de mafalda q expressem gostos e gustos em espanhol ficaria muito feliz,pois preciso para um estágio.Obrigada!!
06/04/2009 00:02:30


17 maira soares bivaqua de araujo - manausamazonas
MUITOOO INTERESSANTE, MESMO QUE MINHA PROFESSORA PASSE NAS PROVAS DE PORTUGUES...CONTINUAA MUITOO LEGALL. EU ADOROOO A MAFALDDAAA... GOSTEII MUITO DE SUASS HISTÓRIASS... NESSA TIRINHAA...
28/10/2008 20:58:36


18 Nádya Santana - Belém - Pará
Como Professora de Língua Portuguesa não posso de deixar de usar as tirinhas de Malfada e sua turminha em minhas aulas! Uma "agerntina" presente nas aulas dos brasileiros!(risos)
02/04/2008 22:35:53


19 DALENE JULIANA DOS SANTOS WOBETO - SANTO ÂNGELO RIO GRANDE DO SUL
Olá Dr. João Luís e todo pessoal do portal! Que artigo maravilhoso sobre a querida niña Mafalda! Faço o curso de Letras/Inglês e respec. Literaturas e em minha monografia pretendo tratar dos aspectos ideológicos que estão presentes nas HQs de Quino. Gostaria de receber algumas dicas de vocês! Espero resposta e mais uma vez parabéns pelo precioso material educativo que vocês produzem e distribuem!
02/03/2008 21:31:38


20 samyla cipriano de freitas - goiania
achei super legal a tirinha da mafalda ela super divertida e ao mesmo tempo critica tambem ela otima para todas as idades.
10/11/2007 14:41:57


21 Gabrielly Kassen Teixeira - Curitiba PR
Parabéns pelo maravilhoso site que vcs tem amai e eu gosto muito da MAFALDA!!! No meu livro de escola tem umote de tirinha da MAFALDA!! Quino PARABÉNS pelas histórinhas que vc faz!!! ass: Gabrielly Kassen Teixeira Curitiba PR
22/10/2007 16:58:27


22 Eurídice Maria de Almeida Lino - Salvador
Adorei entrar nesta página, estou precisando de uma figura que se movimente da Mafalda rebelde com as questões adversas desse planeta! Pode me enviar algo ou me indicar onde devo procurar?
05/09/2007 12:37:10


23 Silvana Morais - BRASILIA DF
De fato, como educadora e, antes disso como leitora assídua,ainda posso perceber a emoção com que essa menininha contestadora defende sua idéias, e ensina a todos o melhor da vida,a liberdade.Saudades sempre!
17/08/2007 11:57:06


24 karolynne Patricia Costa Ferreira - São José de Ribamar-Ma
Adorei este artigo é muito valioso para pesquisas escolares. Deixo aqui um abraço do Maranhão!
03/06/2007 14:07:18


25 Renata Suellen Souza Abreu - Fortaleza
Adorei esses artigos sobre Mafalda pois adoro essa linda boneca e sempre estou ligada nas suas existências na net pois amei encontrar algo falando sobre ela!continuem sempre falando algo sobre ela pois estou por dentro de tudo!
21/05/2007 18:28:28


26 Jordania Miranda de Souza - Maracanaú
é eu sei que esse texto é muito bom por isso eu resolvi te enviar com muito carinho para vc ler quando quiser pois sei que vc adora essa boneza aew!
21/05/2007 18:23:25


27 Giovana Reis LUnardi - xaxim
A mim me gusto mucho de su trabajo. Estoy un tanto llena de dudas acerca de Mafalda y estoy haciendo mi tcc en ella, hago facultad de Letras/Español. Si ustedes pudiese enviarme algunas cosas acerca de ella me quedaría contenta. Gracías.
31/03/2007 08:59:35


28 erivaldo s> santos - CARAPICUIBA
Instalei intenet em casa há mais ou menos um mês. E a Mafalda é uma tirinhas que procurava na net. Que bom, achei neste seu artigo João Luis uma forma de reviver as poucas mas não esquecidas tirinhas da Mafalda que li durante o meu ensino médio. Não sabia da existência deste livro. Parabéns, escreva mais sobre ela. Abraço.
20/03/2007 07:44:37


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.