Planeta Literatura
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Poemas para Brincar - 16/09/2005
Palavras que se transformam em brinquedos

'

Capa-de-Poemas-para-brincar

“Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças”

Poucos professores se preocupam realmente em transformar a sala de aula num grande espaço lúdico, de aprendizado prazeroso, de crescimento generoso e salutar. Parecem preferir a imagem da prisão com as portas fechadas, os alunos acorrentados às carteiras e onde as pedras para quebrar foram transformadas em infindáveis e pouco significativas atividades.

As paredes em cores neutras e as persianas ou cortinas sonsas que procuram evitar que a luz do sol entre no ambiente complementam essa visão de pesadelo que muitas crianças têm em relação às escolas que freqüentam.

Para piorar ainda mais as coisas há professores que teimam em “castigar” seus alunos dando a eles leituras que distanciam os alunos das delícias e sabores próprios das letras. Os aspectos lúdicos das leituras se perdem e também as possibilidades de que desse fortuito e necessário encontro se consolide como uma relação duradoura e fiel.

Ler histórias, contos, fábulas e poesias para as crianças é o primeiro e principal passo rumo ao estabelecimento desse grande amor que deve existir entre as pessoas e os livros. Como diz o autor José Paulo Paes, que nos brindou com essa agradável obra “Poemas para Brincar”, é necessário “brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião”...

Imagem-de-um-piao
“Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio e pião”

Para brincar com as palavras, as crianças também tem que se divertir com as imagens, se encantar com as rimas, se deslumbrar com as histórias e, depois de tudo isso se sentirem motivadas a conversar sobre o que leram ou ouviram, escrever suas próprias rimas e contos, desenhar painéis que demonstrem suas sensações e versões das poesias degustadas.

José Paulo Paes se propôs a isso e deixou bem claro seu recado sobre a necessidade da escola se tornar mais interessante ou divertida quando colocou em seu “dicionário” constante no livro o verbete “aulas” acompanhado da seguinte definição:- “período de interrupção das férias”.

Por que se a escola fosse mais prazerosa e instigante as crianças não iam se importar de acordar cedo para ir para lá. Se suas obrigações não fossem assim chamadas mas identificadas como momentos de crescimento e aprendizagem lúdica ou como saber brincando e se divertindo o rendimento seria necessariamente outro...

As palavras são brinquedos que não morrem com o passar dos anos, que não caem de moda, que continuam a nos desafiar em diferentes anos e momentos de nossas vidas. São as palavras e é a conjunção das mesmas que nos permitem conquistar o amor de nossas vidas, conseguir o primeiro emprego, comprar o carro dos nossos sonhos ou ainda fazer aquela viagem que sempre pretendemos fazer...

Imagem-de-dois-homens-pescando
“Um homem
que se preocupava demais
com coisas sem importância
acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.
Um amigo lhe deu então uma idéia
de usar as minhocas
numa pescaria
para se distrair das preocupações”

Quanto mais nos afeiçoamos com as palavras, mais fácil a vida parece ficar para nós. Infelizmente as pessoas ainda não se deram conta disso pois em sua escolarização foram submetidos a caminhos que invariavelmente os colocavam em choque e conflito com as letras ao invés de estabelecer duradouros armistícios que redundassem em tratados de paz e amizade eternos...

Quem não foi submetido a uma daquelas tenebrosas leituras obrigatórias que pouco ou nada legaram de proveitoso e que, de quebra ainda significaram avaliações monótonas e nada significativas? Se a leitura não está sintonizada com o universo em que vivem os leitores é pouco provável que ela frutifique, que gere resultados ou ainda que promova o conhecimento.

O mais provável é que a cabeça da gente acabe ficando cheia de minhocas... E, como disse um amigo do José Paulo, o melhor a fazer com todas essas minhocas talvez seja mesmo transformá-las em iscas e ir pescar para relaxar e esquecer os problemas. Acho que as leituras chatas e pouco interessantes que fiz por obrigação acabaram se transformando em minhocas na minha cabeça e estão a todo o momento adubando esse meu “solo” de idéias e planos de pescaria...

Desenho-de-detetive-olhando-numa-lupa
“Se você for detetive,
faça um bom trabalho:
me encontre o dentista
que arrancou o dente do alho
e a vassoura sabida
que deixou a louca varrida”

Leia você também professor com mais prazer, como a degustar o melhor dos vinhos ou a provar dos manjares mais sofisticados e deliciosos de que se tem notícia. Para mudar a forma como as crianças se relacionam com a leitura devemos também repensar a nossa relação com os livros e com as letras.

