Diário de Classe
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Aprendendo a matemática financeira com a venda de bolos - 25/08/2004
Diário de Classe

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Quanto custa uma fatia do bolo?
De que formas podemos divulgar nosso produto?
Quanto conseguiremos ganhar com a venda?
Será que conseguiremos pagar os custos?

“Como professor de Administração Financeira e de Marketing sempre trabalhei com meus alunos de forma tradicional, ou seja, no conteúdo de Administração Financeira estudamos, por exemplo, Ponto de Equilíbrio, que representa a quantidade exata, necessária a ser vendida para uma empresa pagar todos seus custos fixos e variáveis. Trabalhávamos com exemplos e exercícios teóricos em sala”.

Essa foi à fórmula utilizada pelo professor Alexandre Celestino de Abreu, que atualmente leciona nos Colégios Educare (em São José dos Campos) e Comercial (de Caçapava) para ministrar suas aulas até bem recentemente. Motivado por leituras e pelas experiências bem sucedidas de outros colegas, ele se sentiu preparado para tentar novos projetos, alçar vôos diferentes, tudo isso para estimular ainda mais seus estudantes a entender alguns conceitos e regras da administração financeira e de marketing.

Essa mudança de atitude é o primeiro e mais importante passo para os professores que percebem a necessidade da educação modificar-se e tornar-se mais edificante e construtiva para seus estudantes. Por esse motivo, o professor Alexandre teve a idéia de mudar e tentar uma nova atividade prática sobre Ponto de Equilíbrio, matéria a seu ver essencial no curso que tem desenvolvido com seus alunos.

Para tanto dividiu seus alunos em grupos de quatro pessoas e definiu que eles teriam que fazer um bolo de qualquer sabor (a ser definido pelos integrantes de cada uma das equipes formadas) para que, num dia pré-estabelecido pelo professor, os estudantes tentassem vender o produto para os demais alunos da escola, durante o período de intervalo (de 15 minutos).

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Cálculos e controle fiscal eram pré-requisitos do projeto. Analisar custos e documentar
o trabalho eram também ensinamentos a serem atingidos pelos grupos.

Para desenvolver o projeto não bastaria aos grupos apenas a produção dos bolos. Esse trabalho teria que ser acompanhado, necessariamente, por uma documentação precisa dos custos relativos ao preparo do bolo, com a apresentação das notas fiscais e a realização de todos os cálculos referentes ao Ponto de Equilíbrio, justamente o conceito que o professor Alexandre tinha em mente desenvolver com seus alunos ao desenvolver essa atividade de campo.

A produção do bolo também exigiria dos estudantes considerações importantes como qual o sabor mais adequado para o público-alvo, como produzir a mercadoria de forma a dar-lhe qualidade e substância, de que forma realizar o corte do bolo sem que o cliente se mostrasse insatisfeito ou que o pedaço ficasse grande demais e quais as medidas a serem seguidas para não errar no produto final (afinal de contas o que querem dizer os autores de receitas quando colocam informações como uma colher de chá rasa ou ainda uma pitada de sal?).

As vendas, por sua vez, deveriam ser realizadas com o intuito de permitir que as equipes, respaldadas pelo minucioso cálculo das despesas feito anteriormente, conseguissem auferir um rendimento que lhes permitisse ao final do intervalo de 15 minutos, ter conseguido pagar as despesas acumuladas na feitura do bolo e, de preferência auferir lucros.

Em termos mais específicos, o professor Alexandre tinha como intenção que seus alunos conseguissem, ao final da atividade perceber aspectos como:

- Redução de custos.
- A importância da fórmula do Ponto de Equilíbrio.
- Os pontos fortes e fracos de seus respectivos produtos.
- A concorrência entre os competidores de um mesmo mercado.
- Os riscos envolvidos nas decisões tomadas ao se decidir pelo lançamento de um determinado produto no mercado.

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Os estudantes perceberam que para o desenvolvimento de qualquer projeto seria necessário
entendimento e planejamento prévios. O trabalho em equipe era essencial para o sucesso do empreendimento.

