Recebendo bem os alunos após as férias escolares - 18/01/2017
João Luís de Almeida Machado
Fim de férias. Hora de voltar para a escola. Alunos ansiosos para rever amigos e professores. Todos querendo saber em que sala estarão ou que materiais novos irão usar no ano letivo que se inicia. Como recepcionar todos da melhor forma possível e criar um ambiente amplamente favorável para o início das atividades escolares?
Os professores normalmente retornam uma semana ou alguns dias antes. Com esta ação as escolas conseguem propor atividades de planejamento, reuniões entre os docentes de um mesmo segmento, intercâmbio de informações sobre materiais, discussão sobre temas essenciais para a escola (desde avaliação até disciplina, passando por regras da escola, inclusão, novas instalações, projetos que entrarão em vigor... entre outros temas) e outras temáticas de interesse e relevância para o ano que se inicia.
E para os alunos? Quais são as estratégias e ações previstas pelas escolas para recebê-los e desde o primeiro dia do ano criar boas bases para o trabalho anual? Há ações previstas visando os pais ou responsáveis na pauta da escola? O que devem fazer os gestores e os professores neste reinício de atividades?
Trazemos a seguir uma 5 sugestões pautadas em experiências prévias que resultaram em um início promissor para diferentes escolas e turmas, a saber:
1) A escola precisa recepcionar os alunos de forma a realmente acolhê-los. Isso significa, na prática, que os alunos precisam se sentir bem-vindos. Para que este sentimento se consolide, nas férias é preciso cuidar do ambiente escolar, pintando as salas de aula, reformando carteiras, consertando eventuais defeitos percebidos e, se possível, investindo em melhorias nas instalações ou agregando equipamentos novos que melhorem os laboratórios, as tecnologias oferecidas, a biblioteca...
2) Criar um ambiente festivo é de fundamental importância. A alegria de receber os alunos precisa ficar evidente. Colocar banners destacando que os estudantes são muito bem-vindos em seu retorno deve ser acompanhada de outros recursos visuais que enalteçam o reinício das aulas. Recebê-los com alguma atividade cultural, como música, dança, palhaços ou outros profissionais, em escolhas que dependerão do caixa da escola ou da disponibilidade de pessoas da comunidade que possam ajudar e da faixa etária dos alunos, é igualmente recomendável.
3) Informar aos alunos sobre as novidades e melhorias introduzidas na escola desde o primeiro dia é de fundamental importância. Apresentar a todos, por exemplo, a nova cobertura da quadra, os livros e coleções comprados para a biblioteca, equipamentos adicionados aos laboratórios de ciências ou os computadores e projetores colocados nas salas de aula demonstram a preocupação da escola e os investimentos feitos para oferecer melhores serviços. Ao mesmo tempo estas ações devem demonstrar que tudo o que há na escola é para todos e que, em assim sendo, é preciso cuidar para que o acesso e utilização sejam perenes.
4) As escolas precisam, também, nesta primeira semana, conversar abertamente com os alunos sobre as regras, o sistema de notas, os serviços disponíveis para atendimento dos alunos (como a orientação educacional ou atendimentos de especialistas como psicólogos e psicopedagogas), orientações gerais de estudo e organização das ações do aluno na escola e em casa, o calendário escolar, a recuperação...
5) Os professores e demais funcionários da escola precisam ser apresentados pelos gestores formalmente aos alunos, mesmo para aqueles que já os conhecem. Depois disso, em sala de aula, compete aos docentes explicar como irão trabalhar, suas metas, a forma como irão avaliar seus alunos, os projetos previstos para o ano, os limites a serem respeitados durante suas aulas quanto a disciplina...
Além daquilo que se prevê para os alunos é preciso que a escola tenha o cuidado de informar também os pais ou responsáveis sobre as ações, projetos, melhorias, regras e metodologias aplicadas em suas dependências.
Organizar reuniões nas primeiras semanas em que se reúnam os pais ou responsáveis para explicar tudo isso, apresentar os profissionais que atuam na escola, desde os porteiros e a equipe de limpeza até os docentes, as orientadoras e os coordenadores é de suma importância.
Apresentar as regras e os procedimentos quanto a avaliação, critérios para as notas, funcionamento de serviços de apoio aos alunos (plantões de dúvidas, orientação educacional, cursos extras, atendimento de outros profissionais vinculados a escola, ações voltadas para alunos com algum tipo de deficiência e outros serviços oferecidos), calendário anual de atividades, agendamentos para atendimentos as famílias, acesso a tecnologias e portais da escola ou outras ações é igualmente algo que deve acontecer já nestes primeiros dias.
Além do caráter festivo, conforme destacado no início, em relação ao qual devemos semear uma alegria legítima entre todos os colaboradores da escola quanto ao retorno dos alunos e das atividades letivas, é preciso, portanto, ressaltar juntamente a alunos, pais e responsáveis, as regras e melhorias realizadas na escola de um ano para o outro.
Ao assim proceder a escola certamente irá motivar mais os estudantes e angariar forte apoio dos pais ao longo do período letivo.
Lembro que trazemos aqui algumas sugestões apenas e que, certamente, sabemos que as escolas podem e devem ter outras estratégias interessantes de trabalho juntamente a sua comunidade para o início do ano escolar. Sugerimos, inclusive, que compartilhem com outras escolas suas ações destacadas e que, se puderem, mandem para nós estas sugestões para que possamos adicionar e socializar pela internet.
Desde já, para todos, desejamos um ótimo ano de trabalho nas escolas.
# Quatro dicas essenciais para gerir conflitos em sala de aula
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.