A significância da Matemática - 04/05/2016
Ton Ferreira
No dia 06 de maio comemora-se em nosso país o Dia Nacional da Matemática.
Vocês sabem o motivo deste dia ser comemorado em 06 de maio? Aliás, sabiam que existia o dia da Matemática em nosso país?
A data foi escolhida em homenagem ao professor Júlio César de Mello e Souza, que ficou mundialmente conhecido pelo nome árabe Malba Tahan. Ele nasceu no dia 06 de maio de 1895 no Rio de Janeiro, e faleceu em 17 de maio de 1974. Passou sua infância na cidade de Queluz, interior do estado de São Paulo. Em homenagem ao centenário de seu nascimento, a Câmara Municipal da cidade de São Paulo e Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro criaram o dia Nacional da Matemática.
A palavra Matemática tem origem na palavra grega mathema que significa conhecimento, aprendizagem e estudo e com o tempo, foi-se refinando o sentido da palavra. Apesar da essência ser traduzida nessas palavras, muitas pessoas não gostam de matemática, não a conhecem, não aprendem e não estudam, ou seja, fogem ao significado da palavra.
Qual o motivo dessa ocorrência?
Quando perguntamos em uma sala de aula, seja ela de qualquer etapa escolar: Quem gosta de matemática? Poucos são os alunos que respondem positivamente a respeito desta disciplina. Por que?
O ensino da Matemática sempre foi fugaz no que tangencia a sua significância e o seu entendimento. Os alunos, em sua maioria, decoram fórmulas, aprendem macetes, treinam exercícios, e de fato, não aprendem a verdadeira Matemática.
Um exemplo: Muitos sabem resolver o algoritmo da divisão, mas não sabem aplicar o conhecimento em uma situação-problema, ou seja, se for oferecido ao aluno o algoritmo para que ele resolva, nota 10, porém, se for oportunizada uma situação na qual tenha que interpretar e aplicar o algoritmo da divisão, nota 0.
Malba Tahan sempre trazia para o cotidiano do aluno os conteúdos e conceitos trabalhados interna e externamente à sala de aula. Por esta e outras ações, ficou conhecido como o “Educador Além do Seu Tempo”, exatamente por propor uma maneira de se ensinar matemática que é defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A matemática necessita ter significância para os alunos, e não simplesmente ser uma disciplina com inúmeros conteúdos para se decorar e algebrizar.
Além disso, um fato intimamente ligado à esta disciplina e que faz a diferença na vida do aluno, é o perfil do professor de matemática.
Muitos professores que estão em sala de aula, são puros algebristas: ensinam os algoritmos, mas não de onde vieram, por que vieram, e onde podem ser aplicados, fazendo assim com que os alunos interpretem a Matemática como uma disciplina “chata” e difícil.
É importantíssimo aprender os algoritmos, porém, não se deve limitar somente a isso. Assim como Malba Tahan, os atuais professores devem oportunizar a significância e aplicabilidade dos conteúdos matemáticos.
Alguns exemplos de como aplicar em nosso cotidiano os conceitos matemáticos:
Números positivos e negativos:
- Usa-se os números positivos e negativos para marcar a temperatura. Se a temperatura estiver em 20 graus acima de zero, pode-se representar por +20 (vinte positivos). Se marcar 10 graus abaixo de zero, essa temperatura é representada por -10 (dez negativos).
Razões e Proporções:
Razões e proporções são utilizadas em análise de dados, pesquisas, projeções e estimativas das mudanças e transformações que poderão ocorrer no Universo.
Trigonometria:
A trigonometria possui diversas aplicações práticas. Encontra-se aplicações da Trigonometria na Engenharia, na Mecânica, na Eletricidade, na Acústica, na Medicina, na Astronomia e até na Música.
Matrizes:
Muitas animações que se ve no cinema utilizam matrizes. Desde o movimento dos personagens até o quadro de fundo podem ser criados por softwares que combinam pixels em formas geométricas, que são armazenadas e manipuladas. Para isso, utilizam vetores, matrizes e aproximações poligonais de superfícies para determinar a característica de cada pixel.
Equações Diferencias:
As equações diferenciais têm ampla aplicação na resolução de problemas complexos sobre movimento, crescimento, vibrações, eletricidade e magnetismo, aerodinâmica, termodinâmica, hidrodinâmica, energia nuclear e todo tipo de fenômeno físico que envolva as taxas de variação de quantidades variáveis.
Aprender Matemática percebendo sua utilidade e função social torná-la-á mais agradável e atrativa. A partir do momento em que houver mais professores “Malba Tahânicos” em sala de aula, a Matemática, com certeza, será uma das disciplinas mais apreciadas pelos alunos, pois terão a sua significância apregoada no dorso do processo de ensino aprendizagem.
# Videodepoimento - Dia Nacional da Matemática
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.