Dia Nacional da Matemática - 02/05/2016
Matheus Giovanetti
A história da Matemática é traçada, ao longo do tempo, pelos historiadores, matemáticos, filósofos e indivíduos que se esforçaram para encontrar explicações, formas de lidar e conviver com a realidade. Desde simples necessidades diárias até a busca da compreensão do universo, a Matemática delineou-se em diversos caminhos. Graças a essa viagem, seu destino foi sempre hesitante, tornando-se um grande espetáculo.
Entretanto, muitas vezes, a Matemática é estudada como um conjunto de “regras” praticáveis num espaço em especial, sem que haja questionamentos que possam favorecer a construção e o significado dessas “regras”. Com esse impasse, é vista como verdade absoluta e indiscutível. Apesar de ser uma ciência exata são praticáveis investigações que despertam a imaginação e criatividade dos alunos, que percorram caminhos diferentes na construção do conhecimento, inclusive decisões que permitam o “erro”, favorecendo o debate de ideias, o levantamento de hipóteses, organização, enfim, a busca de respostas.
Para celebrar esta importante área do conhecimento, no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. A escolha dessa data é uma homenagem ao professor, escritor e autor Júlio César de Mello e Souza. Nascido no Rio de Janeiro em 06 de maio de 1895, ele foi um dos mais importantes autores da literatura brasileira.
Sob o pseudônimo Malba Tahan, produziu 69 livros de contos e 51 de matemática. Nessas obras, unindo o encanto pelos números com a paixão pela cultura árabe, suas histórias envolvem enigmas e fantasias, o que as tornam uma aventura divertida e empolgante para o aprendizado de conteúdos matemáticos. Sua obra mais famosa, O homem que calculava, um romance que narra as aventuras de um calculista persa, vendeu mais de 2 milhões de exemplares e já foi traduzida para mais de uma dezena de idiomas.
Este dia tem como objetivo promover, em âmbito nacional, o ensino e aprendizado da Matemática, erradicando a ideia de que é difícil aprender esta ciência. Deve-se divulgar a Matemática como criação humana desenvolvida em virtude de necessidades sociais. Ressaltar a importância de sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas curriculares, ampliando a visão de mundo do cidadão.
O ensino desta disciplina passa a ser mais divertido e desafiante quando exploradas as obras de Malba Tahan, envolvendo histórias, charadas e criatividade.
# Por que se deve ensinar matemática para as crianças?
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.