Diários de Motocicleta - 13/05/2005
"Sem perder a ternura jamais"
Um filme simplesmente inesquecível. Daqueles que depois de vistos ficam em nossa memória como referência obrigatória. Essa é a sina de “Diários de Motocicleta”, a elogiadíssima e premiada produção internacional dirigida pelo brasileiro Walter Salles. Filme inspirado nos diários de viagem de Alberto Granado e Ernesto ‘Che’ Guevara, experiência essa vivida antes do surgimento do emblemático líder revolucionário que comandou ao lado de Fidel Castro a Revolução Cubana.
E é justamente nesse ponto específico da vida de Guevara que vemos surgir a centelha revolucionária que irá alimentar os sonhos do guerrilheiro que lutou na América Latina e no continente africano. A viagem iniciada em Buenos Aires percorre as trilhas e caminhos belíssimos de um continente pouco conhecido pela maioria das pessoas que mora por aqui, na América do Sul.
Desvela também o acentuado desnível social que assola praticamente todos os países da região. Da Argentina a Venezuela, quase todos os povos recebem a ilustre visita de Guevara, ainda que naquele momento ele ainda fosse apenas um jovem aspirante ao título de medicina e não tivesse a mínima idéia de quem iria se tornar num futuro muito próximo.
O contato com essa realidade díspar, marcada pelos traços sofridos do povo e pela opulência das multinacionais e de seus sócios locais desperta um sentimento incontido de revolta e indignação por parte do jovem Ernesto e de Alberto, seu companheiro de viagem. O que deveria ser uma trilha alegre, típica de mochileiros em busca de aventura, fortes emoções e paisagens deslumbrantes, acaba se tornando a certidão de nascimento de um líder guerrilheiro socialista que iria revolucionar em sua breve passagem por esta terra todas as gerações posteriores.
A “poderosa”, nome dado à motocicleta que utilizaram em parte da viagem se desmantela ao longo do caminho e vira sucata. Parece até uma alegoria, uma figura de linguagem utilizada por Walter Salles para demonstrar o fim do sonho burguês a partir do ponto de vista de Guevara. A história da viagem registrada nos diários de Alberto e Ernesto nos mostra que poeticamente a transformação da “poderosa” em sucata realmente aconteceu e que, a partir desse momento, caminhando pelas rotas traçadas em seu mapa, os viajantes puderam reconhecer e identificar com muito maior clareza o povo latino-americano, nas suas carências e também em suas esperanças.
Por que, se por um lado os sulcos cravados na terra e no rosto desses pobres camponeses ou mineiros demonstram o empobrecimento material e toda a carestia pela qual passavam, por outro, a atitude altiva, a disposição para a luta cotidiana, o brilho incontido dos olhares e a fé inabalável em dias melhores é, igualmente, característica permanente entre chilenos, argentinos, bolivianos, peruanos,...
Filme de cabeceira é o termo que utilizo para falar a respeito da filmografia que inspira minha vida. “Diários de Motocicleta” veio a se incorporar a essa restrita coletânea e abrilhantar os sonhos de todos aqueles que, como o ‘Che’ (e também esse humilde escriba que lhes dirige essas palavras), acreditam que o futuro pode ser muito mais justo, harmonioso e próspero para todos...
O Filme
Prestes a completar seus estudos na faculdade de medicina, o jovem Ernesto Guevara de La Serna (Gael Garcia Bernal, em atuação memorável) se une ao amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna, seguro e convincente) para a realização de um sonho, cruzar o território sul-americano com mochilas nas costas, montados numa motocicleta.
Saem de Buenos Aires em direção ao sul da Argentina, para a gélida região da Patagônia, onde irão visitar a namorada de Ernesto e depois cruzar as fronteiras que separam o seu país de nascimento do Chile. As despedidas do casal de namorados tendo ao fundo a belíssima paisagem da região marcam o fim de uma era, tanto para Ernesto quanto para Alberto.
Ficam para trás a comodidade e a segurança de toda uma existência burguesa, na Argentina, um dos países mais desenvolvidos da região (que, como todos os outros também apresenta grandes diversidades e focos de pobreza), e os dois aventureiros passam a ter, a sua frente, apenas o mapa pontilhado de cidades e estradas, pelas quais nem sequer imaginavam o que iriam encontrar.
O tracejado mapa esconde rotas poeirentas, cidades pequenas, regiões de mineração, cidades grandes com seus mercadores espalhados pelas ruas, cinturões agrícolas produzindo para mercados distantes, grandes empresas de capital estrangeiro em busca de altos lucros, governos pouco interessados nos problemas de seus povos e, acima de tudo, uma população carente em termos materiais, mas rica em seus sonhos e esperanças.
