Para conhecer Vygotsky - 22/09/2005
34 anos que mudaram a história da educação e da psicologia
Foram breves 34 anos, mas mudaram a história da psicologia e da educação. Lev Vygotsky que durante muitos anos foi censurado em seu próprio país de origem, a Rússia, em virtude do regime político totalitário de Stálin, ganhou o mundo apenas a partir do final dos anos 1950 e início da década de 1960 quando algumas de suas obras foram traduzidas para o inglês, o francês e o alemão e chegaram às universidades americanas e européias.
Sua carreira começou somente aos 21 anos e coincidiu com a Revolução Proletária que mudou os alicerces da Rússia. Deve-se inclusive destacar que entre os fundamentos do pensamento vygotskiano encontram-se as influências marxistas do materialismo histórico e dialético. E é com base no método dialético que o pesquisador compôs as pesquisas que realizou em sua tentativa de identificar as mudanças qualitativas do comportamento humano em seu desenvolvimento e relação com o contexto social.
Além das claras influências marxistas em seu trabalho, Vygotsky teve contato com expoentes de muitas outras áreas do conhecimento como os literatos Tolstoy, Bunin e Dostoyevsky, os filósofos James, Hegel e Spinoza, especialistas em psicologia como Freud e Pavlov, poetas como Blok, Pushkin e Tyuchev.
Sua formação e estudos primam pela riqueza e diversidade. Formou-se em Literatura e Direito pela Universidade de Moscou, estudou História e Filosofia na Universidade Popular de Shanyavskii e ainda fez cursos nas faculdades de Medicina de Kharkov e Moscou. Não complementou as formações em História e Filosofia, tampouco em Medicina, mas encontrou nesses cursos subsídios que precisava para desenvolver os estudos na área de psicologia.
Fica clara em sua formação, realizada entre o final da década de 1910 e início dos anos 1920 que Vygotsky estruturava seu conhecimento dentro de uma proposta interdisciplinar. A riqueza de seu aprendizado e maturação intelectual permitia ao pesquisador desenvoltura e brilho em diversas áreas do conhecimento:- Da poesia a medicina, da filosofia a psicologia, das ciências sociais a lingüística, das artes a antropologia, da história a educação.
Sua base familiar, estruturada em Orsha, na Bielo-Rússia, era forte o suficiente para lhe proporcionar interesse e a dedicação aos estudos. Nascido em 17 de novembro de 1896, Lev Semenovich Vygotsky tinha mãe educadora e seu pai trabalhando num banco e numa companhia de seguros. Sua família, de origem judaica, era formada pelos pais e por mais sete irmãos. As restrições que se aplicavam a comunidade judaica na Rússia e em outras partes do mundo na virada do século XIX para o XX talvez expliquem a disposição de seus pais no sentido de dar aos filhos uma formação sólida para que seus futuros pudessem viver dias melhores.
Os principais trabalhos de Vygotsky estão disponíveis em português.
Essas mesmas dificuldades relativas ao judaísmo também fizeram com que Vygotsky tivesse que ser educado dentro de sua própria casa até os 15 anos de idade com o apoio de tutores particulares e da própria mãe. Esse pormenor não foi considerado um obstáculo tão grande ao desenvolvimento do jovem estudante que era um leitor ávido a ponto de visitar com grande constância a biblioteca local e estudar sozinho em muitas oportunidades. Casou-se em 1924 com Roza Smekhova e teve duas filhas.
A partir de 1917 iniciou uma carreira que se encerraria precocemente em virtude de uma tuberculose em 1934. Entretanto foi extremamente prolífico em sua produção desde o seu princípio, ainda na cidade de Gomel, onde esteve até 1923, e fundou uma editora, criou uma revista literária, estruturou um laboratório de psicologia, dirigiu a seção de teatro do departamento de educação e ainda proferiu várias palestras cujas temáticas centrais eram a ciência, a literatura e a psicologia.
É também nesse período que concentra suas pesquisas na busca de explicações acerca da compreensão dos processos mentais humanos. Para tanto procurava desenvolver suas pesquisas tendo como elementos essenciais as crianças que apresentavam deficiências como problemas mentais, cegueira, impossibilidade de expressão pela fala ou pela escrita, dificuldades de compreensão da comunicação oral,...
