Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Coração de Cavaleiro -
Os jogos medievais ao som do Rock and Roll

'

Homem-sobre-cavalo-correndo
"We, we, we will rock you
We, we, we will rock you"

Vibrante como o grupo de rock inglês Queen, e sua fantástica capacidade de criar músicas que vão sobrevivendo ao tempo, como autênticos clássicos, assim é o início do filme Coração de Cavaleiro ("A Knight´s Tale", no original em inglês), produzido pela Columbia Pictures, dirigido por Brian Helgeland e estrelado pelo jovem ator Heath Ledger (que já havia feito grande sucesso entre as garotas no épico "O Patriota", com Mel Gibson).

Alguns críticos torceram o nariz, disseram que o filme era uma adaptação do mega-sucesso "Gladiador" (de Ridley Scott) para o período medieval. A semelhança talvez se refira ao fato de que os torneios medievais, assim como as lutas de gladiadores no Coliseu, tenham se tornado o cenário principal do filme, no entanto, o diretor Helgeland parecia mais disposto a divertir o público do que gerar comoção e reflexão.

Danca-de-casais

A história contada nas telas mostra o empenho de um jovem camponês para se tornar um cavaleiro medieval, numa época em que essa possibilidade só estava disponível para filhos de nobres (idéia essa apresentada logo no princípio do filme), motivo pelo qual o personagem William Thatcher troca seu nome para Von Lieschentein, assume um título de nobreza, providencia papéis falsificados que atestem sua origem de sangue azul e parte para os combates.
Não faltam opositores interessados em, literalmente, "queimar o filme" do herói Will e seus seguidores, nesse aspecto, o filme não deixa a desejar, mantendo o interesse dos espectadores até o final.

Em termos educacionais, Coração de Cavaleiro tem grande utilidade ao trazer a tona aspectos do cotidiano medieval, as diferenças entre os grupos sociais da época, costumes e valores predominantes naquela sociedade e, principalmente, uma visão dos torneios e especificamente, das justas. A trilha sonora torna o filme um grande entretenimento, atrai os jovens, faz com que eles se interessem pelo assunto, torçam pelos heróis, assistam os combates e se interessem pela Idade Média, precisa mais que isso?

Comemoracao-da-vitoria-de-um-cavaleiro

Professores utilizem o filme de forma a destacar os detalhes que se relacionam ao que existe nos livros sobre o assunto, questionem sobre a não menção ao sistema feudal, perguntem sobre as regras da cavalaria, indaguem sobre a formação dos cavaleiros, resgatem a lenda de Excalibur, falem sobre outros filmes (como o recém-lançado em vídeo "As Brumas de Avalon", o já consagrado "Excalibur" de John Boorman ou o desenho clássico da Disney, "A Espada era a Lei"), peçam a leitura de textos curtos e façam com que seus alunos entendam e, principalmente, curtam muito essa rica Idade Média.

Ficha Técnica

Coração de Cavaleiro
(A Knight´s Tale)

País/Ano de produção:- EUA, 2002
Duração/Gênero:- 131 min., Aventura
Disponível em VHS e DVD
Direção de Brian Helgeland
Roteiro de Brian Helgeland.
Elenco:- Heath Ledger, Mark Addy, Rufus Sewell, Shanny Sossamon,
Paul Bettany, Laura Fraser, Alan Tudyk, Berenice Bejo.

Links:

http://www.adorocinema.com.br/filmes/coracao-de-cavaleiro/coracao-de-cavaleiro.asp

http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=2366

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 carolina - belem
o filme e muito bom, eu so fui assistir ele no meu colegio na aula de historia
05/05/2011 19:02:47


2 william martins silvino - duque de caxias
o meu nome era dedicado ao meu tatara avô que era o nome de meu nome william.
16/07/2010 17:10:23


3 Eliane - Guaxupé
Eu sou professora de História e pensando em mudar um pouco a cara das minhas aulas sobre a Idade Média resolvi passar este filme. No início fiquei com receio de estar cometendo um equívoco ao apresentar em uma aula de história um filme que conta uma história medieval mas ao som de uma trilha sonora totalmente contemporânea. Mesmo assim arrisquei e estou passando ele aos meus alunos, pena que eles não puderam ver tudo de uma vez, devido ao pouco tempo das aulas. A grande maioria dos meus alunos dos 7º`s anos está gostando, torcendo, rindo, cantando com o filme e, aprendendo. Foi muito bom encontrar este artigo em um site educacional indicando o filme, me fez ter mais certeza de que estou no caminho certo. Aos professores que estejam trabalhando o período recomendo.
11/05/2010 16:57:55


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.