Uma Aventura na América Selvagem - 24/06/2005
Uma câmera na mão e várias idéias na cabeça
Prepare a pipoca. Chame as crianças. Se acomode na poltrona. A sessão da tarde vai começar. “Uma Aventura na América Selvagem” é o típico filme destinado a toda família. Apesar disso, é também interessante para o trabalho em sala de aula e deve ser olhado com atenção e cuidado por parte dos professores. Não é tão despretensioso quanto aparenta ser, tem boas idéias e um conteúdo em que alguns temas se destacam para trabalharmos em aulas.
Entre os temas mais importantes está, sem dúvida alguma, a relação que deve se estabelecer entre as pessoas e suas atividades profissionais. O maior interesse nesse aspecto reside justamente no fato de três jovens irmãos protagonizarem essa história verídica. E porque devemos destacar essa particularidade da trama que nos é apresentada nesse filme?
Justamente pelo fato de vermos o quanto o exercício da atividade profissional apresentada no filme era importante para os garotos desde a mais tenra idade. Mesmo levando-se em conta os riscos envolvidos no desenvolvimento de suas funções enquanto documentaristas da natureza, os irmãos Stouffer (Mark, Marshall e Marty) não desanimaram e investiram horas preciosas de sua juventude e também todo dinheiro que captavam até então.
Além disso foram capazes de defender seus interesses perante o pai numa época em que o diálogo não era tão franco quanto hoje em dia. Para tornar ainda mais dramática à questão, a profissão não tinha o reconhecimento que possui atualmente e o pai dos meninos tinha planos para o futuro de seus herdeiros. Ele queria que os garotos tomassem conta de sua oficina especializada em carburadores para que ele pudesse se aposentar...
O filme ainda se dispõe a demonstrar a necessidade do diálogo que deve existir no ambiente familiar ao apresentar as dificuldades encontradas pelos jovens Stouffer em convencer seu pai de seus interesses profissionais.
Um outro aspecto que pode ser destacado a partir do filme é a relevância do trabalho dos documentaristas especializados em filmar a natureza, especialmente os animais selvagens. Trabalho árduo, que exige grande paciência e meticulosidade, perigoso pela proximidade com animais que podem a qualquer momento colocar suas vidas em risco, as técnicas e a arte daqueles que produzem documentários com imagens absolutamente fantásticas é essencial para o conhecimento que temos da natureza, seus personagens e acontecimentos.
Pode-se também abordar a necessidade de planejamento, de precaução e de arrojo exigidos pela profissão em questão e que também devem ser qualidades requeridas em praticamente todas as outras profissões. É necessário ter cautela, mas ao mesmo tempo temos que ter desenvoltura, criatividade e coragem para arriscar e ousar. Se formos muito cuidadosos pouco ou nada conseguiremos, se formos ousados demais corremos riscos que podem nos custar caro, donde concluímos que temos que conseguir uma receita que equilibre ousadia e cautela a partir de um bom planejamento, que procure antecipar nossas ações.
“Uma Aventura na América Selvagem” nos coloca no meio de uma corredeira, de onde podemos ver alguns dos mais raros e fascinantes animais do continente americano, apresenta os riscos que correremos se não utilizarmos os equipamentos de segurança adequados e se formos desprovidos de binóculos e mapa para empreender essa viagem, no entanto, deixa claro que não realizar a viagem é o pior de todos os caminhos que poderíamos escolher...
O Filme
Uma câmera na mão e várias idéias na cabeça. Essa era a vida dos irmãos Stouffer. Entre aulas e compromissos domésticos (que incluíam trabalhos na oficina de carburadores do pai), os meninos se aventuravam com uma pequena câmera Super 8 e filmavam as mais malucas, divertidas e perigosas cenas que conseguiam elaborar. Sempre sobrava para o caçula, Marty, o papel de destaque nessas filmagens que incluíam corridas, saltos, explosões e tantos outros momentos de pura emoção e adrenalina.
A diversão era apenas o começo. O apego a câmera e as filmagens começou a crescer de tal modo que a disponibilização de um equipamento profissional (uma câmera de 16 mm) na loja da pequena cidade em que viviam fez com que as brincadeiras fossem substituídas por um projeto mais sério, que visava a profissionalização e o encaminhamento dos garotos para a produção na área de documentários para a televisão.
Mas, o que deveriam filmar?
Mark, Marshall e Marty pensaram então numa outra área de interesse deles que realmente teria impacto e despertaria a atenção do público e de empresas do setor para suas realizações, ou sejam, filmes sobre animais selvagens. Fizeram levantamentos nos livros que tinham em mãos e resolveram focar suas câmeras em espécimes que corriam o risco de extinção. Talvez as imagens desses animais prestes a desaparecer valessem os riscos e compensassem os investimentos.
