A arte de procrastinar - 10/08/2016
Joyce da Conceição Lopes Simões
O dicionário define procrastinar como: “transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair”. E, ao longo do nosso dia-a-dia, temos tantas atividades que preferimos deixar algo para depois.
Vamos a uma pequena história para ilustrar: Você acorda pela manhã um pouco cansado com o despertador tocando e programa pelo menos mais duas sonecas, afinal, consigo me apressar em outras atividades para priorizar esse tempo de descanso, acorda se arruma e vai ao trabalho, percebe que o tanque de combustível está quase na reserva, mas pelas contas dá para ir ao escritório e abastecer no horário do almoço pois agora que você já está em cima do horário. Chegando ao escritório abre sua caixa de e-mail e em paralelo checa suas redes sociais, pois ao logo do dia será mais difícil conseguir conectar. Percebe um e-mail importante de uma tarefa que será necessária entregar no final do dia, como irá exigir muito do seu tempo, entra em um canal de música para selecionar uma playlist para inspirar o trabalho, volta às redes sociais para uma última atualização e acompanha algumas páginas de notícias para manter-se informado. Comenta com seus amigos sobre os últimos acontecimentos em destaque nas páginas de notícias e encaminha para seus grupos, responde as mensagens recebidas e percebe que para realizar a atividade solicitada precisará de um bom café, volta para a mesa e começa a preparar o ambiente, sua mesa ainda tem algumas atividades pendentes de ontem e você resolve organizar tudo para poder priorizar o que será feito primeiro. Feliz com seu planejamento começa a desenvolver as atividades.
Hoje é aniversário de um colega de trabalho então todos vão almoçar juntos para comemorar, você vai de carona, afinal seu carro esta sem combustível. Voltando duas horas depois é tempo de dar outra olhada rápida nas redes sociais, postar as fotos da comemoração e terminar as atividades, afinal, o prazo é ate o fim do dia, você pega novamente seu roteiro de prioridades e começa a trabalhar. No decorrer do trabalho, você lembra das outras atividades pendentes, dá um olhada nelas mas sabe que dará conta assim que terminar esse que agora é prioridade. Desenvolve um bom trabalho, mas está exausto, quer ir embora para descansar, desliga tudo, e deixar as atividades para o próximo dia, chega ao carro e a luz da reserva acende no meio do caminho, resolve ir embora e pensa que amanhã acordará mais cedo e passará no posto que é próximo da sua casa.
Quantas vezes passamos por uma rotina assim não é mesmo? E ao chegar o fim do dia parece que não conseguimos progredir em nossas atividades.
Mas tome cuidado, priorizar tarefas é bem diferente de procrastinar execuções, já é nítido pelo substantivo que acompanha. O ato de procrastinar não está relacionado ao planejamento e sim à execução da tarefa, é o replanejar uma atividade pelo fato de não querer executá-la naquele momento, podendo levar a um ciclo vicioso.
O problema é que muitas vezes este amanhã é um período nebuloso que nunca temos certeza de quando vai ser.
Quanto mais nos identificamos com o que vamos fazer maior é a chance de vencer a procrastinação, mas como nem sempre iremos realizar apenas o que gostamos focar no objetivo final é uma boa saída para começar a vencer a procrastinação.
Aqui vão algumas dicas para ajudar a vencer a procrastinação e tirar o planejamento do papel:
1. Peça ajuda.
Sempre que a agenda estiver muito atribulada é melhor pedir a ajuda a “empurrar” uma atividade para depois. Conhecer seus limites de agenda é fundamental para não acumular ações que não sairão do papel.
2. Não comece seu dia procrastinando.
Esqueça a função soneca de uma vez por todas. Quando ao alarme tocar, levante da cama. Começar bem sua manhã garante um bom desempenho ao longo do dia.
3. Diminua seu grau de perfeccionismo.
A busca pela perfeição pode adiar o começo de sua jornada. Vá melhorando conforme avança no projeto.
4. Remova as distrações.
Redes sociais tornaram-se os principais vilões quando se trata de procrastinar alguma coisa, mas, não são os únicos culpados, eliminando aquilo que te distrai é mais fácil se concentrar para terminar uma ação. Se for caso, deixe o celular na gaveta, desligue a playlist, perceba quem tem sido o seu vilão e guarde-o para o momento pós-execução da tarefa.
5. Faça uma coisa de cada vez.
Melhor do que começar 10 tarefas de uma vez é concluir com qualidade aquilo que é importante. Um bom planejamento ajuda na hora de executar as tarefas, lembre-se tão importante quanto às iniciativas são as acabativas.
6. Planeje sua semana
Organize sua agenda de maneira clara e objetiva, lembre-se de incluir as atividades de rotina e sua agenda pessoal deve estar integrada com a profissional, assim fica mais fácil de reconhecer o tempo ocioso e momentos de rush da sua agenda. Marque na agenda o que é prioridade, deixando essas atividades em destaque e sempre deixe um tempo de contingência para possíveis surpresas ao longo do dia.
Crie o hábito de avaliar como está seu rendimento diário e onde é possível melhorar. Viver reagindo a situações urgentes, apenas apagando incêndios, impede que você trabalhe em seu potencial pleno e também invista tempo em outros projetos extremamente importantes, mas que sem um deadline específico acabam sendo postergados.
A procrastinação não muda da noite para o dia. É preciso ser realista e combatê-lo dia após dia. Todos nós somos procrastinadores, uns mais outros menos, uns para assuntos pessoais outros profissionais, mas ao vencer esse ponto podemos alcançar nosso máximo desempenho e começar a nos desenvolver.
Você escolhe começar a alcançar seus sonhos hoje, Ou vai deixar para amanhã?
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.