TOP 10 - Filmes para educadores - 05/04/2016
Gisele Vitório
Sabemos que as faculdades nos ensinam muito sobre a teoria de ser educador, mas quando nos deparamos com a prática corremos o risco de não saber como agir diante de determinadas situações. Dessa forma, outros meios de aprendizado são bastante atrativos, visto que o aprendizado está ligado à cultura e também ao conhecimento. Assim são os filmes. A sétima arte consegue transmitir com detalhes situações que podemos nos deparar no dia a dia em sala de aula.
O fato é que os filmes conseguem com imagens, sons e emoções nos fazer refletir sobre a prática em sala de aula ou mesmo nossas atitudes como seres humanos. Através da seleção abaixo, será possível ver histórias de escolas, alunos e professores com diferentes esperanças, realidades e problemas.
1 - Como estrelas na terra, toda criança é especial: O filme retrata o dia a dia de uma criança com dislexia e os problemas enfrentados por ela para que a família, a escola e todos ao seu redor entendam sua dificuldade de aprender. O retrato do professor de artes, que tem diferenciada metodologia de ensino faz refletir ainda sobre as diversas formas de ensinar e como descobrir a melhor maneira de ensinar cada aluno, explorando as habilidades individuais.
2 - Primeiro aluno da classe: Conta a história de um professor que tem dificuldades de conseguir um emprego, devido à síndrome de Tourette. O filme relata a infância de uma criança com Tourette e as dificuldades do professor em ser aceito pelas escolas. O filme relata ainda a persistência e a determinação de quem quer mostrar ao mundo que nenhuma síndrome pode ser considerada como incapacidade.
3 - A cor do paraíso: O longa-metragem conta como é a vida de uma criança com deficiência visual que não tem o apoio da família para progredir em seus estudos. Mostra ainda a família e sua limitação de conhecimento acerca da criança e suas possibilidades. O brilhantismo do personagem principal é ainda maior quando ele se mostra capaz de ler como as outras crianças leem.
4 - A sociedade dos poetas mortos: A bela história de um professor de poesia que dribla os valores tradicionais e conservadores da escola onde trabalha e motiva seus alunos a contestarem e serem livres pensadores. Faz-nos repensar sobre o modelo de professor tradicional e o professor que permite aos seus alunos refletir, criar, inovar, ir além da mesmice.
5 - O clube do imperador: Um filme sobre questões morais que cercam nosso dia a dia e que retrata um professor brilhante que ensina muito mais que uma disciplina, ensina sobre viver com princípios. O professor Hundert que dá aulas de filosofia ensina entre gregos e romanos, sobre a importância do caráter na construção do ser humano. A película retrata ainda sobre o desafio de trabalhar com alunos com experiências de vida acerca de caráter opostas àquelas que a sociedade enaltece.
6 - Tarja Branca - A Revolução que Faltava: O brilhante documentário brasileiro reflete sobre a importância do brincar, na construção do cidadão. Um filme cheio de referências nacionais como o maracatu, a congada e as cirandas retrata a importância da ludicidade e nos indaga sobre porque paramos de brincar, porque nossas crianças não brincam mais e porque buscamos tantas aulas com conteúdo como balé, inglês, natação e não deixamos que elas apenas brinquem.
7 - Entre os muros da escola: Uma obra que demonstra o embate cultural e social dentro de uma sala de aula, entre professor e alunos, através de conflitos que permeiam o ensino de sala de aula. A falta de disposição por parte dos alunos em aprender se torna um desafio a ser vencido pelos professores.
8 - A corrente do bem O professor Eugene provoca seus alunos para criarem algo capaz de mudar o mundo e um dos alunos apresenta um jogo em que cada pessoa que recebe um favor deve retribuí-lo a outras três. O mais interessante é que o projeto é colocado em prática e a corrente do bem transforma a vida de muitas pessoas. O filme retrata a importância do professor que trabalha com projetos e que estimula os alunos na resolução de problemas.
9 - Escritores da liberdade: Uma professora recém-formada, idealista e cheia de sonhos passa a dar aulas em uma classe do primeiro ano colegial onde brancos, negros, hispânicos e asiáticos convivem no mesmo espaço, porém criam seus territórios, sem qualquer integração social. O ambiente de marginalização e os professores e diretores apáticos ao acolhimento dos alunos fazem do ambiente escolar um espaço de segregação e resistência.
10 - A voz do coração: Uma história bem comum em nossos dias onde uma mãe solteira tem suas dificuldades para criar um menino rebelde, uma escola tem uma prática autoritária em contraposição a alunos e professores que vivem em um ambiente de indisciplina e violência. Entre musicalização, práticas pedagógicas e dramas humanos, o filme mostra como um bom professor pode transformar a vida de um aluno.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.