Saber mais, muito mais - 11/03/2005
O Portal Saber da USP – Encontrando o Conhecimento
A melhor e mais tradicional universidade de nosso país convida a todos para ingressar na Era da Informação através de seu portal Saber. E o que fazemos? Ao invés de aproveitarmos todo o potencial que existe nesse trabalho de alto nível, desconhecemos suas possibilidades e acessamos muito pouco todo esse universo de conhecimentos. É mais um dos muitos paradoxos que marcam o cotidiano de nosso país tropical, abençoado por Deus...
Quem, em sã consciência, recusaria um convite dessa magnitude? Dentre nós todos, que circulamos com enorme constância pela Internet, quem pode abrir mão de conhecer vários projetos portentosos da Universidade de São Paulo?
Por que continuamos a desprezar as melhores alternativas culturais do mundo virtual? Como podemos justificar que um portal cultural, informativo, educacional e vanguardista como o da USP possa ser visitado por tão poucos internautas diariamente (perto do fluxo gigantesco que deveria ter)?
Temos que nos esforçar mais. Devemos cobrar um maior empenho de nós mesmos enquanto profissionais e estudiosos, professores e estudantes, da área de ciências humanas ou das exatas, agregado aos estudos sociais ou biológicos, para que façamos melhor uso das ferramentas que realmente interessam na rede mundial de computadores. Há alguém que ainda tenha dúvidas quanto ao potencial ou aos trabalhos já produzidos pela USP para São Paulo e também para o Brasil?
Como em qualquer setor de produção e trabalho humanos, também a área de pesquisa e conhecimento está sujeita a críticas. Nem mesmo a USP, um dos maiores bastiões em favor da cultura e das ciências em nosso país, passa incólume aos criticismos. É inegável, porém que ao longo de toda a sua história e trajetória, desde o seu surgimento na década de 1930 até os dias atuais, a USP tem primado muito mais por suas conquistas do que pelos pequenos erros a que todos estamos sujeitos.
O portal Saber (www.saber.usp.br) faz parte das novas iniciativas bem sucedidas daquela prestimosa instituição universitária paulista. Traz como parte do seu acervo, a ser oferecido através das mídias eletrônicas, para um enorme contingente de estudantes, pesquisadores, educadores, cientistas ou a qualquer cidadão interessado, uma ampla gama de informações, dados, notícias, sugestões de bibliografia, monografias, dissertações e tantas outras valiosas contribuições.
E o que estamos esperando para entrar nesse Portal do Conhecimento, como é chamado o Saber da Universidade de São Paulo? Vamos lá. O convite já foi feito. Estou aqui apenas reiterando essa possibilidade e ensinando o caminho de entrada para que continuemos visitando (literalmente) o Saber mais e mais...
A ONU e os Direitos Humanos estão em destaque na Biblioteca dos
Direitos Humanos do Portal Saber da Universidade de São Paulo (USP)
O Site
Muito mais que um site, o portal Saber da USP oferece uma ampla gama de caminhos pelos quais os internautas poderão ter acesso a uma grande diversidade e riqueza de informações. Para não perder tempo, adiantamos aqui algumas dessas rotas...
1- Teses e Dissertações – Vai fazer pesquisa? Precisa acompanhar a produção mais recente na sua área de interesse? Nossa vida tem sido facilitada a cada novo dia pela Internet, mas é preciso muito cuidado com a qualidade dos materiais que pesquisamos. As referências têm que ser qualificadas. Nesse caso, nada melhor que entrar no banco de teses e dissertações da USP. Basta direcionar a pesquisa para o assunto de sua preferência que, após o clique de seu mouse, alguns materiais extremamente recentes serão listados em sua tela. Ao escolher um deles você poderá ter acesso a cópia digitalizada do mesmo e estudá-la a partir de seu próprio computador.
2- Cidade do Conhecimento – O universo virtual é uma verdadeira coqueluche (como se dizia antigamente a respeito daquilo que se tornava uma febre, uma onda ou moda). Veio para ficar. Os profissionais da educação já se deram conta disso e procuram, a todo o momento se atualizar e encontrar os endereços certos através dos quais possam socializar práticas, metodologias, ações, idéias e discutir problemas. Sem qualquer sombra de dúvidas não há endereços mais adequados para quem pretende ampliar seus horizontes e encontrar outras pessoas interessadas nisso do que a Cidade do Conhecimento, projeto vitorioso e interessantíssimo da USP para todos os interessados no futuro da Web e suas repercussões.
