Ensino de Línguas
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Inglês no cotidiano: Lições no dia a dia para quem quer aprender a língua de Shakespeare - 15/05/2017
João Luís de Almeida Machado

'

inglês online e aplicativos

Aprender inglês ou qualquer língua estrangeira ficou mais fácil com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação. Há muitos recursos disponíveis. Aplicativos e cursos online igualmente oferecem oportunidades. O mais importante, em qualquer caso, é que a pessoa realmente queira aprender, elabore um plano de ação regular, estudando todos os dias, acessando conteúdos e, com isso, ganhando fluência, adquirindo vocabulários, entendendo o uso da língua de forma contextualizada e, também, conhecendo a cultura dos povos em que se fala tal língua.

Como fazer isso?

De forma estruturada e planejada, seguindo passos simples, mas acima de tudo, com muita disciplina para que isso possa dar certo. Vou apresentar, a seguir, uma proposta para quem almeja aprender, aperfeiçoar ou aprofundar seu conhecimento e uso da língua inglesa.

1- Faça, primeiramente, um levantamento sobre qual é o seu nível de proficiência e conhecimento da língua inglesa para verificar se você deverá trabalhar conceitos básicos, intermediários ou avançados da língua. Há softwares e aplicativos ou, ainda, testes gratuitos oferecidos na internet para que você consiga saber como você está em relação aos seus saberes nesta área.

2- Determine, a partir de então, que você irá ler um novo texto em inglês, todos os dias, relacionado a seu nível de proficiência, verificado nas testagens anteriormente mencionadas. Estes materiais podem ser desde tirinhas, HQs (Histórias em Quadrinhos), artigos curtos de jornais americanos ou ingleses, materiais publicados em revistas de informação até artigos científicos ligados à sua área de conhecimento, se sua fluência for avançada, por exemplo. Leia silenciosamente, depois, repita a leitura em tom de voz normal. Destaque palavras que não conhece. Procure identificá-las dentro do contexto em que aparecem e, somente depois disso, busque apoio em dicionários.

3- Escreva tópicos sobre o que leu, usando os vocabulários que já conhece e inserindo palavras novas, aprendidas nestas leituras. Busque o apoio de parentes ou amigos que já dominam o idioma para com eles dialogar sobre o que leu, sempre em inglês, é claro, pois desta forma estará trabalhando tanto o “speaking” quanto o “listening”, ou seja, a fala e a escuta.

4- Assista seriados e animações em inglês, a partir de streaming (no YouTube ou Netflix, por exemplo), com legendas em inglês sempre que possível. Isso irá ajudar você a consolidar a escuta e a leitura. Comece com vídeos curtos, podem ser trechos apenas, dando preferência a produções que você já assistiu em sua própria língua, o que irá facilitar a compreensão em inglês e irá fazer com que você comece a fazer a relação entre os vocábulos, expressões e gramática das duas linguagens.

5- Ouça músicas em inglês com a intenção de entender as letras. Busque artistas que gosta, cujas canções você já escutou várias vezes, se preocupando em cantar com os grupos e cantores(as) mas, tendo como foco, conforme já mencionado, a compreensão da língua, sua sonoridade quanto as palavras e expressões, a capacidade de falar como as pessoas nascidas nos países em que o inglês é língua nativa. Se possível procure transcrever as letras e, depois, compare o que conseguiu com as letras originais, disponibilizadas na internet.

6- Tanto em relação aos filmes e seriados quanto no tocante as músicas, amplie o universo conversando com as pessoas conhecidas que dominam o inglês sobre o conteúdo destas produções artísticas. Isso consolida a habilidade de falar em língua estrangeira e também a escuta.

7- Crie um grupo de amigos com os quais, pela internet, através de e-mails ou Whatsapp, vocês conversem em inglês sobre recursos culturais que acessaram e que os mobilizaram em língua inglesa, como as HQs, as animações, textos de jornais ou músicas trabalhadas ao longo de sua semana de estudos. Aqui o foco é a escrita, ou seja, em e-mails o conteúdo deve ser um pouco mais longo, com descrições mais detalhadas do filme ou música que é o tema da conversa. No Whatsapp ou Twitter, a sua escrita será mais breve, nos conformes destes comunicadores, sempre buscando variar seu vocabulário.

8- Quando for a supermercados, a feira ou ao shopping, faça exercícios como compor listas de compras em inglês ou, ao passear diante de vitrines, identifique os produtos na língua que está aprendendo.

9- Ter dicionários e gramáticas da língua inglesa por perto sempre ajuda a compreender palavras, estruturas gramaticais, expressões idiomáticas e, desta forma, complementam seu aprendizado. Não abra mão destes importantes recursos, sejam eles em papel ou digitais.

Alterne as atividades e as realize por, pelo menos, 1 hora diária. Vá, aos poucos, aumentando a dosagem e o nível daquilo que lê. Sinta sua evolução e vá, de acordo com suas possibilidades, lendo, escutando, escrevendo e falando em inglês com maior grau de complexidade. O mais importante é não ter medo de errar e, não se sentir intimidado por outras pessoas que sabem mais do que você. Pelo contrário, peça ajuda a eles e vá em frente.

Obs. Aulas de inglês online e aplicativos são também boas ferramentas para seu aperfeiçoamento, use-os como reforço a estas ações aqui recomendadas.



Leia também…

# Até que ponto a educação bilíngue pode alterar a percepção de mundo do seu filho?

# Teachers Brasileiros e a Dependência de Materiais Didáticos


Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.