Costumo dizer em palestras e oficinas que filmes, internet e toda a tecnologia que vier a ser inventada é caminho sem volta para a humanidade e também para a educação. Apesar disso, reitero em todos os encontros que realizo com educadores que em nenhum momento, presente ou futuro, o livro deixará de ser o maior de todos os aliados do conhecimento e da cultura.

Temos que apreciar a textura do papel, gostar de virar as páginas, sentir satisfação em encontrar idéias novas, rir e se divertir com a prosa de autores clássicos e contemporâneos para poder difundir com verdade e paixão a leitura entre as crianças e os adolescentes. Sou um apaixonado pelos livros e pelo conhecimento desde que me conheço por gente. Comecei a ler com revistas em quadrinhos e logo passei para os contos, fábulas, poesias e histórias para crianças.

Penso que não há legado maior para as futuras gerações do que o estímulo à leitura e a busca do conhecimento. Faço isso em minha casa contando com o integral apoio de minha companheira. Colhemos os frutos em nossos filhos, que tem uma relação de proximidade e amor pelos livros como a que temos.
José Paulo Paes contribui para que a leitura seja vista como aventura, divertimento e lazer entre as crianças com “Poemas para Brincar”. As ilustrações de Luiz Maia dão mais elegância e graça a essa grande brincadeira ao mesmo tempo em que provocam as crianças a pensar e repensar a relação entre texto e imagem.

O dicionário apresentado ao final é um grande deleite. Estimula a criatividade ao mesmo tempo em que introduz os pequenos ao próprio conceito de dicionário. Prolonga a diversão ao indiretamente propor que as crianças continuem a escrever os verbetes engraçados e originais desse livro e também de suas vidas.

É para ler e reler com as crianças. É para ler e reler se sentindo um pouco mais criança...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










47 COMENTÁRIOS

1 maria carolina leite - santana do itarare
gostaria de receber em meu email dicas de como contar historias com criatividade para alunos de series iniciais pois sou educadora e vou trabalhar literatura esse ano com os nossos alunos e confesso que estou com muito medo de nâo conseguir trabalhar esse conteudo e è nessa linha de criatividade que minha diretora quer que eu trabalhe despertando em nossos alunos o prazer em ter e fazer uma boa leitura viajando nas palavras e nas imagens ilustradas nos varios livros que existe e com todos os tipos de linguagem espero que voces possam me ajudar bjus...........
13/02/2012 19:04:21


2 Tania Izabel Paim Steuernagel - Capitão L.Marques
Gosto de sempre estar lendo poemas e poesias , mensagens, enfim o que me chama atenção para a leitura prazerosa,alegre,saber como brincar de fazer poesia usando as palavras,pois pretendo fazer o PDE e estou a procura do estudo da poesia para mostrar o mundo real e imaginário.21/12/2011
21/12/2011 21:35:15


3 LAIZA KAUANE - anapoli _go
POESIAS LINDAS
19/12/2011 20:08:38


4 lorane alves de brito - pajeu ce araripe
a inveja eu ñ adimito por isso eu le digo eu te amo
09/11/2011 08:03:19


5 tania izabel paim - Cap.Leonidas MarquesPr.
Gostaria de conseguir comprar este livro ou de obter o endereco da editora para compra Poemas para brincar de Jose Paulo Paes. ou o telefone.
05/11/2011 18:25:05


6 rosa caratti - ribeirão pires
Estou procurando poesias para minha filha apresentar de forma dramatizada no momento cultural que será apresentado na ENAU sua escola no final de novembro. Simplesmente amei ! É nota 10, Parabéns.....
31/10/2011 19:36:21


7 terezinha santos - curitiba
adoro esse livro amo de paixão, uso quase todos os dias com meus alunos.
31/10/2011 18:46:10


8 evanete rodrigues gomes - são mateuses
Muito lega! Lendo e escrevendo poema faz a gente voltar a ser criança ou quem sabe viver a infância que deixamos de viver. Mas uma coisa me deixa tristr como ensinar poema para as nossas crianças no dia de hoje,onde elas querem é achar pronto e tem preguça de usar a imagonação?
11/08/2011 15:39:55


9 cinthia bueno de andrade - São José do Rio Pretosp
Eu achei muito legal esses poemas mas poderia ter mais,hen?
21/06/2011 20:42:18


10 samara - tocantins
adorei o poema
01/06/2011 08:59:35


11 Solange - São Paulo
Que pena que somos, ainda, a minoria. Se todos tivessem esse amor pelos livros e pela leitura seja ela qual for, a educação teria outro rumo e com certeza teríamos seres humanos mais fortes para decidir suas vidas. Poesia para crianças é brincar com a imaginação, sensibilidade, criatividade e também alfabetizar.
08/03/2011 10:32:42


12 talita - ibiapina ceará
legal.eu gostei da história.é divertida.
22/12/2010 19:31:16


