Gestão do conhecimento - 20/04/2016
Joyce da Conceição Lopes Simões
O capital intelectual se torna o ativo mais valioso que uma empresa pode ter. Como então garantir uma boa gestão desse recurso?
É nesse contexto que a gestão do conhecimento tem se tornado uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da empresa. Aquele antigo ditado: conhecimento é poder, tem muito sentido quando falamos de gestão do conhecimento, porém o conhecimento apenas adquirido e não compartilhado entre os colaboradores pouco valor tem dentro de uma organização de sucesso.
A criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam uma estratégia para gerir o modelo de trabalho em cada parte do sistema. A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos faz com que cada empresa tenha seu próprio DNA.
Alguns passos para fazer a gestão do conhecimento em uma organização:
1. Mapeie Processos
O conhecimento só tem valor numa organização quando dividido. Ao longo do tempo, a rotatividade de funcionários acaba sendo natural, mas é importante manter um padrão de trabalho, para isso, uma ferramenta importante é o mapeamento dos processos. A partir de processos mapeados é possível padronizar as atividades desenvolvidas independente de quem as executa.
2. Registre lições aprendidas
Aprender com o passado é uma riqueza organizacional. É importante documentar todas as situações de sucesso e fracasso durante a execução das atividades, aprender com os erros e potencializar nossos acertos são estratégias para minimizar desperdícios. Nada como ouvir alguém que já passou por alguma situação semelhante a que estamos passando para direcionar nossas ações.
3. Transfira conhecimento
Assim como um pai ensina o bom caminho ao filho para que ele seja forjado e no futuro se torne também um bom pai, assim é na empresa. É muito importante trabalhar com transferência de conhecimento e desenvolvimento de plano de sucessão.
4. Gerencie conhecimento e lidere pessoas
De nada vale uma lista de informações sem pessoas disponíveis a executá-las. Direcionar as pessoas no desenvolvimento das atividades é primordial para alcançar bons resultados.
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