A importância das auditorias nas organizações - 08/09/2016
Eliana Vasques
O atual contexto em que as organizações estão inseridas, apresentam inúmeros desafios. Dentre eles, destacam-se a satisfação do cliente, a melhoria contínua de resultados e a importância das auditorias nas organizações.
A sobrevivência das empresas depende da eficácia em reter os clientes e mantê-los satisfeitos, e para tanto, é necessário atender aos seus requisitos.
É possível criar um ambiente saudável para auditoria e resultados efetivos em termos de qualidade e objetivos atingidos. Devemos gerar um clima de respeito e confiança. A cultura organizacional e liderança estão intimamente ligadas, já que os líderes têm o papel de criar e gerenciar a cultura, bem como de administrar as resistências e tensões geradas pela mudança.
Para Stephen P. Robbins a cultura é aprendida e transmitida de várias maneiras, e as mais potentes são constituídas pelas histórias, pelos rituais, pelos símbolos materiais e pela linguagem.
Conforme Maximiano, a aprendizagem organizacional significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas.
O Conceito de cultura organizacional foi abordado para explicar através de alguns autores a importância da liderança nas organizações em termos de resultados das auditorias.
Auditoria
Processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.
A intenção é verificar desvios. Os desvios podem se dar por: problemas de comunicação, entendimento, vícios e condutas. O importante é observar tudo que não está de acordo com o padrão estabelecido pela empresa e implementar plano de ação para corrigir possíveis falhas e reorientar a equipe executora.
Princípios da Auditoria
- Ferramenta eficaz e confiável em apoio as políticas de gestão e controles, fornecendo informações sobre as quais a organização pode agir para melhorar o desempenho;
- Conduta Ética: O fundamento do profissionalismo;
- Confiança, integridade, confidencialidade e discrição são essenciais para auditar;
- A obrigação de reportar com veracidade e exatidão;
- Respeito;
- Independência: A base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria;
- Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendência e conflito de interesse;
- Auditores mantêm um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseados somente nas evidências de auditoria.
- Abordagem baseada em evidências: O método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático de auditoria;
- Evidência de auditoria é verificável. É baseada em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos;
- O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria;
Tipos de Auditoria
Primeira Parte: Auditoria interna realizada na empresa com próprio pessoal.
Segunda Parte: Auditoria realizada por um cliente num fornecedor.
Terceira Parte: Auditoria realizada por um Órgão Certificador, credenciado pelo Immetro, para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.
Definições:
Evidências de Auditoria: Registros, apresentação de fatos ou outras informações, pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis.
Critérios de Auditoria: Conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos.
Coletando e verificando as informações
Ciclo de uma Auditoria:
Programar auditoria, planejar, conduzir e relatar auditoria.
Relatório de Auditoria:
Inclui os objetivos gerais da auditoria, sumário geral, pontos fortes observados, áreas para melhorias, incluindo as não conformidades e conclusões.
Identificamos a Cultura Organizacional como fator importante no qual o líder assume o papel de criar uma cultura forte, que faz parte da sua gestão. É importante a colaboração, motivação, envolvimento de todos para que as mudanças que a própria auditoria exige aconteçam.
Referências:
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru, Teoria Geral da Administração: 7. ed. São Paulo Editora Atlas, 2007.
ROBBINS, Stephen P., Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7. ed. São Paulo, 2004.
GESTÃO SMART, Paulo Sumita , Curso de Auditoria: 2011.
# Cartão de Crédito: Vantagens e Desvantagens
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