O encontro com essa realidade sofrida da população de vários países revela tanto para Ernesto quanto para Alberto a necessidade de uma maior intervenção das classes socialmente esclarecidas em favor de mudanças imediatas e autenticamente radicais. Ao cruzar desertos, estradas, cidades e rios, tanto Guevara quanto Granado se transformam completamente, deixam de lado toda ingenuidade e candura que um dia tiveram e percebem a verdade dos fatos escondidos aos olhos da grande maioria das pessoas.
A percepção da pobreza, da fome e do descaso das autoridades os mobiliza a alterar os rumos de suas vidas...
Filme belíssimo, de história enternecedora, “Diários de Motocicleta” nos convida ao longo de toda a sua projeção a rever nossos sonhos e ideais, nos mobiliza para a luta que prossegue, alimenta a alma e o corpo, justamente como tanto queria o ‘Che’...
Aos Professores
1- Gosto muito de acreditar que “o sonho não acabou”. Procuro acordar todas as manhãs levando comigo essa convicção, de que é possível tornar o mundo melhor, muito mais justo, íntegro e digno. Tenho minhas referências pessoais em termos de pessoas que se mobilizaram em suas vidas pela construção de ideais de solidariedade, fraternidade, tolerância, paz e amor. Nem tudo que essas pessoas fizeram ou produziram constituem verdades absolutas para mim, procuro pensar nas mesmas como seres humanos, capazes de grandes feitos e também de erros, como eu ou vocês. ‘Che’ Guevara faz parte dessa lista (apesar de não estarmos tão sintonizados politicamente) ao lado de Gandhi, Martin Luther King, Charles Chaplin e, de forma diferenciada, Jesus Cristo. Falamos muito pouco de nossas convicções e de nossos ideais. Parecemos muito mais dispostos a crítica vazia, sem fundamentação e argumentos. Temos que repensar essa postura, apostar em atitudes mais construtivas e práticas, dispor nossos estudantes a reformar o mundo, a renovar o amanhã. Só assim os sonhos se tornarão realidade. Só assim poderemos dormir o autêntico sono dos justos...
2- A Revolução Cubana já foi muito estudada em décadas anteriores. Atualmente ela está um tanto quanto esquecida nos currículos escolares. Não se trata simplesmente de buscar as informações históricas, mas, muito além delas, perceber o que significa o socialismo na prática, com seus problemas e riquezas, suas incertezas e realizações. Que tal recolocar esse tema em pauta para a realização de um projeto?
3- Biografias são significativas para o estudo da história, da sociologia, da filosofia e também para a compreensão da alma e corpo de povos e culturas. Somos herdeiros de ricas heranças legadas por líderes, artistas, esportistas, literatos, cineastas, educadores e cientistas (entre tantas áreas de atuação e realização). Um exame atento da vida desses expoentes pode auxiliar nossos estudantes na compreensão de nossas raízes e matrizes. Que tal organizar uma mostra de filmes com personagens históricos de vulto? O início dessa mostra poderia conter histórias como a de ‘Che’ Guevara, Gandhi, Jesus Cristo, Chaplin, Vargas, Pelé,...
4- A sala de aula é local de construção de conhecimentos. Disso nenhum educador duvida. Só que nosso trabalho vai muito além, atingindo, inclusive, a formação ética, cidadã e de caráter de nossos educandos. Quando trabalhamos a história, a literatura, as artes, a geografia, as ciências ou a matemática com exemplos de vidas dedicadas a essas nobres áreas de estudo, pesquisa e atuação, damos aos estudantes subsídios valiosos para que se consolidem entre eles os valores que almejamos para a sociedade. Poderíamos tentar tornar as aulas ainda mais interessantes se incluíssemos aos nossos conteúdos a vivência desses personagens notáveis. O que acham? Ao falar de física poderíamos contar um pouco da vida de Einstein, em geografia deveríamos lembrar o mestre Milton Santos, em literatura temos que referenciar nossas explicações em expoentes como Machado de Assis, em artes não podemos deixar de lembrar de Monet ou Picasso,...
Obs.: Outro trabalho interessante a ser realizado com o apoio do filme “Diários de Motocicleta” pode ser um mapeamento da rota trilhada por Guevara e Granado e suas peculiaridades geográficas, tanto no aspecto físico quanto econômico e social.
Ficha Técnica
Diários de Motocicleta
(The Motorcycle Diaries)
País/Ano de produção: EUA, 2004
Duração/Gênero: 128 min., Drama
Direção de Walter Salles Jr.
