Moça com brinco de Pérola - 07/06/2005
Quando a arte enche as telas do cinema
Poucas pessoas percebem a importância e a riqueza do trabalho desenvolvido na produção de um filme pelos técnicos e especialistas que assinam a música, os efeitos sonoros, os figurinos, os efeitos especiais, a iluminação, a edição (ou montagem), os cenários ou a fotografia. Elementos essenciais para que qualquer produção possa atingir sucesso, acabam motivando a busca dos melhores e mais talentosos profissionais do ramo por parte dos produtores e diretores.
Quando o filme brasileiro “Cidade de Deus” foi indicado ao Oscar em quatro categorias, duas delas foram essencialmente técnicas, ou sejam a fotografia e montagem (César Charlone e Daniel Resende, respectivamente). Os responsáveis por esse trabalho foram imediatamente reconhecidos como profissionais de ponta e contatados para outros trabalhos.
Há filmes que acabam se tornando cult movies especialmente em função desses detalhes técnicos, que de tão bem produzidos se tornam co-estrelas da produção. O clássico “Metrópolis”, do alemão Fritz Lang, produzido na primeira metade do século XX é um desses casos (ficou conhecido mundialmente pela montagem, pelo roteiro originalíssimo e também pela fotografia). “Os Duelistas”, dirigido por Ridley Scott ainda nos anos 1970 também é uma dessas realizações celebrizadas por aspectos técnicos (uma das mais belas fotografias já produzidas pelo cinema).
Um trabalho de ponta nessas áreas técnicas garante ao filme muita visibilidade e, ao mesmo tempo, reconhecimento por parte do público e da crítica. Esse é o caso do filme “Moça com brinco de pérola”, do diretor inglês Peter Webber, que se baseia na vida de um dos mestres da pintura renascentista, nascido na Holanda, Johannes Veermer.
Um dos mais importantes e impressionantes trabalhos de fotografia produzidos pelo cinema nas últimas três décadas, o filme se torna literalmente uma obra-prima nesse quesito por dar a produção ares de pintura renascentista. Há diversas situações em que as tomadas nos causam a sincera impressão de quadros que poderiam facilmente estar em exposição nas grandes galerias e museus de arte da Europa ou das Américas.
Além disso, o filme traz a tona questões importantes da história daquele período ao abordar a difícil relação entre os mecenas (financiadores do trabalho dos artistas, cientistas, filósofos e literatos daquela época) e os grandes e temperamentais gênios com os quais se envolviam, caso do próprio Veermer. Recorte de época produzido com máximo esmero pelo diretor Webber e pelos produtores Paterson e Tucker, “Moça com brinco de pérola” ainda nos brinda com interpretações destacadas de Colin Firth e Scarlett Johansson (que possui grande semelhança com a moça do quadro original pintado pelo artista holandês).
Apesar de todos esses destaques e da riqueza de detalhes da produção (também percebida nos figurinos e nas locações), o filme tem roteiro consistente que desperta o interesse e a atenção dos espectadores ao longo de toda a projeção, misturando romance, drama, história e um pouco de suspense. É uma produção digna de nota e se enquadra, certamente, entre os melhores filmes produzidos recentemente.
O Filme
Griet (Scarlett Johansson em atuação destacada) é uma jovem camponesa que vai trabalhar na casa do mestre holandês Johannes Veermer (Colin Firth). Filha de um aspirante as artes plásticas, Griet carrega entre os pertences que leva para sua nova residência um azulejo que fora pintado por seu pai e toda a timidez de uma jovem que se vê vivendo num novo contexto ao atingir uma beleza que desperta a atenção de alguns homens que vivem ao seu redor.
Os hábitos e crenças dessa Holanda, em pleno Renascimento Cultural, ainda não são tão liberais que lhe permitam aspirar à independência que as mulheres daquele país hoje em dia possuem. Em vista disso, ela mantém distância e sobriedade para não tornar ainda maiores os interesses de homens de poder e importância como o próprio Veermer e o mecenas que o sustenta.
Prefere aproximar-se de um jovem de origem humilde como ela que trabalha na banca de peixes que abastece a casa de seu patrão. Nesse ínterim, a despeito da peleja que se trava nos bastidores e nas entrelinhas da história em virtude de sua bela figura, Griet é transformada em musa para a próxima produção de Veermer.