Aos 28 anos foi descoberto pela comunidade científica russa a partir da apresentação de um trabalho num Congresso de Psicologia em Leningrado. Demonstrou competência, firmeza e conhecimento de causa na exposição que fez sobre o comportamento consciente humano. Isso lhe abriu as portas do prestigioso Instituto Moscovita de Psicologia.
Lev Vygotsky, numa de suas raras fotografias.
A partir de seu trabalho em Moscou ganhou autonomia para propor e concretizar o surgimento do Instituto de Estudos das Deficiências. Seus estudos em Psicologia andavam a todo o vapor, entretanto Vygotsky sabia das claras relações que existiam entre seu tema de estudos, a busca da compreensão dos processos mentais humanos e a educação. Por esse motivo trabalhava em Narcompros no Departamento de Educação.
Centralizou seus estudos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, área identificada como Pedologia, que abrange o estudo dos aspectos biológicos, antropológicos e psicológicos das crianças. Não pretendia com isso se especializar no estudo das crianças. Era apenas o caminho percebido por Vygotsky para a resolução de um tema muito mais amplo e abrangente, o desenvolvimento humano.
Concluiu que as funções psicológicas superiores tem origens sócio-culturais e dependem de processos psicológicos elementares, de origem biológica. Nesse ínterim é importante destacar que para Vygotsky a apropriação de conhecimentos pelos seres humanos é decorrente da interseção entre aspectos da história pessoal e social, ou seja, há uma clara influência da família e da genética ao mesmo tempo em que, sem dúvida, somos também resultantes do contexto sócio-histórico em que vivemos.
Sua obra teve continuidade após sua prematura morte em 1934 a partir do trabalho de dois abnegados pesquisadores que colaboravam e participavam de seus projetos, Alexei Leontiev e Alexander Luria. Os três estudiosos, liderados por Vygotsky, reuniam-se pelo menos duas vezes por semana por períodos de até 6 horas.
De todo o seu tempo dedicado à pesquisa surgiram diversas teorias de reconhecido valor e profundidade apresentadas ao mundo a partir de obras como: Os princípios da educação social das crianças surdas-mudas (1925), O consciente como problema da psicologia do comportamento (1925), A pedologia de crianças em idade escolar (1928), Estudos sobre a história do comportamento (1930), Lições de psicologia (1932), Pensamento e Linguagem (1934),...
Suas obras foram traduzidas para diversas línguas, como o inglês.
Entre suas principais teorias e idéias destacamos:
- O processo de formação de conceitos remete às relações entre pensamento e linguagem, a internalização mediada pela cultura e ao papel da escola na transmissão de conhecimento.
- As chamadas funções psicológicas superiores como a memória e a linguagem são construídas ao longo da história social do homem e de sua relação com o mundo. São provenientes, portanto, de ações conscientes e intencionais dependentes de processos de aprendizagem.
- Vygotsky acreditava que o conhecimento do homem é mediado, ou seja, construído a partir de processos sócio históricos em que não há acesso direto aos objetos, mas a recortes da realidade constituídos a partir de sistemas simbólicos elaborados pela própria humanidade em sua história.
- É a linguagem que funciona como sistema simbólico representativo ao fornecer conceitos, formas de organização do real e estruturar a mediação entre sujeito e objeto dos conhecimentos.
- A cultura concede as pessoas os sistemas simbólicos representativos da realidade que permitem a compreensão e interpretação do mundo real.
- São funções mentais o pensamento, a memória, a percepção e a atenção. O pensamento tem como origem a motivação, a emoção, o afeto, o impulso, o interesse e a necessidade.
- Há dois níveis de desenvolvimento segundo Vygotsky, o real e o potencial. O primeiro refere-se ao que a criança consegue fazer por si própria enquanto o segundo concretiza-se a partir da capacidade de aprender com as outras pessoas.
- A relação de distância entre o desenvolvimento real e o potencial cria as chamadas zonas de desenvolvimento proximal (que refere-se a potencialidade de aprender ou ainda o vácuo que existe entre o que a criança pode aprender por si mesma e o que ela pode fazer a partir da orientação e intervenção de um adulto).
- O desenvolvimento cognitivo é resultado do processo de internalização da interação social com os subsídios provenientes da cultura.
- Segundo Vygotsky, os sujeitos não são apenas ativos, mas interativos porque seus conhecimentos se estabelecem a partir das relações intra e interpessoais.
- Os conceitos de Vygotsky percebidos no contexto educacional nos permitem perceber a escola como o local onde há intencionalidade na intervenção pedagógica e que isso promove o processo de ensino-aprendizagem. Nesse ínterim o professor interfere objetiva, intencional e diretamente na zona de desenvolvimento proximal.
