Lembra daquele professor? - 14/10/2016
João Luís de Almeida Machado
Ao longo de nossas existências nossos caminhos se cruzam, em diversos momentos, com pessoas maravilhosas, que fazem diferença em nossas vidas, entre os quais, certamente, nossos professores.
É muito comum as pessoas lembrarem com carinho de seus mestres, em especial em outubro, quando o calendário se aproxima do dia 15, data escolhida para celebrar esta nobre e especialíssima profissão.
Professores são muito mais do que pensamos. Vão além de tudo aquilo que ensinam em sala de aula, dedicam sua vida a ensinar porque tem uma relação intensa com o conhecimento, a ciência, a sabedoria, a pesquisa e as áreas do conhecimento que escolheram para ensinar.
A verdade é que, mesmo em se considerando toda esta paixão que arde no peito dos docentes quando pensam nos saberes que os movem, há algo maior, que está além destes saberes tão arduamente estudados para que possam ser compartilhados, há os alunos e a relação que se estabelece com cada um e com todos.
Há uma partilha nesta relação. Não é uma relação monossilábica, como um teatro no qual só um protagonista ensaia um monólogo diante dos demais, sem que a interação aconteça, sem que o ensino e a aprendizagem ocorram em mão dupla, atingindo em cheio tanto os educadores quanto os educandos.
Aprendem todos ou não aprende ninguém e, a segunda parte desta afirmação não se referenda nem mesmo quando a dúvida se estabelece, ou seja, aprender é um verbo praticado até mesmo quando se erra ou não se entende algo, mesmo neste momento se configuram possibilidades de superação, crescimento, aprendizagem e evolução para todos os envolvidos que não passam despercebidas aos olhares atentos dos professores.
O professor inesquecível sabe bem disso tanto quanto entende não ser o possuidor de todas as respostas, que irá buscar sempre que for necessário. Estes mestres sabem que são os interlocutores experientes que, na relação com seus alunos, os provocam a buscar novos saberes, instigando sempre o diálogo, a pesquisa, a dúvida e não oferecendo de imediato as soluções para as questões propostas.
Professores que lembramos sempre são aqueles que nos desafiaram, nos fizeram ter dúvidas, nos colocaram em xeque, mas que nunca deixaram de estar por perto quando precisamos e lutamos para solucionar as proposições que eram trazidas para nós.
O mundo é a sala de aula destes sonhadores e não somente o espaço físico delimitado onde realizam suas ações. Os livros os acompanham por todos os lados. As tecnologias são aliados novos nesta intensa e eterna busca pelo conhecimento e pela consecução do ensino. Limites existem, mas para eles são linhas a serem ultrapassadas sempre, ainda que para isso o esforço seja, muitas vezes, bastante grande.
O professor inesquecível de cada um de nós e todos os demais professores que algum dia passaram por nossas vidas, tanto aqueles que amamos quanto os que não gostávamos ou não entendíamos tão bem, contribuíram para que nos tornássemos quem somos. Cada um deles com sua pequena e notável participação.
No dia 15 de outubro lembre-se destes mestres, faça contato, compartilhe com eles o quanto foram importantes em suas vidas, relembre histórias inesquecíveis do tempo em que dividiram a sala de aula. Faça com que seus estimados professores se sintam felizes porque de algum modo ajudaram você em sua vida. Isso é, certamente, para cada um deles, o melhor presente que podem receber.
Relembre algumas histórias inspiradoras:
# “Computadores no lugar de professores”: O futuro da educação segundo Sugata Mitra
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.