Desse encontro entre artista e inspiração surge uma nova percepção de mundo, talhada na capacidade de perceber as luzes, as sombras e as cores de uma forma privilegiada que apenas os artistas possuem. Nem o ciúme e a paixão são capazes de destruir essa nova relação da jovem serviçal com o mundo que a cerca. Será?
Filme destacado por suas qualidades técnicas, possuidor de roteiro inteligente e de grande sensibilidade, “Moça com brinco de pérola” é um filme que merece a atenção e o reconhecimento por parte de todos aqueles que amam as artes em sua essência e que reconhecem o brilhantismo de uma produção fora dos padrões. Não percam!
Aos Professores
1- Qual é a situação da arte nos dias atuais? Se antigamente existiam os mecenas que financiavam o trabalho dos grandes mestres (como o holandês Veermer), de que forma se incentivam os grandes talentos da atualidade? As comparações entre o ontem e o hoje constituem um dos melhores elementos para estimular a discussão sobre a história. Que tal propor a construção de um painel que apresente a evolução da produção artística nesses dois períodos da história e um exame dos processos de financiamento das artes nas Idades Moderna e Contemporânea?
2- Visitas a museus e a exposições devem acontecer com regularidade e, sempre que acontecerem, devem ser precedidas de trabalho árduo no sentido de esclarecer dados sobre os artistas e também sobre suas obras. Entretanto é necessário que o olhar dos nossos estudantes seja estimulado a perceber, de forma independente, as sensações que são apresentadas a nossa capacidade de percepção pelo trabalho dos artistas plásticos. Não podemos e não devemos pré-estipular as leituras que são feitas pelos alunos e devemos, por outro lado, levá-los a examinar em minúcias as obras em exposição. Isso permite que se estabeleça um diálogo intenso entre a obra produzida pelos artistas e as pessoas que visitam as mostras, fomenta debates em aulas posteriores e exige maior concentração no exame das obras pelos estudantes.
3- A Holanda do período de Veermer fervilhou em virtude do êxito comercial e financeiro de suas instituições. Sabemos, por exemplo, da parceria que se estabeleceu entre os batavos (holandeses) e os portugueses para o desenvolvimento da produção do açúcar no Brasil. Assim como Veermer, muitos outros artistas e intelectuais da época só puderam apresentar seus trabalhos em virtude do sucesso dos empreendimentos mercantis e bancários de seus países. De que forma seria possível estabelecer as relações entre desenvolvimento econômico e produção cultural naquele contexto? Seria possível perceber esse fenômeno na atualidade? Que tal propor esse trabalho de pesquisa para seus estudantes?
4- Um trabalho interdisciplinar envolvendo as artes e todas as outras matérias é um dos sonhos de qualquer educador sintonizado com as possibilidades que o uso e estudo da cultura permitem a educação. Criar projetos que coloquem as crianças e adolescentes em contato com exposições, mostras, apresentações teatrais, orquestras, óperas, danças e cinema têm que ser uma das prerrogativas do trabalho de atualização e modernização das escolas. Isso implica, a princípio, num trabalho a ser realizado em sala de aula para aguçar os sentidos e colocar os estudantes em condições de se sensibilizar em relação à arte. Num segundo momento significaria criar uma agenda cultural que permitisse o fortuito encontro entre educandos e produção artística... Será que isso é apenas um sonho?
Ficha Técnica
Moça com brinco de pérola
(Girl with a pearl earring)
País/Ano de produção: Inglaterra/Luxemburgo, 2003
Duração/Gênero: 95 min., Drama
Direção de Peter Webber
Roteiro de Olívia Hetreed baseado em livro de Tracy Chevalier
Elenco: Colin Firth, Scarlett Johansson, Tom Wilkinson,
Judy Parfitt,
Cillian Murphy, Essie Davis, Joanna Scanlan,
Alakina Mann,
Chris McHallen, Rollo Weeks.
Links
- http://www.girlwithapearlearringmovie.com (site oficial)
- http://www.adorocinema.com/filmes/moca-com-brinco-de-perola/moca-com-brinco-de-perola.asp
- http://www.cinemaemcena.com.br/FICHA_FILME.ASPX?ID_FILME=2844&aba=detalhe
1 JoanaFerreira - AlgarveFaro
o jovem não trabalhava numa banca de peixe, mas sim numa de carne.
qual a função da pérola na obra de Vermeer?
