Montando sua própria Mostra de Filmes - 03/12/2004
Coluna Diário de Classe
Sua escola não precisa ser sofisticada e possuir um cinema próprio para que
sua
Mostra de Filmes possa acontecer, basta contar com sua imaginação, um bom
planejamento, a disposição dos alunos e recursos simples como uma televisão e um vídeo (ou DVD).
Quando usamos apenas um filme com nossos alunos em sala de aula já conseguimos resultados marcantes. Imaginem então o que poderia acontecer se determinado assunto (ou conteúdo) viesse a ser trabalhado com o apoio de alguns filmes...
É lógico que atividades que envolvam a utilização de títulos cinematográficos, quaisquer que sejam eles, dependem essencialmente de organização e muito planejamento (aliás, como qualquer tipo de prática, projeto ou trabalho que venha a ser implementado na escola).
Independentemente disso, é válido registrar que o trabalho com cinema em sala da aula, utilizando um ou mais filmes, sempre rende frutos que sendo bem geridos pelo professor com o auxílio dos alunos, proporciona resultados que podem acompanhar os estudantes pelo resto de suas vidas. Já tive a oportunidade de ouvir comentários de ex-alunos, já formados e exercendo suas profissões, em que eles se lembravam de trechos de filmes utilizados em nossas aulas de história ou filosofia que acabaram sendo fundamentais para a plena compreensão de um fenômeno histórico, de um pensamento ou mesmo como parâmetro para comparações com aspectos da nossa atualidade.
O embasamento fornecido pelos filmes não pode ser solitário, deve contar com o apoio de outros materiais e trabalhos, realizados em aula ou fora da classe, como leituras ou exercícios de apoio para trabalhar em casa. Ressalto que o professor que se dispuser a utilizar filmes em aula deve sempre ter em mente recursos como artigos de jornais e revistas, livros didáticos e paradidáticos, sites de internet, músicas, obras de arte, fotografias e outros meios para fomentar debates, permitir uma leitura mais clara e ampla dos fenômenos estudados, fornecer diferentes pontos de vista a respeito do assunto pesquisado e, dessa forma, dar ao estudante a possibilidade de consolidar seu conhecimento e definir seus posicionamentos em relação ao tema em questão.
A escolha de títulos adequados para sua mostra depende do conhecimento prévio
dos filmes por parte do professor. Devem ser indicados filmes que ajudem a compor o
conhecimento em parceria com livros, revistas, jornais, sites de internet...
Ao propor uma Mostra de Filmes como ação pedagógica, os professores têm que, além de dispor de outros recursos como ponto de apoio ao seu projeto, ter pleno conhecimento dos títulos sugeridos para esse trabalho. Não adianta pedir aos alunos que assistam aos filmes sem que essas produções sejam conhecidas pelos educadores. Esse conhecimento prévio é fundamental e permite que se saiba, de antemão, que seqüências e idéias apresentadas em cada produção indicada podem servir de referência para a pesquisa e estudo dos alunos.
Isso não significa que o professor já tenha antecipado todas as idéias e conceitos que irão surgir desse trabalho com os filmes. Pelo contrário, a utilização dessas películas em mostras realizadas com diferentes turmas de alunos e em anos letivos distintos permite ao educador atento conhecer mais e mais detalhes e perceber, pelas produções dos estudantes e por seus comentários, uma série de possibilidades quanto aos filmes que ele já havia estudado anteriormente. Há crescimento e incorporações a serem feitas não apenas pelos alunos, também os educadores podem se aperfeiçoar com uma prática dessas.
É válido lembrar que nós, professores, temos que ter disposição para aprender assim como nossos alunos, talvez até uma dose maior de curiosidade para que, a partir de nossos exemplos, possamos servir de base para uma aprendizagem mais efetiva dos estudantes.
Voltando a Mostra de Filmes, já tive a oportunidade de realizá-la duas vezes e, em ambos os casos, com turmas de uma mesma faixa etária, em diferentes anos letivos. Eram alunos que já estavam cursando o Ensino Médio e que, num dado momento de nossa programação de curso, se preparavam para aprofundar seus conhecimentos acerca da 2ª Guerra Mundial.
Esse tema já foi filmado por diversos cineastas e é um dos mais recorrentes assuntos do cinema mundial. Isso facilita muito o trabalho para o professor que estiver organizando uma mostra de filmes...
Imagens e palavras compõem, conjuntamente, elementos importantes para a fixação
de idéias,
conceitos, fenômenos e acontecimentos. A contribuição do cinema para
a aprendizagem é
notável e deve ser aproveitada pelos professores
(acima, seqüências dos filmes “Círculo de Fogo” e “O Resgate do Soldado Ryan”).
É certo que alguns de vocês devem estar pensando que minha ação foi deveras tranqüila em função do tema proposto para essas mostras de filmes. Sem dúvida devo admitir que há um acervo bastante amplo de filmes sobre a 2ª Guerra Mundial, mas devo alertar aos professores que tiverem a intenção de utilizar esquema semelhante quando forem trabalhar com essa temática que a fartura de títulos oferecidos não significa que todos eles sejam passíveis de utilização. Nesse momento deve ser acionada a capacidade do profissional de educação selecionar o que realmente é coerente e válido para sua proposta...
