Gestão e planejamento
Eliana Vasques Analista de Projetos no Grupo Vitae Brasil, com formação em Administração de Empresas e experiência como Secretária Executiva. Atuação na Gestão da Qualidade ISO/TS 16949:2002, participando ativamente do projeto Lean. Auditora Interna, trabalhos de verificação de procedimentos e processos operacionais voltados para gestão gerencial.

A importância das auditorias nas organizações - 08/09/2016
Eliana Vasques

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pessoa analisando com uma lupa documentos sobre a mesa

O atual contexto em que as organizações estão inseridas, apresentam inúmeros desafios. Dentre eles, destacam-se a satisfação do cliente, a melhoria contínua de resultados e a importância das auditorias nas organizações.

A sobrevivência das empresas depende da eficácia em reter os clientes e mantê-los satisfeitos, e para tanto, é necessário atender aos seus requisitos.

É possível criar um ambiente saudável para auditoria e resultados efetivos em termos de qualidade e objetivos atingidos. Devemos gerar um clima de respeito e confiança. A cultura organizacional e liderança estão intimamente ligadas, já que os líderes têm o papel de criar e gerenciar a cultura, bem como de administrar as resistências e tensões geradas pela mudança.

Para Stephen P. Robbins a cultura é aprendida e transmitida de várias maneiras, e as mais potentes são constituídas pelas histórias, pelos rituais, pelos símbolos materiais e pela linguagem.

Conforme Maximiano, a aprendizagem organizacional significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas.

O Conceito de cultura organizacional foi abordado para explicar através de alguns autores a importância da liderança nas organizações em termos de resultados das auditorias.

Auditoria

Processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.

A intenção é verificar desvios. Os desvios podem se dar por: problemas de comunicação, entendimento, vícios e condutas. O importante é observar tudo que não está de acordo com o padrão estabelecido pela empresa e implementar plano de ação para corrigir possíveis falhas e reorientar a equipe executora.

Princípios da Auditoria

- Ferramenta eficaz e confiável em apoio as políticas de gestão e controles, fornecendo informações sobre as quais a organização pode agir para melhorar o desempenho;

- Conduta Ética: O fundamento do profissionalismo;

- Confiança, integridade, confidencialidade e discrição são essenciais para auditar;

- A obrigação de reportar com veracidade e exatidão;

- Respeito;

- Independência: A base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria;

- Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendência e conflito de interesse;

- Auditores mantêm um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseados somente nas evidências de auditoria.

- Abordagem baseada em evidências: O método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático de auditoria;

- Evidência de auditoria é verificável. É baseada em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos;

- O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria;

Tipos de Auditoria

Primeira Parte: Auditoria interna realizada na empresa com próprio pessoal.

Segunda Parte: Auditoria realizada por um cliente num fornecedor.

Terceira Parte: Auditoria realizada por um Órgão Certificador, credenciado pelo Immetro, para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.

Definições:

Evidências de Auditoria: Registros, apresentação de fatos ou outras informações, pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis.

Critérios de Auditoria: Conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos.

Coletando e verificando as informações

triângulo da auditoria

Ciclo de uma Auditoria:

Programar auditoria, planejar, conduzir e relatar auditoria.

Relatório de Auditoria:

Inclui os objetivos gerais da auditoria, sumário geral, pontos fortes observados, áreas para melhorias, incluindo as não conformidades e conclusões.

Identificamos a Cultura Organizacional como fator importante no qual o líder assume o papel de criar uma cultura forte, que faz parte da sua gestão. É importante a colaboração, motivação, envolvimento de todos para que as mudanças que a própria auditoria exige aconteçam.


Referências:

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru, Teoria Geral da Administração: 7. ed. São Paulo Editora Atlas, 2007.

ROBBINS, Stephen P., Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7. ed. São Paulo, 2004.

GESTÃO SMART, Paulo Sumita , Curso de Auditoria: 2011.



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