21/01/2013 16:09:46
2 Stela Ribeiro - Curitiba
Ótimo e maravilhoso este filme. Trabalhei pigmentos naturais, abstraçao e teatro, alem do barroco e realismo. os alunos percebem como era importante naquela época, a obra ser o mais verossímil possível,diferente da abstração. Também gostam de ver de onde vinham cada pigmento, pois eles também tinham trabalhado esse tema, e ainda trabalho teatro, recriando uma obra barroca, pois dá para trabalhar luz, cenário, figurino, expressões faciais e corporais e fotografia. Só me falta comprar este filme, mas é difícil encontrálo.
02/09/2012 10:14:11
3 Marli Kasuga - Registro
Fazia tempo que estava procurando este filme,muito obrigado.Tenho interesse em receber artigos e materiais didáticos relecionado com Arte.Pretendo trabalhar o Barroco com meus alunos e esse filme e muito bom para abordar esse assunto.
15/02/2011 20:51:30
4 Gracinda Nogueira - São Sebastião
Adorei o filme e gostei muito das colocações da crítica.
Conseguiu transmitir momentos belíssimos do filme.
Parabéns!
Faltou atentar para a grafia correta do nome do pintor.
07/08/2010 12:55:19
5 Maria Solidade - SÃO BERNARDO DO CAMPO SP
Maria Solidade São Bernardo do Campo SP
Amei muito ter assistido o filme e de ler o artigo, e como futura professora de Pedagogia tenho interesse em ler textos maravilhosos como este, com críticas de grande relevância para os educadores, que ainda não tenham despertado para o prazer de apreciar e refletir sobre ARTE na ação docente e na formação educacional. muitosssssss parabéns com muito carinho! Desde já obrigada.
13/09/2009 19:36:52
6 Mariete Buriti de Souza - Rio Branco Ac
Gostei muito do filme, é uma verdadeira aula de arte, com ele foi possível aprender sobre como a luz interfere no resultado de uma pintura e como os artistas faziam para obter as cores desejadas, foi possível perceber também a sensibilidade que aflora nas pessoas e isso independe da classe social. Eu já assisti Moça com Brinco de Pérola com os meus alunos e foi muito bom, rendeu bons debates. Vale conferir!
15/03/2009 17:07:10
7 larissa - Florianópolis
qual a função da pérola na obra de Vermeer?
15/03/2009 17:03:35
8 MARCIA LIMA DE ALMEIDA SOUZA - BONITO MS
GOSTEI MUITO,E IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES, ENRIQUECE OS SEUS CONHECIMENTO PARA INIVAR O ENSINO.
31/08/2008 15:53:49
9 Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques - Rio Branco-Acre
Sempre trabalho com esse filme. Ou para falar sobre o Barroco ou para iniciar cursos sobre Literatura, cujo início sempre ocorre com aulas de Estética. Aproveitarei as dicas para instigar um debate sobre a sensiblidade do homem e o gosto estético.
Indicarei o artigo para os alunos e gostaria de receber textos da natureza desse.
24/04/2008 12:27:56
10 Vanice E. Zimerman Ferreira . - Curitiba- PR
Gostei de ler o artigo , como futura professora de Letras tenho interesse em ler textos inteligentes e bem escritos como este, que mostrem caminhos para deixar às aulas de Portuguê mais dinâmicas e interativas . No mês de dezembro do ano passado , participei do Fórum da Faculdade justamente escrevendo sobre como relacionar diversidade lingüítica com Artes. Parabéns pelo conteúdo e imagens do artigo . 30/01/2008
31/01/2008 13:56:03
11 eliane costa santos - feira de santana
um artigo rico, com uma crítica de grande importancia para os educadores, que não tem despertado para o fazer,o refletir e o apreciar a ARTE na ação docente e na formação educacional.Parabéns. Tenho interesse de estar recebendo artigos e materiais didáticos para a prática pedagógica, pois sou estudante do curso de pedagogia e estou lecionando.
22/10/2007 17:43:24
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