- O estudante é percebido como aquele que aprende os valores, linguagem e o conhecimento que seu grupo social produz a partir da interação com o outro, no caso, o professor.
- A aprendizagem é entendida como fundamental ao crescimento, adaptação e desenvolvimento dos processos de interação social dos estudantes.
1 marly schorro - Umuaramapr
Estou cursando último ano de pedagogia eu amo vygotsky.Gostaria muito de receber material dele.Obrigada
31/10/2012 16:41:20
2 ROSILDA DIAS DA SILVA - SANTO ANDRE
Este artigo vai me ajudar e muito, estou no 1º semestre de pedagogia, parabéns a que enviou artigo esta muito bom, aguardo outros artigos em meu Email.
14/10/2012 20:37:23
3 juliene viana - santana do ipanema al
valeu,este arquivo vai ser de grande valia para um trabalho que irei apresentar.
30/09/2012 18:24:38
4 Heloisa - Engenheiro Coelho SP
Estou cursando pedagogia e estou fazendo um trabalho sobre Vygotsky,gostei do texto mais preciso saber se a fonte que foi útilizda para a construção do mesmo é de cunho cientifico?
Se possivel entrem em contato comigo...
Obrigada
27/08/2012 12:01:49
5 Barbara R. Silva - São Luis
O seu artigo é otimo porem tem um equivo, em relação a idade Vygotsky, ele faleceu aos 37 anos e 7 meses e não 34 anos como relata o artigo
Nascido em 17 de novembro de 1896, faleceu Moscou, 11 de Junho de 1934
Descupeme pela coragem de enviar este comentario, erros de digitação acontece por isto envie o comentarrio
09/08/2012 08:08:29
6 Afonso Augusto Eduardo - Benguela
Meu maior reconhecimento pela clareza de como o tema foi abordado.Meu email está disponível para receber vossos artigos.
14/07/2012 22:53:27
7 Eloisa - Vila Velha
Adorei o texto. Liguagem de fácil compreensão.
18/05/2012 13:12:55
8 Vanessa Almeida - Canindé/Ceará
O artigo é excelente! A síntese das informações é impecável, objetiva e muito instrutiva. Parabéns!
06/04/2012 19:55:57
9 fernanda mynnelly - salgadinhopb
Adorei o artigo estou cursando pedagogia, e mim ajudou muito em um seminário que estou preparando PARABÉNS !!!!!!!!!!!!
05/04/2012 11:48:09
10 fabiano - jaçanãrn
gostei muito do artigo, estou curso matematica irei utilizar algumas ideias do texto na aula de psicologia.
08/05/2011 00:00:39
11 marcia - MACEIÓ
adorei este artigo, estou cursando pedagogia e usarei algumas informações deste em uma das atividades do meu portfólio.
26/03/2011 14:11:55
12 Gislaynne - PinheiroMA
o material é otimo e esta esta bem explicada gostei muito.
21/03/2011 10:25:49
13 Viviane - Belo Horizonte
Sou estudante de Pedagogia e escolhi Vygotsky, para apresentar um trabalho de Psicologia, o artigo de fácil linguagem me ajudou muito no preparo de apresentação do trabalho, obrigada. Parabéns!
11/10/2010 20:44:14
14 Priscilla Ruas - Manaus/Am
Excelente texto, sucinto porém muito informativo e esclarecedor. Contribuiu muito para a elaboração do meu Projeto Político Pedagógico. Parabéns!
26/09/2010 12:57:56
15 jorge luiz de souza lemos - itatiaia
Excelente texto, facil leitura nos proporcionando rapida percepçao desses princiis. Gostei muito .Grato
13/08/2010 00:28:26
16 Rute Manhães - São Gonçalo RJ
Excelente, bom conteúdo e bem objetivo, acrescentou conhecimentos para o seminário que tenho que apresentar.
Parabéns e obrigada pela fantástica ajuda.
11/08/2010 23:40:43
17 Maisa - Esplanada
Gostei muito, do texto. agradeço. pelas informações,agora posso ampliar mais meus conhecimentos,em um novo texto.gostaria de novas indicações,sobre esse autor,e livros,também.