Roteiro de Jose Rivera, baseado nos livros de
Alberto Granado e Ernesto ‘Che’ Guevara
Elenco: Gael Garcia Bernal, Rodrigo de La Serna, Mía Maestro, Susana
Lanteri, Mercedes Morán, Jean Pierre Nohen, Gustavo Pastorin.
Links
- http://www.cinemaemcena.com.br/FICHA_FILME.ASPX?ID_FILME=1543&aba=detalhe
-http://www.adorocinema.com.br/filmes/diarios-de-motocicleta/diarios-de-motocicleta.asp
- http://www.motorcyclediariesmovie.com/sp/home.html (site oficial)
1 junior - macapa
otimo filme
22/01/2013 10:20:23
2 M. Moraes - Salvador ba
Ao comentário 8 segue a premissa: O filme em momento algum sugere ao espectador uma apologia ao comunismo. Principalmente
se você analisar o tempo cronológico da obra fílmica no que diz respeito a Ernesto, pois notase que ele ainda está no início de sua vida pública, era ainda um jovem escondido,porém esclarecido. Acredito que você não compreendeu também, a metodologia proposta pelo Doutor Almeida Machado, que é bastante promissora por sinal. A questão não é incentivar os alunos a seguir as pessoas supracitadas, mas sim esclarecêlas de que elas fazem parte do conhecimento histórico da nação LatinoAmericana, independentemente dos seus erros de caráter que suponho eu também característico de sua nobre pessoa Sr. Theo Betlehen Curitiba. Afinal, tu serias um humano perfeito?
18/01/2013 20:47:36
3 joice - jequié
otimo este resumo do filme mim ajudou muito obrigado Deus abençõe
22/11/2012 14:33:18
4 Alanys - espirito santo
esse filme é muito bom , gostei muito quando o professor passou , mas tinha uns animais na sala que não me deixavam escutar e ele passou um trabalho pra gente fazer sobre o filme e eu não sei
26/06/2012 09:49:59
5 Alanys - espirito santo
aff agora meu professor quer trabalhar com esse filme........... ele é ótimo , mas tem perguntas que eu lembro sobre o filme ......... qual é a cidade considerada o coração da América latina no filme?
26/06/2012 09:47:59
6 Dorival Fernandes Cermaria Junior. - LimeiraSP
Analisando o comentário numero 4 , acho sim que devemos cultivar em nossos alunos ideais de transformação dessa sociedade.Existe nas pessoas uma ignorância do que seja comunismo e socialismo.Penso que pelas ideias marxistas,não existe o citado pesadelo comunista,pois sequer nunca existiu um país comunista. Marx nunca pregou um Estado forte,muito pelo contrario,ele pregou a sua extinção.O comunismo nada mais é que a riqueza produzida sendo usufruida por quem a produz,ou seja o trabalhador. O socialismo que é o que realmente existiu na URSS e ainda existe em Cuba e Coréia do Norte, deveria ser apenas uma transição do capitalismo para o comunismo esse sim a verdadeira solução.Esses sistemas não deram certo pois não acabaram com a divisão de classes e ao invés de transição tornaramse um fim em si próprio.Em Cuba há a classe trabalhadora e os burocratas do partido único que usufruem da riqueza produzida pelo trabalhador. O trabalhador deixou de ser escravo do capitalista e passou a ser escravo do Estado.O comunismo não precisa de ditaduras, pois na democracia tem o poder a maioria e essa maioria são os trabalhadores que só teriam que deixar de lado o que Marx chama de alienação.Ao meu ver as empresas não precisam ser estatais e sim dos trabalhadores, sendo geridas por um sistema cooperativista, sendo a empresa de um dono só extinta em nome do bem estar coletivo.Temos que ter em mente que capital não produz riquezas, a riqueza tem embutida em si trabalho. O capitalismo é um jogo onde para um ganhar milhares perderam.
21/06/2012 11:40:00
7 Roberta Pini - FrancaSP
Emocionante filme. Quero trabalhar com meus alunos. Parabéns ao site e às contribuições.
22/10/2011 02:14:47
8 lidia - salvador
este foi o melhor site que gostei para achar as respostas sobre o filme para trabalho escolar do 9º
ano do sesi. Ja conhecia Che’ Guevara mais bem pouco,atraves da revista epoca ha mais de 25 anos. Com o trabalho escolar pesquisando pra minha filha, me interessei assistir o filma e tenho certeza que vou gostar e descobrir muito sobre Cuba antes e depois da revolução. Parabéns
24/08/2011 21:45:11
9 João Cruz - Rio de Janeiro
À notável professora de lingua espanhola, Shirley, informo haver em cada país aventureiros com passagens parecidas, porém com ideais e filosofias diferentes.
