Projeto em ondas sucessivas - 18/11/2015
Joyce da Conceição Lopes Simões
“O escopo congelado em um projeto e o abominável homem das neves tem algo em comum: ambos são mitos e desaparecem quando suficiente calor é aplicado” Autor Desconhecido.
Muitas vezes, por mais que tenhamos a expertise em determinada atividade, é difícil programar ações sem que haja nenhum desvio na hora da execução. Há quem diga que um projeto bem executado não é aquele que cumpre 100% do planejado, mas sim aquele que entrega 100% do resultado esperado.
Executar 100% do planejamento parte do princípio que não teremos desvios nos prazos, custos ou riscos em qualquer ponto do projeto. A execução será um retrato exato do que foi planejado no início.
Já as entregas com 100% do resultado esperado entendem-se como: desenvolver tudo o que o projeto se comprometeu a fazer garantindo o máximo de qualidade possível. Isto implica em controlar o projeto, mas acompanhar e gerenciar os desvios.
Se já complexo em atividades que temos domínio, o planejamento em atividades com um alto índice de mudança e inovação se torna um desafio. Assim surgiu o planejamento em ondas sucessivas (Rolling Wave Planning).
É especialmente útil quando temos eventos desconhecidos no projeto, alto índice de mudança, dificuldade em determinar a sequência de atividades ou quando o número de variáveis no início do projeto não permite que seu planejamento se torne claro.
O gerente de projeto planeja somente o curto prazo, deixando os eventos de maior incerteza para depois. À medida que o projeto vai evoluindo e as incertezas diminuindo, se planeja a próxima etapa (onda) e assim por diante, daí o nome ondas sucessivas.
Com isso, é possível ter um planejamento mais preciso e menos suscetível a desvios.
O grande desafio das organizações é sanar todo e qualquer desperdício em suas ações de modo a potencializar seus resultados. Por isso, um planejamento que direcione as ações de maneira eficaz é uma das ferramentas essenciais para o sucesso e é o modelo de negócios da sua empresa que determinará qual o tipo de planejamento mais adequado.
Planejar só é eficaz quando se transmite direcionamento para quem executa.
Até a próxima!
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.