Planeta Literatura
Taís Cristina Soares trabalha na área de Parcerias & Soluções da empresa Planneta. Escreve semanalmente no blog "Em busca do Bonner". Contato: tais.soares@vitaebrasil.com.br

Uma questão de caráter - 05/10/2015
Taís Cristina Soares

'

Um livro que todos os educadores, pais e pessoas devem ler.

Originalmente publicado como How children Suceeed, Uma questão de caráter foi eleito o melhor livro de 2012 pelo The New York Times e considerado leitura obrigatória para aqueles que querem entender o “Por que a curiosidade e determinação podem ser mais importantes que a inteligência para uma educação de sucesso?”.

O norte-americano Paul Tough coloca em letras sua investigação do “porque” certos fatores e atitudes podem mudar o percurso da educação e formação de crianças e jovens. Com base em dados científicos, ele defende que é possível proporcionar uma educação de qualidade tanto para estudantes privilegiados, quanto para jovens que vivem em situação de pobreza e dependem de políticas públicas ineficientes.

Duas semanas após o nascimento do filho, Tough, foi à procura de uma escola primaria para o bebê. Porém, não estava visitando a escola para sonda-la como um pai de um aluno novo, e sim para entendê-la com jornalista. Paul presencia uma diferença notória entre uma classe e outra, isso porque, algumas classes estavam participando do programa “Ferramentas Mentais”, um programa que ajuda a aprender de forma diferente de capacitação: controlar os impulsos, manter-se atento à tarefa do momento, administrar os próprios sentimentos. Algo completamente diferente do que é aprendido hoje nas escolas, o que podemos chamar de hipótese cognitiva, um tipo de inteligência que pode ser avaliado em testes de QI. O que ocorre é que, na última década, economistas, educadores, psicólogos e neurocientista começaram a demostrar fatos que apontam para um questionamento de boa parte dos pressupostos por trás da hipótese cognitiva. Segundo eles, o que mais importa no desenvolvimento de uma criança não é a quantidade de informações introduzidas em seu cérebro nos primeiros anos de vida, e sim ajuda-la a desenvolver um conjunto diversificado de qualidades, entre elas: persistência, autocontrole, curiosidade, determinação e autoconfiança. Ao passo, que no geral, costumamos pensar nelas com traços de caráter.

Visto a grande diferença das classes, Paul vai à busca da compreensão do porque algumas crianças alcançam o sucesso quando se tornam adultos e outras não. E o porquê disso ocorrer.

Um livro leve, curioso e inspirador. O autor relata histórias de crianças e adolescentes que estavam com seu presente destruído, e como o mudaram para um futuro promissor.

Você pode encontrar o livro clicando aqui.



Leia também…

# Artigo: Pedagogia da Autonomia

# Artigo: No pain no gain - Refazendo as provas + Simulado Enem


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda nao avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.