Aqui no Brasil ocorreu aventura parecida, realizada com êxito por dois brasileiros, pelo seguinte: Mesma época, igual moto e cilindrada Norton 500cc piloto e garupa estrada de terra aventura pelo desconhecido amores e confraternizações por onde passavam. E o curioso é que nós brasileiros não sabíamos da viagem deles, de onde surgiu o livro De Moto pela América do Sul e depois o filme Diários de Motocicleta. Da nossa aventura foram 6.oookm através de 6 estados do nordeste, durante 41 dias ida e volta RioParaíbaRio e há o original Motociclistas Invencíveis.
Digitando no Google: Rotaway clicando no 1º Rotaway que surgir e depois em Aventura de Motocicleta em 1960, terá muitos capítulos e fotos desse original brasileiro.
03/02/2011 09:47:03
10 Theo Betlehen - Curitiba
É desta maneira que vocês querem construir um mundo melhor? Observem a ditadura cubana, russa, chinesa, coreana para ver que isso não é sonho é pesadelo. O pesadelo comunista que mata milhões, que tira a voz da liberdade e a esperança de povos. Comparar a biografia de Che com Cristo e Gandi é um absurdo. Che foi um guerrilheiro, assassino e não conhecia os valores cristãos e da democracia. Deixam nossas escolas e filhos longe desses sonhos. Caso vocês queiram viver esses sonhos sugiro que se mudem para Cuba ou Coreia e curtam a vida por lá.
19/07/2010 11:18:22
11 André Corlleonne - Nápole Italia
D+ valeu
25/10/2009 11:09:45
12 rodolfo - são carlos
Estes são os tipos de email`s em que todos os jovens deste adorável Pais deveriam estar trocando entre si, para que a semente do sonho nunca desapareça, que é o desejo de que todos os filhos desta nação tenham os mesmos direitos reservados e que todas aprendam e se respeitar e reconhecer que a liberdade de cada cidadão vai até onde começa a liberdade do próximo.
15/09/2008 18:16:07
13 Luana - Rio de Janeiro
Muito bom, e emocionte esse filme
29/05/2008 16:36:32
14 Carla Maria Pereira Rondon - Cuiabá-MT
Fime de grande luta, para o bem estar de se povo. Desafios contantes em luta dos dtos humanos de seu País. " Ernesto Che Suevara ", demostra o filme a sua garra e dedicação pela valorização da sua cultura e ao mesmo tempo a apefeiçoamento da mesma.Como acadêmica de Direito, defensora dos direitos humanos quero parabenizalos pelo trabalho.
08/03/2008 08:26:27
15 LAILA - MOSSORÓ
EU ADOREI ASSISTIR ESSE FILME POR TANTO GOSTARIA DE ASSISTIR MAIS UMA VEZ
13/11/2007 14:53:39
16 SHIRLEY ADRIANA SOUSA - são paulo
Sou professora de língua espanhola e gostaria de deixar meu registro com relação a este filme.
Ano passado, trabalhamos, eu e a professora de História, a película relacionando-a à obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Neste estudo, direcionamos o olhar dos alunos para as relações intertextuais presentes nas obras. Percebemos, então, o protagonista do filme como uma espécie de Quixote moderno que parte nao em busca da dama natural de Toboso, mas em busca da América Latina, tendo como fiel escudeiro o simpático Alberto Granado. Outras relações foram encontradas, como por exemplo, o meio de locomoção de ambos: Dom Quixote tem seu Rocinante, ao passo que Guevara possui uma motocicleta Nortom, "la poderosa"; a luta em busca da conquista de ideais é tema recorrente em ambas as obras.
Com relação à transversalidade, destacamos o respeito à pluraldade cultural facilmente reconhecido em Diário de Motocicleta.
Bem, esse filme rendeu frutos durante todo o ano e, no final, tivemos como produto a produção de jogos, confeccionados pelos alunos, abordando as duas obras - cada qual dentro de seu contexto sócio-histórico. Para a confecção desses jogos, estipulamos algumas regras, como: para a confecção das regras, o uso de verbos no modo imperativo, uso das tecnologias na produção de fichas e cuidado com a parte visual. Os resultados foram interessantes!
10/07/2007 11:33:54
17 sinea caina do prado - curitiba
essa pagina resolveu toda as minhas dúvidas!!!
24/06/2007 11:16:16
18 priscilla fernandes cavallari - sao paulo
esse filme e muito bom,quando o professor passou ele para agente assistir pensei que ia ser chato mas quando assisti gostei muito e muito bom voces estao de parabens bjs pri
25/03/2007 11:48:52
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