Cartão de Crédito: Vantagens e Desvantagens - 13/07/2016
Joyce da Conceição Lopes Simões
Há muitas pessoas que o apontam como principal vilão do orçamento, mas será que o cartão de crédito é realmente tão ruim?
O cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônica. Surgiu nos Estados Unidos na década de 20 e era oferecido somente aos clientes selecionados por sua fidelidade à instituição financeira. Mas, em 1950, quando Frank MacNamara estava em um restaurante em Nova York e percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seu talão de cheques para pagar a conta, ele teve a ideia de criar um cartão em que contivesse o nome do dono como garantia do crédito, e que após um tempo o dono do cartão pudesse saldar a dívida. (Beth Proenca Bonilha).
Ter cartões de créditos tem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante ficar atento em sua planilha de controle financeiro e, principalmente, conhecer o mecanismo para usá-lo a seu favor, entendendo como funcionam seus contras.
Vamos abordar alguns pontos com relação ao cartão de crédito?
Conveniência: Esta é uma vantagem que atrai muitos adeptos aos cartões pela comodidade e segurança de não ter que carregar dinheiro na carteira. O fato de não ter que sacar dinheiro e conseguir pagar suas contas é, além de conveniente, mais seguro ao consumidor. Para aqueles que pagam todas as contas utilizando o cartão de crédito, ainda tem a vantagem de centralizar os pagamentos em uma única fatura.
Prazo para pagamento: É uma vantagem interessante ao se contratar o serviço de crédito de um banco, pois este paga sua conta e espera, em alguns casos, até 40 dias para receber o dinheiro de volta ou ainda oferece a vantagem de parcelar sua compra em várias vezes. Basta ficar atento às datas de fechamento da fatura para aproveitar ao máximo.
Uso internacional: É uma boa vantagem para pessoas que viajam para outros países, pois evita a troca do câmbio e possíveis perdas. Porem é importante saber que a conversão da moeda se dará no fechamento da fatura e poderá ter outras taxas como IOF (Imposto sobre operação de crédito).
Benefícios e prêmios: As operadoras de cartão de crédito têm oferecido vantagens como a possibilidade de troca por descontos em produtos, bônus e milhas acumuladas que podem ser revertidas em dinheiro, compras e passagens aéreas. Verifique como funcionam estes programas com sua operadora de cartão para aproveitar essas vantagens.
Crédito imediato: O cartão de crédito oferece também a vantagem de que uma vez aprovado, não serão exigidas muitas outras garantias como fiador, promissórias entre outras. Isso pode ser um grande tropeço caso não haja controle nas compras. É importante avaliar sua capacidade de pagar a fatura, não apenas a possibilidade de adquiri-la.
Pagamento parcelado da fatura: Este é, sem dúvidas, o grande problema do cartão, o fato de possibilitar parcelar a dívida alivia quem está apertado, porém torna-se uma bola de neve com relação ao valor devido. Programe-se para pagar a fatura integralmente. A alternativa de pagar o mínimo e acumular o restante para o próximo mês pode ser uma grande cilada. Não se iluda achando que empurrar para mais 30 dias o pagamento será uma boa escolha, pois os juros neste caso são altíssimos.O
Aqui no Brasil, segundo a uma pesquisa de juros da ANEFAC (de fevereiro de 2013), a taxa média anual do rotativo é de 192,94% ao ano. Apenas para fins de comparação, o rotativo de um cartão de crédito comum nos EUA está em torno de 16% AO ANO, de acordo com o site de comparação de taxas Bankrate.com.
Cartão de crédito pode ser uma navalha se usado sem sabedoria, por isso, conhecer bem suas finanças é primordial para utilizá-lo.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.