01/05/2010 20:06:29
18 MARGARETE EMERENCIO DOS REIS - maringá paraná
O texto está muito bom, coerente e de fácil compreensão,adorei.Fiz minha monografia sobre A alfabetização e letramento na concepção histórico cultural de VYGOSTY e gostei muito do site. obrigada pela contribuição, fiz psicopedagogia e tornei a estudálo, gostaria de algo mais sobre este assunto pois espero usar no mestrado.
24/04/2010 18:02:34
19 Shirley - Cunha SP
Excelente, objetivo,com boa evolução histórica, indicações de livros com imagens das capas, linguagem acessível.Parabéns pelo trabalho e pela ajuda a todos que querem aprender.
12/11/2009 13:56:02
20 Hely Maria Zoccoli - Aparecida de Goiânia
Informações como estas, nos dão oportunidade de conhecer teorias que nos fazem desejar mais conhecimento trocar experiências, estudar e acreditar que estamos no caminho certo: Ler, procurar, discutir, interagir em tempo e lugares inesperados. Viver em busca respostas realizando sonhos de sermos mais atuantes em nossa própria história.
06/07/2009 13:21:48
21 MARCIA lUCIA - Niterói RJ
ESTOU CURSANDO PEDAGOGIA BILINGUE NO INES RJ E GORTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES NA AREA DA SURDEZ,ATRAVES DAS TEORIAS DE VYGOTSKY .
PARABÉNS ADOREI. MUITO BOM.
AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADA
21/06/2009 02:07:33
22 Roseli - São José dos Campos
Estou cursando pedagogia, voces conseguiram de modo fácil expor este assunto que é muito rico em informações. Obrigado. Espero receber se possível novidades.
12/05/2009 08:39:05
23 Gisleide Lima - São Paulo
É espetacular este artigo sobre Vigtsky, de fácil compreenção para quem estuda Pedagogia e Psicologia, ajudando a desenvolver os trabalhos realizados para pesquisas do ano letivo ou para conclusão do TCC.
05/03/2009 14:56:28
24 Daiana Merladete - Rio Grande do Sul
De grande valia as contribuições dadas por este artigo, tenho vários trabalhos científicos publicados sobre Vygotsky, e este que acabo de ler, chamame a atenção pela riqueza de detalhes e contextualizção sóciohistórica das idéias vygotskianas.
29/11/2008 15:17:25
25 nathanael lvanhinhi - curitibaPr
Sou estudante de Parapsicologia, este texto me ajudou muito em um trabalho que estou realizando na FaculdadeFIESPPR. Vygotsky é um dos grandes pesquisadores da Psicologia, sua obra já se imortalizou.
Gostei muito do texto por ser bastante objetivo.
Muito obrigado pela ajuda
08/11/2008 14:27:19
26 Naiara Berchelli - Brodowski
Muito educativo...me ajudou pra valer em um seminário que vou apresentar, na aula de filosofia da educação, sobre este gênio educador!!
Muito obrigada!!!
02/11/2008 14:34:02
27 Katia Regina - São Paulo
Me ajudou muito no trabalho que estou fazendo de Metodologia Cietifica sobre o declínio da educação no Brasil. Obrigada
08/10/2008 20:40:26
28 Jaina Brito - Boa Vista RR
muito bom esse comentário sobre a vida e obra de Vygotsky, me ajudou bastante na realização de um trabalho sobre esse gênio!!!
08/10/2008 09:35:48
29 Helen - São Paulo
Achei ótimo o trabalho. Farei uma monografia para um curso de pósgraduação. O tema trata das dificuldades dos docentes universitários em relação ao processo de ensino aprendizagem. Farei uso das teorias de Vygotsky entre outros e gostaria de receber mais informações que pudessem enriquecer meu trabalho. Obrigada.
22/09/2008 20:25:41
30 elizete - Rolim de Moura Rondônia
Vigotsky para mim é o grande intelectual da psicologia,quanto ao artigo muito bom.
10/05/2008 18:31:45
31 MARIA DE LOURDES S. MARQUES - são vicente - SP
Faço Pedagogia, e no momento estou estudando Vygotski, achei este artico espetacular, vocês definiram em poucas palavras o trabalho ,aravilhoso do nosso grande meste. Parabéns a todos que desenvolveram esse trabalho.
08/05/2008 02:03:19
32 viviane aparecida da silva - Araranguá
Adorei conhecer um pouco mais sobre Vygotsky, estou cursando Pedagogia e neste momento estou fazendo uma pesquisa sobre os pensamentos dele. Esse cara é fantástico quanto mais estudamos suas teorias mais nos interessamos por educação.