3- Obras raras e especiais – Trata-se de uma biblioteca em digitalização para que se permita o acesso de brasileiros e pessoas do mundo todo a materiais que se encontram esgotados e que são obras de consulta indispensável para vários ramos da pesquisa e da ciência. O acervo já disponível de obras totalmente digitalizadas ainda é pequeno, mas a promessa é de, a médio e longo prazo, colocar mais e mais material dessa qualidade na Internet.
4- Cooperação Universitária – Quer conhecer projetos bem sucedidos na área de educação? Gostaria de ter acesso a programas de apoio as pessoas com necessidades especiais? Que tal acompanhar trabalhos realizados por ONGs ou por entidades governamentais que ajudam a tornar a educação, a cultura e o conhecimento ainda melhores em nosso país? O canal para isso, através do portal Saber, é o da Cooperação Universitária. Quem sabe até vocês, internautas, não se dispõem a ajudar ou a fomentar novos projetos?
5- Biblioteca do Estudante – Já tive o prazer de descrever as oportunidades da Biblioteca do Estudante da USP num artigo para a coluna Dicas de Navegação. Para maiores informações acerca desse interessante canal do portal Saber da Universidade de São Paulo acesse o texto exclusivo. Boa leitura!
6- Sistema de Bibliotecas (SIBI) – Através dessa jóia rara conhecida mais popularmente como SIBI ficamos sabendo a respeito de livros e periódicos disponíveis nas bibliotecas da USP. E se isso não o satisfizer, que tal procurar nos acervos de outras importantes e proeminentes bases bibliográficas de nosso país? É esse o serviço prestado pelo SIBI, de fundamental importância para todos os que trabalham com educação e cultura em terras brasileiras. Imperdível!
7- Editora da USP – A produção editorial da editora da maior universidade de nosso país está ao alcance de seu mouse. Quando quiser algum livro ou publicação da USP faça uma rápida visita ao portal Saber, entre nas páginas da editora, identifique o material necessário e faça sua encomenda...
8- Direitos Humanos – Se não bastasse tudo o que descrevemos anteriormente, há também um setor especial dedicado a nobre causa dos Direitos Humanos. Links para organismos internacionais que se destacam na luta por esses direitos, acesso a documentos essenciais para pessoas que atuam nessa área, a história dessa luta através dos documentos concebidos ao longo dos séculos acerca dessa temática, os direitos humanos no Brasil e tantos outros assuntos importantes têm destacada presença nesse setor do portal.
O Portal Saber da USP coloca o mundo da informação e do conhecimento ao alcance
do clique de nossos mouses com o que de melhor tem sido produzido em cultura no nosso país.
Aos Professores
O maior sonho de muitos de nossos alunos é ingressar na universidade. Chegar na maturidade da vida educacional adentrando os melhores cursos de direito, medicina, pedagogia, engenharia, odontologia, arquitetura, história e tantas outras carreiras de excepcional importância mobiliza os estudos e compromete o rumo das vidas de jovens e adolescentes durante boa parte de sua vida nas escolas.
Nesse contexto, a Universidade de São Paulo é uma das searas educacionais mais arduamente perseguidas por esses estudantes. O motivo não poderia ser outro senão o seu histórico de conquistas e grandes vitórias. Suas inestimáveis contribuições para a cultura nacional a revestem de particular brilho no imaginário coletivo nacional. Nada mais justo.
Ao recebermos a informação de que a USP possui entre os serviços que oferece para os brasileiros em geral um portal educacional, informativo e cultural da amplitude e riqueza do Saber (www.saber.usp.br) temos que fazer melhor uso desse manancial poderoso de conhecimentos.
Conforme pude descrever ao longo desse artigo, temos de dissertações e teses a livros raros digitalizados, projetos sociais, bibliotecas ao alcance de nossos dedos, link para a Editora da USP, as principais cartas de Direitos Humanos,... Temos que aproveitar mais todo esse acervo. É nosso dever prestigiar e incentivar ainda mais o crescimento dessa rede de conhecimentos criada pela Universidade de São Paulo. Só assim a plena valorização desse trabalho e do investimento de tempo e recursos será percebida.
Como correspondência a essa curiosidade e aumento das pesquisas e visitas teremos, com certeza, uma rede ampliada e melhorada. É o nosso acesso que garantirá para o Portal Saber o prestígio e o reconhecimento que esse projeto notável merece.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.