Pode-se pensar que uma mostra de filmes só possa ser aplicada quando existirem temas como aquele que tive a oportunidade de trabalhar. Na verdade é notável a quantidade de filmes disponíveis no mercado e, por incrível que pareça, a seleção de 3 ou 4 títulos sobre um mesmo assunto depende apenas de uma pesquisa de campo por parte dos educadores. Esses levantamentos podem ser feitos a partir da leitura de revistas especializadas, de pesquisa em sites da internet, de conversas com outros professores e até mesmo com os alunos. Outra alternativa, até mais interessante é assistir filmes sobre os assuntos desejados a partir de um “garimpo” feito pelo professor numa boa locadora.
O primeiro passo, portanto para a realização de uma boa mostra de filmes é ter um cardápio composto por filmes que possam legar aos estudantes subsídios que os ajudem a entender melhor os assuntos estudados. Nas mostras que organizei utilizei alguns títulos clássicos, como “A Um Passo da Eternidade”, “A Ponte do Rio Kwai”, “Casablanca” e outros mais atuais, porém igualmente relevantes como “A Lista de Schindler”, “O Pianista”, “Além da Linha Vermelha”, “Círculo de Fogo”, “Pearl Harbor”,...
Crie uma Mostra de Filmes com seus estudantes, proponha a composição de um cartaz,
convide alunos de outras idades para assistir, abra as portas da escola para que os
pais possam participar do debate, use o cinema para promover o conhecimento...
Os estudantes, organizados em grupos de 3 ou 4 participantes, tinham que assistir os filmes em suas casas, definindo seqüências que considerassem relevantes para explicar a Guerra. Por exemplo, no filme “Além da Linha Vermelha”, do diretor Terence Malick, os americanos estavam envolvidos na batalha de Guadalcanal, estratégica para seu avanço em direção a vitória no Pacífico. As condições da guerra naquela localidade eram completamente distintas do front europeu, o calor tropical, a vegetação densa, os insetos, os aborígenes, o relevo local e tantas condições específicas teriam que ser mostradas para demonstrar as dificuldades adicionais, além dos destemidos inimigos japoneses...
Ao mesmo tempo em que os grupos se organizavam para assistir os filmes e fazer a seleção dos trechos que seriam apresentados para os colegas que trabalhavam com outros títulos, era feito um trabalho em sala de aula com a utilização de artigos de revistas e jornais enfocando a guerra em paralelo com os materiais didáticos utilizados na escola.
Além de escolher uma seqüência (deveria ter no máximo 15 minutos) que posteriormente seria passada na escola para os colegas, os grupos deveriam elaborar uma explicação escrita sobre o trecho selecionado, descrevendo a ação, reiterando idéias dos diálogos e explicando os motivos da escolha desse momento específico do filme. Informações que compõem a ficha técnica do filme, como título original, elenco, diretor, roteirista, tempo de duração, entre outras, também deveriam constar desse trabalho.
Ao apresentar os trechos selecionados para os outros alunos, os grupos deveriam explicar os motivos da seleção daquela seqüência e falar um pouco mais sobre o filme associando com idéias trabalhadas em aula a partir dos materiais didáticos utilizados e das matérias extraídas dos jornais e revistas.
Vale lembrar que além de pedir aos alunos que respeitem o tempo máximo de 15 minutos para os trechos escolhidos é fundamental que eles levem os filmes já preparados para a apresentação, ou seja, se for em fitas VHS esses filmes devem estar adiantados até o ponto definido para sua demonstração (os alunos devem verificar no mostrador de seus aparelhos qual é o tempo aproximado em que a seqüência escolhida acontece, por exemplo: 25 minutos, 47 minutos, 1 hora e 12 minutos,...).
Para complementar, ressalto que devemos dar incentivos para que os alunos se sintam à vontade para criar na elaboração do formato final do trabalho. O que quero dizer com isso? Disse a eles que deveriam elaborar seu texto sintetizando o filme como as sinopses que encontramos na contracapa das caixinhas de VHS e DVD das locadoras. Com base nesse comentário alguns grupos levaram seus trabalhos finais para mim em caixinhas de DVD e VHS, com a síntese do grupo numa cópia da embalagem original...
Bom demais para acreditar? Que tal tentar organizar sua própria mostra para conferir?
1 ester brandao - fortalezace
como posso adquirir o orçamento de uma amostra de cinema para elaborar uma para minha faculdade
25/09/2012 15:27:06
2 Rodrigo Oliveira - Brasília
Ótimo artigo, com ótimas idéias. Definitivamente vou utilizar algumas delas na mostra de filmes que eu e um colega estamos montando.
08/11/2007 16:33:47
3 samara - presidente tancredo neves
bom esse artigo é otimo e ajuda muito para as pessoas entenderem que nao so de quadro vive o aluno,em um filme o aluno acimila facíl os assuntos e aprende e fica por dentos do que vem acontecendo no mundo,adorei o artigo e é muito interesante...
05/04/2007 13:51:12
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