06/04/2008 19:03:07
33 nalva - salvador
quero fazer meu tcc sobre Vygotsky e gostaria que me desse alguma sugestões de tema para a minha pesquisa.
15/03/2008 11:30:21
34 elaine cristina - araucaria
Gostei muito de ter encontra este siate pois me ajudou muito nasminhas pesquisas
02/12/2007 11:08:51
35 jair fortunato - são paulo
Gostei da forma sucinta como foi descrito o texto proporcionando um bom entendimento sobre o tema a que alude.
Estou procurando literatura sobre psicologia da educação, mais precisamente sobre resiliência, ficarei grato pela ajuda.
11/11/2007 23:45:25
36 DANIEL - são josé
maioria de nossos pensadores,lutadores e cientistas foram dizimados pelo mesmo mal que lhe acometeu,é uma grande perda para a humanidade.
22/09/2007 17:53:00
37 Maria Dulcinete Marques de Siqueira Lima - Santo André - SP
Adorei ler este texto pois, cada leitura que faço sobre Vygotsky aprendo um pouco mais sobre educação. Até porque este texto foi escrito com muita objetividade.
21/09/2007 22:20:56
38 Luciana Siqueira - Aripuanã
Adorei conhecer um pouco mais sobre Vygotsky, estou cursando Pedagogia e neste momento estou fazendo uma pesquisa sobre os sete principas teóricos da Psicologia.
Esse cara é fantástico quanto mais estudamos suas teorias mais nos interessamos por educação.
19/09/2007 19:12:45
39 PAULA MORENA SILVEIRA - Foz do Iguaçu / PR
Quanto ao artigo, avalio como bem elaborado, apresentando linearidade de idéias, coerência e consistência. É importante ressaltar que não se conhece Vygotsky como se conhece outros pesquisadores e até mesmo especuladores da Psicologia. É uma pena! Seria fundamental para o desenvolvimento da Psicologia o aprofundamento desse pesquisador. Muito bom!
02/09/2007 14:26:51
40 Leila Sueli Ermezindo - Paraguaçu Paulista- Estado de São Paulo
Excelente, o artigo é realmente muito valioso para nós professores, estou cursando Pedagogia e estudando Vygotsky, estou amando!
03/06/2007 21:45:14
41 Joanne Pereira Lima - Fortaleza
Seu artigo é muito enriquecedor e fala de forma clara para nós principiantes, nos dando informaçoes valiosas e instrutivas. Também tenho um pedido onde encontro o artigo de Vygotsky sobre a ecuação de cirnaças surdas-mudas escrito em 1925. Desde já agradeço, epero resposta o mais rápido possível.
27/05/2007 14:46:56
42 MARLI PAIM - SALVADOR
EXCELENTE , estou estudando este homen e fico encantanda sobre o que tenho encontrado sobre ele.
juntos mudaremos a história da educação.
Gostaria de receber tudo que se refere a educação via e-mail
23/05/2007 16:33:38
43 FRANCISCO FERNANDES NOGUEIRA - caetité - Ba.
vejo todo este trabalho como uma pedra de base no processo educativo....
12/05/2007 22:28:44
44 AURENICE MOREIRA RODRIGUES SAMPAIO - GOVERNADOR VALADARES -MG / BR
Estou fazendo pos-graduação na área de psicopedagogia e estou interessada em livros e artigos sobre a avaliação e ação de alunos especiais.
Com os quais trabalho. Interesso-me em aprofundar nesta área...
diosampaio@hotmail.com
05/05/2007 22:28:37
45 Andréia Karla - São Paulo - SP
Estou cursando pedagogia e gostaria de maiores informações, de onde encontrar livros mais baratos sobre este assunto e traduzidos
05/05/2007 14:14:04
46 Alfredo Votta - Jundiai
Notório o fato do autor desenvolver tão riquíssimo texto descrevendo a salvação para a educação e a psicologia, através de Vygotsky...Parabéns
12/04/2007 21:42:28
47 Liliane - Salvador
È agora que estou conhecendo essas obras de vigotsky e de cara já me identifiquei pela sua forma de pensar que é brilhante como "toda ação há uma reação".
04/04/2007 10:17:25
48 josiane - garopaba
Estou cursando pedagogia, e adorei este artigo...... estaõ todos de parabéns.
Gostaria de receber novidades através do email: josifaraco@yahoo.com.br
09/03/2007 15:12:55
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.