Além disso, o projeto se mostrou ainda mais interessante pelo fato de que os alunos trabalharam também conteúdos da outra disciplina ministrada pelo professor Alexandre. Isso pôde ser percebido, por exemplo, com a necessidade de organizarem a divulgação do dia de venda de seus produtos e dos próprios bolos ou ainda pelo fato de estarem competindo por espaço num mercado restrito com as outras equipes (eram 5 grupos). Todo esse conhecimento estava sendo trabalhado na disciplina Administração de Marketing.

Ficou claro por essa possibilidade que o trabalho cooperativo e paralelo entre duas ou mais disciplinas pode ser feito com resultados expressivos para todas as que estiverem participando. A intenção do professor Alexandre depois desse projeto inicial é ampliar o trabalho interdisciplinar com outros projetos, contando com o apoio de professores de disciplinas técnicas e também do módulo regular do Ensino Médio.

A maior satisfação de todos os envolvidos foi perceber como a transposição de um conteúdo que era trabalhado de forma eminentemente teórica até o projeto poderia ser desenvolvido com a criação de uma relação estreita com o cotidiano, com a realidade. Isso fez com que a matemática financeira pudesse ser entendida dentro de um contexto, tornando-a dessa maneira significativa para os estudantes.

Isso repercutiu tão bem entre os alunos que os estimulou a aplicar-se ao máximo no projeto e refletir com atenção aos resultados e conseqüências de suas ações como “empresários” do ramo de alimentação. Os conteúdos foram aprendidos de forma clara, lúdica e possivelmente essa aula e os conceitos trabalhados na mesma dificilmente serão esquecidos pelos alunos participantes.

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3 COMENTÁRIOS

1 Lúcio Rodolfo Rosa - Cubatão
Olá, sou suspeito em falar deste artigo de grande luxo, pois sou matemático e no momento estou fazendo Gestão Empresarial. Observando a sociedade podemos dizer que nada caminha de forma ou maneira isolada e sempre paralelos. Sinceramente, o que me agusou a leitura foi a foto deste bolo maravilhos, mas quando fui entender detalhes destas fatias pude apreciar o quanto a matemática está presente na sociedade de formas tão diversificadas. Parabéns ao artigo e ao pesquisador.
26/03/2010 08:49:40


2 Maria Helena Alves Lima - Belo Horizonte
Olá, Achei muito apropriado, o comentário explicativo, sobre comerciar com bolos,porque justamente,neste momento da minha vida, estou desenvolvendo bolos diet para o comércio.Adorei o artigo, e estou precisando saber exatamente, como fazer as contas para ficar no mercado,servir bem, com qualidade e preço, e é claro :ganhar e não perder. Vou procurar saber, como, ou se posso me cadastrar para esta informação. Parabéns sobre todo o site e sucesso.
18/06/2008 22:17:31


3 Marie Jo Cantuaria - Rio Negrinho - SC
Olá, eu li o texto e para mim foi bastante significativo. Eu cursava administração de empresas na Univille de Santa Catarina mas desisti do curso pela mensalidade e outros custos como transporte e materiais serem muito caros. Hoje me arrependi pois estou trabalhando com assistente comercial de exportação em uma empresa de móveis ( antes trabalhava como secretária em uma empresa exportadora/ representante), e senti muita falta dos conhecimentos que poderia ter adquirido com a faculdade. Estamos desenvolvendo um projeto de inclusão de nossos produtos no mercado interno devido á crise do dólar para podermos sobreviver á crise e claro reconquistar um mercado que foi abandonado pois na época em que o dólar estava valorizado em nosso país simplesmente revertemos 100% de nossa produção para as exportações. Mas hoje a tendência é que empresas que não se adaptarem ao dólar baixo ( as que dependem do mesmo estando alto) nem sobrevivam, e como me foi incumbida a missão de lançar produtos para mercado interno, achei esta leitura muito produtiva e já me deu uma indicação de por onde começar, já norteou as minhas pesquisas. Parabéns. Att, Marie Jo Cantuaria
03/05/2007 11:20:39


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