Com um carro velho, recursos limitados no bolso, alguns víveres e agasalhos no bagageiro resolveram realizar seus sonhos. Para isso tiveram que enfrentar a oposição de seu pai e tantos outros obstáculos, muito reais, em que suas vidas estiveram a risco por pouco, muito pouco...
Monteiro Lobato dizia que as realizações humanas advém da loucura e dos sonhos e é justamente dessa ousadia dos irmãos Stouffer que surge uma heróica e vitoriosa história real que pode, muito bem, servir de incentivo para muitas pessoas...
Aos Professores
1- Nunca devemos abrir mão de nossos sonhos. Conheço vários professores que acalentaram muitos e muitos ideais para o exercício da profissão e que depois de alguns anos passaram a viver em função da aposentadoria mesmo tendo ainda muito tempo de trabalho pela frente. Deixaram de tentar novas fórmulas, se esconderam atrás de sucessos do passado, pararam de se aperfeiçoar, deixaram até mesmo de estudar e ler. Se agirmos dessa forma como podemos alimentar os projetos e ideais de nossos estudantes? O filme “Uma Aventura na América Selvagem” deve estimular tanto nossos alunos quanto a nós mesmos, educadores. O confronto com obstáculos que são aparentemente intransponíveis não deve ser encarado como o ponto final de nossas aspirações, mas como os desafios que irão nos proporcionar novos aprendizados, crescimento e superação para que possamos nos afirmar realmente como profissionais diferenciados...
2- Que tal descobrir como funcionam as filmagens profissionais realizadas pelos documentaristas especializados na natureza? Vamos buscar na Internet as fontes indispensáveis, entre as quais certamente se encontram os canais de televisão onde tais documentários são apresentados como o Discovery Channel, o Animal Planet, a BBC e o National Geographic Channel. Procurem informações nos sites desses canais, assistam alguns documentários, façam relatórios e listas de equipamentos, delineiem um planejamento e, ao final, realizem (se possível) filmagens em localidades naturais próximas ao seu município. Uma outra alternativa seria promover trabalhos com fotografias...
3- Quais são os animais em extinção em nosso país? O que isso significa? De que forma podemos ajudar na luta contra o desaparecimento dessas espécies? Que instituições já estão engajadas nessa importante iniciativa? Podemos iniciar campanhas em nossa cidade e aumentar nosso raio de ação através da Internet em favor das espécies ameaçadas. Para isso seria interessante iniciar todo um processo de pesquisas que nos informassem da situação atual desses animais e também em relação ao que já tem sido feito em favor dos mesmos. Dessa coleta de dados e informações poderíamos então passar para campanhas de conscientização com a confecção de materiais de divulgação...
4- Qualquer atividade requer por parte dos envolvidos um grande interesse para que possa dar certo. O interesse se relaciona necessariamente a paixão que possuímos pela ação, pelo conhecimento, pela realização. Nossos estudantes dependem de estímulo mas já possuem, por si só, conhecimentos e áreas próprias de atuação com as quais desenvolveram toda uma relação ao longo de suas vidas. Alguns gostam de desenhar, outros de dançar, há aqueles que preferem a música, enquanto tantos se identificam com as artes dramáticas... Por que não podemos aproveitar toda essa energia, conhecimentos e disposição em nossos projetos? Relacionar arte e ciência, conhecimento e paixão, produz resultados incríveis para todos, não podemos deixar passar tais oportunidades de crescimento. São imprescindíveis para os alunos e também para nós...
Ficha Técnica
Uma Aventura na América Selvagem
(Wild America)
País/Ano de produção: EUA, 1997
Duração/Gênero: 106 min., Aventura
Direção de William Dear
Roteiro de David Michael Wieger
Elenco: Jonathan T. Thomas, Devon Sawa, Scott Bairstow,
Frances Fisher, James Sheridan, Tracey Walter, Don Strout,
Zack Ward, Claudia Stedellin.
Links
- http://www.webcine.com.br/filmessi/avensel.htm
- http://www.imdb.com/title/tt0120512/ (em inglês)
1 Marisa Nara Chillemi - Camboriú
Fantástico!!
Os jovens precisam destes exemplos de superação e de vontade de realizar seus sonhos. Conheço muitos alunos com potenciais em diversas áreas para serem desenvolvidas mas, existe algo que os impede de seguir em frente com suas idéias. É como se seus sonhos fossem aprisionados em um frasco. Filme Muito Bom.
07/06/2012 09:13:22
2 ANNA CECILIA TORRES BACHUR - RIO DE JANEIRO
ADOREI O FILME PORQUE AMO ANIMAIS E VCS TAMBEM!!!!!!!!!
BEIJAOOO!!!!!!!
26/08/2008 14:15:07
3 Fabiano - Carambei PR
Eu assisti a esse filme três anos atrás e adorei também adoro a musica qual eu não sei o nome aquela que eles cantão juntos na camionete se alquem poder fazer o favor de me passar o nome eu agradeço.
07/11/2007 10:56:12
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.