Produzindo um Dicionário Visual - 30/08/2005
Quando imagens e palavras se unem em matrimônio
Os dicionários visuais já existem no mercado editorial e cobrem uma
ampla gama de
assuntos que vão desde as ciências naturais até a
geografia e a história, passando pelos esportes, artes, cultura geral,...
Quando há muito conteúdo para trabalhar e você sabe que a aula pode ficar um tanto quanto cansativa é importante criar alternativas de trabalho que dinamizem a aprendizagem. Os alunos precisam ser literalmente “colocados na roda” e tem que ajudar a construir os conhecimentos. Utilizar estratégias que mobilizem os estudantes em grupos podem ser muito mais fáceis e ágeis de organizar do que a princípio imaginamos.
Os horários de trabalho que tenho (ou tive) em algumas das escolas e universidades em que trabalhei acabavam sendo favoráveis ao desenvolvimento dessas atividades e, ao mesmo tempo, eram motivadores das mesmas. A razão? Muito simples, em determinados semestres ou anos letivos chego a ter 3 ou 4 aulas seguidas com a mesma turma de alunos.
Nesse caso se não utilizarmos nossa criatividade ou se não pesquisarmos possibilidades de aulas que realmente ativem todos os estudantes corremos o sério risco de ficarmos falando com as paredes depois de algum tempo. Não há assunto que seja tão interessante a ponto de manter a atenção dos alunos por períodos tão longos.
Por conta desse problema, tenho buscado fórmulas que permitam mesclar atividades em grupo com explicações, apresentação de trechos de filmes, utilização de slides (Powerpoint ou transparências no retroprojetor), trabalho com imagens, debate em duplas ou trios,...
Dicionários Visuais reúnem imagens e textos explicativos que permitem aos
leitores uma mais rápida e fácil compreensão dos verbetes neles contidos.
Uma das mais recentes experiências que coloquei em uso foi a do Dicionário Visual. Para a execução da mesma é necessário que o professor tenha em mãos um bom texto explicativo da matéria que pretende trabalhar. Esse material pode ser extraído de livros didáticos, artigos científicos, matérias publicadas em jornais ou revistas, downloads feitos a partir da Internet, verbetes encontrados em enciclopédias,...
Uma outra alternativa, talvez até mais interessante do que as que foram mencionadas relativamente a origem dos materiais utilizados nessa proposta de trabalho é que o próprio professor, quando tiver tempo, crie seu material de apoio com base em uma pesquisa realizada na biblioteca da escola, em seus próprios livros ou ainda na Web.
Tendo em mãos esse material, o professor deve então estipular quantos grupos serão formados e obter cópias do texto em quantidade suficiente para que cada grupo tenha um desses materiais em suas mãos. Por exemplo, se a turma de estudantes tiver 30 alunos, os grupos podem ser de 6 estudantes o que resultaria, no caso, na necessidade de ter 5 cópias do texto para utilizar nesse projeto de trabalho.
Outro importante item para o desenvolvimento dessa atividade é uma boa pesquisa de imagens em livros ou na Internet. O objetivo final dessa prática é que os alunos, em grupos, sejam capazes de organizar um Dicionário Visual, por isso mesmo, há a necessidade de dispor imagens relacionadas ao tema em trabalho para os grupos formados.
Imaginemos que o interesse dessa pesquisa seja o de fixar e discutir uma temática tal qual as doenças e seus parasitas transmissores ou, quem sabe o eixo norteador das ações sejam as diferentes paisagens e climas encontrados em nosso país, o Brasil. Em ambos os casos os alunos terão que transformar as informações do texto em verbetes que constem desse dicionário e que sejam acompanhados por imagens.
Trabalhos em grupo exigem cooperação, organização, capacidade de gerenciar
prazos, atenção ao que foi requisitado, debates e consensos.
No caso das doenças, o professor pode disponibilizar imagens dos próprios parasitas, de conseqüências das doenças, dos cientistas que pesquisaram a cura, de epidemias que tenham acontecido, das condições propícias ao desenvolvimento dessas enfermidades, mapas que localizem os países mais afetados,...
Se a pesquisa for sobre as diferentes paisagens o que pode aparecer como imagem no Dicionário Visual são fotos de plantas típicas, aspectos gerais dessas paisagens, influências sobre o modo de viver dos seres humanos em tais localidades, animais adaptados a esses diferentes tipos de habitat, as transformações ocorridas nesses meio-ambientes,...
O professor terá então que colocar as imagens em papel sulfite e deixar um espaço em branco onde os alunos deverão, com o auxílio do(s) texto(s) selecionado(s) para a atividade, compor um quadro explicativo nos moldes daqueles que encontramos em dicionários encontrados nos quatro cantos do país.
É importante que os alunos sejam orientados a não copiar as informações disponibilizadas no texto da aula. Eles devem adaptar os dados de forma a criar um material próprio, exclusivo, inédito e que se for visto por outros estudantes possa ser utilizado como material de consulta e pesquisa.
Aliás, esse é importante elemento que deve ser mencionado quando da apresentação do projeto para os estudantes, ou seja, a intenção é a de que o material apresentado como resultado do esforço coletivo empreendido pelos alunos se torne um referencial para outros estudantes.
O professor deve dar todas as orientações para o desenvolvimento do projeto assim como
também tem que estar atento a produção dos alunos. Para que isso aconteça é necessário
que durante o trabalho seja feito um acompanhamento de perto das atividades realizadas
por cada um dos grupos participantes.
Nesse sentido há várias preocupações em relação as quais os alunos devem estar atentos, entre as quais destaco:
- Deve ser dada atenção à apresentação visual do dicionário (Tem que ser visualmente interessante para que outras pessoas se sintam motivadas a procurá-lo e consultá-lo).
- É necessário que os textos compostos para o dicionário tenham uma utilização adequada da linguagem (sem erros de ortografia, concordância e, de preferência, usando um vocabulário um pouco mais elaborado e enriquecido).
- Se possível os dicionários devem ser encadernados (com espiral e capas, transparente na frente e escura atrás) para dar a impressão de que se trata realmente de um material de pesquisa e referência.
- O Dicionário Visual tem que ter capa, de preferência com a utilização de imagem e também com a identificação dos responsáveis pela sua elaboração.
- Ao final dos trabalhos os alunos devem ser capazes de falar sobre sua produção, detalhando a forma como elaboraram esse material e também o conteúdo que nele é encontrado.
A produção do dicionário compreende também a necessidade de organização dos trabalhos por parte do grupo, a divisão de tarefas, o consenso quanto aos caminhos a serem percorridos, a discussão dos elementos que serão colocados no trabalho, a leitura dos textos, a procura de mais informações em outras fontes (livros, internet, jornais,...) e ainda a capacidade de administrar o tempo para entregar o trabalho dentro dos prazos previstos.
Depois da entrega e da explicação do trabalho por parte dos grupos, cabe ao professor tirar as dúvidas que tenham surgido quanto ao conteúdo pesquisado, fazer uma revisão da temática apresentada nos Dicionários Visuais, realizar uma explicação um pouco mais aprofundada e disponibilizar os trabalhos para uma eventual exposição na escola e apreciação dos estudantes de outras turmas.
Durante todo o procedimento há o acompanhamento por parte do professor que, em função disso, deve esclarecer os procedimentos antes da aplicação para que depois somente tire dúvidas.
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