Gestão e planejamento
Giovanna Baisi de Freitas  Analista de Processos, Formada em Gestão em Processos Gerenciais pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência de 5 anos na área Gestão em Processos.

Gestão por Processos - 11/05/2016
Giovanna Baisi

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homem desenhando estapas de um planejamento

Gerenciando a troca de informações nas organizações para assegurar a melhoria contínua.

A Gestão por Processos prima pela excelência organizacional, tendo como meta padronizar e documentar a metodologia de trabalho da organização. Desta forma, garantir a gestão do conhecimento e a busca pela excelência em todo o ciclo de trabalho.

Também conhecida como BPM (Business Process Management) é uma abordagem sistemática de gestão, que trata de processos de negócios como ativos para potencializar o desempenho da organização tornando o processo transparente a todos os envolvidos.

Seus principais objetivos são:

- Conhecer e mapear os processos organizacionais que são desenvolvidos pela empresa, disponibilizando as informações e promovendo uma padronização.

- Identificar, desenvolver e difundir internamente a metodologia aplicada na empresa, assim como as melhores práticas da gestão por processos.

- Realizar o monitoramento e avaliações de desempenho dos processos de forma continua, mediante construção de indicadores apropriados.

- Implantar melhorias nos processos visando alcançar maior eficiência, eficácia e efetividade.

Como parte dos princípios de gestão de processos, conhecer e avaliar a opinião dos funcionários torna-se parte importante do processo que agregada a uma metodologia padronizada, evita desvios de interpretação e alcança os resultados esperados.

A comunicação é parte fundamental para disseminar a cultura organizacional, divulgar resultados e compartilhar conhecimentos adquiridos. Com todos esses pontos interligados pode-se realizar a melhoria contínua com o comprometimento e o aperfeiçoamento de modo a evitar retrabalhos e garantir qualidade no processo, alcançando assim a excelência, onde erros são mitigados e causas eliminadas.

A partir de processos bem modelados e com acompanhamento o desenvolver das atividades se torna mais leve e com menos chances ao erro, fator crucial nos dias de hoje.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

William Edwards Deming


Fonte: www.pelt.org.br/#!gestao-da-operacao/c14fu



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