13 cristina matos - camacan
Trabalho com Educação Infantil e vou começar desenvolver um projeto de leitura com as poesia desse livro na segundafeira, mas ainda nãao conseguir o livro. Se alguem souber onde posso baixar favor me avisar, pois moro em uma cidade pequena e não o encontrei para comprar
05/11/2010 20:25:45


14 jocimar - severiniasp
poemas ou poesias
23/09/2010 19:47:59


15 isabella nery gatinha! miauuuu - sao paulo
amei muito bom! eu to fazendo um caderno de poemas e poesias e eu pus todos q estavam ai! amei amei msm!!!!!! continue assim! bjs
08/11/2009 11:57:34


16 Flaviane Moraes - Loanda Paraná
Sou professora de Língua Portuguesa e trabalho com esse livro há 5 anos. Todos os anos os alunos amaram, desenvolvo atividades diferentes pra cada poema. O trabalho final fica ótimo. Realmente, esse livro é estimulante!!!!
29/07/2009 13:10:39


17 Vera lúcia - Belém Pa
Sou professora de edc. infantil. na procura de como trabalhar a poesia na minha turma de maternal me deparei com esse comentário maravilhoso de José Paulo Paes...parabens!
31/05/2009 10:06:08


18 Celia Rosa PinhoniMoretto - IbitiuvaSP
Adorei! sou professora Educaçao infantil e adoro trabalhar com poesiasprincipalmente a de Jose Paulo Paes.
17/05/2009 15:21:34


19 Rosana Ferreira - Aracaju
Adorei! Formidável! Ajudou muito no desenvolvimento do meu trabalho.
09/03/2009 21:59:05


20 Rosana Ferreira - Aracaju
Adorei! Formidável! Ajudou muito no desenvolvimento do meu trabalho.
09/03/2009 21:57:26


21 carla teixeira - Feira de Santana
Nossa ! Que mágico,adorei encontrar este espaço, acordou algo em mim que há muito estava adormecido e me fez muito bem, espero que outros esperimentem esta sensação
09/03/2009 21:23:24


22 José Ricardo Ferreira Batista - São Paulo
Foi mais que ótimo encontrar este site e descobrir que ainda há uma criança escondida em minha identidade adulta. Quando comecei a ler os artigos, vibrei. Pois à procura de textos sobre identidade nos meios culturais, acabei me deparando com algo para o mundo das crianças. E aproveitando gostaria que me enviassem textos sobre identidade como nos poemas de Pedro Bandeira.
05/03/2009 17:10:31


23 Mônica - Carmo do Rio Claro MG
Temos que ter a alma de criança, pois vivemos num mundo tão cercado pela violência que ser criança, é nos poupar dessa confusão toda.
03/03/2009 18:45:41


24 susy - campo formoso
adorei as poesas,vão ser de grande ajuda pois estou fazendo um trabalho de faculdade sobre leitura dentro da poesia.parabéns e obrigada.
01/02/2009 16:15:06


25 Maria dilma Rocha de oliveira - Parnamirim RN.
Sensacionais! A cada poema lido, encantavame mais e mais: saber que posso transformar poesias em brinquedos. Com certeza dará um belo projeto.
22/11/2008 21:46:12


26 EDNEIDE DE LIMA LOURENÇO - Cabo de Santo Agostinho
Me ajudou bastante na minha decisão final acerca do meu tema para a monografia. Um abraço. E nunca pare de realizar esse trabalho. É muito rico!
28/08/2008 21:04:09


27 Lênin Tomazett Garcia - Goiânia GO
A poesia mostra ao ser o que as vendas não os deixa ver. Muito do que ensinei aos meus alunos dependeu de um convite ao astuto poeta popular para entrar em nossa aula.
05/08/2008 08:36:29


28 rosana santos costa - curitiba
gostaria de receber alguns dos poemas que há nesse livro em meu imail,pois ja havia comprado-o,porém deixe-o em umas das escola onde leciono e acabou sumindo,procurei para comprar,mas infelizmente está em falta.atenciosamente professora Rosana.
27/04/2008 22:36:56


29 wesley - guaxupé
É preciso mesmo voltar a ser criança, de vez em quando. Este mundo adulto é muito chato. Para isso, nos deleitamos com obras como estas do José Paulo Paes, que nos faz sorrir e, por um momento, ainda que breve, voltar a ser criança.
27/04/2008 16:38:57


30 rosana santos costa - curitiba
ótimo,excelente este livro de jose paulo paes.
17/04/2008 15:48:29


