Escola e Sociedade Digital: um diálogo possível? - 14/04/2016
Lilian Gramorellli
Vivemos em tempos de mudanças na organização social, nas relações interpessoais e nas suas novas formas de gerenciar socialmente o conhecimento. As Novas Tecnologias da Informação e seu conhecimento (TIC) já estão dentro de nossas salas de aula e suscitam novas formas de desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem.
No entanto, a simples presença das TIC no contexto educacional não garante uma prática pedagógica que dê conta de atender as demandas postas para o século XXI. Por esse motivo reforça-se a ideia de que o papel do professor é de suma importância na construção de novos conhecimentos, pois, mais do que nunca, as informações estão disponíveis na teia (web) e será necessário auxiliar os alunos a lidar com elas, tranformando-as em conhecimento e aprendizagem.
Nesse contexto, novas competências são suscitadas e tocam tanto a formação inicial dos professores quanto a contínua. Por meio dos atuais recursos digitais, os alunos, com o auxílio desse outro modelo de professor, podem se transformar em produtores de conteúdos, ampliando assim a possibilidade de interatividade com o conhecimento e tornando sua participação ativa no processo de construção de significados.
Sobre a sociedade digital e o seu diálogo com a educação, Martha Gabriel, especialista em Marketing Digital, revelou, em uma de suas palestras, que 73% dos jovens não conseguem estudar sem a tecnologia digital. Temos, portanto, a possibilidade de utilizar a internet como ferramenta de expressão humana. Trata-se de um fenômeno contemporâneo que a escola deve incorporar na sua prática pedagógica.
Portanto, a escola deve fomentar nos estudantes o desenvolvimento de capacidades para a gestão do aprendizado, do conhecimento e da formação, organizando e atribuindo sentido e significado a essa informação. Afinal, é nosso intuito fomentar o diálogo entre escola e sociedade digital...
# Plataformas adaptativas em educação: realidade ou ficção?
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.