A “Hora do Enem”, importante ferramenta para os alunos - 09/06/2016
Welington Nunes Souza
Os adolescentes chegam ao final do Ensino Médio com diversos desafios, tais como a escolha da carreira e da universidade. Tal tarefa exige pesquisa, diálogo e autoconhecimento. E um dos aspectos que deve ser considerado pelos alunos para passar a “almejada fase” é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que abrange pelo menos 228 mil vagas disponíveis em mais de 131 Instituições Federais.
Ainda sobre o Enem, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou, no início de abril, a “Hora do Enem”, plataforma de estudo para quem fará o Exame. Trata-se de um sistema de videoaulas e de exercícios, desenvolvido a partir de técnicas avançadas de tecnologia da informação, destinado a estudantes da 3ª série do Ensino Médio, tanto de escolas públicas como de privadas.
A ideia da plataforma é bastante interessante. Quem participa dela conta com diagnóstico, plano individualizado de estudo e avaliação de desempenho. As videoaulas e os exercícios podem ser feitos a qualquer hora do dia, basta ter acesso à internet.
Outro ponto importante dessa plataforma são os simulados (4 ao longo do ano) disponibilizados para os alunos testarem seu desempenho e ainda traçarem um plano de ação no caso de baixo desempenho ou habilidade não compreendida. Esses simulados podem ser feitos on-line ou em alguma Instituição credenciada junto ao INEP.
“A relação construída entre a nota do aluno e sua intenção de curso é outro destaque que permite verificar, em uma simulação com o SISU, suas possibilidades de entrada no curso de seu interesse.”
A iniciativa é fruto da parceria com o Sistema S (entidades corporativas dirigidas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica) e os programas de TV têm o apoio de renomados professores, sendo transmitidos pela TV Escola – http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem - e por 40 emissoras parceiras, principalmente comunitárias e educativas. A grade da TV contempla matemática, ciências humanas, linguagens, ciências da natureza e redação. Na plataforma on-line de estudos há simulados, planos de estudos e videoaulas.
É evidente que o sucesso no Enem e, consequentemente, o êxito no ingresso à Universidade estão relacionados com a capacidade de os alunos criarem suas próprias argumentações diante dos problemas apresentados, proporem soluções e formas de intervenção, enfim, é preciso que estejam comprometidos desde a 1ª série do Ensino Médio com um projeto de construção de competências, a partir de planejamento, avaliação e orientação.
Alcançar o lugar desejado na universidade pressupõe que os estudantes sejam efetivos, ou seja, que assistam e participem das aulas e também desenvolvam sua autonomia. O apoio da família é primordial neste processo tão importante na vida dos nossos jovens.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.