31 Hilda Machado - Santos
Por favor, gostaria muito de receber alguns poemas divertido curtinhos do livro Poemas p/ brincar de José Paulo Paes, para que eu possa ajudar meu filho a fazer um dicionário com palavras de A a Z, de sua linda obra. Aguardo resposta....Obrigada
29/02/2008 15:18:35


32 maria regina de oliveira nascimento - Matias Barbosa
ainda não li nada sobre o autor mas o pouco que pude ler nesta página dá pra perceber que é de alto nível
25/02/2008 08:24:18


33 mylla - fortaleza
eu queria alguns poemas que fale em educaçao.
18/01/2008 09:49:48


34 Sissy Daum - São José SC
Gostei deste artigo, parabéns.É muito bom encontrar pessoas preocupadas em ensinar outras pessoas, crianças, a gostar desta arte. Gostaria que estes temas fossem sempre abordados. 26/11/2007
26/11/2007 16:24:37


35 Geysa Shenayden - Lago Sul
Este artigo está péssimo!!!
25/10/2007 23:50:17


36 Maria de Fátima Carvalhoi - Três Corações
Para quem gosta de poesia é um néctar dos deuses e para quem nunca se interessou é o despertar da curiosidade em ler.
25/10/2007 20:36:37


37 celia ms - dourados ms
preciso de um artigo que fale sobre a arte de desenhar na educação infantil de o a 6 anos. Para minha mografia. obrigada.
18/10/2007 18:12:44


38 maria luiza - catúipe
eu achei otimo o site
22/09/2007 13:36:44


39 zuleica - guaratuba
acho muito interessante o fato de existir essa preocupaçaocom os poemas e existir essa importancia. eu estopu muito feliz de ver que meu trabalho esta sendo divulgado dessa forma , obrigado.
27/06/2007 17:04:48


40 Alda,joão lucas pamela e alessandro - São Paulo
NÓS SOMOS ALUNOS DO 4º ANO E ESTAMOS ESTUDANDO MELHOR O ESTILO DAS POESIAS. GOSTAMOS MUITO DOS POEMAS QUE AQUI ENCONTRAMOS. OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
24/05/2007 12:06:07


41 raissa - Botucatu
adorei a materia!!! o conteudo é de grande importancia
24/05/2007 04:35:08


42 alessandra - guararapes/SP
por favor estou fazendo minha monografia, preciso saber qual é a data de quando foi colocada no site a materia do "poemas para brincar", pois usei uma citação daí e preciso dessa informação, me mandem a resposta o mais rapido que puder, irei entregar meu trabalho sexta-feira, 25/05/07. Obrigada!!!
22/05/2007 02:52:11


43 bruna corso - loanda-pr
EU GOSTEI MUITO DE LER ESSE LIVRO, POIS ELE É UM LIVRO GOSTOSO DE SE LER, E É FACIL DE SE ENTENDER. É UM LIVRO QUE VOCE APREENDE BRINCANDO
20/05/2007 14:04:56


44 Bruna Rocha - Duque de Caxias
Adorei o cometário, está realemente ótimo! Sou estágiaria de Educação Infantil e iriei trabalhar com poesias. Esse cometário realamente me ajudou a repensar... Mas, uma coisa ainda me deixa em dúvida. Como explicar de forma simples o que é poesia? Será que o poesia de José Paulo Paes explicaria isso? Bjs
20/05/2007 00:09:57


45 Geni Martin do Valle Bosso - São Caetano do Sul -São Paulo
muito bom este artigo sobre ler histórias e poesias para crianças, pois é difícil alguém falar sobre isso, estou fazendo educação infantil e temos dificuldade em montar projeto a respeito de contar histórias.
02/05/2007 09:45:56


46 Lenita - mococa
Foi muito gratificante conhecer e ler estes poemas, palavras que tranformam em brinquedos.Sou professora de Educação infantil e trabalho com alguns poemas. Estou a cada dia mais, me apaixonando por estes verdadeiros e rico poemas. Vou escrever um simples da minha coleção.Vivo feliz no meu trabalho,durante o dia me atraplho,a noite logo me agasalho,vejo o céu no espelho do armário, vivo feliz no meu trabalho,afinal é de lá que vém o meu salário,não é muito mas enxe o meu armário. Vivo feliz no meu trabalho,é meninos e meninas que anima o meu cenário,me tranformo em artista assim que saio do vestiário,de bruxa ou palhaço que recebo meus aplausos, são os mais sinceros vem de quem brinca solitário.
17/04/2007 22:19:28


47 Cristiane de Andrade Carvalho - Santos
É preciso mesmo voltar a ser criança, de vez em quando. Este mundo adulto é muito chato. Para isso, nos deleitamos com obras como estas do José Paulo Paes, que nos faz sorrir e, por um momento, ainda que breve, voltar a ser criança.
21/03/2007 16:00:02


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.